
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Out 2024 | 14:21 |
Rui Dias, comentou a vitória do Sporting sobre o Famalicão por 3-0, que manteve o registo 100% vitorioso nas primeiras nove jornadas do campeonato. Sob a liderança de Rúben Amorim, os leões têm apresentado um ataque feroz, tendo marcado 30 golos até ao momento, algo que não acontecia desde 1973. Importa ressaltar que, após sofrer dois golos nas duas primeiras jornadas, a defesa verde e branca fechou-se e não mais encaixou qualquer tento.
"O jogo de Famalicão representa mais do mesmo do que tem sucedido ao longo da época. A história da manifestação de superioridade Sportinguista foi um pouco diferente, menos linear, mas o resultado e a sensação final apontam no mesmo sentido: superioridade absoluta e vitória normal, por números claros que podiam ter sido ainda mais expressivos", disse, ao jornal Record.
No que diz respeito à abordagem do jogo, Rui Dias esclarece que “assentou nos mesmos pressupostos de sempre: posse, movimento, ocupação do espaço e procura da baliza. A equipa entrou confiante, intensa e com dinâmica; fez um golo, anulado por fora-de-jogo, e a partir esvaziou um pouco a acutilância global".
"A equipa dedicou-se inteiramente à tarefa defensiva e revelou elevada eficácia na intervenção. Mas para consegui-lo viu-se na obrigação de recuar muito, razão pela qual não encontrou a fórmula para pôr em perigo o último reduto leonino", garantiu, sobre o Famalicão.
"O Sporting manteve a posse da bola, embora se tenha tornado menos intenso, abrindo a porta à reação adversária. A questão foi, depois do intervalo, ter reencontrado o caminho e manietado por completo o opositor. A máquina chegou a ter alguns grãos de areia, é verdade, mas a equipa triturou-os todos. Sem apelo nem agravo", concluiu Rui Dias.
Internacional pela seleção grega foi contratado pelos leões ao Panathinaikos e já era cobiçado pela estrutura verde e branca há vários meses
05 Set 2025 | 08:43 |
Zeca Rodrigues acredita que Georgios Vagiannidis precisa de "começar um ou dois jogos a titular" para a afirmação total no Sporting. O médio crê no sucesso do antigo companheiro de equipa, admitindo que o novo 'camisola 13' dos leões poderá ter sucesso em Alvalade.
"É um lateral muito ofensivo, com grande qualidade técnica. Vai para um ambiente novo, precisa de algum tempo, mas também foi grande aquisição e vai dar muitas alegrias", disse o médio, ao jornal O Jogo, deixando também o seu parecer sobre Fotis Ioannidis.
Para Zeca, Vagiannidis "precisa de alguma adaptação", que chegará com a saída de Iván Fresneda do onze inicial de Rui Borges: "Começar um ou dois jogos a titular para ganhar confiança e mostrar o seu valor, no futuro vai ser ainda melhor", admitiu.
Vale recordar que Zeca já tinha deixado grandes elogios a Vagiannidis, ainda antes de o lateral ter sido contratado pelo Sporting. Uma vez que jogaram juntos no Panathinaikos, o luso-helénico é muito conhecedor das características do defesa leonino.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - participou em três partidas. O lateral dos verdes e brancos foi suplente utilizado em todos os encontros que disputou, somando 98 minutos e uma assistência.
Experiente médio acredita que técnico dos verdes e brancos tem grande jogador para lapidar esta temporada e deixa elogios ao futebolista
05 Set 2025 | 08:11 |
Zeca Rodrigues - à semelhança de Laszlo Boloni - acredita que Fotis Ioannidis "precisa de algum tempo, mas vai ser bem-sucedido" no Sporting. O médio luso-helénico foi companheiro de equipa do grego no Panathinaikos e destaca a capacidade de o novo avançado de Rui Borges poder jogar em várias posições.
Zeca: "Ioannidis vai enquadrar-se muito bem no sistema do Sporting"
“É um jogador técnico, rápido, que gosta de se associar com os colegas. E tanto procura a bola na profundidade como no pé. A técnica, a força e a velocidade são as suas principais características e, por isso, vai enquadrar-se muito bem no sistema do Sporting”, começou por dizer, ao jornal O Jogo.
O médio acredita que Ioannidis e Harder "são avançados muito diferentes", estabelecendo a comparação entre ambos: "O Harder é um jogador mais na base da força, de tentar sempre finalizar as jogadas, mesmo com remates de fora da área, não é tão associativo como o Ioannidis, essa é a grande diferença entre eles”.
Zeca: "Ioannidis pode ser utilizado noutra posição que não a de ponta-de-lança"
“(Ioannidis) Pode ser utilizado noutra posição que não a de ponta-de-lança, mais descaído para a esquerda no flanco, como um falso nove. Consegue associar-se, é muito inteligente e tem muita qualidade”, admitiu Zeca, garantindo que Rui Borges poderá ter várias opções com o grego.
O rendimento do avançado não foi o melhor na última temporada, mas Zeca compreende a queda de forma: “No ano passado começou a época lesionado num ombro, perdeu a pré-época. As coisas também não corriam muito bem à equipa e os resultados só melhoraram com a entrada do Rui Vitória. As coisas não correram como ele desejava, queria muito ser campeão no Panathinaikos, penso que houve vários fatores a contribuir para uma temporada menos boa a nível pessoal".
Médio japonês e ala uruguaio são dos jogadores de maior confiança de Rui Borges, técnico verde e branco, que recebeu boas notícias
05 Set 2025 | 08:01 |
Hidemasa Morita e Maxi Araújo estão recuperados de lesão e podem ser opção no embate diante do Famalicão. Os dois jogadores receberam luz-verde do departamento médico do Sporting e, ao que tudo indica, farão parte da lista de convocados de Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a dupla ainda cumpre trabalho específico. Morita falhou o Clássico com o Porto por problemas musculares e Maxi está fora desde o primeiro jogo oficial da temporada, diante do Benfica, na Supertaça.
Contudo, a mesma fonte garante que, apesar de ainda terem treino específico, tanto Morita como Maxi integrarão o lote de convocados de Rui Borges. Em contrapartida, Ousmane Diomande irá continuar afastado das opções do treinador do Sporting.
O defesa-central da Costa do Marfim está numa fase mais atrasada da recuperação e a deslocação a Famalicão é vista como uma das mais exigentes da Liga Portugal Betclic, pelo que os responsáveis do Sporting não vão forçar a utilização do 'camisola 26'.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no próximo dia 13 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro, a contar para a quinta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Hugo Oliveira, jogar-se-á no Minho, com pontapé de saída agendado para as 20h30.