
Futebol
Luís Pedro Sousa considera que Sporting entra em "clara vantagem" em 2025/26 e explica porquê
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu frente ao Benfica (3-1, após prolongamento), este domingo, dia 25 de maio, e conquista da Taça de Portugal. Os leões tinham a oportunidade de juntar o Campeonato Nacional à prova rainha e conseguem assim alcançar a dobradinha. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Estádio Nacional do Jamor, o clube da Luz teve um ligeiro ascendente no encontro. Aos 11', Luís Godinho assinalou uma grande penalidade para o Benfica, após braço de Gonçalo Inácio, mas, após revisão do VAR, a jogada foi invalidada por fora de jogo de Álvaro Carreras no início da jogada.
O lance mais perigoso dos primeiros 45 minutos aconteceu aos 20'. Vangelis Pavlidis apareceu em boa posição dentro da grande área e rematou de pé esquerdo, à frente de Rui Silva, mas o guarda-redes fez uma defesa monumental e evitou o tento das águias.
Na segunda parte, o Benfica chegou à vantagem por intermédio de Orkun Kokçu. O médio turco, aos 47 minutos do dérbi eterno, encheu o pé e desenhou um remate ao primeiro poste que terminou dentro da baliza de Rui Silva, que bem se esticou para impedir o golo.
Quando tudo apontava para uma vitória das águias, Renato Sanches cometeu uma grande penalidade aos 90+10' sobre Viktor Gyokeres. O goleador sueco não perdoou e empatou a final aos 90+11, não dando hipóteses a Samuel Soares, levando o encontro para prolongamento. Conrad Harder, aos 99 minutos, correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Francisco Trincão e operou a reviravolta no marcador. Aos 120+1, o internacional português fez uma maldade a António Silva e não falhou na cara do guardião encarnado (3-1).
Com esta vitória – a 37.ª em 55 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges conseguem assim conquistar a dobradinha, que escapava ao Clube de Alvalade desde a temporada de 2001/02. Os leões alcançam a 18.ª conquista na prova rainha.
Golo de Orkun Kokçu (1-0):
Golo de Viktor Gyokeres (1-1):
Golo de Conrad Harder (2-1):
Francisco Trincão (3-1):
Na última jornada da Premier League, Bruno Fernandes fez uma assistência no encontro que terminou com triunfo dos 'red devils' em Old Trafford
|
Ruben Amorim terminou a temporada com uma vitória frente ao Aston Villa (2-0), este domingo, dia 25 de maio. Na última jornada do campeonato inglês, o ex treinador do Sporting venceu a turma de Unai Emery - que jogou a Liga dos Campeões nesta temporada - e regressou aos triunfos quatro jogos depois.
A primeira parte do duelo em Old Trafford ficou marcada pela expulsão por vermelho direto do guarda-redes Emiliano Martínez. O guardião argentino derrubou Rasmus Hojlund já perto do intervalo e o árbitro do encontro não teve dúvidas em expulsar o guarda-redes de 32 anos .
No segundo tempo, e com mais uma unidade que os villains, o Manchester United chegou ao golo por intermédio de Amad Diallo. Ao minuto 76, o costa-marfinense correspondeu da melhor forma ao cruzamento perfeito de Bruno Fernandes e inaugurou o marcador.
Já perto do final do encontro, Christian Eriksen, aos 87 minutos, dilatou a vantagem no marcador depois de converter uma grande penalidade. Com este triunfo, o Manchester United consegue ultrapassar o Wolverhampton e termina a Premier League no 15.º lugar, a pior classificação desde 1973/74.
"Ou ficamos presos no passado, porque esta época fica no passado e lutamos uns contra os outros ou ficamos juntos e vamos em frente"
Ruben Amorim - que foi reconfortado por um ex-leão após derrota na final da Liga Europa - discursou no final do encontro, deixando uma mensagem de otimismo aos adeptos, garantindo que "melhores dias virão": "Sei que estão muito desapontados comigo e com a equipa. Somos muito gratos pelo vosso apoio durante a época e sei que foi muito difícil apoiar-nos em muitos jogos, mas agora temos de fazer uma escolha. Ou ficamos presos no passado, porque esta época fica no passado e lutamos uns contra os outros ou ficamos juntos e vamos em frente", disse o ex-treinador do Sporting.
