
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Famalicão enviaram um pedido de esclarecimento às entidades competentes acerca da regularização da situação de cartões amarelos para a partida da jornada 20 da Liga Portugal Betclic. No entanto, o Conselho de Disciplina remeteu-se a um silêncio absoluto.
Segundo o Record, os minhotos questionam a possível utilização de Enea Mihaj, que viu o quinto amarelo na partida frente ao Porto. No entanto, visto que o embate com a turma de Rúben Amorim seria jogado em fevereiro, o central estava apto para o encontro.
Algo semelhante se sucede nos verdes e brancos, com Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, Ousmane Diomande, Ricardo Esgaio e Luís Neto em risco de falhar o duelo com o Vitória de Guimarães. Desta forma, os responsáveis leoninos pretendem esclarecer se, no caso de serem admoestados, os jogadores em questão terão, efetivamente, de cumprir castigo.
No entanto, a mesma fonte refere que a Liga Portugal informou ambos os clubes sobre o silêncio do CD. O diário desportivo afirma que, em situações equivalentes, a Comissão de Instrutores informava o Conselho de Disciplina, mas que, neste caso, não há explicação dada.
Sporting desloca-se ao reduto do Famalicão esta terça-feira, às 20h15, em jogo relativo à 20.ª jornada do campeonato nacional. O encontro, que seria disputado dia 3 de fevereiro, foi adiado devido à falta de forças de segurança presentes no recinto dos minhotos e será agora jogado, passados dois meses.
De momento, turma de Rúben Amorim é líder da Liga Portugal Betclic, com 74 pontos em 28 encontros (24 vitórias, dois empates e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 70 pontos em 29 partidas (22 triunfos, quatro empates e três desaires), enquanto o Porto fecha as contas do pódio, com 59 pontos. Vale recordar que os leões têm um jogo a menos, situação que fica sem efeito no fim do embate com os famalicenses.
Antigo jogador do Sporting tem tido vida difícil em Inglaterra, graças aos maus resultados da formação comandada por Ruben Amorim
|
O Manchester United perdeu, por 4-1, na visita ao terreno do Newcastle. No final do encontro, Roy Keane voltou a atacar Bruno Fernandes - como vem fazendo nos últimos tempos -, que tem sido o melhor jogador de todo o plantel de Ruben Amorim esta temporada.
“Bruno deu a cara, mas neste momento não passam de frases feitas, não têm significado. Eu não sei como ainda ouvimos entrevistas de jogadores do United, porque não tenho a certeza de que sejam um grupo honesto. Ele continua a falar sobre acreditar nos seus colegas de equipa, mas os verdadeiros colegas bons fazem exigências uns aos outros", disse, após a derrota dos red devils.
"Duvido da liderança de Bruno Fernandes"
Para o antigo médio do histórico emblema inglês, os jogadores de Ruben Amorim "não são companheiros de equipa, são ‘bluffers’". "Quando eu ouço Bruno, é um jogador incrível, mas continuo a ter dúvidas sobre a sua liderança. É certo que ele não está a ter ajuda à sua volta”, atirou.
Esta temporada, o internacional português - que fez 137 jogos no Sporting - já participou em 47 jogos do Manchester United, tendo marcado 16 golos e feito 16 assistências. É, por isso, uma peça fundamental na estratégia de Rúben Amorim, no atual 14.º classificado da Premier League. No emblema inglês, o jogador de 30 anos já conquistou uma Taça da Liga e uma Taça de Inglaterra.
Os red devils ocupam posição delicada na tabela da Premier League e apenas no caso de vencerem a Liga Europa terão oportunidade de disputar as competições da UEFA na próxima temporada. Ruben Amorim tem tido vida difícil desde que deixou o Sporting e é alvo de muitas críticas.
Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade faz balanço do que resta jogar do campeonato e cala choradeira dos encarnados
|
Eduardo Barroso quer que o Sporting ganhe na Luz. O médico-cirurgião acredita que os leões têm condições para bater o Benfica, na penúltima jornada do campeonato, e que, quando comparados os jogos das duas equipas, os encarnados são muito mais beneficiados desde o início da prova, não tendo motivos para reclamar da arbitragem, como fizeram depois do penálti claro marcado a Nicolás Otamendi (veja AQUI o lance em questão).
"Gostava que o Benfica tivesse feito este comunicado agressivo quando não marcaram um penálti no Estádio da Luz contra o Moreirense por mão de Florentino ou quando houve um agarrão nas Vila das Aves. Os erros vão continuar a existir... Sou suspeito, mas acho que o penálti na Luz é penálti", disse, ao jornal Record.
O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade garante que "no fim é que se fazem as contas", mas refere ser "importante fazer um balanço", tendo "em conta as decisões tomadas desde o início do campeonato". Para tal, aponta a uma "consulta à Liga da Verdade", do diário desportivo.
"Quero que o Sporting precise de ganhar na Luz"
"Amanhã (terça-feira) vou ver, com alguma curiosidade, se o Sporting foi ou não beneficiado. Não é olhar apenas para um jogo em que o Benfica acha que houve um penálti que não foi assinalado. E também não sabemos o que aconteceria se tivesse sido penálti para o Santa Clara no início do jogo, se calhar o Sporting ganhava com mais facilidade", atirou.
Para terminar, Eduardo Barroso não espera menos do que uma vitória dos comandados de Rui Borges no dérbi eterno: "Estou esperançoso de que o Sporting vai à Luz com quatro pontos de avanço. Vamos fazer na Luz o que fez o Feyenoord, o Barcelona ou o Braga [únicas equipas que ganharam esta temporada em casa dos encarnados]. Quero que o Sporting precise de ganhar o dérbi".
Comentadora desportiva crê que antigo treinador dos verdes e brancos teve dedo em situação trágica para jogador do Clube de Alvalade
|
Pedro Gonçalves regressou aos relvados no Santa Clara - Sporting, cinco meses após ter saído lesionado da visita dos leões a Braga, no último jogo de Ruben Amorim pelos leões. Sofia Oliveira acredita que a origem da ausência prolongada do 'camisola 8' pode ter sido o forcing que fez para estar na despedida do técnico.
A especialista acredita ter sido "uma boa manobra de marketing de Pote", pois "se o objetivo foi angariar pessoas em volta do seu problema", o génio do Sporting conseguiu. "Em termos de comunicação faz pouco sentido deixar cair este tipo de informação sem explicar. Não é bom para o jogador nem para o Clube e cria um clima desconfortável para o treinador, que será questionado sobre isto na próxima conferência", admitiu.
"Pote forçou para estar presente no último jogo de Ruben Amorim"
Para a comentadora, a situação "abre leque a muitas especulações e não fez o mínimo sentido". Pote não deveria ter "largado aquela informação sem estar concluída" e, recordando as palavras de Rúben Amorim no final do encontro com o Braga, Sofia Oliveira lembra que o técnico admitiu que o jogador "estava um bocadinho chateado", dando a entender que o avançado "forçou o seu índice físico para estar presente no último jogo" do treinador ao serviço do Sporting.
"Eventualmente, isso correu mal", explica. "Não sei se terá alguma coisa a ver com isto (mistério de Pote), mas, recuando ao que vimos e que ouvimos, poderá ter algo a ver com o facto de querer estar presente no último jogo de Ruben Amorim e de, se calhar, ter sido aconselhado a não estar".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 13 encontros disputados: nove na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 887 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
Confira as palavras de Sofia Oliveira: