Futebol
Rui Borges faz garantia a João Simões depois de o 'excluir' do Sporting
08 Out 2025 | 06:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Mai 2025 | 12:32 |
Alexandre Pinto da Costa criticou Frederico Varandas, sugerindo que o Presidente do Sporting não teve “categoria”, na hora de celebrar o bicampeonato. O filho do ex-líder máximo do Porto destacou as conquistas do pai, no clube azul e branco, e condena quem “tenta ofender e denegrir a sua obra”.
“Jorge Nuno Pinto da Costa, por muito que custe a alguns, foi o maior dirigente da história do futebol mundial […]. A sua dimensão foi tão grande que, mesmo após a sua partida, ainda há quem, de uma forma deselegante, o tente ofender e denegrir a sua obra. Prometi ao meu pai honrar a sua obra e o seu nome”, começou por referir Alexandre Pinto da Costa, no Congresso de Dirigentes, no qual recebeu um galardão em nome do pai.
De seguida, o empresário dirigiu-se diretamente a Frederico Varandas - que é o Presidente mais titulado da história do Sporting: “Apenas posso dizer que, até para se ganhar, é preciso ter categoria. Se alguém ganhou um bicampeonato, como foi o caso do dirigente a quem me estou a referir, a quem dou os parabéns, relembro: esse feito, que ele acha de grandioso, Pinto da Costa atingiu cinco vezes”.
A terminar, Alexandre Pinto da Costa lembra as conquistas internacionais do pai, no Porto: “Além disso, aquilo que alguns conseguem vencer na PlayStation, Pinto da Costa venceu mais do que uma vez a Liga dos Campeões, a Taça Intercontinental, a Liga Europa e vários troféus nas modalidades. Que o presidente Pinto da Costa seja lembrado pelo feito das nossas conquistas e que tenham respeito pelo maior dirigente do futebol mundial”.
Vale lembrar que a relação entre Frederico Varandas e Pinto da Costa – falecido no passado dia 15 de fevereiro - ficou marcada por vários momentos de tensão. O Presidente do Sporting chegou mesmo a afirmar que “num país de primeiro mundo, Pinto da Costa não podia ser dirigente do que quer que fosse".
Central neerlandês acabou por ser relegado para a equipa B do Clube de Alvalade após os acontecimentos no último mercado de transferências
08 Out 2025 | 07:37 |
Jeremiah St. Juste não percebe porque não soma qualquer minuto ao serviço da equipa B do Sporting, depois de ter sido afastado do plantel principal dos verdes e brancos - fruto de ter rejeitado as transferências para o Osasuna e para o Hertha no último mercado de transferências.
Apesar de a Direção do Clube de Alvalade não ter dado qualquer indicação a João Gião para que não utilizasse o neerlandês, a verdade é que, em três encontros do conjunto secundário dos leões - Portimonense, Marítimo e Leixões -, o defesa central não entrou sequer na convocatória. Apesar de perceber que a equipa B serve para fazer crescer jogadores, St. Juste não entende o motivo para não entrar sequer nas contas, informa o jornal A Bola. Aliás, a principal preocupação do defesa acaba por ser a sua desvalorização no mercado de transferências.
O jogador continua à espera da chegada do mercado de transferências de janeiro para poder fazer contas à vida e, num cenário favorável a ambas as partes, tal implicaria a chegada de algum dinheiro ao Sporting. No entanto, esta opção acaba por ser cada vez mais difícil, uma vez que ainda não somou qualquer minuto - seja em que competição for - nesta temporada. Enquanto isso, St. Juste vai fazendo trabalho extra à margem dos treinos.
A principal preferência do jogador para o seu futuro passa por um regresso à Bundesliga, no entanto, são vários os pensamentos na sua mente. Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, caso não surja qualquer proposta no inverno, St. Juste está disposto a manter-se no Sporting sem jogar até ao final da época e não tem interesse na rescisão mútua de contrato.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Direção de Frederico Varandas não coloca extensão do vínculo do jogador fora das opções, mas decisões de Rui Borges podem levar a outro rumo
08 Out 2025 | 07:21 |
Matheus Reis pode vir a precipitar a saída do Sporting em janeiro, uma vez que termina contrato com o Clube de Alvalade no próximo verão e acaba por não entrar nas contas de Rui Borges para a presente temporada desportiva dos leões.
Apesar de a Direção de Frederico Varandas ainda ter em cima da mesa a possibilidade de renovar com o jogador, tal como informou o Leonino, em Exclusivo, as decisões do treinador dos leões quanto à utilização do brasileiro podem levar outro rumo, avança o jornal O Jogo. A verdade é que, em todas as épocas iniciadas em Alvalade, o canhoto nunca tinha somado tão pouca utilização.
Depois de ter estado afastado os primeiros quatro jogos da temporada - por castigo cumprido após a final da Taça de Portugal -, Matheus Reis pouco ou nada voltou a contar para Rui Borges. Nos sete encontros em que esteve disponível, o 'camisola 2' foi apenas utilizado por uma vez, jogando 25 minutos frente ao Kairat, para a Liga dos Campeões. De resto, ficou no banco por quatro vezes e outras duas nem entrou na lista de convocados do Sporting.
Agora, caso surja uma proposta que agrade o jogador e o Clube, a saída voltou a ser um cenário em cima da mesa. Matheus Reis perdeu influência na equipa do Sporting fruto da mudança de sistema tático de Rui Borges, que não olha para o jogador como opção para central numa defesa a quatro, apesar de ter jogado várias vezes como terceiro central à esquerda - onde conta com a concorrência de Maxi Araújo e Ricardo Mangas.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Clube de Alvalade acabou por partilhar alguns momentos da recuperação do médio dos verdes e brancos, que está afastado por lesão há largos meses
08 Out 2025 | 07:01 |
O Sporting partilhou, na última terça-feira, dia 7 de outubro, um vídeo com a nova etapa de recuperação de Daniel Bragança, através das suas redes sociais. O Clube de Alvalade fez questão de mostrar várias imagens do médio de 26 anos a trabalhar no relvado e a realizar corrida condicionada, o que acaba por ser uma boa notícia.
"Mais uma etapa cumprida, rumo à recuperação de Daniel Bragança", é a mensagem escolhida pelos verdes e brancos para acompanhar o vídeo, no qual há um pormenor que salta à vista: a cicatriz no joelho do 'camisola 23', que adquirida depois do mesmo ter sido submetido a intervenção cirúrgica.
Tal como o Leonino noticiou, em Exclusivo, Daniel Bragança ainda não tem data certa de regresso, mas é certo que o canhoto só poderá ser opção para Rui Borges em 2026, estando ainda debilitado devido a uma uma rotura total do ligamento cruzado do joelho esquerdo.
O jogador sofreu a segunda lesão grave da carreira a 15 de fevereiro de 2025, na receção do Sporting ao Arouca (2-2). Bragança já faz algum trabalho no relvado e exercícios de corrida leve. Contudo, os responsáveis do Sporting não querem um regresso atabalhoado do médio, pelo que o futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo só volta quando houver certezas de pouca probabilidade de uma recaída.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Confira o vídeo: