Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Face aos resultados alcançados desde o início da temporada 2024/25, o Sporting prepara-se para bater um feito histórico que remete a 1948, há 76 anos. O recorde de golos marcados num ano civil ficou estagnado nessa época - 155 golos em 39 jogos e uma média de 3,79 golos/partida.
Os comandados por João Pereira, quase oito décadas depois, estão apenas a 12 golos de alcançar o patamar referido e leva, em 2024, cerca de 144 tiros certeiros em 47 jogos disputados. Feitas as contas, chega-se a uma média de 2,93 golos por partida.
Para tal, terão oito oportunidades, até ao fim do ano. Cinco no Campeonato Nacional: Santa Clara, Moreirense, Boavista, Gil Vicente e Benfica; uma na Taça de Portugal: Santa Clara; e duas na Liga dos Campeões: Arsenal e Brugge. O técnico dos leões conta com a cooperação e plena performance dos atuais goleadores do Clube de Alvalade, respetivamente, Viktor Gyokeres, Conrad Harder, Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves (lesionado), Daniel Bragança e Francisco Trincão.
No entanto, vale a pena recordar os números registados pelos Cinco Violinos no passado. Juntos, os cinco jogadores do Sporting só efetuaram 56 partidas e apontaram impressionantes 215 golos, o que dá uma média de 3,83 golos por jogo. Assim sendo, para bater essa marca, o atual Plantel leonino teria de registar mais 68 golos ainda no decorrente ano civil, em oito encontros oficiais.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 26 de novembro, frente aos ingleses do Arsenal, em jogo relativo à quinta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Mikel Arteta jogar-se-á às 20h00, em Alvalade. Recorde-se que, neste momento, o Sporting é o segundo classificado da Liga dos Campeões, com 10 pontos conquistados após quatro jornadas. Um dos grandes destaques da competição tem sido Viktor Gyokeres, que é o melhor marcador da prova, com cinco golos.
Equipa verde e branca já voltou a treinar após o desaire frente ao Brugge, por 2-1, em partida válida para a Liga dos Campeões
|
0O Sporting saiu derrotado do encontro frente ao Club Brugge na passada terça feira, dia 10 de dezembro, por 2-1, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões. Mas a quarta derrota consecutiva - e quarto desaire em cinco jogos de João Pereira - podem não ser as únicas más notícias que os leões trazem da Bélgica, uma vez que a equipa já treinou e não pôde contar com dois jogadores.
Ainda na Bélgica, a equipa verde e branca já fez, na manhã de 11 de dezembro, o primeiro treino após o jogo da prova milionária. João Pereira não contou com Gonçalo Inácio - que sentiu uma dor no tornozelo direito durante o aquecimento do jogo - e Eduardo Quaresma, forçado a sair durante a partida após forte choque de cabeça com um jogador adversário. Os dois jogadores ficaram entregues ao departamento clínico do Sporting.
Os dois jovens centrais limitaram-se a fazer tratamento, e resta saber se as lesões têm consequências, e qual as possível extensão de uma paragem que não seria bem vinda, numa altura em que o plantel do Sporting já tem Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Hidemasa Morita de fora por lesão.
De resto, ainda é esperado que a equipa do Sporting almoce na Bélgica, antes de voltar esta quarta feira, dia 11 de dezembro, a Lisboa - onde são esperados ao final da tarde. A equipa deverá começar a preparar o próximo encontro - contra o Boavista, para a décima quarta jornada da Liga Portugal Betclic - já na quinta feira, dia 12 de dezembro, de manhã.
Relembrar que, depois de um início fulgurante, onde os leões venceram 11 em 11 para a Liga, e somaram 10 pontos em 12 possíveis na Liga dos Campeões, passam agora por um período mais conturbado: perderam os últimos quatro jogos que realizaram, dois para o campeonato e dois para a Champions.
Estrutura do Clube de Alvalade, liderada por Varandas, encontra-se com alguns afazeres com o aproximar do mercado de transferências
|
0O Sporting encontra-se focado em preparar o mercado de transferências e tomou uma decisão bem clara sobre alguns dos jogadores mais importantes do plantel, sabe o Leonino. Frederico Varandas já deixou bem claro que não admite saídas da equipa em janeiro.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o líder máximo do Clube de Alvalade reuniu com Hugo Viana, diretor desportivo, e João Pereira, treinador dos leões, de forma a discutir a postura durante o inverno.
Há vários craques apontados a uma possível saída do Sporting: Viktor Gyokeres, Ousmane Diomande, Geovany Quenda, Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand são os nomes mais falados dos últimos tempos. Sendo que Francisco Trincão também chegou a ser colocado na rota do Barcelona.
O maior desejo dos tubarões europeus é o avançado sueco. Manchester United, City, Chelsea, Arsenal, Nápoles, PSG, Bayern Munique e Barcelona foram, para já, os colossos que mostraram maior interesse em contratar o futebolista leonino.
Certo é que a saída de Gyokeres ou qualquer outro craque só poderá acontecer mediante o pagamento da respetiva cláusula de rescisão e apenas no mercado de verão. Até lá, a estrutura do Sporting vai procurar os substitutos ideais para manter o projeto vencedor.
Após a derrota com o Brugge, para a Champions, a contestação contra o treinador dos verdes e brancos tem vindo a crescer a olhos vistos
|
0A contestação de João Pereira no Sporting está a aumentar, sobretudo após a quarta derrota consecutiva dos verdes e brancos, por 2-1, frente ao Brugge. Por esta altura, são vários os adeptos e personalidades que acreditam que o técnico não tem condições para se manter ao leme dos verdes e brancos.
Eduardo Madeira, humorista adepto dos leões, também visou o técnico leonino: “O Sporting passou de ter uma estrela cadente que nos levava às vitórias para uma estrela decadente que nos leva às derrotas. Depois de um Amorim não virá alguém parecido tão cedo. O João Pereira está por um fio", disse, em declarações ao jornal Record.
Já Fernando Mendes defende que “o Sporting esteve um pouco melhor, mas custa-me estar a dizer isto: como é que se consegue destruir uma equipa em três semanas? A realidade é esta. É uma equipa destruída. O João Pereira demorou a mexer", atirou.
Por seu turno, Victor Espadinha acredita que João Pereira não tem capacidades para estar à frente do Sporting: “Jogámos um pouco melhor do que ultimamente, mas não é suficiente. Não quero mal nenhum ao João Pereira, mas ele veio de um barco a remos e deram-lhe um porta-aviões. Assim não vamos a lado nenhum", atirou.
Neste momento, os comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de dezembro, frente ao Boavista, em jogo relativo à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Cristiano Bacci jogar-se-á pelas 20h30, em Alvalade.