
Futebol
Porto revolta-se com Sporting e Benfica: "Incapazes de cultivar princípios elementares..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Conrad Harder tem estado em grande forma e agora é notícia por bater os números de Pedro Gonçalves e de Bruno Fernandes. Em causa está uma marca alcançada entre a faixa etária de sub-23, embora ainda tenha somente 19 anos, tendo uma média de golo ou uma assistência a cada 83 minutos, superando a média de 102 minutos de Pedro Gonçalves e de 138 dos dois internacionais portugueses, quando tinham ambos menos de 23 anos.
As exibições do camisola 19 tem chamado a atenção e arrancou inclusive as seguintes palavras de Rui Borges " É um miúdo com potencial, tem 19 e às vezes parece tem 15", realçando ainda alguma maturidade do jovem dinamarquês que chegou ao Sporting no final do último mercado de verão.
As recentes exibições de Harder a juntar às inúmeras lesões no plantel leonino podem fazer com que comece a alinhar de início no xadrez de Rui Borges, mesmo com Viktor Gyokeres disponível, fazendo companhia no ataque ao internacional sueco. "São dois jogadores que dão velocidade e potência, dão muita força à ataque de ataque".
O jovem avançado nórdico chegou ao Sporting proveniente Nordsjaelland, a troco de 19 milhões de euros, no final do mercado de verão, sendo uma das contratações mais caras da história do Clube de Alvalade. Até ao momento a sua melhor exibição foi em Braga, na despedida de Ruben Amorim, em que o jovem marcou dois golos, após saltar do banco, dando a vitória (4-2) aos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Conrad Harder – avaliado em 18 milhões de euros – leva 31 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 1.251 minutos em que foi utilizado, o avançado marcou 10 golos e fez cinco assistências.
Confira este golo de Conrad Harder frente ao Amarante FC na Taça de Portugal:
Conhecido adepto do emblema verde e branco mostra-se muito desagradado com os mais recentes acontecimentos nos jogos dos adversários e não só
|
Manuel Moura dos Santos não tem dúvidas que as más arbitragens da Liga Portugal Betclic têm prejudicado a equipa do Sporting. Em entrevista em Exclusivo ao nosso Jornal, o conhecido adepto do Clube de Alvalade critica o golo validado ao Porto frente ao Farense e diz que Morten Hjulmand não deveria ter sido expulso no último encontro.
"Arbitragens más. A lance do Hjulmand aquilo é normal. Não vejo razão nenhuma para ele levar segundo cartão amarelo". No entanto, em relação ao penálti que foi assinalado no final da primeira parte do Sporting - Arouca, originou o segundo golo da turma orientada por Vasco Seabra, reconhece a infração: "De facto existe não há nada a dizer, mas o lance do Hjulmand não se compreende", deixando nota do seu desagrado.
Manuel Moura dos Santos continuou o seu ataque às arbitragens da última jornada do principal campeonato do futebol português: "A validação do golo do Porto é absurda porque há uma falta e portanto os critérios dos árbitros mudam conforme pelos vistos, é os interesses instalados e aquilo que está a ser feito para tirar o Sporting do primeiro lugar". Deixando claro a sua opinião sobre os erros de arbitragem que acredita que ocorreram na última jornada.
O crítico musical abordou ainda polémica em torno da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do Porto e a não reação da Direção do Sporting. " Institucionalmente acho que a Direção do Sporting deveria ter falado com a direção do Porto, porque é um ex presidente do Porto", disse.
Por último referiu ainda o seu ponto de vista em relação à ausência de qualquer elemento associado ao Sporting nas cerimónias de Pinto da Costa ."Pessoalmente não havia relação e portanto não vejo razão nenhuma para os dirigentes do Sporting estarem presente no funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa. Institucionalmente não teria ficado mal uma mensagem, estamos a falar de um ex presidente", completou.
Foi um dos jogadores que sempre se destacou nas camadas de formação do clube verde e branco, e parece, agora, perto de voltar a ter uma oportunidade
|
Não é só o Sporting que tem sofrido com lesões e jogadores castigados. O Farense, que na última jornada jogou com o Porto, viu Zé Carlos, médio dos algarvios, ser expulso depois de uma entrada muito dura sobre um jogador azul e branco. Como tal, abriu-se uma vaga no meio campo do conjunto de Faro.
Na primeira linha para assumir esse lugar de Zé Carlos, e para dar um passo em frente em relação às responsabilidades na equipa está... Samuel Justo, médio que o Sporting emprestou ao Farense para rodar, ganhar minutos e crescer como jogador.
Samuel Justo, jovem médio que faz parte dos quadros dos verdes e brancos, passou a época passada emprestado ao Casa Pia. Na altura, somou um total de 25 partidas, nas quais assinou um golo e uma assistência. Voltou a Alvalade no verão, mas não encontrou espaço na equipa principal e esteve a jogar na equipa B, onde fez 16 jogos. Foi, depois, emprestado ao Farense para competir na Liga Portugal Betclic.
Só fez, ainda, um jogo, mas a ausência de Zé Carlos pode abrir a porta ao jovem leão para assumir a titularidade no conjunto do Algarve, e ganhar espaço dentro do plantel do Farense - uma vez que, para além da suspensão, o jogador também se terá aleijado no ombro.
De resto, o Farense pode formar, na próxima jornada, uma dupla de meio campo 100% made in Sporting, uma vez que o titular ao lado de Zé Carlos tem sido Miguel Menino, jogador das camadas de formação de Alvalade, que chegou a ser campeão nacional com Ruben Amorim, antes de rumar até ao sul do país para continuar a carreira desportiva.
Diretor do jornal 'Record' tece palavras duras na direção de pilar do emblema verde e branco a propósito do recente momento vivido pelos leões
|
Bernardo Ribeiro voltou a fazer duras críticas na direção de Rui Borges, treinador do Sporting. O diretor do jornal 'Record' diz não perceber o porquê de o técnico do Clube de Alvalade apostar no sistema de 3x4x3 frente ao Dortmund, numa altura em que o xadrez tático apresentado nos últimos jogos também não tem surtido os efeitos esperados e fala mesmo em "semipânico" instalado nos leões.
"É um atirar de toalha ao chão total da parte de Rui Borges, que eu entendo, tendo em conta as lesões e o resultado da primeira mão. Curiosamente recorrendo ao melhor sistema de jogo para o plantel que tem, o que não deixa de ser engraçado, porque, na verdade, entendo que Rui Borges ajudou, ao recorrer a um sistema diferente, a não tirar o melhor rendimento do plantel do Sporting. Acho curioso numa altura em que precisa de reequilibrar forças, recorra ao sistema que não tem utilizado e que potencia os centrais e os alas que tem", começou por dizer, em aparente crítica.
Prosseguiu, falando na onda de lesões que afeta a equipa: "O Sporting tem tido momentos em que tem sido uma manta de retalhos. É uma equipa difícil de entender: quais são as opções neste momento? Acredito que os jogadores estão bem mais familiarizados com o sistema com que vão jogar em Dortmund, do que no que têm jogado com Rui Borges. Mas há aqui coisas evidentes: as lesões tem retirado muitas opções, o que não invalida o que eu digo sobre o sistema e algumas das opções", continuou Bernardo Ribeiro.
Falou, depois, do momento atual do Clube: "Neste momento, penso que a ideia de Rui Borges é salvar, o Sporting esta numa altura de contenção de danos e tentar não perder a vantagem no campeonato. Está instalado um semipânico. Houve vitorias difíceis, e este jogo do Arouca vem mostrar mais isso, ajudado por alguns fatores como aquela combinação Saint Juste e Rui Silva, que é algo que não se vê todos os dias", atirou o jornalista português.
Concluiu, falando em "descontrolo emocional" de Morten Hjulmand: "É preciso haver ideia de jogo e saber o que é preciso fazer. Não é as intensidades... O Hjulmand foi tão intenso que resolveu virar aquele camarada dentro da área. Parece-me que o descontrolo emocional é evidente, porque a equipa foi mascarando com alguns resultados, e depois com o Arouca já não deu. E não deu por culpa própria, o Sporting cometeu vários erros nesse jogo que se pagam caro", rematou Bernardo Ribeiro - que também apontou o dedo a Frederico Varandas.
Porto revolta-se com Sporting e Benfica: "Incapazes de cultivar princípios elementares..."
Futebol na TV (19 de fevereiro): Há Dortmund - Sporting e uma final antecipada na Champions
Gustavo Sá longe do Sporting; Vencedor de três Champions na corrida pelo médio do Famalicão