Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Vieira sem dúvidas: Jogadores do Vitória de Setúbal foram pagos antes dos jogos frente ao Sporting

Ex assessor da administração da Vitória de Setúbal SAD confirmou à Polícia Judiciária e ao Ministério Público a existência de 'favores' ao clube da Luz

Valter Vieira confirma pagamentos do Benfica ao Vitória antes dos jogos com o Sporting
Valter Vieira confirma pagamentos do Benfica ao Vitória antes dos jogos com o Sporting

  |

Icon Comentário0

Valter Vieira, antigo assessor da administração da Vitória de Setúbal SAD, revelou às autoridades que tinha conhecimento de pagamentos feitos pelo Benfica para incentivar os jogadores da equipa sadina nos jogos contra o Sporting e o Porto. O dirigente esteve sob escuta no âmbito do processo 'Mala Ciao' e confirmou as suspeitas.


Antes de um jogo entre o Vitória de Setúbal e o Porto, a 8 de abril de 2018. “Olha que se eles não dão a mala...Eles têm que dar a mala”, ouve-se, nas gravações. No dia 25 de junho de 2018, ao início da manhã, a Polícia Judiciária iniciou uma intervenção contra o ex assessor e apreendeu o seu telemóvel, recolheu declarações como testemunha e fez buscas no carro de Valter Vieira. Ainda nesse dia, durante a tarde, foi ouvido pelas procuradoras Patrícia Barão e Ana Catalão, no âmbito dos processos mencionados.


Em declarações, Valter Vieira reconheceu saber do pagamento por parte da Benfica SAD aos jogadores do Vitória de Setúbal ainda que não tivesse conhecimento da “forma como tal era feito em concreto”. Os 'incentivos' eram dados em troca dos jogadores do seu clube retirarem pontos ao Sporting e ao Porto, beneficiando os encarnados. Segundo consta, este 'negócio' deu-se nas épocas anteriores à de 2017/2018.


Quando questionado sobre de que forma conseguiu obter tal informação, confessou que foi graças a uma 'suposta' falta de pagamento que foi “amplamente comentada entre os elementos que pertenciam ao plantel do Vitória de Setúbal, mas que a si, em concreto, essa notícia lhe chegou em primeira mão pelos roupeiros Quim e Mário Lúcio”. Nas declarações ao MP, Valter manteve as suas palavras acrescentando apenas que quando se referia a “Mala” na escuta, estaria a ironizar.

Magalhães e Silva, advogado de Luís Filipe Vieira, foi contactado pelo Correio da Manhã e garantiu que o ex presidente do Benfica apenas foi confrontado com a questão da ajuda financeira ao Vitória de Setúbal, ao que o MP arquivou as suspeitas de corrupção em vários jogos da Liga. Em reação ao sucedido, Paulo Gonçalves, ex assessor da Benfica SAD, recusou ter cometido qualquer crime e apenas cumpriu as instruções que lhe foram dadas.



Futebol

Glória do Benfica admite ser fã de Morita; Médio do Sporting em altas

Figura histórica do clube da Luz confessa admiração pelo pupilo de Rúben Amorim e diz que os verdes e brancos estão mais fortes do que os rivais

Morita, médio do Sporting, elogiado por Valdo, glória do Benfica
Morita, médio do Sporting, elogiado por Valdo, glória do Benfica

  |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita foi rasgado em elogios por Valdo. Em entrevista ao jornal A Bola, a glória do Benfica disse estar "apaixonado" pelo pupilo de Rúben Amorim e elogiou vários jogadores do emblema leonino, como Pedro Gonçalves, a quem apelidou de "genial". O ex-futebolista diz ainda que os leões são favoritos a ganhar a Liga.


"O Sporting é o diferente. Não é só desta época, da época passada também. É o que joga, vence e convence. E depois tem os jogadores que são diferentes, como o Viktor Gyokeres, o Geovany Quenda, Geny Catamo, Hidemasa Morita. Sou apaixonado pelo Morita", começou por dizer.


"Agora entram na equação também Daniel Bragança, Pote, que é genial, Francisco Trincão, que vive de um grande momento, há o Conrad Harder. O Sporting tem ingredientes que fazem com que seja hoje a melhor equipa portuguesa a jogar futebol", afirmou o antigo internacional pelo Brasil.


Esta temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - soma 12 partidas disputadas, nas quais esteve em campo durante 759 minutos, e um golo marcado. Em 2023/24, fez dois golos e quatro assistências, ao longo de 40 encontros, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim.

O médio chegou ao Sporting em julho de 2022, contratado por Frederico Varandas ao Santa Clara, numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o Leão rampante ao peito, o internacional nipónico acumula 93 jogos, nove golos, oito assistências e um título conquistado (Campeonato Nacional de 2023/24).



Futebol

Insólito! Jogador que vai defrontar o Sporting quer camisola de pupilo de Amorim

Futebolista que vai defrontar o Clube de Alvalade em breve confessou, em entrevista, o desejo de trocar o equipamento com um dos leões

Jogador do Amarante, que vai defrontar o Sporting de Amorim na Taça, quer camisola de Gyokeres
Jogador do Amarante, que vai defrontar o Sporting de Amorim na Taça, quer camisola de Gyokeres

  |

Icon Comentário0

O sorteio da Taça de Portugal ditou que o Sporting jogasse em casa contra o Amarante, da Liga 3, nos 16 avos de final da prova rainha do futebol português. Ká Semedo, ponta de lança da equipa nortenha, confessou um dos objetivos que leva para o jogo em Alvalade, que está relacionado com Viktor Gyokeres.


