Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VIEIRA EM MAUS LENÇÓIS NA OPERAÇÃO LEX

Vieira tirou, alegadamente, vantagem na Justiça, influenciando decisões dos Tribunais. Suspeita-se que tenha feito o mesmo no futebol português, noutros processos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira será arguido no processo Operação Lex, até ao fim desta semana. Quem o afirma é a TVI, que no Jornal das 8, indicou, em reportagem, o porquê do presidente do Sport Lisboa e Benfica ser acusado. Também nos processos Mala Ciao, e-toupeira e saco azul há suspeitas de comportamentos indevidos por parte da estrutura encarnada, do seu Presidente ou de pessoas próximas do próprio, como Paulo Gonçalves.


Poderá dizer-se que esta investigação é filha de outro processo, a Rota do Atlântico. Este último surge do branqueamento de capitais. Suspeitas de corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal e participações económicas em negócios, foram a origem da investigação a José Veiga (conhecido pelas suas ligações ao futebol, nomeadamente, na intermediação de jogadores).


Tudo se liga devido a buscas realizadas no escritório do advogado do amigo de Rui Rangel, José Bernardo Santos Martins. As buscas resultaram em vários documentos que comprometiam o juiz desembargador, nomeadamente vários talões de depósitos bancários feitos na conta do magistrado e trocas de emails suspeitas. Facilmente este processo se ligou ao Benfica e a Luís Filipe Vieira. Começou por serem feitas buscas nas instalações da Benfica SAD. Na altura, o clube garantiu em comunicado que nada tinha A ver com o processo. Mas a Benfica SAD não é Luís Filipe Vieira. A Procuradoria-Geral da República, indicou que foi investigado "suspeitas de crimes de recebimento indevido de vantagem, ou eventualmente de corrupção, de branqueamento de capitais, tráfico de influência e de fraude fiscal".


Num processo que conta já com 18 suspeitos, entre os quais juízes, advogados e oficiais de justiça, a TVI revela que, um desses suspeitos é mesmo o presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira.

A inclusão do presidente da SAD começou com uma influência para que fosse devolvido dinheiro a Vieira que as Finanças lhe cobraram, em IRS. O total ascende ao 1.600.000 mil euros. Segundo a TVI, Rui Rangel, candidato derrotado nas eleições de 2012, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa, trocou várias mensagens com Vieira, prometendo resolver este caso, onde Sintra e IC19 eram utilizados como nomes de código, referentes ao Tribunal de Sintra, no qual estaria este processo.


Apesar das tentativas, Rui Rangel não conseguiu grandes feitos e Jorge Barroso, ligado à Fundação Benfica, contactou o tribunal onde tentou exercer a influência da figura que é o presidente do SL Benfica, pedindo uma reunião com a juíza responsável pelo caso. Algo que lhe foi negado.

Jorge Barroso que manteria contacto com Rui Rangel. Este último chegou a pedir bilhetes para um jogo e, em outubro de 2017, enviou a seguinte mensagem a Jorge Barroso: “O Vieira é sempre a mesma porcaria. Nem dá vontade nenhuma de resolver os assuntos dele”.

Facto é que dias depois, conseguiu que o Benfica lhe pagasse viagem e estadia em Manchester, para assistir a um jogo. A iniciativa levou os cumprimentos de Luís Filipe Vieira.

Contudo, a resolução do processo, só ficaria resolvida em 2019, após Rui Rangel ter, alegadamente, exercido a sua influência. O fisco acabou por devolver o valor a Luís Filipe Vieira. No espaço de um ano, Rui Rangel recebeu 18 convites duplos, para o camarote do estádio da Luz.

A TVI termina a reportagem afirmando que, para um ex-candidato à presidência do Clube, ser escolhido como notável e podendo estar no camarote do estádio, seria algo único e algo pelo qual Rui Rangel, alegadamente, tinha exercido a sua influência indevidamente.


Futebol

Exclusivo Leonino - Lesão de avançado do Sporting preocupa Varandas

Futebolista tem estado a contas com problemas físicos e praticamente ainda não jogou esta temporada; Estrutura em alerta pelo atacante

Exclusivo Leonino - Rafael Nel preocupa Sporting, de Varandas
Exclusivo Leonino - Rafael Nel preocupa Sporting, de Varandas

  |

Icon Comentário0

Os responsáveis do Sporting estão preocupados com a lesão de Rafael Nel, sabe o Leonino. O jogador do Clube de Alvalade tem estado a contas com problemas físicos praticamente desde o início de presente temporada desportiva e deixa a SAD verde e branca em alerta.


O jogador é uma das grandes promessas da Academia do Sporting, no entanto, ao que o nosso Jornal apurou, o Clube teme que o longo período afastado dos relvados, numa idade tão precoce, pode retardar todo o potencial que o atleta havia demonstrado no final da última temporada e na presente pré-época, ainda com Ruben Amorim.


O objetivo dos leões seria integrar o jogador de forma gradual na equipa A ainda em 2024/25, dada a evolução apresentada pelo atletas em 2023/24, mas os problemas físicos que assolaram o futebolista, impedem-no de se mostrar ao melhor nível nos seniores.


O atacante de 19 anos foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, no inverno da temporada seguinte, trocou Belém pelos verdes e brancos, onde foi sendo um dos principais destaques na equipa B.

