Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VIEIRA EM MAUS LENÇÓIS NA OPERAÇÃO LEX

Vieira tirou, alegadamente, vantagem na Justiça, influenciando decisões dos Tribunais. Suspeita-se que tenha feito o mesmo no futebol português, noutros processos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Set 2020 | 18:09 |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira será arguido no processo Operação Lex, até ao fim desta semana. Quem o afirma é a TVI, que no Jornal das 8, indicou, em reportagem, o porquê do presidente do Sport Lisboa e Benfica ser acusado. Também nos processos Mala Ciao, e-toupeira e saco azul há suspeitas de comportamentos indevidos por parte da estrutura encarnada, do seu Presidente ou de pessoas próximas do próprio, como Paulo Gonçalves.


Poderá dizer-se que esta investigação é filha de outro processo, a Rota do Atlântico. Este último surge do branqueamento de capitais. Suspeitas de corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal e participações económicas em negócios, foram a origem da investigação a José Veiga (conhecido pelas suas ligações ao futebol, nomeadamente, na intermediação de jogadores).


Tudo se liga devido a buscas realizadas no escritório do advogado do amigo de Rui Rangel, José Bernardo Santos Martins. As buscas resultaram em vários documentos que comprometiam o juiz desembargador, nomeadamente vários talões de depósitos bancários feitos na conta do magistrado e trocas de emails suspeitas. Facilmente este processo se ligou ao Benfica e a Luís Filipe Vieira. Começou por serem feitas buscas nas instalações da Benfica SAD. Na altura, o clube garantiu em comunicado que nada tinha A ver com o processo. Mas a Benfica SAD não é Luís Filipe Vieira. A Procuradoria-Geral da República, indicou que foi investigado "suspeitas de crimes de recebimento indevido de vantagem, ou eventualmente de corrupção, de branqueamento de capitais, tráfico de influência e de fraude fiscal".


Num processo que conta já com 18 suspeitos, entre os quais juízes, advogados e oficiais de justiça, a TVI revela que, um desses suspeitos é mesmo o presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira.

A inclusão do presidente da SAD começou com uma influência para que fosse devolvido dinheiro a Vieira que as Finanças lhe cobraram, em IRS. O total ascende ao 1.600.000 mil euros. Segundo a TVI, Rui Rangel, candidato derrotado nas eleições de 2012, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa, trocou várias mensagens com Vieira, prometendo resolver este caso, onde Sintra e IC19 eram utilizados como nomes de código, referentes ao Tribunal de Sintra, no qual estaria este processo.


Apesar das tentativas, Rui Rangel não conseguiu grandes feitos e Jorge Barroso, ligado à Fundação Benfica, contactou o tribunal onde tentou exercer a influência da figura que é o presidente do SL Benfica, pedindo uma reunião com a juíza responsável pelo caso. Algo que lhe foi negado.

Jorge Barroso que manteria contacto com Rui Rangel. Este último chegou a pedir bilhetes para um jogo e, em outubro de 2017, enviou a seguinte mensagem a Jorge Barroso: “O Vieira é sempre a mesma porcaria. Nem dá vontade nenhuma de resolver os assuntos dele”.

Facto é que dias depois, conseguiu que o Benfica lhe pagasse viagem e estadia em Manchester, para assistir a um jogo. A iniciativa levou os cumprimentos de Luís Filipe Vieira.

Contudo, a resolução do processo, só ficaria resolvida em 2019, após Rui Rangel ter, alegadamente, exercido a sua influência. O fisco acabou por devolver o valor a Luís Filipe Vieira. No espaço de um ano, Rui Rangel recebeu 18 convites duplos, para o camarote do estádio da Luz.

A TVI termina a reportagem afirmando que, para um ex-candidato à presidência do Clube, ser escolhido como notável e podendo estar no camarote do estádio, seria algo único e algo pelo qual Rui Rangel, alegadamente, tinha exercido a sua influência indevidamente.


Futebol

Sporting reage ao anúncio de Rui Patrício e adeptos revoltam-se: "Rato"

Antigo guarda-redes do Clube de Alvalade informou sobre o ponto final da sua carreira na última quarta-feira, dia 10 de dezembro

Rui Patrício terminou a carreira e Sporting fez uma publicação para o antigo guardião, que não caiu nada bem aos adeptos leoninos
Rui Patrício terminou a carreira e Sporting fez uma publicação para o antigo guardião, que não caiu nada bem aos adeptos leoninos

11 Dez 2025 | 08:04 |

Icon Comentário0

Rui Patrício, antigo guarda-redes do Sporting e da Seleção Nacional, terminou a carreira. O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol na última quarta-feira, dia 11 de dezembro. O Clube de Alvalade também reagiu a este acontecimento, mas o 'resultado' não foi o melhor.


Depois de conhecida a notícia, os verdes e brancos realizaram uma publicação nas suas redes sociais oficiais, na qual relembravam a passagem do guardião pelo Sporting: "Alinhou 467 vezes de Leão ao peito, o 2.º jogador na história que mais vezes teve essa responsabilidade. Boa sorte nesta nova etapa, Rui Patrício".


Apesar da curta mensagem, foram vários os comentários a demonstrar desagrado por parte dos adeptos do Sporting, uma vez que o jogador acabou por rescindir com o Clube que o formou de forma unilateral, após a invasão a Alcochete.


"Lamentável post", "Não me esqueço que virou as costas ao clube num dos momentos mais críticos", "Apaguem esta publicação", "Cuspiu no símbolo do Sporting Clube de Portugal", "Rato", acabam por ser alguns dos comentários que saltam à vista na plataforma 'X' (antigo Twitter), destinados a Rui Patrício.

O antigo ‘camisola 1’ dos Sporting rescindiu contrato com os leões, após a invasão à Academia e acabou por assinar pelo Wolverhampton, clube onde esteve ao longo de três temporadas (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), até se mudar para a Roma, em 2021/22 (Recorde o percurso AQUI).


Confira a publicação em causa:


Futebol

Sporting conhece novos contornos sobre problema de Quenda e ganha confirmação

'Camisola 7' do Clube de Alvalade terá agravado a mazela no dérbi diante do Benfica e, agora, leões têm o diagnóstico completo em mãos

Geovany Quenda erá sofrido um traumatismo no quinto metatarso do pé direito, o que o afastará das opções do Sporting por dois meses
Geovany Quenda erá sofrido um traumatismo no quinto metatarso do pé direito, o que o afastará das opções do Sporting por dois meses

11 Dez 2025 | 07:48 |

Icon Comentário0

Já há mais informações sobre a lesão que vai fazer com que Geovany Quenda desfalque o Sporting por dois meses. O jogador de 18 anos terá sofrido um traumatismo no quinto metatarso do pé direito, revelou o diagnóstico após a realização dos devidos exames.


Este problema físico acabará, então, por fazer com que o 'camisola 7' fique afastado dos trabalhos da equipa de Rui Borges pelo período de tempo já referido, obrigando o mesmo a fazer reabilitação a esta lesão - apesar de ter tido queixas frente ao Estrela da Amadora, foi contra o Benfica que Quenda agravou esta mazela.


Posto isto, as escolhas de Rui Borges continuam algo que limitadas. Com Quenda de fora por dois meses e Pote afastado até, pelo menos, ao arranque de 2026, o treinador do Sporting vê-se obrigado a encontrar soluções, mas nem tudo são mais notícias.


O jornal Record revela que, no regresso aos trabalhos, o técnico dos verdes e brancos já deverá poder voltar a contar com Gonçalo Inácio - que não saiu do banco em Munique - e com Francisco Trincão - que nem na convocatória entrou. Também Daniel Bragança estará às suas ordens, ao contrário de Zeno Debast e Nuno Santos, que completam o boletim clínico do Sporting.

Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.



Futebol

Salvador Blopa renovou automaticamente, mas Sporting tem outros planos

Jogador terá sido promovido à equipa principal dos verdes e brancos e a estrutura tem o futuro do jogador bem delineado em Alvalade

Salvador Blopa terá renovado automaticamente com o Sporting até 2028, mas leões têm mais uma renovação em mente para o jogador
Salvador Blopa terá renovado automaticamente com o Sporting até 2028, mas leões têm mais uma renovação em mente para o jogador

11 Dez 2025 | 07:36 |

Icon Comentário0

O Sporting já terá garantido a renovação automática de contrato de Salvador Blopa. Desta forma, os leões asseguraram a ligação da pérola da formação por mais duas temporadas - esta terminava em junho de 2026, pelo que agora será até junho de 2028.


Promovido à equipa principal dos verdes e brancos, onde se encontra às ordens de Rui Borges, o jovem jogador passará a ser aposta de forma mais regular em Alvalade e, segundo a informação revelada pelo jornal A Bola, terá uma outra renovação a ganhar forma.


A mesma fonte adianta que o objetivo do Sporting passa por, num futuro próximo, recompensar Blopa com a assinatura de um novo vínculo - desta vez até 2030 ou mesmo mais, com um aumento salarial também entre as novas alíneas do contrato.


Além disso, o Sporting pretende fixar a cláusula de rescisão do 'camisola 70' nos 100 milhões de euros, o patamar mais elevado que existe em Alvalade - também onde se encontra Fotis Ioannidis e onde estava Viktor Gyokeres e Geovany Quenda - que vai rumar ao Chelsea no final da presente temporada.

Esta temporada, Salvador Blopa leva 18 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e quatro no plantel principal. No total, o ala disputou 1.215 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


A preparar o futuro? Hjulmand 'apanhado' com o empresário após derrota do Sporting
Futebol

A preparar o futuro? Hjulmand 'apanhado' com o empresário após derrota do Sporting

11 Dez 2025 | 07:17

Icon Comentário0
Pote recebe más notícias no Sporting; Lesão pode afastá-lo até...
Futebol

Pote recebe más notícias no Sporting; Lesão pode afastá-lo até...

11 Dez 2025 | 07:00

Icon Comentário0
Decidido! Frederico Varandas quer renovar com pilar da equipa principal do Sporting
Futebol

Decidido! Frederico Varandas quer renovar com pilar da equipa principal do Sporting

11 Dez 2025 | 06:46

Icon Comentário0