Futebol
Tomás da Cunha critica Roberto Martínez por não utilizar titular do Sporting: "Conta pouco"
28 Jun 2026 | 12:53
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Nov 2022 | 18:47 |
A Cimeira de Presidentes decorreu hoje, 11 de novembro, no edifício da Alfândega, no Porto. Frederico Varandas, Pinto da Costa, Rui Costa e muitos outros presidentes de clubes profissionais, durante cinco horas de reunião, falaram sobre temas do futebol português, nomeadamente a centralização dos direitos televisivos, e até a alteração do formato de competições em Portugal.
A grande maioria dos dirigentes presentes votou a favor de manter as 18 equipas na Primeira Liga. Porém, em relação às taças, o cenário pode ser diferente.
A partir da temporada 2024/25, é estimado que a Taça da Liga passe apenas a ter uma ‘final-four’, com os quatro melhores classificados do Campeonato da temporada anterior. Isto porque, a partir dessa mesma época, a Liga dos Campeões vai mudar de formato e as equipas que atuarem na prova milionária vão ter mais jogos para disputar. Este cenário é positivo para o Sporting, visto que os leões terminam habitualmente no top-4 e, assim, vão continuar a disputar regularmente a competição.
Também a Taça de Portugal deve mudar, mas em menor escala – a prova rainha deverá passar ao formato antigo nas meias-finais, com apenas uma mão nessa fase da competição.
Sobre a centralização dos direitos, a Liga vai criar um mecanismo de controlo aos gastos dos clubes, impedindo-os de despender valores acima das suas possibilidades – uma espécie de ‘fair-play financeiro’ interno.
De todos os presidentes, incluindo os emblemas de primeira e segunda Liga, apenas o Sporting da Covilhã esteve ausente.
Futebolista de 18 anos, considerado um dos talentos mais promissores da formação do Chelsea, foi recentemente apontado ao Clube de Alvalade
29 Jun 2026 | 03:00 |
O interesse do Sporting em Jesse Derry dificilmente terá desenvolvimentos neste mercado de verão, sabe o Leonino. Uma eventual transferência do jovem extremo inglês é, nesta fase, praticamente impossível, uma vez que o jogador não pretende abandonar Inglaterra.
Apesar de o nome do internacional inglês sub-19 ter sido associado aos verdes e brancos, o extremo do Chelsea está totalmente focado em afirmar-se no futebol inglês. O futebolista de 18 anos, considerado um dos talentos mais promissores da formação dos londrinos, não vê com bons olhos uma mudança para Portugal nesta fase da carreira.
Nesse sentido, o Sporting não surge como um destino que agrade ao jogador. O plano do jovem passa por continuar em em solo britânico, onde acredita ter melhores condições para evoluir e dar continuidade ao seu percurso, motivo pelo qual uma mudança para Alvalade não está, para já, nos seus planos.
Assim, salvo uma alteração inesperada no cenário, o negócio não deverá avançar. Embora o Sporting continue atento ao mercado e mantenha o atleta bem referenciado, a falta de abertura do jogador para deixar o futebol inglês torna qualquer negociação extremamente difícil.
Na temporada 2025/26, com a camisola do Chelsea, Jesse Derry - avaliado em 2 milhões de euros - participou em 33 partidas pelos blues. Nos 2.072 minutos em campo, entre juniores, sub-21 e equipa A, o jogador somou 12 golos e quatro assistências.
Técnico fez questão de sublinhar a importância do jogador no atual projeto desportivo, especialmente num período marcado por grandes mudanças
28 Jun 2026 | 17:30 |
Geny Catamo vai continuar a integrar o plantel do Sporting na próxima temporada, depois de um entendimento alcançado entre a SAD leonina e a estrutura diretiva do Clube, que decidiu não avançar com a sua saída neste mercado de verão
A decisão surge na sequência da posição do treinador Rui Borges, que fez questão de sublinhar a importância do extremo no atual projeto desportivo, especialmente num período marcado por uma profunda reconfiguração do grupo de trabalho.
Num contexto de várias alterações já confirmadas e outras ainda em análise, sobretudo no setor do intermediário do terreno, o Sporting encontra-se a ajustar o plantel com o objetivo de redefinir o equilíbrio da equipa titular para a próxima época.
O acordo para a continuidade de Geny Catamo - que interessava ao Como - enquadra-se numa estratégia de maior estabilidade competitiva, com a Direção a considerar o jogador como uma peça relevante no rendimento recente da equipa.
Nesta temporada de 2025/26, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 25 milhões de euros - somou 47 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 3.144 minutos que esteve dentro das quatro linhas, contou com oito golos e quatro assistências.
Emblema verde e branco decidiu não avançar para a compra definitiva do jogador, cuja opção estava fixada nos 4 milhões de euros
28 Jun 2026 | 15:48 |
Rômulo Júnior é pretendido pelo Santa Clara. O defesa central brasileiro, que representou o Sporting em 2025/26 por empréstimo do Atlético Mineiro, volta a surgir na lista de alvos dos açorianos, que acompanham a sua situação há já algum tempo.
O jogador mantém contrato com o 'Galo' até dezembro de 2027, mas o seu futuro deverá voltar a passar por uma cedência. Apesar do interesse dos açorianos, o processo ainda não está concluído. Existem outros clubes atentos ao jogador e, para já, não foi alcançado qualquer entendimento.
O jogador foi presença ocasional nos treinos de Rui Borges, sobretudo em períodos em que a equipa principal foi afetada por ausências de outros centrais devido a lesões ou compromissos internacionais, mas não convenceu a equipa técnica em pleno.
O emblema verde e branco decidiu não avançar para a compra definitiva do jogador, cuja opção estava fixada nos 4 milhões de euros. Desta forma, o central terminou uma curta experiência em Alvalade marcada por pouca utilização na equipa principal.
Na temporada que agora terminou, com a camisola do Sporting, Rômulo Júnior – avaliado em 450 mil euros - somou 15 partidas pela formação secundária e duas ao serviço da equipa A, perfazendo o total de 1.006 minutos em campo, sem qualquer golo ou assistência.
Tomás da Cunha critica Roberto Martínez por não utilizar titular do Sporting: "Conta pouco"
28 Jun 2026 | 12:53
Altimira lucra com a própria transferência e vai receber milhões por mudar-se para o Sporting
28 Jun 2026 | 11:27
Amorim exige reforços no Milan e quer titular do Sporting; Leões exigem cerca de 40M
28 Jun 2026 | 11:14