Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirHóquei em patins
|
050' - Final do encontro. O Sporting CP vence o Riba D´Ave, por 4-2, com golos de Gonçalo Nunes, Alessandro Verona e Telmo Pinto, e soma a oitava vitória no Campeonato Nacional.
49' - Golo do Sporting CP. Com a baliza deserta, Telmo Pinto faz o 4-2.
48' - Girão, com uma excelente intervenção, evita o empate do Riba D´Ave.
46' - Desconto de tempo Sporting CP.
45' - Cinco minutos para o final do encontro.
42' - Desconto de tempo Riba D´Ave.
40' - Dez minutos finais no Pavilhão João Rocha.
38' - Golo do Riba D´Ave. Marca Miguel Fortunato.
36' - Nesta fase, jogo de parada e resposta, com ambas as equipas a terem oportunidades para chegar ao golo.
34' - Golo do Sporting CP. Marca Alessandro Verona. Está feito o 3-1.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1332657481210863616
34' - Na primeira tentativa, o guarda-redes do Riba D´Ave mexeu-se antes do tempo. Nova grande penalidade.
34' - Grande penalidade para o Sporting CP. Alessandro Verona é o escolhido para executar o castigo máximo.
33' - Golo do Sporting CP! Marca Gonçalo Nunes. Uma tremenda execução. Resposta imediata dos leões.
32' - Golo do Riba D´Ave. Marca João Pedro.
32' - Desconto de tempo Riba D´Ave.
32' - Grande penalidade para o Riba D´Ave.
30' - Riba D´Ave volta a estar composto. Apesar das inúmeras oportunidades de golo, leões não conseguiram aproveitar vantagem numérica.
27' - Cartão azul para o treinador do Riba D´Ave, Raul Meca, por protestos.
26' - Telmo Pinto volta a estar perto do golo.
25' - Recomeço do encontro no Pavilhão João Rocha.
25' - Final da primeira parte. O Sporting CP recolhe aos balneários em vantagem por 1-0.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1332650688632008704
24' - Desconto de tempo Riba D´Ave.
24' - Golo do Sporting CP! Auto-golo do Riba D´Ave. Com alguma sorte à mistura, e depois de um remate de Platero, está inaugurado o marcador no Pavilhão João Rocha.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1332650003949645826
23' - Gonçalo Nunes volta a não conseguir concretizar.
23' - Nova grande penalidade para os leões. Verona foi carregado em falta.
21' - Gonçalo Nunes não converte a grande penalidade. Excelente intervenção do guarda-redes do Riba D´Ave.
21' - Grande penalidade para o Sporting CP e cartão azul para o Riba D´Ave. Excelente lance de Gonçalo Nunes.
20' - Últimos cinco minutos da primeira parte.
19' - Ângelo Girão volta a defender o livre direto. No contra-ataque, leões acertam na barra.
19' - Desconto de tempo Sporting CP.
19' - Cartão azul para Ferran Font.
17´- Turma de Alvalade com algumas dificuldades em penetrar na defensiva adversária.
15' - Desconto de tempo Sporting CP.
13' - Ferran Font não consegue converter.
13' - Cartão azul para o Riba D´Ave (Andrés Castaño). Sporting CP vai dispor de um livre direto.
10' - Desconto de tempo Riba D´Ave.
10' - Com dez minutos disputados, não há golos no Pavilhão João Rocha.
9' - Combinação entre Pedro Gil e Alvarinho quase dava golo.
7' - Tremenda intervenção de Ângelo Girão.
5' - Leões voltam a estar completos. Terminaram os dois minutos de suspensão.
5' - Mesmo com menos um jogador, Telmo Pinto perto de inaugurar o marcador.
4' - Na segunda tentativa, Dinis Abreu atirou por cima. Conjunto de Paulo Freitas com menos um homem durante dois minutos.
4' - Ângelo Girão defende o livre direto, mas o árbitro manda repetir por entender que o guardião leonino avançou antes do tempo.
4' - Cartão azul para Matías Platero.
3' - Numa transição rápida, Pedro Gil assistiu Alvarinho, mas o guarda-redes do Riba D´Ave impediu o primeiro da turma de Alvalade.
1' - Alvarinho perto do golo. Primeira ameaça dos leões.
0' - Já rola a bola na casa das modalidades leoninas.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1332640542107328513
0' - Partida prestes a começar no Pavilhão João Rocha.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1332632830468366336
0' - As equipas já de defrontaram por quatro vezes, tendo o Sporting CP saído vitorioso em todos os embates. Na última ocasião em que o Riba D´Ave visitou o Pavilhão João Rocha, acabou goleado por 8-1.
0' - Na antevisão ao encontro, Paulo Freitas garantiu que o objetivo da equipa passa por terminar no primeiro lugar da fase regular.
https://twitter.com/leoninopt/status/1332347517942509569
0' - Quanto ao Riba D´Ave, foi derrotado, por 3-1, na receção à Juventude de Viana.
0' - No último encontro, os leões venceram o HC Braga, por 4-3, num triunfo arrancado a ferros.
https://twitter.com/leoninopt/status/1331717100738666501
0' - O Riba D´Ave ocupa o último lugar do Campeonato Nacional, com seis pontos em 10 jogos.
0' - O Sporting CP lidera a competição, com 23 pontos em nove jogos, mais dois do que a UD Oliveirense (21 pontos e 10 jogos). No terceiro lugar, surge o SL Benfica (20 pontos e nove jogos).
0' - O Leonino leva até si todas as incidências da partida relativa à 11.ª jornada do Campeonato Nacional.
0' - A equipa principal de hóquei em patins do Sporting CP defronta, daqui a poucos minutos, pelas 11h00, o Riba D´Ave.
