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Tenho acompanhado com natural interesse as notícias que têm vindo a público sobre as movimentações de bastidores na Liga de Clubes que apontam à saída do seu Presidente Pedro Proença. É um tema que me diz bastante pelo facto de ter participado activamente em 2015 no processo que culminou na eleição do mesmo para esse organismo.
Recordo-me bem de uma reunião de clubes, em Julho desse ano, no Europarque de Santa Maria da Feira em que fui o único dirigente de Clube na reunião a opor-me a uma moção de confiança e apoio apresentada pelo Gil Vicente (e subscrita pelos demais clubes que votavam alinhados com o SL Benfica) e depois declarei à Imprensa que o Sporting Clube de Portugal não apoiava a recondução de Luís Duque como Presidente da Liga.
Nas inúmeras conversas que tive com Pedro Proença antes, durante e depois da sua eleição, e ainda recentemente (2019) debatemos algo que é decisivo para o futebol português: a sua internacionalização. A luta do Sporting CP, expressa em várias Assembleias Gerais da Liga de Clubes, começava desde logo por fixar os calendários com antecipação. Enquanto responsável pelos Núcleos do Sporting CP sentia as dores deles e sabia que era impossível organizarem excursões se os jogos fossem marcados de segunda ou terça-feira para o sábado seguinte.
Estas dificuldades alertaram-nos para algo que se tornava óbvio. Nem os nossos Sócios e adeptos de fora de Lisboa conseguiam vir em massa a Alvalade, nem conseguíamos vender aos operadores turísticos um package de fim de semana que incluísse uma experiência no estádio.
Noutra escala muito mais abrangente, sem uma previsibilidade dos calendários, sem se saber com alguns meses de antecedência os dias e as horas dos jogos é impossível chegar aos grandes distribuidores e operadores de canais internacionais. O negócio do futebol só cresce se formos capazes de potenciar receitas de publicidade e patrocínios. O futebol português só conseguirá vender-se para o exterior se as operadoras, a Liga e os Clubes conseguirem de uma vez por todas unir-se para fazer crescer este negócio.
Desde o primeiro momento que, revelando o seu mau perder e egoísmo, o SL Benfica minou toda e qualquer possibilidade de sucesso de Pedro Proença. Na senda de se tornar hegemónico e representante único do futebol português a nível internacional o SL Benfica foi negociar directamente com a NOS, rebentando com qualquer possibilidade de a Liga fazer a centralização dos direitos televisivos na expectativa de “secar” financeiramente o mercado.
A faculdade de transmitir os seus jogos na BTV dá-lhes uma vantagem competitiva enorme. Porque fixam com enorme antecedência os seus jogos e permite-lhes mais gente no estádio com o consequente aumento de receitas de bilhética, merchandising, corporate e consumos nos bares.
Apesar do insucesso da centralização dos direitos televisivos provocada pela mesquinha visão de curto prazo do SL Benfica, a Liga e Pedro Proença tentaram profissionalizar a sua estrutura e procedimentos. Alavancado no eixo Sporting CP – FC Porto, Pedro Proença foi resistindo e tentando modernizar o futebol profissional português o que, sejamos justos, tem vindo a conseguir.
É por isso que a anunciada mudança de paradigma, com o Sporting CP a mudar de parceiro e alinhar com o SL Benfica para fazer cair Proença é contranatura. O comportamento errático dos manos Varandas fará com que o SL Benfica passe definitivamente a dominar algo que até hoje não tinha: o controle da Liga de Clubes. No domínio da percepção, Varandas é totalmente obediente a Luis Filipe Vieira. Tornar o Sporting CP num aliado submisso daquele que tem sido o líder nos últimos anos e de quem nos estávamos a aproximar e a tentar ultrapassar vai atirar o nosso Clube para uma subalternidade vergonhosa. Pese embora Pedro Proença tenha pelo SL Benfica uma postura de “quanto mais bates, mais gosto de ti”, não deixa de ser um homem sério e bem-intencionado. Deixá-lo cair é mau para o Sporting CP e para o futebol português.
Aqui também Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, tem as suas responsabilidades. Ao longo destes últimos anos nunca foi o aliado que Pedro Proença esperava. Foram vários os episódios de alguma desconsideração que Proença foi relevando, mas que ainda recentemente tiveram novo capítulo.
A Federação Portuguesa de Futebol e o seu Presidente decidiram à revelia da Liga de Clubes promover o Vizela e o Arouca, através de um critério subjectivo que entre outros prejudicou as pretensões legítimas de Praiense e Olhanense. Aliás, esta decisão da direcção da FPF motivou a revolta, a indignação e um abaixo assinado subscrito por 12 associações distritais e regionais a contestá-la, o que gerou um enorme incómodo, num momento em que se aproxima um novo acto eleitoral.
Mais uma vez Pedro Proença não foi consultado, mas foi alvo da solidariedade das Associações que lhe deram conhecimento da missiva e esperam que ele possa acomodar e eventualmente subscrever as suas pretensões.
Começa a ficar cada vez mais claro que o objectivo de fazer cair Proença é que a FPF absorva a Liga de Clubes, o seu negócio e as suas receitas.
O Sporting Clube de Portugal se estiver no estrito âmbito dos seus pares, leia-se Liga de Clubes, pode exercer a sua influência e fazer valer por vezes a sua visão quanto ao negócio futebol.
Caso a Liga desapareça e seja integrada na Federação, temo que essa capacidade de ser parte activa nas decisões seja mitigada, sabendo de antemão – e basta consultar os órgãos sociais da Federação e de quem se perspectiva venha a fazer parte dos mesmos no futuro próximo – para se perceber que Varandas comete mais um erro histórico, lesa Sporting CP.
Queria era ver Varandas a ajudar Pedro Proença, mandatado pelas operadoras e Sport TV, a promover a Liga Portuguesa pelo Mundo, para que o futebol português possa aumentar a sua participação no bolo dos patrocínios e publicidade que os grandes mercados televisivos propiciam. Pretende-se com isso, que tanto os três grandes como os restantes clubes e não apenas o SL Benfica como este pretende, possam vir a receber quantias cada vez maiores e, por conseguinte, crescerem todos.
Como Varandas não entende nem quer entender esta correlação de forças, e age como se estivesse refém do SL Benfica, prepara-se para assumir um casamento em que seguramente o Sporting CP será vítima de violência doméstica.
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
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O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
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Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
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Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting: