
Futebol
Rui Borges preocupado; Meia dezena de lesionados a 48 horas do Sporting - Porto
28 Ago 2025 | 17:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Nov 2019 | 15:00 |
A Liga Europa nasceu na temporada de 2009/2010 e surgiu fruto da remodelação da, então, Taça UEFA. Nas dez edições já realizadas, o Sporting CP marcou presença em oito e, apesar de nunca ter vencido a competição, tem tido boas prestações naquela que é a segunda prova mais importante do panorama europeu.
A melhor prestação dos leões na Liga Europa aconteceu há quase dez anos, em 2011/2012, quando o Clube de Alvalade chegou às meias-finais da prova. Inserido no grupo D, juntamente com a Lazio, FC Vaslui e com o FC Zürich, o Sporting CP somou 12 pontos e terminou no 1.º lugar do grupo. Nos dezasseis avos de final, o Clube leonino deixou pelo caminho o Legia Warszawa, vencendo na Polónia por 1-0 e empatando, em casa, a duas bolas.
Na fase seguinte, um duelo que ficou, certamente, na memória de todos os Sócios e adeptos verde e brancos. Frente ao todo poderoso Manchester City, o Sporting CP demonstrou ser tão grande como os maiores da Europa e deixou pelo caminho o clube inglês. Contra algumas previsões catastróficas, a equipa treinada por Ricardo Sá Pinto venceu, em Alvalade, por 1-0, com um memorável golo de calcanhar de Xandão. Na segunda mão, os leões perderam, por 3-2, no Etihad Stadium, mas garantiram a qualificação para os quartos de final da competição. Foi, para todos os Sportinguistas, uma eliminatória histórica.
Na fase seguinte, o Sporting CP defrontou o Metalist. O clube ucraniano, que, entretanto, foi extinto, até conseguiu um empate caseiro, mas, no Estádio José de Alvalade, os leões venceram, por 2-1, e haveriam de seguir em frente. Nas meias finais, diante do Athletic, os então comandados de Ricardo Sá Pinto conseguiram, na primeira mão, vencer, por 2-1. Todavia, no San Mamés, os espanhóis levaram a melhor, por 3-1, e seguiram para a final da Liga Europa.
O cenário que por mais vezes aconteceu foi a eliminação nos dezasseis avos de final: em 2010/2011, frente ao Rangers; em 2014/2015, após ter terminado em 3.º lugar da fase de grupos da Liga dos Campeões, eliminado pelo Wolfsburg; em 2015/2016, diante do Leverkusen e, na última época, frente ao Villarreal.
Surpreendentemente, na Liga Europa, os leões, não raras vezes, costumam defrontar o Atlético de Madrid. Na época de 2009/2010, e após ter vencido o grupo D (Hertha, Heerenveen e Ventspils), os rapazes de verde e branco eliminaram o Everton, nos dezasseis avos de final, mas cairiam diante dos espanhóis. Após um empate zero, no Vicente Calderón, a equipa orientada por Carlos Carvalhal empatou, a duas bolas, e foi eliminada da prova.
Mais recentemente, em 2017-2018, portugueses e espanhóis voltaram a defrontar-se. O Sporting CP terminou em terceiro lugar da fase de grupos da Liga dos Campeões e seguiu, assim, para a Liga Europa. Depois de deixar pelo caminho o Astana, nos dezasseis avos de final, e o Plzen, nos oitavos de final, a equipa leonina jogou, mais uma vez, com o Atlético de Madrid. Desta vez nos quartos de final, a eliminatória voltou a ser favorável aos comandados de Diego Simeone. No Wanda Metroplitano, os leões saíram derrotados por 2-0. Em Alvalade, o clube fundado em 1906 venceu por 1-0, num resultado que seria insuficiente para continuar em prova. Curiosamente, sempre que o Atlético de Madrid enfrentou o Sporting CP, acabou por ganhar a competição.
Relativamente a prestações menos bem conseguidas, nota para a época de 2012-2013, em que os leões terminaram no último lugar do grupo G, com cinco pontos, no qual estavam inseridos o Videoton, o FC Basel e também o Genk. Em 2013-2014, fruto de ter terminado no 7.º lugar do Campeonato Nacional, a equipa leonina não participou nas competições.
Na próxima quinta-feira, no Estádio José de Alvalade, pelas 20h00, frente ao PSV, os comandados de Silas tentaram, mais uma vez, qualificar-se para os dezasseis avos de final da Liga Europa.
Fotografia de Sporting CP
Antigo candidato à presidência do Clube de Alvalade mostrou-se confiante com o progresso e futuro do emblema verde e branco
29 Ago 2025 | 03:00 |
Pedro Baltazar deixa rasgados elogios a Frederico Varandas. Numa entrevista, em Exclusivo para o nosso Jornal, o antigo candidato à presidência do Sporting e ex-acionista do Clube mostra-se satisfeito com o trabalho realizado pela Direção, apesar de reconhecer que foi um crítico do dirigente máximo dos leões quando este iniciou funções, em 2018.