Atleta histórico do Clube de Alvalade não vai mais alinhar por Portugal e mereceu ovação do público presente nas bancas, em jogo de má memória
|
0Paulo Freitas, selecionador nacional de hóquei em patins, expressou sua frustração após a derrota nas meias-finais do campeonato do Mundo, após eliminação nos penáltis, diante da Espanha. "Se ontem era um sentimento de grande frustração, hoje estou mesmo zangado", disse o ex Sporting, comentando também a despedida de Ângelo Girão, titular dos leões.
O treinador destacou que a equipa não conseguiu aproveitar as oportunidades durante a partida. "Claramente podíamos ter sido uma equipa melhor dentro da pista, podíamos ter feito muito mais e devíamos ter ganho este jogo", afirmou. Paulo Freitas também mencionou a carga emocional do encontro, especialmente com a despedida de Ângelo Girão.
Girão entrou em campo com a braçadeira de capitão, e após apenas quatro segundos de jogo, Portugal colocou a bola fora e o guardião foi substituído por Xano Edo, futuro guarda-redes do Sporting. A emoção tomou conta do momento, com o histórico da modalidade a receber uma longa ovação das bancadas. Do lado italiano, Riccardo Gnata também recebeu o carinho do público, numa partida que marcou a sua despedida da seleção italiana.
Paulo Freitas manifestou desilusão pelo quarto lugar alcançado, que considera insatisfatório. "Estou desiludido com este quarto lugar, mas tenho a consciência tranquila pelo trabalho que desenvolvemos", declarou, enfatizando a necessidade de uma reflexão coletiva entre atletas e staff para compreender os erros cometidos.
O selecionador assumiu a responsabilidade pelo desempenho da equipa e afirmou: "Este era o grupo". A importância de analisar comportamentos e resultados, destacando a meritocracia como um principio fundamental no processo de seleção. Paulo Freitas concluiu com um apelo à evolução da seleção, afirmando que será crucial realizar uma análise profunda dos resultados e do comprometimento da equipa para alcançar melhores resultados em competições futuras.
Jogador que ainda brilha ao serviço do Clube de Alvalade disputou a sua última partida ao serviço de Portugal e não se conteve
|
0O campeonato do Mundo de hóquei em patins, que decorreu entre os dias 16 a 22 de setembro em Itália, foi a última prova de Ângelo Girão ao serviço da seleção nacional. O jogo contra a Itália começou com uma homenagem ao jogador do Sporting, que foi aplaudido de pé pelas centenas de adeptos que se encontravam no pavilhão. Na luta pelo terceiro lugar, Portugal perdeu 3-2 e ficou fora do pódio pela primeira vez em 17 anos.
Termina assim a passagem do guarda redes do Sporting pela seleção nacional, depois de 122 internacionalizações e da conquista do Europeu de 2016 e do Mundial de 2019. O jogador admitiu que o desfecho do jogo frente à Itália não correspondeu às suas expetativas e explicou que teve dificuldade em lidar com a pressão: "No balneário não consegui aguentar-me, o discurso do João Rodrigues também não ajudou muito e quebrei. Penso que isso também pode ter sido um fator de perturbação para a equipa. Tínhamos um jogo importante, ainda tentámos durante o jogo tudo por tudo e infelizmente não conseguimos estar na final".
Ângelo Girão, ao serviço do Sporting desde 2014, já conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).
18 anos depois, a carreira do guarda-redes ao serviço de Portugal chega ao fim. Em entrevista ao jornal Record, o jogador explicou que houve um conjunto de fatores que motivou a sua decisão, incluindo a necessidade de tempo com a família e a idade já avançada. Girão refere também que, com a sua saída, pretende dar espaço a outros jovens com qualidade.
Girão refletiu sobre o desempenho de Portugal ao longo dos anos e disse que a seleção tem capacidades e potencial para mais, reforçando que "a culpa não pode ser sempre de fatores alheios". Numa despedida emocionada, o jogador mostrou-se orgulhoso em relação ao seu próprio percurso e afirmou que o futuro da baliza da seleção nacional está em boas mãos.
Veja aqui a despedida:
Craques de Rúben Amorim comentaram os momentos que antecederam o triunfo do emblema verde e branco, não deixando de parte os festejos da vitória
|
0No documentário ‘Lado a Lado’, divulgado na passada terça-feira, dia 10 de setembro pelo Clube de Alvalade, diversos jogadores do Sporting vieram a público comentar os momentos que antecederam os festejos da conquista do título de campeões nacionais, duas jornadas antes do fim da Liga.
“Antes de ir para o jantar tinha dito à Carolina [namorada] em casa: ‘Não estou com grandes esperanças que vá ser hoje’. Foi um jantar tranquilo, das nossas famílias, um momento de união acontecesse o que acontecesse”, começou por dizer Daniel Bragança, médio dos leões.
“A partir do momento em que o Famalicão faz o primeiro golo as coisas acabam por mudar”, acrescentou Francisco Trincão. Paulinho também não ficou calado e adiantou: “Será? Quando acontece o segundo golo, já foi uma festa. Já ninguém olhou para a televisão”.
O plantel de Rúben Amorim relatou ainda, ter aguardado por Franco Israel, que havia sido submetido a uma operação, para então seguir para o Marquês de Pombal: “No dia da celebração fui ao hospital, fui operado e disseram-me que podia ir para casa. Se somos campeões, não há forma de ficar em casa”, rematou o internacional uruguaio.
O capitão dos leões, Morten Hjulmand, também não ficou de lado e disse o que sentiu aquando da vitória do campeonato: “Muitas emoções, todo o tempo e dias que gastámos durante a época para alcançar esse objetivo…”. Sebastián Coates, agora ex Sporting, teve ainda a oportunidade de comentar os festejos: “Sobre a festa no Marquês, foi espetacular”, realçou.