Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Luís Filipe Vieira será arguido no processo Operação Lex, até ao fim desta semana. Quem o afirma é a TVI, que no Jornal das 8, indicou, em reportagem, o porquê do presidente do Sport Lisboa e Benfica ser acusado. Também nos processos Mala Ciao, e-toupeira e saco azul há suspeitas de comportamentos indevidos por parte da estrutura encarnada, do seu Presidente ou de pessoas próximas do próprio, como Paulo Gonçalves.
Poderá dizer-se que esta investigação é filha de outro processo, a Rota do Atlântico. Este último surge do branqueamento de capitais. Suspeitas de corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal e participações económicas em negócios, foram a origem da investigação a José Veiga (conhecido pelas suas ligações ao futebol, nomeadamente, na intermediação de jogadores).
Tudo se liga devido a buscas realizadas no escritório do advogado do amigo de Rui Rangel, José Bernardo Santos Martins. As buscas resultaram em vários documentos que comprometiam o juiz desembargador, nomeadamente vários talões de depósitos bancários feitos na conta do magistrado e trocas de emails suspeitas. Facilmente este processo se ligou ao Benfica e a Luís Filipe Vieira. Começou por serem feitas buscas nas instalações da Benfica SAD. Na altura, o clube garantiu em comunicado que nada tinha A ver com o processo. Mas a Benfica SAD não é Luís Filipe Vieira. A Procuradoria-Geral da República, indicou que foi investigado "suspeitas de crimes de recebimento indevido de vantagem, ou eventualmente de corrupção, de branqueamento de capitais, tráfico de influência e de fraude fiscal".
Num processo que conta já com 18 suspeitos, entre os quais juízes, advogados e oficiais de justiça, a TVI revela que, um desses suspeitos é mesmo o presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira.
A inclusão do presidente da SAD começou com uma influência para que fosse devolvido dinheiro a Vieira que as Finanças lhe cobraram, em IRS. O total ascende ao 1.600.000 mil euros. Segundo a TVI, Rui Rangel, candidato derrotado nas eleições de 2012, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa, trocou várias mensagens com Vieira, prometendo resolver este caso, onde Sintra e IC19 eram utilizados como nomes de código, referentes ao Tribunal de Sintra, no qual estaria este processo.
Apesar das tentativas, Rui Rangel não conseguiu grandes feitos e Jorge Barroso, ligado à Fundação Benfica, contactou o tribunal onde tentou exercer a influência da figura que é o presidente do SL Benfica, pedindo uma reunião com a juíza responsável pelo caso. Algo que lhe foi negado.
Jorge Barroso que manteria contacto com Rui Rangel. Este último chegou a pedir bilhetes para um jogo e, em outubro de 2017, enviou a seguinte mensagem a Jorge Barroso: “O Vieira é sempre a mesma porcaria. Nem dá vontade nenhuma de resolver os assuntos dele”.
Facto é que dias depois, conseguiu que o Benfica lhe pagasse viagem e estadia em Manchester, para assistir a um jogo. A iniciativa levou os cumprimentos de Luís Filipe Vieira.
Contudo, a resolução do processo, só ficaria resolvida em 2019, após Rui Rangel ter, alegadamente, exercido a sua influência. O fisco acabou por devolver o valor a Luís Filipe Vieira. No espaço de um ano, Rui Rangel recebeu 18 convites duplos, para o camarote do estádio da Luz.
A TVI termina a reportagem afirmando que, para um ex-candidato à presidência do Clube, ser escolhido como notável e podendo estar no camarote do estádio, seria algo único e algo pelo qual Rui Rangel, alegadamente, tinha exercido a sua influência indevidamente.
Situação podia ser desfavorável à formação comandada por Rúben Amorim, que admitiu ter um plano de reserva já pensado para o encontro
|
0Sporting e Arouca abrem a quinta jornada do campeonato nacional. Com a lesão de Vladan Kovacevic, Rúben Amorim confirmou, na antevisão ao encontro, que Franco Israel seria titular, a menos que algo o impedisse de chegar a horas a Portugal - algo que não se verificou.
O uruguaio deixou o seu país num charter, juntamente com Maxi Araújo, e aterrou em Lisboa antes do treino da passada quinta-feira, que só teve lugar durante a tarde, para integrar todos os jogadores que ainda chegaram das respetivas seleções nacionais.
Em 2023/24, Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Franco Israel chegou ao Sporting no verão de 2022, oriundo da Juventus, a troco de 650 mil euros por 50% dos direitos económicos. Ao todo, com o leão rampante ao peito, o guardião contabiliza 31 partidas e um título conquistado: Liga Portugal Betclic (2023/24).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 13 de setembro, frente aos arouquenses, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Treinador do emblema verde e branco acredita que jogador já ultrapassou maus momentos e vai pegar de estaca no Clube de Alvalade
|
0Rúben Amorim tem a confiança de que esta será a época de afirmação de Daniel Bragança, sabe o Leonino. O médio, que passou por períodos conturbados ao longo da carreira, fruto de um grave problemas físico em 2022, é intocável para o técnico que acredita que o 'camisola 23' vai pegar de estaca em Alvalade.
O desempenho do internacional sub-21 na temporada passada convenceu o treinador verde e branco a abrir-lhe um lugar cativo no plantel de 2024/25. O jogador chegou a ser negociável, por valores na ordem dos 15 milhões de euros, mas conseguiu dar a volta por cima e subiu a vice-capitão do Sporting.
Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de ainda não ser titular, Daniel Bragança é um futebolistas com maior influência no balneário dos leões e um dos jogadores que mais vezes salta do banco de suplentes, razões suficientes para que Rúben Amorim não abdique de contar com o seu pupilo.
Em 2024/25, Daniel Bragança – avaliado em 8 milhões de euros – soma cinco encontros disputados. Ao longo dos 211 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio verde e branco conta com um golo e uma assistências, sendo uma peça muito importante para a equipa leonina.
Ao todo, com a Listada verde e branca, Daniel Bragança leva 113 duelos, oito finalizações certeiras, sete assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonato Nacionais (2020/21 e 2023/24) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22). O médio tem contrato com os leões até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Antigo presidente do Benfica abordou trabalho do técnico no Clube de Alvalade
|
0Luís Filipe Vieira considera que Rúben Amorim não agiu da melhor forma aquando da sua saída do Benfica para rumar ao Braga. Em declarações à CNN Portugal, o antigo presidente das águias deixou, porém, rasgados elogios ao trabalho do técnico ao comando do Sporting.
"Portou-se mal comigo. Não levei a mal. Ele não falou comigo, porque entendi que não devia passar por cima de outras pessoas, que estavam à frente da formação do Benfica. Sempre lhe disse para vir ter comigo ao Seixal quando acabasse a reunião”, atirou Luís Filipe Vieira sobre Rúben Amorim.
“A reunião não correu da feição dele e eu perguntei a alguém por ele. Só ao fim da tarde liguei para ele, ele explicou porquê e disse que tinha assinado pelo Braga. Se tem falado comigo, não saía do Benfica ou do Seixal", afirmou o antigo presidente do clube da Luz.
"Se o Rúben Amorim ficar, não tenho dúvidas nenhumas de que o Sporting terá a hegemonia do futebol português nos próximos anos. O trabalho de Rúben Amorim e de Hugo Viana é notório. Quando foi campeão em 2021, dei-lhe um abraço de despedida e disse-lhe 'ainda vem para o Benfica novamente, deixa estar'. E ele riu-se”, defendeu Luís Filipe Vieira.
"Ver uma palestra do Rúben Amorim a imitar o Jorge Jesus é delicioso. Uma vez o Jesus disse-me 'este gajo de certeza que um dia vai ser um grande treinador'", finalizou o antigo líder do eterno rival do Sporting, numa reportagem sobre o técnico verde e branco.
Rúben Amorim tem contrato com o Sporting até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.