Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Dez 2023 | 11:34 |
Com a derrota sofrida frente ao Vitória de Guimarães (3-2) – a segunda da Liga Betclic Portugal – que sentenciou o terceiro deslize da temporada (Braga, Benfica e Guimarães), o Sporting tem demonstrado uma tendência negativa em jogos grandes, isto é, diante das equipas que ocupam o top-5 do Campeonato Nacional.
Isto porque, nos três jogos em que perdeu pontos (duas derrotas e um empate), os leões foram sempre os primeiros a colocarem-se na frente do marcador, mas não têm conseguido segurar a vantagem. Em Braga viram a equipa de a casa chegar à igualdade já em fase adiantada da partida, na Luz foram vítimas de uma reviravolta nos minutos de desconto e em Guimarães ainda reagiram, mas foi a equipa da casa que sentenciou a segunda derrota dos verdes e brancos.
Um dado que faz soar os alarmes em Alvalade, numa semana em que se irá preparar, a par do embate europeu diante do Sturm Graz, a receção ao Porto, relativo à 14.ª jornada da Liga Betclic Portugal num duelo que poderá determinar o líder isolado da competição, antes da quadra natalícia, isto porque as duas formações encontram-se atualmente igualadas.
“Temos de controlar melhor. Depois de estarmos a perder, sofrer numa situação que estamos a controlar é culpa nossa. O que me preocupa é melhorar nestes jogos em que estamos melhor e sofremos golos”, disse Rúben Amorim, no rescaldo após o desaire vivido no reduto do Vitória de Guimarães
Os leões saíram derrotados, no passado sábado, frente ao Guimarães (3-2), num jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato. Num duelo repleto de polémica, a turma de Rúben Amorim falhou uma oportunidade de ouro para se estabelecer, ainda mais, no primeiro posto, depois do deslize do rival encarnado frente ao Farense (1-1).
O Clube de Alvalade irá gozar esta segunda-feira de uma folga dada pelo treinador verde e branco e regressa na manhã da próxima terça-feira aos trabalhos, na Academia Cristiano Ronaldo, com as atenções viradas ao embate europeu da próxima quinta-feira, diante do Sturm Graz, para a última jornada do grupo D da Liga Europa.
Recente derrota dos verdes e brancos na Taça da Liga, frente ao Vitória de Guimarães, gerou algum burburinho em torno de um possível regresso do ex-técnico
07 Jan 2026 | 11:59 |
Após a derrota do Sporting diante do Vitória de Guimarães, por 2-1, criou-se algum burburinho em torno de um possível regresso de Ruben Amorim a Alvalade para ocupar o lugar de Rui Borges. Quem não concorda com esse 'pedido' é Fernando Mendes.
Fernando Mendes: "Pessoas esquecem-se de como Ruben Amorim saiu do Sporting"
"Não faz sentido nenhum. Estamos a falar de um treinador que chega ao Sporting numa situação complicada, é campeão nacional, ganha a Taça de Portugal, está na Liga dos Campeões, mal ou bem, continua na luta pelo campeonato, está ainda na Taça… E há pessoas que não se esquecem e há outras que se esquecem rapidamente como Ruben Amorim saiu do Sporting", começou por dizer o antigo treinador dos leões, prosseguindo.
Fernando Mendes: "Acho que era uma facada que davam num homem que não merece"
"Ouvi que Rui Borges não é um treinador consensual e acho que não faz sentido nenhum. Então o Sporting agora tem de ganhar todos os anos o campeonato? As outras equipas não jogam? É o Rui Borges? É o Ruben Amorim que vem resolver? Não, não acho bem e acho que isso nem se põe, quer a Frederico Varandas, quer à administração, pensar no regresso de Ruben Amorim. Acho que era uma facada que davam num homem que não merece", atirou ainda.
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Antigo treinador dos verdes e brancos abordou o tempo em que esteve no Clube de Alvalade, garantindo que tem a consciência tranquila quanto ao mesmo
07 Jan 2026 | 11:23 |
Carlos Carvalhal recordou, em entrevista à revista Sábado, as sensações vividas aquando da chegada ao comando técnico do Sporting, em 2009, sublinhando que saiu de Alvalade com a consciência tranquila. O treinador português garantiu que, apesar de a passagem pelos leões ter durado menos de uma temporada, sente que cumpriu o seu dever e realizou o melhor trabalho possível no contexto exigente que encontrou no Clube.
Carlos Carvalhal: "Sporting? Sabia que me ia meter num barco complicadíssimo"
"Fiquei contente. Sabia que me ia meter num barco complicadíssimo. Havia jogadores que todos os dias pediam desculpa aos adeptos, que era uma coisa que eu detestava. Acabei com isso e também com os jornais de manhã porque reparei logo no primeiro dia que havia jogadores a queimar jornais porque diziam mal deles", recordou.
De recordar que Carlos Carvalhal treinou o Sporting durante a temporada desportiva de 2009/10. Em 33 jogos, alcançou a vitória em 16 encontros, terminado o Campeonato Nacional na quarta posição. O técnico orientou jogadores como Rui Patrício, João Pereira ou Liedson.
No que ao Sporting diz respeito, com a derrota frente ao Vitória SC – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Estrutura do Clube de Alvalade continua a tentar garantir a chegada de novos valores à equipa de Rui Borges neste mercado de transferências
07 Jan 2026 | 10:59 |
O treinador do Granada justificou, na última terça-feira, após a derrota por 3-1 frente ao Rayo Vallecano, a opção de deixar Souleymane Faye fora da ficha de jogo, assumindo que a decisão está relacionada com a provável transferência do jogador. Embora Pacheta não tenha mencionado diretamente o Sporting, os leões são, neste momento, o único clube envolvido nas negociações pelo internacional senegalês.
"Já sabes o que se passa com o Faye. Não está a ser fácil e queríamos deixá-lo em 'stand by', ainda que ele quisesse jogar. A oferta que há é pública e séria. Vai estar apto para domingo, a não ser que aconteça algo", explicou o técnico espanhol.
Sporting e Granada estão a um passo de fechar o acordo para a transferência de Souleymane Faye para Alvalade. Depois de negociações intensas nas últimas horas, os responsáveis dos dois clubes conseguiram aparar arestas e aproximar posições, sobretudo no capítulo financeiro, que era o principal entrave ao negócio.
Encontrado o ponto de equilíbrio, o Sporting terá apresentado uma nova oferta: 5 milhões de euros fixos, acrescidos de 2 milhões em variáveis de fácil concretização, além da cedência de uma percentagem de uma futura mais-valia ao clube espanhol. Um pacote que deixou o entendimento muito próximo de ser selado.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.