Em 2024/25, Rafael Nel soma apenas um golo em dois jogos pela turma secundária verde e branca, agora liderada por Pedro Coelho. O jogador internacional sub-20 por Portugal contabiliza apenas 79 minutos, números que deixam Frederico Varandas alarmado. 



Futebol

João Pereira no banco Sporting equivale... a sofrimento

Treinador dos leões já somou sete encontros ao comando da equipa e há um fator que esteve presente em praticamente todas as partidas

João Pereira ainda não convenceu no Sporting
João Pereira ainda não convenceu no Sporting

  |

Icon Comentário0

João Pereira, treinador do Sporting, somou, na passada quinta feira, 18 de dezembro, o sétimo jogo ao comando do plantel leonino. Se nessas partidas ao leme da equipa somou três vitórias e quatro derrotas, há um fator que foi comum em quase todos os jogos... O técnico teve de sofrer, tanto nos triunfos como nos desaires.


Os dois primeiros jogos foram a exceção à regra para o treinador português, muito por força das circunstâncias. No desafio contra o Amarante, que os leões venceram por 6-0, jogaram contra um plantel da Liga 3, com qualidade claramente inferior à do Clube de Alvalade. No jogo seguinte, a equipa bateu-se com o Arsenal, gigante europeu, e acabou derrotada por 5-1.


A partir desse momento, cinco jogos - três para a Liga Portugal Betclic, um para a Taça de Portugal, e outro para a Liga dos Campeões - com um fator que os une: todos acabaram com uma diferença na margem mínima. Os primeiros três, frente a Santa Clara (1-0), Moreirense (2-1), e Club Brugge (2-1), foram desaires onde o Sporting chegou sempre ao fim do jogo com possibilidades de salvar pontos.


Por outro lado, os últimos dois jogos da equipa viram um retorno às vitórias. Primeiro o jogo contra o Boavista, a contar para a décima quarta jornada do campeonato, que os comandados de João Pereira venceram por 3-2, depois de verem anuladas vantagens por duas vezes (os verdes e brancos estiveram a vencer por 1-0, 2-1 e 3-2). O mesmo cenário contra o Santa Clara: mesmo a marcar primeiro, os leões acabaram o jogo a defender a sua área, e sofreram mesmo o empate, necessitando do prolongamento para resolver a questão.

Por outro lado, nos 18 jogos em que Ruben Amorim comandou a equipa este ano, apenas se registou empate ou diferença mínima por três vezes: na Supertaça contra o Porto (4-3 para o Porto no prolongamento), na Liga dos Campeões frente ao PSV (empate a uma bola nos Países Baixos), e na Taça de Portugal contra o Portimonense (vitória dos leões por 2-1).



Futebol

Sporting visado na imprensa: "Futebol medíocre"

Equipa dos leões tem vindo a ser muito criticada nos últimos tempos, com especial atenção para o treinador verde e branco e a sua equipa técnica

Bernardo Ribeiro analisa Sporting
Bernardo Ribeiro analisa Sporting

  |

Icon Comentário0

Bernardo Ribeiro, diretor do jornal 'Record', assinou um texto de opinião onde abordou vários momentos do futebol português, com especial atenção para o encontro do Sporting frente ao Santa Clara, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, que os leões venceram por 2-1 já no prolongamento.


Começou com um comentário sobre o estado do campeonato nacional português, e o equilíbrio que se vai vivendo nas competições internas: "A liga ao rubro e os três grandes separados no pódio por apenas um ponto. O Natal promete emoções fortes", escreveu Bernardo Ribeiro.


O diretor do jornal 'Record' debruçou-se, depois, sobre o atual estado do Clube verde e branco: "Em Alvalade o triunfo sobre o Santa Clara deixou mais questões do que certezas. Quenda perdido fora de posição, a ‘morte’ de Kovacevic, a desconfiança injusta sobre a capacidade de Harder", começou por escrever.


Prosseguiu: "A cabeça perdida que afastam Esgaio e St. Juste deixam dúvidas em relação à atual liderança. Isto somado a um futebol medíocre", deixou registado Bernardo Ribeiro, em claro tom de crítica não só aos jogadores do Sporting, mas maioritariamente à equipa técnica conduzida por João Pereira.

Terminou, com uma mensagem forte ao plantel dos leões: "Parabéns aos jogadores por não deixarem cair a equipa técnica. É que só o brio salvou o leão", rematou o jornalista do 'Record'. Recordar que o conjunto de Alvalade venceu os últimos dois jogos que disputou, frente ao Boavista para a Liga Portugal Betclic, por 3-2, e frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal, por 2-1 (depois do prolongamento). Apesar dos regresso às vitórias depois de quatro desaires consecutivos, João Pereira e a sua equipa vão tardando em convencer os adeptos Sportinguistas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Mascarenhas diz que palavras de Varandas prejudicaram peça do Sporting
Futebol

Mascarenhas diz que palavras de Varandas prejudicaram peça do Sporting

 

Icon Comentário0
Gonçalo Inácio causa dor de cabeça ao Sporting
Futebol

Gonçalo Inácio causa dor de cabeça ao Sporting

 

Icon Comentário0
Gyokeres em destaque lá fora; Goleador do Sporting eleito...
Futebol

Gyokeres em destaque lá fora; Goleador do Sporting eleito...

 

Icon Comentário0