Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

UMA ÚLTIMA OPORTUNIDADE A PROENÇA

O comportamento errático dos manos Varandas fará com que o SL Benfica passe definitivamente a controlar algo que até hoje não tinha: a Liga de Clubes.

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Mai 2020 | 17:30 |

Icon Comentário0

Tenho acompanhado com natural interesse as notícias que têm vindo a público sobre as movimentações de bastidores na Liga de Clubes que apontam à saída do seu Presidente Pedro Proença. É um tema que me diz bastante pelo facto de ter participado activamente em 2015 no processo que culminou na eleição do mesmo para esse organismo.


Recordo-me bem de uma reunião de clubes, em Julho desse ano, no Europarque de Santa Maria da Feira em que fui o único dirigente de Clube na reunião a opor-me a uma moção de confiança e apoio apresentada pelo Gil Vicente (e subscrita pelos demais clubes que votavam alinhados com o SL Benfica) e depois declarei à Imprensa que o Sporting Clube de Portugal não apoiava a recondução de Luís Duque como Presidente da Liga.


Nas inúmeras conversas que tive com Pedro Proença antes, durante e depois da sua eleição, e ainda recentemente (2019) debatemos algo que é decisivo para o futebol português: a sua internacionalização. A luta do Sporting CP, expressa em várias Assembleias Gerais da Liga de Clubes, começava desde logo por fixar os calendários com antecipação. Enquanto responsável pelos Núcleos do Sporting CP sentia as dores deles e sabia que era impossível organizarem excursões se os jogos fossem marcados de segunda ou terça-feira para o sábado seguinte.


Estas dificuldades alertaram-nos para algo que se tornava óbvio. Nem os nossos Sócios e adeptos de fora de Lisboa conseguiam vir em massa a Alvalade, nem conseguíamos vender aos operadores turísticos um package de fim de semana que incluísse uma experiência no estádio.

Noutra escala muito mais abrangente, sem uma previsibilidade dos calendários, sem se saber com alguns meses de antecedência os dias e as horas dos jogos é impossível chegar aos grandes distribuidores e operadores de canais internacionais. O negócio do futebol só cresce se formos capazes de potenciar receitas de publicidade e patrocínios. O futebol português só conseguirá vender-se para o exterior se as operadoras, a Liga e os Clubes conseguirem de uma vez por todas unir-se para fazer crescer este negócio.


Desde o primeiro momento que, revelando o seu mau perder e egoísmo, o SL Benfica minou toda e qualquer possibilidade de sucesso de Pedro Proença.  Na senda de se tornar hegemónico e representante único do futebol português a nível internacional o SL Benfica foi negociar directamente com a NOS, rebentando com qualquer possibilidade de a Liga fazer a centralização dos direitos televisivos na expectativa de “secar” financeiramente o mercado.

A faculdade de transmitir os seus jogos na BTV dá-lhes uma vantagem competitiva enorme. Porque fixam com enorme antecedência os seus jogos e permite-lhes mais gente no estádio com o consequente aumento de receitas de bilhética, merchandising, corporate e consumos nos bares.

Apesar do insucesso da centralização dos direitos televisivos provocada pela mesquinha visão de curto prazo do SL Benfica, a Liga e Pedro Proença tentaram profissionalizar a sua estrutura e procedimentos. Alavancado no eixo Sporting CP – FC Porto, Pedro Proença foi resistindo e tentando modernizar o futebol profissional português o que, sejamos justos, tem vindo a conseguir.

