
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting bateu o Estrela da Amadora, por 5-1. O encontro ficou marcado pelo poker de Viktor Gyokeres e por ser um dos últimos de Rúben Amorim em Alvalade. Francisco Rodrigues dos Santos, antigo dirigente leonino, garantiu que o Clube "é muito maior do que qualquer treinador".
“Ficou mais do que provado que os jogadores se sentem honrados por vestir esta camisola e que o Sporting é muito maior do que qualquer treinador, mesmo até do que o melhor que já vi em Alvalade. Eles ficam cá e, no final, vamos ser bicampeões!”, disse, ao jornal Record.
“Um grande espetáculo de futebol que valoriza bastante a vitória do Sporting. O Viktor é um fora de série e faz a diferença. Sobre o Amorim, gostaria que ficasse, mas a vida é assim, temos de encarar com naturalidade. Vai para um dos maiores clubes do Mundo”, acrescentou Sousa Cintra, antigo Presidente dos leões.
Por fim, Marco Chagas, lendário ciclista, garantiu que “O Estrela também jogou muito bem, só que a diferença é muito grande e o Gyökeres estava de pontaria afinada. Lamento que haja quem assobie o nosso treinador, pois é um profissional a quem o Sporting deve imenso. Ficarei eternamente grato a Rúben Amorim.”
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, frente ao Manchester City, em jogo relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Pep Guardiola jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.
Cara conhecida do extremo internacional por Moçambique recorda tempos antes de o ala chegar a Alvalade e polivalência apresentada pelo jogador
|
Geny Catamo - que regressa ao onze frente ao Famalicão - teve um grande crescimento na temporada passada. O ala do Sporting ganhou lugar no onze, com Ruben Amorim no comando, e segue sendo um jogador importante, mesmo com a saída do técnico para a Premier League. Pedro Russiano orientou o jogador no Amora e recorda os tempos antes de Alvalade.
"É um miúdo que aceita bem a mudança. Comigo jogou a extremo esquerdo, a extremo direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma", começou por revelar, ao jornal Record, garantindo que o canhoto, "jogou a extremo-esquerdo, a extremo-direito e a médio ofensivo e sempre aceitou tudo da melhor forma".
Pedro Russiano explica que, sob as suas ordens, o futebolista do Sporting "realizou vários jogos a número 10" e que, com Ruben Amorim, desenvolveu aptidões que não tinha "entre elas, aprender a defender", explica, admitindo que o moçambicano "tinha lacunas a fechar o espaço interior, a definir aquilo que era o espaço e o momento de pressão. Essas adaptações fizeram dele o jogador que é hoje".
"Comigo, Catamo também jogou a extremo-esquerdo, pois tem uma valência que é poder explorar os cruzamentos com o pé esquerdo, ganhar mais a linha de fundo com o seu pé dominante. Vai trazer outra variabilidade à forma como joga do lado contrário. Um dos movimentos de referência dele, no lado direito, é vir para dentro e dar na baliza com o pé esquerdo. Se conseguir fazê-lo do outro lado com o pé direito, ficará um jogador ainda mais completo", terminou.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 36 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.217 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e tendo realizado três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
Atualmente com a 'camisola 17', internacional português terá proposta da SAD para renovar contrato, passando a envergar um novo dorsal em Alvalade
|
A Direção do Sporting quer renovar o contrato de Francisco Trincão. Uma das apostas da estrutura leonina é oferecer a 'camisola 10' ao extremo português, facilitando uma resposta positiva o jogador. Krasimir Balakov, glória do Clube de Alvalade, aprova a mudança.
"Ficava feliz por passar-lhe o testemunho!", começou por revelar, ao jornal Record. "Conheço o Trincão, não tão bem assim porque ele ainda é novo, mas sei que tem muita qualidade. Se o Clube decide que ele tem de ficar com o 'número 10', significa que têm muita esperança e confiança nele, que é um jogador para o futuro. É um sinal que o Sporting dá para lhe dizer que ele é muito importante. E para o Trincão seria uma motivação acrescida para demonstrar que merece essa camisola", atirou.
"Não recebi logo o 10. No primeiro ano fiquei com o 9 e ainda fiz alguns jogos com o 6, porque o 10 estava com outro jogador, acho que com o [Carlos] Xavier", recorda Balakov. "A partir do ano seguinte fiquei com o 10, daí até ao final da minha carreira. Antigamente, por tradição, o número 10 era o 'playmaker', o que pensava o jogo, o que mandava no meio-campo", revelou, afirmando que "para ter o 10 tem de ser um jogador de qualidade. Atualmente as coisas mudaram um pouco... Mas o número 10 fica sempre conhecido como número 10".
Para terminar, Balakov foi questionado sobre a possível conquista do bicampeonato por parte dos verdes e brancos e mostrou-se muito confiante. "É claro que acredito. Se acontecer, com certeza que vou a Lisboa", prometeu. "Desde o primeiro dia em que cheguei ao Sporting até hoje fui sempre Sócio do Sporting, com as quotas em dia! É claro que como Sócio do Sporting e antigo jogador do Clube, quando vencem um título é para mim sempre um gosto festejar com eles. Confio que podem ser bicampeões".
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 12 assistências na conta pessoal, ao longo de 42 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.631 minutos
Jovem 'camisola 57' do Clube de Alvalade é reforço do Chelsea a troco de 51 milhões de euros, com os blues a garantirem um talento geracional
|
Geovany Quenda é reforço do Chelsea por 51 milhões de euros. No entanto, o ala verde e branco só aceitou rumar aos blues com a condição de ficar mais uma temporada em Alvalade. Ao escolher o novo destino, o internacional português deu uma 'nega' a... Ruben Amorim.
Na mudança para Stamford Bridge, um dos trunfos dos londrinos foi Enzo Maresca. O técnico utilizou a estratégia de Amorim e ligou ao canhoto. Depois de uma conversa pessoal, Quenda terá ficado encantado com o projeto e os planos para o futuro.
Ainda assim, ficar mais uma temporada no Sporting foi imperial na decisão do jogador, que, juntamente com a família, pretende crescer no conforto de casa mais um ano. O 'camisola 57' dos verdes e brancos chegará a Inglaterra com mais experiência, tendo desejo de ser campeão - o primeiro título sénior - e contribuir com mais golos e assistências.
Além do Manchester United, também Liverpool, City, PSG e Milan seguiam o internacional português. No entanto, os red devils eram o clube que, até à data, tinha demonstrado mais interesse. Decidido a não deixar que um talento da dimensão de Quenda reforçasse um rival direto, o Chelsea avançou rapidamente e deixou Ruben Amorim sem reforço.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 43 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.122 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.