Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“SPORTING TEM UM LONGO CAMINHO PELA FRENTE”

André Martins, antigo jogador do Sporting CP e que, atualmente, está ao serviço do Legia Warszawa, da Polónia, falou sobre a atual situação dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

André Martins fez toda a sua formação no Sporting CP, tendo chegado à equipa principal em 2011 e sido, inclusive, capitão de equipa. Em entrevista ao Mais Futebol, o médio, atualmente ao serviço do Legia Warszawa, da Polónia, abordou a situação do Clube e a pontou falta estabilidade como o principal fator para que os leões não tenham sucesso.


“A palavra certa é instabilidade. Falta estabilidade. Mudam presidentes, treinadores… o que aconteceu na Academia afasta o Sporting CP seis ou sete anos da luta pelo título. Há jogadores a rescindir, treinadores a entrarem e a sair, presidentes a entrarem e a sair”, afirmou André Martins.


Quanto ao futuro, o antigo leão considerou que o Sporting CP terá “um longo caminho pela frente, pois deu muitos passos atrás” e até porque “FC Porto e o Benfica são muito grandes, fortes e estáveis”.


Por fim, André Martins revelou que, a dado momento, tinha a alcunha de “senhor Europa” porque “Até uma certa fase eu só jogava na Liga Europa”.

Leia AQUI a edição da rubrica “Onde Anda o Leão” em que André Martins foi a escolha da redação do Leonino.



Futebol

Amorim prepara sucessão de Pote no Sporting e há quem acredite: "Tem o perfil certo"

Jogador pode vir a ser a próxima forte aposta do técnico do Clube de Alvalade no plantel principal dos leões, já a curto/médio prazo

João Simões será a nova aposta de Amorim no Sporting, tendo vindo a ser apelidado de 'novo Pote'
João Simões será a nova aposta de Amorim no Sporting, tendo vindo a ser apelidado de 'novo Pote'

  |

Icon Comentário0

João Simões, médio da equipa B do Sporting, é a aposta que se segue de Rúben Amorim, isto depois de Geovany Quenda, mais recente jovem em que o técnico do plantel principal leonino deu uma oportunidade. No caso, Bernardo Bruschy, técnico que passou 15 anos na Academia, revelou que há um plano para o jogador.


"O João desde cedo que se destacou pela maturidade, sempre muito acima da média para a idade, responsável, autónomo, com capacidade de aprendizagem muito grande e isso qualquer treinador gosta. Depois é juntar as competências técnicas e físicas, sobretudo esta última, fazem do João Simões um jogador capaz de jogar em várias posições. Desempenha bem momentos ofensivos e defensivos, é muito forte nas transições, portanto acaba por ser um miúdo completo", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola.


"Tem as mesmas caraterísticas de transporte que o Mateus Fernandes também tem. Não vejo tanta competência no momento da decisão, pois o Mateus, no último terço, é mais criativo, mas o João também muito mais forte e capaz nos momentos defensivos. Recupera muitas bolas e é forte nos duelos", comparou de seguida.


"Acredito que terá sempre mais de rendimento nas posições de corredor central, na posição 8, desempenhada mais vezes por Morita, Hjulmand, Daniel Bragança… Desempenha com mais facilidade essa posição porque lhe permite ter um raio de ação muito grande e é nisso que ele se destaca. Porque gosta de estar ligado ao jogo. O João Simões é jogador de equipa A de Sporting, de projeto de seleções nacionais, tem o perfil certo para chegar a esses patamares, mas é como digo: primeiro tem de cimentar o seu espaço no futebol profissional", terminou.

Esta temporada, João Simões leva seis jogos pela equipa B, nos quais disputou 434 minutos, marcando por duas vezes e assistido os companheiros noutra ocasião. O jovem fez ainda 66 minutos pelos sub-19, na Youth League, tendo feito o último passe para um dos golos.



Futebol

Más notícias para Rúben Amorim: Craque do Sporting falha Estoril e deslocação ao PSV

Técnico verde e branco terá de continuar a adaptar o seu onze inicial, também a pensar na segunda jornada da Champions League

Pote não só será ausência no Estoril - Sporting, como na deslocação da equipa de Amorim ao PSV
Pote não só será ausência no Estoril - Sporting, como na deslocação da equipa de Amorim ao PSV

  |

Icon Comentário0

No regresso aos trabalhos do Sporting, que arrancaram, esta quarta-feira, dia 25 de setembro, a preparação para o encontro com o Estoril, Pedro Gonçalves voltou a ser uma das baixas de peso. Sabe-se, agora, que o jogador não só irá falhar a deslocação à Amoreira, como aos Países Baixos, para a partida com o PSV.


De acordo com as informações reveladas, esta quinta-feira, 26 de setembro, pelo jornal Record, Pote continuará de fora enquanto recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda. A sua ausência da sétima jornada da Liga Portugal Betclic, esta sexta-feira, já parece certa, mas também a ida a Eindhoven irá seguir o mesmo caminho.


O diário desportivo avança, ainda, que o objetivo do departamento médico leonino e da equipa técnica passa por recuperar o jogador a tempo da partida frente ao Casa Pia, a 5 de outubro, ainda antes da paragem para compromissos das seleções nacionais. No entanto, os leões não querem forçar regresso do 'camisola 8'.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

CENTENÁRIO DO SPORTING DEIXA ALERTA A RÚBEN AMORIM SOBRE O PORTO DE VÍTOR BRUNO: “ELES TÊM…”

Leões e dragões voltam a medir forças, depois do embate da Supertaça Cândido de Oliveira

Sporting de Rúben Amorim e Porto de Vítor Bruno voltam a medir força após embate da Supertaça
Sporting de Rúben Amorim e Porto de Vítor Bruno voltam a medir força após embate da Supertaça

  |

Icon Comentário0

André Martins considera que não há favoritos para o encontro do próximo sábado entre os leões de Rúben Amorim e o Porto de Vítor Bruno. Em declarações à Agência Lusa, o jogador do Sporting entre 2002 e 2016 (contando com mais de 100 jogos) deixou um alerta ao técnico dos verdes e brancos, lembrando que o treinador dos dragões conhece bastante bem os seus jogadores, dado que trabalha com os mesmos há vários anos.


 “Não acredito que seja uma motivação extra [jogo da Supertaça] para o Porto ou um fator de desmotivação para o Sporting. Será um jogo totalmente diferente. Não há nenhuma final ou qualquer troféu em disputa. É mais uma partida do campeonato e as equipas vão querer ganhá-la para consolidar o bom momento de forma em que estão", afirmou André Martins.


"As expectativas são muito boas e altas. Além do Famalicão, que começou muito bem, Sporting e Porto foram os que melhor jogaram até ao momento. Talvez o jogo fique um bocadinho mais fechado de início, mas, como as duas equipas dão muita importância à parte ofensiva, acredito que vai ser um bom espetáculo”, atirou o antigo jogador do Sporting.


"Acho que que nenhuma das equipas se vai sentir favorita. É verdade que o Sporting já tem dinâmicas muito mais trabalhadas, mas o novo treinador do Porto [Vítor Bruno] conhece perfeitamente o clube e trabalha com muitos jogadores há alguns anos. Eles também têm dinâmicas solidificadas e uma ideia de jogo muito clara, à imagem do seu técnico, que tem lançado jogadores não tão utilizados anteriormente", argumentou o atleta de 34 anos.

"É um dos segredos do treinador [constantes inovações], que é muito inteligente. Um dos médios tem baixado para fazer construção a quatro. Muitas vezes, Hidemasa Morita entra num dos lados [do trio de centrais] para ganhar superioridade. Depois, vemos um jogo muito mais curto, apoiado e dinâmico entre os três jogadores da frente [Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres]”, afirmou André Martins.


"O Nuno Santos ajuda na dinâmica e é estrategicamente muito importante, porque é dos alas que melhor cruza e decide no último terço. Agora, os outros jogadores começaram muito bem. Geovany Quenda é um menino, mas tem mostrado uma maturidade muito grande e está a ser aposta na direita. É um bocado imprevisível saber quem vai ser titular, mas a única certeza é que, jogue quem jogar, o Sporting estará na máxima força", finaliza André Martins.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Juventus bem quer pescar no Sporting, mas Varandas sobe patamar para segurar jogador
Futebol

Juventus bem quer pescar no Sporting, mas Varandas sobe patamar para segurar jogador

 

Icon Comentário0
Cerco aperta para titularíssimo do Sporting: Premier League chama por...
Futebol

Cerco aperta para titularíssimo do Sporting: Premier League chama por...

 

Icon Comentário0
Não sai! Sporting toma posição por pilar do balneário de Amorim e afasta interessados
Futebol

Não sai! Sporting toma posição por pilar do balneário de Amorim e afasta interessados

 

Icon Comentário0