É por isso que a anunciada mudança de paradigma, com o Sporting CP a mudar de parceiro e alinhar com o SL Benfica para fazer cair Proença é contranatura. O comportamento errático dos manos Varandas fará com que o SL Benfica passe definitivamente a dominar algo que até hoje não tinha: o controle da Liga de Clubes. No domínio da percepção, Varandas é totalmente obediente a Luis Filipe Vieira.  Tornar o Sporting CP num aliado submisso daquele que tem sido o líder nos últimos anos e de quem nos estávamos a aproximar e a tentar ultrapassar vai atirar o nosso Clube para uma subalternidade vergonhosa. Pese embora Pedro Proença tenha pelo SL Benfica uma postura de “quanto mais bates, mais gosto de ti”, não deixa de ser um homem sério e bem-intencionado. Deixá-lo cair é mau para o Sporting CP e para o futebol português.

Aqui também Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, tem as suas responsabilidades. Ao longo destes últimos anos nunca foi o aliado que Pedro Proença esperava. Foram vários os episódios de alguma desconsideração que Proença foi relevando, mas que ainda recentemente tiveram novo capítulo.

A Federação Portuguesa de Futebol e o seu Presidente decidiram à revelia da Liga de Clubes promover o Vizela e o Arouca, através de um critério subjectivo que entre outros prejudicou as pretensões legítimas de Praiense e Olhanense. Aliás, esta decisão da direcção da FPF motivou a revolta, a indignação e um abaixo assinado subscrito por 12 associações distritais e regionais a contestá-la, o que gerou um enorme incómodo, num momento em que se aproxima um novo acto eleitoral.

Mais uma vez Pedro Proença não foi consultado, mas foi alvo da solidariedade das Associações que lhe deram conhecimento da missiva e esperam que ele possa acomodar e eventualmente subscrever as suas pretensões.

Começa a ficar cada vez mais claro que o objectivo de fazer cair Proença é que a FPF absorva a Liga de Clubes, o seu negócio e as suas receitas.

O Sporting Clube de Portugal se estiver no estrito âmbito dos seus pares, leia-se Liga de Clubes, pode exercer a sua influência e fazer valer por vezes a sua visão quanto ao negócio futebol.

Caso a Liga desapareça e seja integrada na Federação, temo que essa capacidade de ser parte activa nas decisões seja mitigada, sabendo de antemão – e basta consultar os órgãos sociais da Federação e de quem se perspectiva venha a fazer parte dos mesmos no futuro próximo – para se perceber que Varandas comete mais um erro histórico, lesa Sporting CP.

Queria era ver Varandas a ajudar Pedro Proença, mandatado pelas operadoras e Sport TV, a promover a Liga Portuguesa pelo Mundo, para que o futebol português possa aumentar a sua participação no bolo dos patrocínios e publicidade que os grandes mercados televisivos propiciam. Pretende-se com isso, que tanto os três grandes como os restantes clubes e não apenas o SL Benfica como este pretende, possam vir a receber quantias cada vez maiores e, por conseguinte, crescerem todos.

Como Varandas não entende nem quer entender esta correlação de forças, e age como se estivesse refém do SL Benfica, prepara-se para assumir um casamento em que seguramente o Sporting CP será vítima de violência doméstica.


Clube

Confirmado! Varandas vai ter um adversário nas eleições à Presidência do Sporting

Empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha

Bruno Sá, dono do restaurante Cantinho do Sá, vai apresentar-se como candidato à Presidência do Sporting; Varandas com concorrência
Bruno Sá, dono do restaurante Cantinho do Sá, vai apresentar-se como candidato à Presidência do Sporting; Varandas com concorrência

04 Fev 2026 | 09:25 |

Icon Comentário0

Bruno Sá, proprietário do restaurante 'Cantinho do Sá', localizado nas proximidades do Estádio José Alvalade, vai apresentar-se como candidato à presidência do Sporting. Desta forma, Frederico Varandas não será assim o único candidato ao próximo ato eleitoral.


A hipótese de existir um opositor foi agora confirmada pelo próprio ao jornal 'A Bola'. O empresário assumiu que irá avançar, optando por adiar explicações mais detalhadas sobre os motivos que sustentam essa escolha e prepara-se para reunir as assinaturas necessárias à formalização da candidatura. 


A decisão surge após vários incentivos de figuras ligadas ao Clube que não se identificam com a liderança de Frederico Varandas. Apesar de estar consciente das dificuldades do desafio, o empresário pretende usar a campanha para trazer a debate temas relevantes para muitos adeptos.


Nos próximos dias deverão ficar mais claros os apoios reunidos, estando já praticamente definidas as listas para os diferentes órgãos sociais. O ato eleitoral terá lugar no Pavilhão João Rocha no sábado, dia 14 de março, entre as 09h00 e as 20h00. As candidaturas devem ser apresentadas até às 18h00 do próximo dia 12 de fevereiro.

Até ao momento, o único candidato oficialmente conhecido é Frederico Varandas, que se prepara para se recandidatar a um terceiro mandato. O dirigente, de 46 anos, lidera o Clube de Alvalade desde setembro de 2018, sendo o 43.º Presidente na história dos leões.



Clube

Lista de Varandas apresenta novo nome para Presidente da MAG do Sporting

Atual dirigente máximo anunciou que vai recandidatar-se nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição para os órgãos sociais

Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting
Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting

31 Jan 2026 | 10:17 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição da sua lista para os órgãos sociais do Clube. A maior novidade prende-se com a Mesa da Assembleia Geral.


Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG. A mudança representa uma das poucas alterações, já que a restante estrutura para o Conselho Diretivo deverá manter-se bastante semelhante à atual.


O advogado e atual 'vice' da MAG quem encabeçará a proposta a sufrágio: presente no referido órgão social desde 2018, onde tinha as funções de secretário, um dos sócios fundadores da 'ec legal' (em 2021) acumula mais de 20 anos de experiência no seu ramo.


Concentra a sua atividade em processos de contencioso civil e comercial, mas também em arbitragens. Foi consultor no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, gestor de projetos SIMPLEX na Secretaria de Estado da Justiça e consultor na Presidência do Conselho de Ministros.

O prazo para a entrega oficial das listas encerra no próximo dia 12 de fevereiro, pelo que ainda podem surgir pequenos ajustes de última hora, mas, até ao momento, esta é a alteração mais significativa conhecida na equipa de Frederico Varandas rumo ao ato eleitoral.



Clube

Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de figura histórica do Sporting

José Pedro Aguiar-Branco lembrou ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola de Portugal e do Clube de Alvalade

 Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting
Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting

30 Jan 2026 | 17:25 |

Icon Comentário0

A Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede. O mesmo apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembrando o ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola portuguesa e do Sporting.


“Figura incontornável do atletismo nacional, Mamede foi ídolo de gerações e símbolo de esforço, dedicação, devoção e glória. Ao serviço do seu Clube, conquistou inúmeros títulos nacionais e europeus, contribuindo decisivamente para o prestígio do desporto português. Por esta razão, foi agraciado, em 1989, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito”, lembra o parlamento.


Aguiar-Branco recordou a figura histórica dos leões como especialista em provas de fundo, pela participação em três edições dos Jogos Olímpicos, pela medalha de bronze no campeonato do mundo de corta-mato e destaca o recorde mundial de 10 mil metros conseguido em 1984 no ‘meeting’ de Estocolmo.


“Manteve esta marca durante cinco anos, tendo-se consagrado como o último fundista europeu a deter o recorde mundial desta distância”, frisa a nota, prestando “tributo ao seu excecional percurso” e endereçando condolências à família, amigos, ao Sporting e à Federação Portuguesa de Atletismo.


Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, afirmando sentir-se um privilegiado por ter privado com uma das maiores figuras do atletismo nacional (Saiba mais AQUI).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"
Clube

Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"

30 Jan 2026 | 11:38

Icon Comentário0
Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa
Clube

Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa

28 Jan 2026 | 17:52

Icon Comentário0
Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"
Clube

Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"

28 Jan 2026 | 12:28

Icon Comentário0