
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de uma temporada de muito sucesso, chega a altura do Sporting começar a preparar a próxima temporada. Nesse capítulo, Frederico Varandas tem uma dor de cabeça especial: os jogadores emprestados pelo Clube de Alvalade que continuam sem espaço no plantel, e que os leões precisam de colocar até ao fecho da janela de transferências.
Vladan Kovacevic é o caso mais bicudo. Contratado por quase cinco milhões de euros, o bósnio não se impôs em Alvalade, e acabou emprestado ao Légia de Varsóvia, onde também não ganhou o lugar. Sem espaço em Alvalade, em virtude da presença de Rui Silva, não vai fácil colocar o guardião que este época não somou muitos minutos na Polónia.
Rafael Pontel e Mateo Tanlongo também parecem ter os destinos traçados longe de Alvalade. O defesa central realizou 22 jogos em toda a época, em dois clubes diferentes. Já o médio disputou 28 partidas no Pafos, tendo perdido o lugar na equipa a partir do mês de abril.
Há, depois, os casos mais risonhos de Koba Koindredi e Sotiris Alexandropoulos. Nenhum dos dois deve ter espaço no Sporting, mas os bons desempenhos nos respetivos empréstimos, durante a época 2024/25, deve valer aos jogadores um salto na próxima temporada, com a possibilidade até de uma mudança em definitivo.
Por último, o caso de sucesso entre os emprestados do Sporting: Diogo Travassos. O jovem defesa lateral esteve cedido ao Estrela da Amadora, e mostrou-se em bom plano durante a última edição da Liga Portugal Betclic, o que lhe deve valer a chamadas aos trabalhos com a equipa principal na pré-época do plantel verde e branco.
Defesa central costa marfinense está afastado de Portugal, mas nem por isso deixou de dar sinais muito positivos aos adeptos verdes e brancos
|
Ousmane Diomande deu, recentemente, boas notícias aos adeptos do Sporting. O jovem defesa central, um dos pilares da defesa verde e branca desde que chegou ao Clube, apareceu sem qualquer proteção no seu joelho, sinal de que a sua lesão deve estar recuperada.
O jogador encontra-se longe de Portugal, na sua terra natal, a Costa do Marfim. Publicou uma fotografia recente ao lado do seu amigo e preparador físico, Serge, que também filmou Ousmane Diomande na hidroginástica.
Fica, então, patente o esforço do defesa central costa marfinense. De férias na sua terra natal, o jogador decidiu continuar a trabalhar na sua condição física, algo importante depois de uma lesão como a que sofreu recentemente.
Relembrar que Ousmane Diomande foi obrigado a ser substituído ainda na primeira parte do Sporting - Guimarães, o último jogo da Liga Portugal Betclic, que valeu o título de campeão nacional aos verdes e brancos. A lesão aconteceu quando o central verde e branco chocou com um adversário na zona do joelho. Dias depois, seria impedido também de participar na final da Taça de Portugal, que os leões venceram contra o Benfica.
Ousmane Diomande está no Sporting desde 2023, mas a sua estadia pode estar perto do fim. Agora, aparentemente, recuperado de lesão, o defesa central dos leões é um dos jogadores com mais mercado do plantel, numa altura em que Frederico Varandas tenta segurar os elementos mais importantes da equipa em Alvalade.
Treinador verde e branco já pensa na próxima temporada, e tem alguns planos preparados para figuras importantes do plantel do Clube de Alvalade
|
A temporada 2024/25 ainda agora terminou, mas Rui Borges já vai preparando a próximo época do leão, e com uma grande novidade: o treinador verde e branco está a trabalhar para fazer de Zeno Debast um médio, em definitivo, a partir ano desportivo que aí vem. Relembrar que o belga também vai ficar mais caro ao Sporting.
Quem avança com a informação é o jornal A Bola. Começar por relembrar que foi Rui Borges a transferir Debast para o miolo do terreno esta temporada, devido a necessidade pelo acumular de lesões. O belga acabou por se adaptar rapidamente, e terminou a época como o segundo jogador mais utilizado no meio campo leonino, apenas atrás de Morten Hjulmand.
Ora a imprensa nacional avança, esta sexta feira, que esta aposta de Rui Borges é para manter em 2025/26. O treinador português quer que o defesa central belga passe a fazer parte, de forma oficial, do lote de médios do plantel verde e branco para a próxima época.
O mercado vai ajudar a definir a situação. Debast continua a ser opção para o eixo defensivo, caso o Sporting veja sair algum dos seus patrões da defesa, o que parece improvável, porque os leões só admitem perder ou Ousmane Diomande ou Gonçalo Inácio neste mercado de verão.
Relembrar que a última temporada viu Zeno Debast valorizar em seis milhões de euros, segundo a plataforma especializada Transfermarkt. O feito ganha ainda mais importância tendo em conta que o jogador atuou, supostamente, fora de posição durante metade da temporada.
Jovem jogador verde e branco tomou uma decisão polémica em relação à equipa nacional neste verão e houve quem ficasse muito desagradado
|
Eduardo Quaresma anunciou, recentemente, a sua decisão de não participar no Europeu sub-21 com a Seleção nacional. Rui Jorge, selecionador da equipa das quinas, esteve presente no Canal 11 na última quinta feira, 5 de junho, e pronunciou-se sobre o assunto, com palavras pouco simpáticas para o defesa do Sporting.
Rui Jorge: "A seleção não pode ser apenas para quando dá jeito para assinar um contrato"
"O Quaresma, tivemos uma reunião onde iríamos escolher os 23 que iriam para o estágio. Ele estava num dos 26. E para uma fase final, porque eu sei que é preciso na fase final, é preciso que todos os jogadores estejam a 100%", começou por explicar Rui Jorge.
Prosseguiu: "E eu, quando fiz a pergunta aos jogadores, o Quaresma disse que não se sentia com energia para poder ajudar a equipa a 100%. Portanto, nem sentia a motivação para ajudar a equipa. Quando assim é, haverá outro que está com essa energia e com essa motivação a 100% que nos ajudará ou tentará ajudar".
Rui Jorge: "É muito bonito dizer que representar a seleção é um sonho, mas esse sonho tem que ser sempre. Não é quando dá mais jeito"
De seguida, deixou alguns 'recados' para Eduardo Quaresma: "Mas isso para mim é uma questão inegociável em termos daquilo que é representar uma seleção. É paixão que se tem que ter. A seleção não pode ser apenas para quando dá jeito para assinar um contrato ou para aquilo que estávamos a falar - para relançar a carreira nos próprios clubes. Mais uma vez, muitas vezes o que se diz não é o que se demonstra. E eu gosto dos jogadores que demonstrem. Que demonstrem que efetivamente querem representar a seleção"
"É muito bonito dizer que representar a seleção é um sonho, mas esse sonho tem que ser sempre. Não é quando dá mais jeito, quando dá menos jeito. Agora, o motivo pelo qual ele sente essa falta de energia, não sente essa vontade, terão que perguntar ao Quaresma. Não foi tema para entrar, e ele poderá explicar muito melhor do que eu. O que sei, e que para mim é inegociável, é que em termos da seleção de Sub 21, há valores que têm que estar presentes para se representar", rematou Rui Jorge, acerca do jogador do Sporting.