Modalidades
Sporting dá espetáculo contra o Porto (3-0) e impõe primeira derrota ao rival
18 Jan 2026 | 16:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Voleibol
29 Fev 2020 | 16:47 |
Num Pavilhão João Rocha com pouco mais de 100 pessoas nas bancadas no início do jogo – os números oficiais foram de 250 adeptos –, a equipa de Gersinho somou mais três pontos ao bater a equipa do AA São Mamede por 3-1.
O primeiro set esteve empatado até ao 2-2, altura em que a equipa de São Mamede de Infesta conseguiu disparar para 2-5. Os leões de Gersinho não tremeram e rapidamente deram a volta, com cinco pontos seguidos até ao 7-5, o que obrigou Nuno Coelho a parar o jogo. A pausa de pouco serviu e os leões conseguiram subir a vantagem para três pontos: 9-6. Dos seis pontos cedidos, três foram por serviços para fora.
Dinis Alves, o melhor marcador do campeonato, saiu do jogo por lesão num pulso e isto pareceu unir a equipa da zona de Matosinhos, que conseguiu recuperar a desvantagem para 13-12. Com o aproximar no marcador a equipa reagiu e construiu uma vantagem de quatro pontos (17-13), com Nuno Santos a parar novamente o jogo. A pausa não surtiu efeito e a vantagem aumentou para cinco aos 19-14, tendo-se mantido até perto do fim, altura em que os leões conseguiram fechar o set por 25-18.
O segundo set começou com a equipa forasteira a ter novamente uma vantagem de três pontos cedo (1-4). Os leões reagiram e deram a volta ao marcador, com 5-4, mas os nortenhos também souberam reagir e voltaram a criar a vantagem de três pontos aos 7-10. A vantagem foi-se mantendo sempre nos três pontos de diferença, com muitos serviços falhados de parte a parte. A equipa do São Mamede ainda aumentou a vantagem para quatro pontos (13-17), mas os leões foram conseguindo recuperar até ao empate a 20 que se transformou em vantagem ao 21-20 com um bloco de Renan Purificação. Nuno Coelho voltou a parar o jogo e fez efeito, com o marcador a virar para 21-23. Os leões ainda conseguiram evitar o primeiro set-point com um remate de Rodrigo Pernambuco, mas acabaram mesmo por perder o set por 23-25. Estava feito o empate a 1.
A equipa de Gersinho começou bem o terceiro set e conseguiu uma vantagem de três pontos ao 4-1. Os leões conseguiram aumentar a vantagem para 8-3 e Nuno Coelho parou o jogo, o que desconcentrou Rodrigo Pernambuco no serviço, que fez falta. No entanto, a paragem não surtiu efeito e a vantagem aumentou para 10-4. Os leões foram deixando que o São Mamede se aproximasse no marcador e a diferença chegou a ser de dois pontos aos 21-19, mas dois pontos seguidos fizeram o Sporting ficar muito próximo do triunfo e nem nova pausa de Nuno Coelho fez com que o sentido de jogo mudasse, com o resultado final a ser 25-21. Os leões estavam novamente na frente do marcador e a um set de fechar o jogo.
O quarto set começou com ponto cá, ponto lá, com muitos serviços falhados de parte a parte novamente, até ao 7 igual, altura em que os leões conseguiram criar uma vantagem de três pontos com Renan Purificação no serviço. O empate voltou ao marcador aos 15-15 e Gersinho parou o jogo. A pausa fez bem e os leões assumiram o comando com uma vantagem que foi até ao 19-16, mas os forasteiros reagiram e voltaram a estar a um ponto aos 20-19. Aí foi a vez da equipa de Gersinho voltar a mostrar as garras e voltam a por a vantagem de três pontos e que conseguiram alargar até ao 25-21 final.
A pensar no jogo europeu da próxima quinta feira Gersinho não utilizou os dois jogadores mais velhos da equipa, Miguel Maia e Angel Dennis. Curiosamente os dois mais novos também não jogaram: Lourenço Martins e André Sapina.
Num duelo disputado no reduto da turma contrária, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
28 Jan 2026 | 18:31 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Warta Zawiercie, por 3-0, esta quarta-feira, dia 28 de janeiro, em jogo da quarta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, continua sem pontuar na prova, após uma série de cinco jogos a vencer.
Num duelo disputado na Arena Sosnowiec, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-21). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte, mantendo a mesma tendência (25-21). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-22).
Com esta derrota - a quinta em 22 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com 12 pontos, seguido de Luneberg (seis), Asseco Resovia (seis) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo domingo, dia 1 de fevereiro, frente ao São Mamede, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 17.ª jornada da Liga jogar-se-á às 18h00, no Pavilhão João Rocha.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Num duelo disputado da turma contrária, leões viram o adversário entrar mais forte e não conseguiram alcançar um bom resultado
21 Jan 2026 | 18:24 |
A equipa de voleibol do Sporting perdeu frente aos polacos do Asseco Resovia por 3-0, esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, em jogo da terceira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e, desta forma, continua sem pontuar na prova, após uma série de quatro jogos a vencer.
Num duelo disputado na Hala Podpromie, os leões viram o adversário entrar mais forte e perderam o primeiro set (25-9). A turma adversária manteve a superioridade e voltaram a triunfar no parcial seguinte (25-23). No terceiro set, os leões voltaram a não ser felizes (25-18).
Com esta derrota - a quarta em 20 jogos esta temporada - os comandados de João Coelho voltam a sair derrotados na competição europeia. O Warta Zawiercie é assim primeiro classificado com nove pontos, seguido de Asseco Resovia (seis), Luneberg (três) e Sporting (zero).
O próximo encontro do emblema verde e branco está marcado para o próximo sábado, dia 24 de janeiro, frente ao Castêlo da Maia, em jogo a contar para o Campeonato Nacional. O encontro da 16.ª jornada da Liga jogar-se-á às 17h00, no Pavilhão do Castêlo da Maia Ginásio Clube.
Equipa apresentada pelo Sporting: Armando Velásquez, Jonas Aguenier, Kelton Tavares, Edson Valencia, Jan Pokeršnik, Lourenço Martins, Sergey Grankin, Gonçalo Sousa, Nicolás Perrén, Tiago Barth, Li Yongzhen, Mads Kyed Jensen, Tiago Pereira e Jan Galabov.
Clube de Alvalade não deu hipóteses ao rival azul e branco e somou triunfo categórico, em casa, imponde primeiro desaire ao adversários nas competições internas
19 Jan 2026 | 10:28 |
Após o triunfo da equipa de voleibol feminino do Sporting frente ao Porto (3-0), Rui Silva, treinador da equipa leonina, analisou a categórica vitória e mostrou-se muito satisfeito com a prestação da formação verde e branca, que impôs a primeira derrota da época ao rival na Liga.
R. Silva: "Foi um excelente espetáculo e a atitude da equipa foi extraordinária"
“Foi um excelente espetáculo e a atitude da equipa foi extraordinária. Era importante termos intensidade, muito energia, mas muita tranquilidade ao mesmo tempo. Conseguimos manter a nossa invencibilidade em casa e quebrar a invencibilidade do Porto. Primeiro toque, serviço e defesa foram extraordinários. Fomos constantes no serviço, o que era importante”, destacou o técnico que elogiou os adeptos.
“A atitude da equipa juntamente com o grande apoio dos nossos adeptos proporcionou esta grande vitória”. Um triunfo que considerou “muito importante”, embora se tenha tratado de “mais um jogo da fase regular”, onde o Sporting segue no terceiro lugar com 38 pontos, atrás de Braga (39) e Porto (41).
R. Silva: "Continuo a achar que somos uns outsiders muito fortes perante adversários que se reforçaram imenso, como o Porto"
Ainda assim, Rui Silva não escondeu o valor desta demonstração de força deixada no Pavilhão João Rocha: “Mostrámos que somos uma equipa forte no campeonato, com uma palavra a dizer. Continuo a achar que somos uns outsiders muito fortes perante adversários que se reforçaram imenso, como o Porto”, realçou.
O próximo encontro está marcado para domingo, dia 25 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 16.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma de Diogo Botto jogar-se-á pelas 16h00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Sporting dá espetáculo contra o Porto (3-0) e impõe primeira derrota ao rival
18 Jan 2026 | 16:59
Sporting apanha grande susto frente ao último classificado, mas ganha 3-2
17 Jan 2026 | 16:01
Sporting espeta 3-0 no Vit. de Guimarães e fica com mais quatro pontos do que o segundo classificado
11 Jan 2026 | 19:06