
Futebol
Moura dos Santos feliz com título do Sporting, mas lembra cartão vermelho por mostrar no dérbi
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting foi recebido por Carlos Moedas na Praça do Município. Frederico Varandas falou aos adeptos, deixando uma garantia de que "este foi o título mais saboroso de todos". Nos Paços do Concelho, o Presidente não esqueceu os contributos de quem ajudou os leões a conquistar o título, nomeadamente Ruben Amorim e João Pereira, dupla ex Benfica.
"Ruben Amorim, João Pereira, Hugo Viana, todos eles foram campeões"
O dirigente máximo referiu, no entanto, que os principais obreiros estavam presentes no palco: "Ruben Amorim, João Pereira, Hugo Viana, todos eles foram campeões e muito obrigado pelo contributo que nos permitiu estarmos aqui hoje. O grande destaque é quem está aqui, que é o bicampeão, algo que não acontecia há 71 anos", referiu.
Quanto à época em si, destacou a onda de lesões que afetou a equipa principal do Sporting durante alguns meses, apesar de não ter afetado o rendimento coletivo da equipa, que terminou com "mais pontos, o melhor ataque e a melhor defesa", ainda que não tivesse o maior orçamento.
"É verdade que não tínhamos o maior orçamento, o maior investimento, mas fomos quem fez mais pontos, o melhor ataque, a melhor defesa, a equipa que liderou em 30 jornadas o campeonato nacional, tivemos o melhor marcador, o melhor jogador da Liga, há dúvidas?", atirou, fazendo um balanço de temporada, muita complicada a todos os níveis.
"São heróis pelas inesperadas saídas que tivemos, a meio, pela onda inacreditável de lesões que tivemos durante o ano"
"Há muito mais para contar, além destes números. E que ano que isto foi meus caros. E agora deixem-me dirigir para os heróis deste campeonato, os jogadores do Sporting Clube de Portugal. E são heróis pelas inesperadas saídas que tivemos, a meio, pela onda inacreditável de lesões que tivemos durante o ano. Tivemos ao longo do ano lesões graves e longas em jogadores chave do nosso plantel e quando muitos começaram a tremer, este grupo nunca duvidou, nunca tremeu", disse Frederico Varandas - que elogiou Rui Borges.
Clube de Alvalade foi homenageado na Câmara de Lisboa pela conquista do título de campeão 2024/25; Presidente falou aos adeptos leoninos
|
Carlos Moedas recebeu o Sporting na Câmara Municipal de Lisboa, depois de se ter sagrado bicampeão. Frederico Varandas falou durante a cerimónia e deixou elogios a Rui Borges. O Presidente desvalorizou as raízes humildes do técnico e disse que o mesmo tem uma licenciatura e um doutoramento "em carácter e nobreza"
"É-me indiferente se é de Mirandela"
"O que dizer sobre o nosso treinador Rui Borges? Já ouvi muitas vezes o nosso treinador que é de Mirandela. É-me indiferente se é de Mirandela, da Praça de Londres ou de Cascais. O que me interessa é a sua capacidade e a sua gestão. Também já ouvi dizer que nunca estudou, mas vou dizer-lhe: é licenciado e doutorado em carácter e nobreza", começou por dizer.
"Ainda tenho que dizer que lhe tenho que tirar o chapéu pela capacidade em que se teve que adaptar"
O líder máximo dos leões elogia a rápida capacidade de adaptação do treinador: "Pode dar muitas explicações a pessoas que nunca conquistaram nada, mas se acham muito porque falam na televisão. Ainda tenho que dizer que lhe tenho que tirar o chapéu pela capacidade em que se teve que adaptar. Não apenas se adaptou, mas como venceu".
Frederico Varandas lembra os resultados alcançados por Rui Borges: "Quantos conseguem fazer isto? Adaptou-se, venceu e sagrou-se campeão. Este treinador conseguiu fazer 19 jornadas sem perder, foi à Luz, ao Dragão, defrontou o Braga e nunca teve o onze de gala disponível que andou a jogar nas primeiras 11 jornadas", completou.
A equipa de Rui Borges fechou a 91.ª edição do campeonato no primeiro lugar, com 82 pontos, e selou o terceiro título em cinco anos, seguindo-se, no domingo, dia 25 de maio a final da Taça de Portugal, no Jamor, frente ao Benfica, segundo da Liga, com 80 pontos.
Jogadores e equipa técnica do emblema verde e branco foram recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
|
Carlos Moedas recebeu o Sporting na Câmara Municipal de Lisboa, depois de o Sporting ter conseguido vencer a Primeira Liga. O presidente da autarquia falou, perante um enorme coro de assobios, mas parabenizou os leões pelo título alcançado e recordou vários momentos vividos ao longo da temporada, entre os quais o golo de Eduardo Quaresma frente ao Gil Vicente (2-1) na 32.ª jornada.
"Lisboa é mais uma vez verde e branca"
"Bicampeões, bem-vindos à Praça do Município. Já sei, meus amigos, que o meu amigo Sebastian Coates não veio. Fiquem descansados que não me vou enganar no nome. Só umas palavrinhas. Senhor presidente Frederico Varandas, três campeonatos é obra. É prova da sua liderança. Caros jogadores, sportinguistas, Lisboa é mais uma vez verde e branca, é mais uma vez Sporting Clube de Portugal. Que orgulho estar aqui convosco, ver esta Praça coberta de verde e branco. Só para vos agradecer aquilo que têm feito", começou por dizer Carlos Moedas.
O presidente da Câmara lisboeta lembra frase icónica proferida por Rui Borges aquando da sua chegada a Alvalade: "Obrigada ao Sporting. Tal como o visconde de Alvalade defendia, é tão grande como um dos maiores da Europa. Provaram que é das maiores instituições de todo o mundo. Mister Rui Borges, que, quando veio, disse algo que nunca esquecerei. Que quando faltar a inspiração que nunca falta atitude. A vossa época foi atitude, mesmo quando parecia possível, mesmo quando o choque parecia insuportável. Nunca vos faltou atitude que distingue os campeões. Mostraram que no Sporting não há impossíveis.
A onda de lesões que afetou o plantel também não foi esquecida: "Foi uma época de superação, muito importante, superaram lesões, acho que nunca nenhum candidato ao título tinha superado tal desafio. Deixar uma palavra ao Nuno Santos, ao Daniel Bragança e ao João Simões. Obrigado porque o bicampeonato também é vosso. Esta equipa superou também uma mudança repentina que parecia abanar tudo, mas esta equipa venceu e foi capaz de superar todos os obstáculos. Hjulmand, um verdadeiro sportinguista apaixonado. Obrigado pelo teu exemplo. A tua liderança ajudou a equipa a superar tal como o Gyökeres superou os seus próprios recordes. Sei bem que há alguém que se orgulha muito que conseguiram. Essa pessoa é o Manuel Fernandes, que está a celebrar o campeonato, certamente com outros goleadores. Esta época também foi paixão pelas cores, o Nani explicava muito bem o que significam. Esta equipa aprendeu a honrar a camisola".
"Aquele golo de Quaresma ao Gil Vicente... as tuas lágrimas foram a alegria de milhões de Sportinguistas"
Por fim, mencionou o tal golo de Eduardo Quaresma que permitiu aos leões entrarem no dérbi frente ao Benfica no primeiro lugar: "Aquele golo de Quaresma ao Gil Vicente... as tuas lágrimas foram a alegria de milhões de Sportinguistas. Aquele momento em que o Trincão partiu a mão e continuou a jogar. Aquele hat trick do Gyokeres. Aqueles golos do Harder frente ao Sp. Braga. Foram nesses momentos que a vossa paixão fez a diferença como aqui também. Viva a glória daquilo que esperaram tantos anos. Hoje são bicampeões, são o orgulho da cidade e do país. A glória é vossa. Viva Lisboa", completou.
Futebolista que foi campeão pelo emblema verde e branco falha receção da equipa leonina nos Paços do Concelho, mas não é o único
|
Alexandre Brito, médio haitual titular na equipa B do Sporting, sagrou-se campeão nacional pela equipa A. No entanto, o jogador não integrou a comitiva do emblema verde e branco à Câmara Municipal de Lisboa, juntamente com José Silva, Afonso Moreira, Henrique Arreiol, Eduardo Felicíssimo e Mauro Couto.
De recordar que o futebolista está a ser alvo de um processo disciplinar interno no Clube após ter sido acusado de agredir a namorada. Segundo a queixa apresentada pela vítima, os alegados episódios de violência ocorreram em casa, no Montijo, e posteriormente na via pública.
A jovem terá procurado refúgio na casa de uma vizinha e foi mais tarde assistida no Hospital do Barreiro. O caso ganhou contornos ainda mais graves com relatos de ameaças com uma arma de fogo e, mais recentemente, Alexandre Brito foi também apanhado a conduzir sem carta, ainda em abril.
Apesar da gravidade das acusações, o jogador continua a treinar normalmente em Alcochete. Já foi ouvido pela estrutura do Sporting e nega todas as acusações. O Clube de Alvalade aguarda agora pelos desenvolvimentos legais do processo, que poderá ter impacto na continuidade do jogador nos quadros verdes e brancos.
Esta época, Alexandre Brito soma 16 jogos e dois golos pela equipa B, além de quatro aparições pela equipa principal, onde se estreou às ordens de Rui Borges. O jogador não admite qualquer erro, pelo que será necessário esperar pela conclusão das investigações do Clube e da polícia.