
Futebol
Matheus Reis alcança marca mítica no Sporting e lembra os primeiros tempos: "Não tinha bola"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting recebe este sábado, dia 14 de dezembro, o Boavista, em Alvalade, para o jogo referente à décima quarta jornada da Liga Portugal Betclic. A equipa dos leões, que não vive o melhor momento, já sabe que vai contar com uma cara muito especial nas bancadas do seu Estádio para apoiar no jogo frente à equipa do Porto... falamos de Sebastián Coates.
O antigo capitão dos verdes e brancos representa atualmente o Nacional de Montevideo - que terminou o campeonato uruguaio no segundo lugar - e está a passar férias em Portugal. Aproveitou para matar saudades da cidade onde viveu, bem como dos amigos que deixou em Portugal quando se mudou para o Uruguai no verão de 2024.
Recorde-se que Coates, defesa central internacional pelo Uruguai, representou o Sporting durante largos anos, e tudo apontava que fosse permanecer no Clube para a época 24/25, tendo chegado a apresentar-se na Academia de Alcochete no início da temporada para os trabalhos regulares de pré-época.
Tal acabou por não acontecer, devido ao anúncio surpresa feito pelo Sporting e por Coates, em que partilhavam que o jogador preferiu regressar ao seu país devido a uma emergência familiar - operação que se iria oficializar imediatamente, e que transferiu o antigo capitão para o Nacional de Montevideo a custo zero, ainda durante o verão. A última vez que apareceu em Alvalade foi no Troféu Cinco Violinos, onde foi homenageado por Clube e adeptos.
Relembrar que Sebastián Coastes fez a sua formação no Nacional Montevideo, de onde se transferiu para o Liverpool em 2011. Passaria por Sunderland antes de chegar ao Sporting, em 2016. Ficou nos leões entre janeiro de 2016 e junho de 2024, mais de oito anos, onde se iria tornar capitão e referência do Clube. Realizou 369 jogos - com direito a 37 golos e 10 assistências - e venceu dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e quatro Taças da Liga.
Ponta de lança verde e branco chegou aos leões no verão de 2023, mas deve estar prestes a deixar Alvalade, por um valor mais baixo que a cláusula
|
Viktor Gyokeres tem sido a grande estrela do Sporting desde que chegou a Alvalade em 2023. O avançado sueco não para de marcar golos, mas a sua estadia em Lisboa deve estar perto do fim, e o jornal Record revela todos os detalhes do acordo de cavalheiros entre os leões e o jogador para a saída por um valor abaixo da cláusula de rescisão.
Este acordo de cavalheiros já era de conhecimento público, mas ficaram a conhecer-se, agora, todos os detalhes acerca da operação que permitiu manter Viktor Gyokeres no Sporting durante a época 24/25, uma vez que o compromisso entre as duas partes foi fulcral para que o jogador não saísse do Clube no final da época transata.
O jornal Record revela, então, que no final da temporada 23/24, foi oferecida a Viktor Gyokeres a possibilidade de rever o contrato com o Sporting, numa operação onde os leões pretendiam elevar o salário do sueco aos 1,5 milhões de euros anuais líquidos. Mas foi o próprio jogador que recusou os avanços verdes e brancos.
Sendo assim, as duas partes chegaram um entendimento. Não haveria aumento salarial, e Viktor Gyokeres ficaria mais uma época no Sporting, mas os leões facilitariam a sua saída no final da temporada 24/25, por um valor mais baixo em relação à cláusula de rescisão de 100 milhões de euros presente no contrato do sueco.
O acordo permitiu ao Sporting manter uma peça muito importante no plantel verde e branco para o ataque ao bicampeonato, mas também ofereceu a possibilidade a Viktor Gyokeres de crescer por mais um ano, antes de ver a sua saída para um gigante europeu facilitada no final da época desportiva. Relembrar que o Arsenal está, neste momento, na pole para assegurar os serviços do craque no fim do ano.
Contrato do 'camisola 2' do plantel verde e branco termina em junho de 2027 e leões têm tentado renovar a ligação do defesa brasileiro
|
Matheus Reis quer ficar no Sporting. O contrato do 'camisola 2' está para terminar e a renovação mostra-se complicada, apesar de ter sido tentada pela SAD verde e branca. Para já, a saída avizinha-se provável, mas o jogador mostra vontade em continuar em Alvalade.
"É uma marca muito importante. Lembro-me, como se fosse ontem, da minha apresentação e chegada aqui. Não imaginava que chegaria a esta marca em tão pouco tempo. É uma média de 50 jogos por temporada, então são muitos jogos e emoções. Muitas batalhas e títulos, mas há um sentimento de dever cumprido", disse, à Sporting TV.
"Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Matheus garantiu que "cada jogo é único" e sente um "friozinho na barriga" o que "aumenta a pressão". "Sinto-me muito feliz. Tento passar para os mais jovens a grandeza do Clube", admitiu, tentando explicar como "viver o dia a dia, o trabalho, saber entrar para vencer em todos os jogos. Temos uma responsabilidade e pressão boa num Clube como este".
Com contrato até 2026 e a saída a ser muito falada, o 'camisola 2' foi perentório e deu esperança aos adeptos: "Quero deixar uma marca de trabalho, dedicação, de nunca desistir. Mas isto é apenas o começo, tenho fome de mais e quero conquistar cada vez mais. Vamos continuar a construir a nossa história".
"O Sporting respeita as famílias"
"O Sporting é a extensão da nossa família. Em casa tudo é verde. Somos muito felizes aqui e esperamos ficar aqui por muito tempo. Todos que chegam aqui dizem que aqui é diferente. O Sporting respeita as famílias, faz sempre coisas a pensar nas famílias, une-as e pensa nos filhos. Isso leva a esta união que toda a gente vê. É muito mais do que isso. A nossa união é diária, as famílias reúnem-se sempre e isso repercute-se dentro de campo. Mostra toda a nossa força", terminou
Futebolista tinha proposta para prolongar ligação ao Clube de Alvalade, mas recusou e explicou motivos à Direção verde e branca
|
O Sporting tentou renovar contrato com Viktor Gyokeres, para segurar o avançado leonino. No entanto, o ponta de lança internacional pela Suécia acabou por rejeitar a oferta da SAD liderada por Frederico Varandas, chegando a acordo para a saída.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a SAD apresentou ao sueco uma revisão contatual com o Sporting, prevendo um aumento salarial para 1,5 milhões de euros líquidos por ano, mas o 'camisola 9' terá negado a abordagem e explicado os motivos.
Viktor Gyokeres pediu a Frederico Varandas para facilitar uma possível saída, caso os gigantes europeus mostrassem interesse, em detrimento de melhorar as condições contratuais, podendo rumar a um clube das principais ligas por menos do que 100 milhões de euros.
O Arsenal lidera, de momento, a corrida pelo avançado, que, com o acordo de cavalheiros alcançado junto de Frederico Varandas, abdicou de um aumento salarial substancial esta temporada para poder mudar-se para um dos campeonatos mais competitivos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.