
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United, onde atua o antigo capitão do Sporting Bruno Fernandes, vive um momento complicado, com Erik ten Hag sob forte pressão devido ao pior início de sempre dos 'red devils' na Premier League. Para minimizar as distrações, o treinador neerlandês encontrou uma solução inusitada. De acordo com a imprensa inglesa, o treinador de 54 anos solicitou a construção de um muro no centro de treinos de Carrington, para impedir que as sessões de treino sejam observadas por pessoas de fora.
O muro, que foi erguido há cerca de duas semanas a pedido do técnico, tem como objetivo proteger a privacidade da equipa e dos seus trabalhos táticos. No Manchester United joga Bruno Fernandes, médio português de 30 anos que já atuou no Sporting, e a privacidade dos treinos é vista como essencial para evitar fugas de informação.
No entanto, o custo da obra, superior a 238 mil euros, gerou descontentamento entre os funcionários do clube. O Manchester United, que já adotou medidas drásticas de redução de custos, incluindo o despedimento de 250 trabalhadores, enfrenta críticas internas pelo elevado investimento nesta altura delicada.
A notícia da construção do muro surgiu no mesmo período em que o CEO do clube, Jim Ratcliffe, fez uma visita à equipa, na segunda-feira. Ratcliffe também participou numa reunião do conselho de administração na terça-feira, alimentando especulações sobre as mudanças no clube.
Bruno Fernandes, recorde-se, saiu do Clube de Alvalade – onde chegou na temporada 2017/2018, proveniente de um acordo com os italianos da Sampdoria, por cerca de 9,7 milhões de euros – duas épocas e meia após a sua chegada e rumou ao Manchester United, a troco de 60 milhões de euros, onde atua desde então. Com a Listada verde e branca realizou 137 encontros, marcou 63 golos, fez 47 assistências e conquistou uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, Clube de Alvalade procura colocação para futebolista que não entra nas contas de Rui Borges
|
Sotiris Alexandropoulos vai regressar ao Sporting, porém não entra nos planos do Clube leonino para a próxima temporada. O Standard Liège decidiu não exercer a cláusula de opção de compra de 3 milhões de euros, mas há um clube alemão interessado no jogador: o Fortuna Dusseldorf.
Neste momento, o emblema verde e branco prioriza uma venda definitiva do passe do médio grego, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado dia 28 de maio, procurando recuperar parte do investimento feito de cerca de 4,5 milhões de euros.
O emblema germânico está a construir um plantel que lhe permita lutar pelo acesso à Bundesliga em 2025/26 e vê no internacional grego o perfil certo para entrar no seu projeto. Em cima da mesa está uma proposta de empréstimo por uma época com uma cláusula de opção que poderá ser exercida no final da época, segundo o jornal Record.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, o Sporting quer convencer o Fortuna Dusseldorf a avançar para a compra do jogadr no próximo defeso, cenário que ainda se mantém em aberto. O jogador chegou a Alvalade rotulado de grande promessa do futebol helénico, mas nunca convenceu em pleno no Sporting.
Na Bélgica, o médio contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.
Jogador foi apontado como possível reforço do Clube de Alvalade, mas nome do atleta não consta da lista de alvos dos verdes e brancos
|
O Sporting não tem qualquer interesse na contratação de Mattia Zanotti, lateral-direito do Lugano. Embora o internacional sub-21 por Itália tenha sido associado aos leões, Frederico Varandas não vai negociar o passe do futebolista formado no Inter de Milão.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, as notícias que ligam Mattia Zanotti a uma mudança para o Sporting não correspondem à realidade vivida em Alvalade. O jogador de 22 anos não entra nos planos de Rui Borges para a próxima temporada.
O técnico procura um novo homem para o corredor direito, capaz de desempenhar a posição num esquema de três e quatro defesas. Para já, o alvo prioritário do Sporting é Georgios Vagiannidis, que até já terá tudo acordado com a SAD de Frederico Varandas.
No entanto, à semelhança da transferência de Fotis Ioannidis para Alvalade - que acabou por falhar - o Panathinaikos não facilita a vida ao Sporting. Ainda assim, os leões estão confiantes, uma vez que os gregos atravessam problemas financeiros.
Em 2024/25, com a camisola do Lugano, Mattia Zanotti - avaliado em 13 milhões de euros - disputou um total de 41 jogos. Durante os 3.442 em que esteve dentro das quatro linhas, o jovem italiano apontou dois golos e assistiu os companheiros de equipa em nove ocasiões.
Dirigente espanhol abordou recentemente acordo com os verdes e brancos e negociações terão avançado bastante nos últimos tempos
|
José Maria Gallego, presidente da SAD do Amora, revelou recentemente que o emblema do Seixal e o Sporting estavam perto de chegar a acordo por Geny Catamo. Ao que tudo indica, o processo teve um grande avanço e os leões vão resgatar os restantes 75% do passe do ala.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, há um entendimento entre ambas as partes e o Sporting irá desembolsar 4 milhões de euros por Geny Catamo, o que corresponde a cerca de 6,67% da cláusula de rescisão, menos 93,33% que os 60M totais.
Desta forma, aquando da conclusão do negócio, o Sporting ficará detentor da totalidade do passe de Geny Catamo, podendo negociar livremente a saída do ala - muito cobiçado no estrangeiro. No entanto, o desejo da SAD verde e branca é renovar o contrato do 'camisola 21' de Rui Borges.
A ligação do internacional moçambicano ao Sporting é válida até junho de 2028, mas existe a hipótese de estender esse período. Certo é que Geny Catamo receberá um aumento salarial substantivo, uma vez que é dos mais mal pagos do plantel, o que não corresponde à sua influência na equipa.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – foi utilizado em 48 encontros: 30 no campeonato, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça . No total, durante os 3.077 minutos disputados, o 'camisola 21' marcou sete golos e fez três assistências.