Jogador que está na lista de reforços do Clube de Alvalade foi uma principais figuras do Campeonato Nacional, com grandes exibições
|
Félix Correia foi a grande figura da temporada do Gil Vicente. O extremo que está na lista de reforços do Sporting, para o mercado de verão, realizou a melhor época da carreira. Com nove golos apontados na Liga Portugal Betclic, o jogador de 24 anos destacou-se por ter marcado aos três grandes do futebol português.
O atleta formado na Academia de Alcochete foi mesmo o melhor marcador do Gil Vicente no campeonato – somou ainda mais um golo na Taça de Portugal -, tendo alcançado o dobro dos remates certeiros da temporada passada. Félix Correia foi também o elemento mais utilizado do plantel, com 37 jogos realizados, num total de 3188 minutos de competição em todas as provas.
O internacional sub-19 português conseguiu marcar a Sporting, Benfica e Porto. Na 32ª jornada do campeonato, Félix Correia marcou o golo do Gil Vicente em Alvalade, num jogo que terminou com a vitória dos leões por 2-1. Antes, o extremo já tinha assinado um remate certeiro no duelo frente ao Benfica, no Estádio da Luz, em setembro, e na receção ao Porto, em janeiro.
De resto, os 10 golos marcados por Félix Correia representam o dobro dos remates certeiros de Pablo Felipe e Kanya Fujimoto (5), as outras principais figuras do ataque do Gil Vicente. O extremo destacou-se também no capítulo das assistências, com quatro passes para golo.
Vale lembrar que o Gil Vicente terminou o campeonato no 13º lugar da tabela classificativa, com 34 pontos. A equipa gilista garantiu a manutenção no principal escalão do futebol português, terminando com sete pontos de vantagem para o lugar de play-off. A formação de Barcelos gilista somou oito vitórias, 10 empates e 16 derrotas, tendo marcado 34 golos e sofrido 47.
Promoção da turma secundária dos verdes e brancos vai permitir que futebolistas do plantel principal joguem com maior regularidade na Segunda Liga
|
A subida da equipa B do Sporting à Segunda Liga vai permitir que vários jogadores da equipa A desçam à turma secundária do Clube de Alvalade mais frequentemente na próxima temporada desportiva de 2025/26, sabe o Leonino, uma vez que se trata de uma competição profissional, ao contrário da Liga 3.
A equipa B do Sporting conseguiu a subida à Liga 2, o segundo escalão do futebol nacional, após uma travessia de sete anos na Liga 3. Os jovens verdes e brancos consumaram uma ascensão muito ambicionada no Clube de Alvalade, que traz um maior nível competitivo.
O facto de uma prova profissional é a grande diferença em relação à Liga 3 e um fator que pode ter várias consequências no plantel da equipa principal. Ao contrário do que acontecia quando a equipa B estava na terceira divisão, vários jogadores do Clube podem agora ser forçados a dar um passo atrás e representar a formação secundária dos leões.
Muitos jogadores têm cláusulas nos seus contratos que os obrigam a jogar em ligas profissionais, caso isso seja requerido, o que significa que, na próxima temporada, existe a possibilidade de vermos alguns jogadores do Sporting dar um passo atrás e representarem a equipa B.
Esta medida não é inédita. Tanto no Sporting, como noutros emblemas, já aconteceu com jogadores afastados do grupo, ou a voltarem de lesão, serem relegados à equipa B de forma a ganhar ritmo competitivo - Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Shikabala, Jefferson, Fito Rinaudo ou Islam Slimani que, com uma idade já avançada, foram 'dar uma perninha' à turma secundária na altura em que a equipa estava na Segunda Liga. Esse cenário volta, agora, a ser uma realidade possível no Clube de Alvalade