"Era um sonho trocar uma camisola com Gyokeres", começou por dizer em declarações ao jornal Record o cabo-verdiano, que veio para Portugal em 2014 para se juntar à equipa B do Vitória de Guimarães, e que fez praticamente toda a carreira profissional a jogar em Portugal.


Mesmo que não cumpra este “sonho”, o jogador de 30 anos confessou a admiração pelo avançado sueco: “Gyokeres é uma referência para qualquer ponta-de-lança. Faz muitos golos e trabalha também muito para a equipa”. Foi, até, por causa do ponta de lança que começou a acompanhar o Sporting: “As pessoas começaram a falar-me dele, que era muito intenso e assim e eu comecei a ver mais o Sporting. É uma inspiração ver Gyokeres jogar”.


No entanto, Semedo não esconde a ambição de marcar um golo no jogo contra os verde e brancos: “Se fosse possível marcar seria ótimo. É o sonho de qualquer jogador da nossa realidade defrontar uma equipa assim”. Não escondeu, também, a ligação emocional que tem com o Sporting: “Quase toda a minha família é do Sporting. Em Cabo Verde, ainda nem sabem que vou jogar contra o Sporting. Vai ser um jogo especial também para eles”.

Sobre o jogo, e a preparação que o Amarante está a fazer, o jogador do Amarante abriu um pouco o livro: “Falámos um pouco, mas o nosso foco são os jogos do campeonato que vamos ter até lá. A Taça é só daqui a um mês, teremos tempo de, nessa altura, falar do jogo”. Abordou, ainda, Rúben Amorim, técnico dos leões: “Dir-lhe-ei que está a fazer um trabalho espetacular e que há muito tempo que não se via um Sporting assim” explicou o avançado, que esta época leva sete golos e uma assistência em dez partidas. 



Futebol

Avançado formado no Sporting retirou-se aos 22 anos e hoje é treinador em Alcochete aos 24

Antigo jogador que cresceu nos leões fez o percurso da academia até à equipa B, mas pendurou as chuteiras e hoje é técnico no Clube verde e branco

Tiago Rodrigues é treinador no Sporting aos 24 anos
Tiago Rodrigues é treinador no Sporting aos 24 anos

  |

Icon Comentário0

Tiago Rodrigues pertenceu à formação do Sporting, chegou à equipa B dos leões, conseguiu representar a seleção sub-20 de Portugal e a treinar com a equipa A do Clube de Alvalade, mas não vingou como jogador. Abandou os relvados na época 22/23, com apenas 22 anos. Hoje é treinador no Sporting e admite que “não foi uma decisão complicada”.


"Tive um percurso desportivo que considero interessante e cheguei a um bom nível, que muitos atletas têm como objetivo. Faltou-me um 'patamarzinho' que infelizmente não consegui ultrapassar" confessou Tiago Rodrigues ao Jornal Sporting. Em 22/23 saiu do Clube em direção ao Amora, mudança que se provou difícil: “Saí da bolha. Enfrentei uma realidade diferente e tive algumas dificuldades em adaptar-me".


No fim dessa época decidiu pendurar as chuteiras, mas manteve-se perto dos relvados, começando como treinador estagiário das camadas de formação do Sporting: “Depois de uma época menos conseguida, decidi tomar esta decisão, da qual não me arrependo e acabei por regressar aqui. A vida de jogador é curta e também com adversidades, como estar muito tempo longe da família e do local onde vivemos. Tudo isso pesou na minha decisão e achei que onde eu podia realmente ser uma mais-valia, a partir de agora, era no banco, fora de campo”.


Agora com 24 anos, o membro da equipa técnica dos sub-13 dos leões também se dedicou à vida académica, estando a tirar o Mestrado em Gestão de Informação, depois de uma licenciatura e pós-graduação, de modo a “dar continuidade à vida de atleta, mas fora de campo. Achei que era interessante porque eu fazia coisas dentro de campo e não sabia a razão de estar a fazê-las. Muitas vezes pensamos que o futebolista não quer estudar, mas não é bem assim. Tinha o meu plano B que era o curso e, num segundo plano, poder treinar”.

O antigo jogador da formação leonina confessou que o fascínio com o treino surgiu com o treinador Filipe Çelikkaya, na equipa B do Sporting: “Trabalhavam diretamente connosco durante mais tempo e também nos explicavam os porquês. Comecei a ter o à-vontade para fazer perguntas e aprendi muito sobre o jogo, mas também sobre a relação que eu, enquanto treinador, quero ter com os meus atletas".


O jogador fazia parte da geração de alguns nomes como Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança ou Rafael Leão. Confidenciou que está “muito feliz” pelo percurso dos ex-companheiros: “Estão a dar coisas boas ao Sporting, o clube está a conseguir aproveitá-los e estão a ajudar a passar por esta fase excelente. Apanhei o Bragança mais cedo e convivia mais com ele porque era um atleta residente e lembro-me bem de quando era uma criança também. O que estão a fazer é extraordinário”, concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Novidades sobre lesão de Diomande; Central do Sporting já sabe quando vai regressar
Futebol

Novidades sobre lesão de Diomande; Central do Sporting já sabe quando vai regressar

 

Icon Comentário0
Valdo em êxtase com médio do Sporting: "Sou apaixonado"
Futebol

Valdo em êxtase com médio do Sporting: "Sou apaixonado"

 

Icon Comentário0
Guardiola fala de Matheus Nunes, mas deixa lamento sobre o ex Sporting: "Tem só um problema"
Futebol

Guardiola fala de Matheus Nunes, mas deixa lamento sobre o ex Sporting: "Tem só um problema"

 

Icon Comentário0