Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
14 Mai 2020 | 12:13 |
Em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, Miguel Afonso, membro do Conselho Diretivo do Sporting CP, abordou o momento atual do clube, falou das modalidades e previu o regresso forte dos leões. Devido ao surto da pandemia, que obrigou à suspensão de todos os eventos desportivos, Miguel Afonso disse que o mais difícil tem sido estar longe de “casa”: “O maior problema têm sido mesmo as saudades de estar na casa das nossas modalidades (Pavilhão João Rocha), perto das equipas, com os nossos leões”.
O membro da direção leonina com o pelouro das modalidades revelou que tem estado sempre em contacto com os atletas e as equipas e que o momento de tensão só serve para unir mais a nação Sportinguista. Quanto à época que teve um final antecipado: “O balanço é muito positivo. Estávamos em boa posição na luta pelos títulos nacionais das cinco modalidades de pavilhão e dependíamos apenas de nós em todas elas. Tenho dúvidas de que mais algum Clube possa dizer o mesmo”, frisou Miguel Afonso.
Os leões estavam, até à paragem dos campeonatos, encontravam-se em todas as frentes nas diferentes modalidades de pavilhão, sendo que a interrupção forçada prejudicou muito o Clube leonino. Na entrevista ao Jornal Sporting, o membro da direção verde e branca afirmou sem medos que “desde o dia em que os campeonatos pararam, o Sporting CP foi claramente o Clube que mais lutou, desde logo junto das diferentes federações, para que os campeonatos fossem disputados até ao limite das possibilidades”, afirmou.
Relativamente à próxima temporada, Miguel afirmou que efetivamente vai haver um corte nas modalidades (LER AQUI): “É inevitável uma reestruturação dos orçamentos perante o impacto da realidade que vivemos”. Tal como no futebol, a estratégia do Clube para a próxima temporada das modalidades passa também pela aposta na formação: “Temos, na formação, de criar condições e infraestruturas para transmitir a verdadeira cultura Sporting”.
Contudo, Miguel Afonso revelou que a aposta nos jovens não pode ser pontual, mas sim que faz parte do código genético do Sporting CP. “Por aqui, pela formação, passa naturalmente a sustentabilidade do Clube. Nenhuma dúvida quanto a isso”.
Por fim, abordou o Basquetebol. A modalidade regressou ao Pavilhão esta época e o Sporting CP estava até então na liderança do campeonato. “Tínhamos tudo para chegar ao título nacional e fazer história”, concluiu Miguel Afonso, deixando o alerta de que o sonho não caiu este ano e que apenas foi adiado para maio de 2021.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Formação verde e branca disputou a sexta jornada da prova europeia nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no seu reduto
05 Fev 2026 | 20:16 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu a Oliveirense, por 5-1, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa, Henrique Magalhães, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Nolito Romero foram os autores dos golos dos leões.
A partida começou com oportunidades para ambos os lados, no entanto, foram mesmo os leões que acabaram por abrir o marcador, pelo stick de Rafael Bessa (6’). Ainda antes do intervalo, Henrique Magalhães aumentou a vantagem para a turma de Alvalade (20’).
No regresso dos balneários, o Sporting voltou mais forte e Danilo Rampulla fez o 3-0 à passagem pelo minuto 33. Xano Edo continuou imparável entre os postes, mas a Oliveirense acabou por reduzir aos 45’. Ainda assim, Roc Pujadas restabeleceu a vantagem logo de seguida (46’) e ainda houve tempo para Nolito deixar a sua marca (49’).
Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam dez pontos e estão no segundo lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 15, mas menos um jogo. Já o Liceo é terceiro classificado com sete pontos e também menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, frente ao CD Póvoa. O encontro diante da turma orientada por Vítor Silva, a contar para 15.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Seleção Nacional venceu a França, por 4-1, e prepara-se para enfrentar a Espanha no duelo mais aguardado da competição de países
05 Fev 2026 | 11:29 |
Portugal garantiu a presença na final do Campeonato da Europa de futsal ao vencer a França por 4-1, na última quarta-feira, nas meias-finais da competição, como muito Sporting à mistura. A Seleção Nacional, bicampeã europeia, mantém assim a defesa do título e vai medir forças com a Espanha no encontro decisivo.
Os irmãos Paçó tiveram papel determinante no triunfo português. Bernardo destacou-se com várias intervenções importantes na baliza, enquanto o gémeo e companheiro de equipa em Alvalade esteve envolvido nos três primeiros golos da equipa das Quinas, com um golo e duas assistências.
Apesar da superioridade portuguesa, foi a França a inaugurar o marcador. Aos cinco minutos, Touré fez o 1-0, num lance em que Bernardo Paçó não conseguiu evitar o golo. A partir desse momento, o guarda-redes do Sporting respondeu com várias defesas de elevado nível.
Portugal chegou ao empate através de lances de bola parada do...Sporting. Aos 17 e 18 minutos, Diogo Santos - que já havia sido preponderante na prova - e Tomás Paçó marcaram na sequência de cantos semelhantes. No primeiro, o fixo assistiu o colega dos leões para o 1-1 e, logo de seguida, apontou o 2-1.
Na segunda parte, aos 28 minutos, uma jogada coletiva resultou no terceiro golo português, com Tomás Paçó a servir Erick Mendonça. O resultado final foi fixado num lance invulgar, já na primeira situação de cinco para quatro da equipa francesa, quando Bernardo Paçó rematou de primeira ao poste da baliza adversária, com a bola a embater em Gueddoura antes de entrar.
Portugal conquistou os títulos europeus de 2018 e 2022, além do Campeonato do Mundo em 2021, sob o comando de Jorge Braz. Na final, a Seleção Nacional defronta a Espanha, com partida marcada para o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, pelas 18h30.