Pedro Baltazar: "Frederico Varandas? Os resultados falam por sim, três vezes campeão"
“Não foi um adepto de início do Presidente Frederico Varandas. Já se passaram alguns anos e a verdade é que depois de um início algo inexperiente, os resultados falam por si, isto é, três vezes campeão. Nestes mandatos de Frederico Varandas, o Sporting só em tempos muitos idos é que atingiu este feito”, começa por dizer.
De seguida, Pedro Baltazar falou das mudanças feitas na presidência de Frederico Varandas que considera mais importantes para o Sporting: “A mudança no que é para mim mais importante também se vê. Era preciso intervir no Estádio e nós sempre tivemos um handicap em relação aos nossos rivais, enchemos o Estádio muito poucas vezes. Agora com estas novas condições o Estádio está sempre muito cheio", aponta.
Pedro Baltazar: "Seria difícil para mim ter antecipado este nosso bom posicionamento"
Além do futebol, o trabalho desenvolvido nas modalidades também foi enaltecido: “A Direção do Sporting está num ponto muito positivo, até mesmo fora do futebol. Nas modalidades temos estado até ao fim a lutar por títulos. Isto naquelas modalidades mais ativas: andebol, voleibol, futsal, hóquei…”, acrescentou o ex candidato às eleições de 2011.
Em jeito de conclusão, Pedro Baltazar mostrou que nada faria prever o ambiente vencedor, que se vive em Alvalade: “Vencer traz muita gente, traz mais dinâmica e seria difícil para mim ter antecipado este nosso bom posicionamento que o Sporting está a atravessar, quer nos últimos anos, quer este último ano, quer agora”, termina.
Mesmo atuando na segunda divisão, internacional jovem espanhol é visto como uma das maiores promessas do do futebol do seu país
28 Ago 2025 | 18:17 |
O diretor desportivo do Deportivo falou sobre o futuro de Yeremay Hernández. O jovem avançado espanhol é visto como uma das maiores promessas do seu país e é o principal alvo do Sporting nesta reta final do mercado de transferências. Inclusive, pode mesmo tornar-se no reforço mais caro da história dos leões.
Fernando Soriano: "O mercado está aberto e não descartamos nenhuma opção"
“O mercado está aberto e não descartamos nenhuma opção. A nossa tarefa é tentar dar ao treinador as melhores possibilidades. Tanto a nível de entrada como de saídas”, referiu Fernando Soriano, durante a apresentação do novo reforço do emblema da Galiza, Samuele Mulattieri.
“Faltará até segunda-feira, vamos estar dependentes dessa situação. A ideia agora mesmo é que a equipa está fechada. Mas veremos”, conclui o diretor desportivo do Deportivo, relativamente ao mercado de transferências da sua equipa, numa altura em que o mercado está cada vez mais perto do seu fecho.
Vale a pena recordar que, mesmo sendo o alvo principal de mercado, surgem alguns nomes que surgem como alternativas a Yeremay Hernández no Sporting. Frederico Varandas já terá demonstrado interesse em Giannis Konstantelias (PAOK) e, mais recentemente, Nilson Angulo (Anderlecht), para o caso das conversas com o emblema da segunda divisão espanhola não cheguem a bom porto.
De relembrar, que o extremo do país vizinho vem de uma temporada oficial muito produtiva em termos ofensivos, onde somou 15 golos e cinco assistências em 39 jogos disputados na segunda divisão. Esta época, Yeremay Hernández - avaliado em 15 milhões de euros - já leva dois jogos oficiais pelo conjunto da Corunha.
Estão definidos os oponentes dos leões nesta fase de liga da edição desta temporada desportiva de 2025/2026 da prova milionária
28 Ago 2025 | 18:06 |
Estão definidos os adversários do Sporting na fase de liga da edição desta época da Liga dos Campeões. O Clube de Alvalade ficou no pote 3 e vai enfrentar Bayern (fora), PSG (casa), Juventus (fora), Club Brugge (casa), Marselha (casa), Nápoles (fora), Kairat (casa) e Athletic Bilbau (fora). Veja AQUI como decorreu o sorteio.
Os jogos serão disputados nas seguintes datas, sendo que a calendarização só será conhecida no próximo sábado: 16 a 18 de setembro; 30 de setembro e 1 de outubro; 21 e 22 de outubro; 4 e 5 de novembro; 25 e 26 de novembro; 9 e 10 de dezembro; 20 e 21 de janeiro e 28 de janeiro.
A entrada direta na elite do futebol europeu vale 34 milhões de euros aos cofres do Sporting. O montante somado pelo emblema leonino pode não ficar por aqui, consoante os resultados obtidos na prova. A estes milhões, podem juntar-se mais 2,1M por vitória e 700 mil euros por cada empate. Apuramento nos primeiros oito classificados vale mais 2M e a ida ao play off mais 1M.
Vale a pena recordar que a última edição da Liga dos Campeões foi aquela em que o Sporting registou o seu maior encaixe financeiro. Tendo em conta o acesso, resultados e classificação para o play off, os cofres leoninos viram a entrada de 48,984 milhões de euros.
Por agora, o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto. O encontro, a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.