Futebol
Extremo a caminho? Com Rui Borges aflito, Sporting tem nova 'urgência'
12 Dez 2025 | 07:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Abr 2023 | 16:55 |
A ‘Football Benchmark’ lançou os dados dos treinadores que mais dinheiro geraram com transferências desde a temporada de 2000/01. No top 10 temos três portugueses: José Mourinho e dois antigos treinadores do Sporting… Leonardo Jardim e Jorge Jesus.
No topo deste ranking está Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid. O espanhol gerou um total de 1.050 mil milhões de euros, tendo vendido um total de 90 jogadores. No processo, o técnico passou por seis clubes e venceu oito títulos.
Leonardo Jardim está no segundo lugar do pódio. O português gerou 998,92 milhões de euros, com a venda de 65 jogadores. Neste espaço de tempo, o técnico treinou sete clubes e venceu seis títulos.
Na terceira e quarta posição encontram-se Pep Guardiola (863,11 milhões) e Massimiliano Allegri (862,13).
Em quinto, temos o “Special One”. Desde 2001, gerou 860,52 milhões de euros em transferências, com a venda de 112 jogadores. Neste período o técnico passou por nove clubes e venceu 26 troféus.
Apenas Carlo Ancelotti (846,39) separa Mourinho de Jorge Jesus. O antigo treinador dos leões fez 762,99 milhões de euros, com a venda de 129 atletas. Neste tempo, o treinador comandou seis clubes diferentes e conquistou 17 troféus.
O resto do top 10 fecha-se com nomes como Ronald Koeman (747,72), Gasperini (741,49) e Rafa Benítez (721,05). Fora desta lista, mas ainda dentro do top 15, temos nomes como Jürgen Klopp (654,20) Thomas Tuchel (640,09), Unai Emery (636,33), Antonio Conte (629,60) e Arsène Wenger (621,66).
Leonardo Jardim orientou os leões em 2013/14, e atingiu o segundo posto do Campeonato Nacional, depois de o Clube ter ficado em sétimo na época anterior, a pior classificação da história. Pelo Clube de Alvalade, o técnico somou 23 vitórias, oito empates e quatro derrotas em 35 jogos.
JJ esteve ao serviço do Sporting de 2015 a 2018, onde conquistou uma Taça de Portugal (2015/16) e uma Taça da Liga (2017/18).
Confira o estudo:
https://twitter.com/Football_BM/status/1651481270755692544
'Camisola 25' assinou, na última quinta-feira, um novo contrato com o Clube de Alvalade, que prolongou a sua ligação aos leões até 2030
12 Dez 2025 | 11:14 |
O Sporting divulgou um vídeo com um interessante desafio de respostas rápidas com Gonçalo Inácio, logo após o anúncio de renovação com o internacional português, que foi comunicado na última quinta-feira, dia 11 de dezembro, garantindo o jogador 'seguro' em Alvalade até 2030.
Nas suas respostas, o defesa dos verdes e brancos apontou rapidamente Cristiano Ronaldo como seu ídolo de infância, além de ter considerado Nuno Mendes, ex jogador do Sporting, como o melhor jogador da atualidade. Fora isso, Inácio ainda foi questionado sobre o momento mais marcante de leão ao peito.
Em resposta, o internacional português elegeu a partida diante do Boavista em 2020/21, que o Sporting acabou por vencer por 1-0, com golo de Paulinho. Esta vitória acabou por fazer com que os leões se sagrassem campeões nacionais ao fim de 19 anos de jejum.
Gonçalo Inácio renovou com o Sporting até 2030, mantendo a sua cláusula de rescisão nos 60 milhões de euros - algo que a Direção leonina tentou combater. Esta extensão de vínculo acontece a poucas semanas da reabertura do mercado de transferências, onde o 'camisola 25' é bastante cobiçado.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 1.710 minutos em 19 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Confira o vídeo:
Verdes e brancos empataram com os encarnados na 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, mas alguns incidentes do encontro ainda dão que falar
12 Dez 2025 | 09:01 |
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), anunciou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, os castigos aplicados a Benfica e Sporting na sequência dos incidentes ocorridos durante o dérbi da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou empatado a uma bola.
Os encarnados foram os mais penalizados, com multas que rondam os 45 mil euros, enquanto o Sporting terá de pagar cerca de 13 mil euros. Entre as infrações apontadas pelo CD estão atrasos no início e no reinício da partida, presença de elementos não inscritos na ficha de jogo (como Bruno Sá e Mário Branco), arremesso de artefactos pirotécnicos e o lançamento de duas garrafas de plástico com líquido que atingiram Maxi Araújo sem causar ferimentos.
No total, o Benfica recebeu uma conta de 44.978 euros, sendo que apenas o comportamento do público representou 41.435 euros. O relatório do CD menciona ainda que adeptos do Benfica lançaram duas pedras em direção ao banco do Sporting, sem atingir ninguém e sem interromper o jogo.
Por seu turno, o Sporting foi multado sobretudo por atrasos no início e reinício do jogo e pelo comportamento incorreto dos seus adeptos, com base nos cânticos na segunda parte, totalizando 12.571 euros. Descontando as multas individuais dos jogadores, a conduta do público leonino representou 10.453 euros.
Com o empate na última ronda do Campeonato frente ao Benfica, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto. Já os encarnados seguem na terceira posição com 29 pontos.
Jogador da formação do Sporting foi novamente titular na equipa orientada por Paulo Fonseca e continua a ser um dos destaques
12 Dez 2025 | 08:34 |
O Lyon orientado por Paulo Fonseca voltou, na última quinta-feira, 11 de dezembro, a reforçar o estatuto de candidato sério ao triunfo na Liga Europa, ao somar nova vitória na fase de liga. A formação francesa bateu o Go Ahead Eagles por 2-1, em casa, na partida referente à sexta jornada.
Afonso Moreira, antigo jogador do Sporting, abriu caminho para a festa no Parc Olympique Lyonnais logo aos três minutos. O internacional sub-21 português surgiu na área para finalizar um passe de Tyler Morton e inaugurar o marcador. No entanto, a vantagem durou pouco: apenas três minutos depois, Milan Smit repôs o empate para os neerlandeses.
A equipa de Paulo Fonseca reagiu de imediato e, à passagem pelo minuto onze, Pavel Sulc voltou a colocar o Lyon na frente. O encontro começou com o ritmo elevado, com três golos num espaço de menos de quinze minutos. Apesar das oportunidades criadas ao longo do jogo, o resultado manteve-se inalterado até ao final. O Go Ahead Eagles sai derrotado e será o último adversário do Braga nesta fase da competição.
No que toca a Afonso Moreira, o jogador formado no Sporting parece finalmente ter encontrado o seu lugar na turma orientada por Paulo Fonseca. O internacional jovem por Portugal marcou o segundo golo na competição, o quarto na temporada com a camisola do Lyon.
Vale a pena recordar que Afonso Moreira se sagrou bicampeão nacional pelo Sporting e participou na conquista da última edição da Taça de Portugal. Na época passada foi opção em três encontros oficiais, mas sempre na condição de suplente utilizado. Saiu no verão rumo a França por 2 milhões de euros.
Confira o golo: