Futebol
Lucas Barbosa apontado a Sporting e Porto; Jogador pode custar até 20M
11 Jan 2026 | 11:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2020 | 18:09 |
Luís Filipe Vieira será arguido no processo Operação Lex, até ao fim desta semana. Quem o afirma é a TVI, que no Jornal das 8, indicou, em reportagem, o porquê do presidente do Sport Lisboa e Benfica ser acusado. Também nos processos Mala Ciao, e-toupeira e saco azul há suspeitas de comportamentos indevidos por parte da estrutura encarnada, do seu Presidente ou de pessoas próximas do próprio, como Paulo Gonçalves.
Poderá dizer-se que esta investigação é filha de outro processo, a Rota do Atlântico. Este último surge do branqueamento de capitais. Suspeitas de corrupção, tráfico de influências, fraude fiscal e participações económicas em negócios, foram a origem da investigação a José Veiga (conhecido pelas suas ligações ao futebol, nomeadamente, na intermediação de jogadores).
Tudo se liga devido a buscas realizadas no escritório do advogado do amigo de Rui Rangel, José Bernardo Santos Martins. As buscas resultaram em vários documentos que comprometiam o juiz desembargador, nomeadamente vários talões de depósitos bancários feitos na conta do magistrado e trocas de emails suspeitas. Facilmente este processo se ligou ao Benfica e a Luís Filipe Vieira. Começou por serem feitas buscas nas instalações da Benfica SAD. Na altura, o clube garantiu em comunicado que nada tinha A ver com o processo. Mas a Benfica SAD não é Luís Filipe Vieira. A Procuradoria-Geral da República, indicou que foi investigado "suspeitas de crimes de recebimento indevido de vantagem, ou eventualmente de corrupção, de branqueamento de capitais, tráfico de influência e de fraude fiscal".
Num processo que conta já com 18 suspeitos, entre os quais juízes, advogados e oficiais de justiça, a TVI revela que, um desses suspeitos é mesmo o presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira.
A inclusão do presidente da SAD começou com uma influência para que fosse devolvido dinheiro a Vieira que as Finanças lhe cobraram, em IRS. O total ascende ao 1.600.000 mil euros. Segundo a TVI, Rui Rangel, candidato derrotado nas eleições de 2012, juiz desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa, trocou várias mensagens com Vieira, prometendo resolver este caso, onde Sintra e IC19 eram utilizados como nomes de código, referentes ao Tribunal de Sintra, no qual estaria este processo.
Apesar das tentativas, Rui Rangel não conseguiu grandes feitos e Jorge Barroso, ligado à Fundação Benfica, contactou o tribunal onde tentou exercer a influência da figura que é o presidente do SL Benfica, pedindo uma reunião com a juíza responsável pelo caso. Algo que lhe foi negado.
Jorge Barroso que manteria contacto com Rui Rangel. Este último chegou a pedir bilhetes para um jogo e, em outubro de 2017, enviou a seguinte mensagem a Jorge Barroso: “O Vieira é sempre a mesma porcaria. Nem dá vontade nenhuma de resolver os assuntos dele”.
Facto é que dias depois, conseguiu que o Benfica lhe pagasse viagem e estadia em Manchester, para assistir a um jogo. A iniciativa levou os cumprimentos de Luís Filipe Vieira.
Contudo, a resolução do processo, só ficaria resolvida em 2019, após Rui Rangel ter, alegadamente, exercido a sua influência. O fisco acabou por devolver o valor a Luís Filipe Vieira. No espaço de um ano, Rui Rangel recebeu 18 convites duplos, para o camarote do estádio da Luz.
A TVI termina a reportagem afirmando que, para um ex-candidato à presidência do Clube, ser escolhido como notável e podendo estar no camarote do estádio, seria algo único e algo pelo qual Rui Rangel, alegadamente, tinha exercido a sua influência indevidamente.
Clube de Alvalade ainda chegou a estar em desvantagem do marcador, mas chegou ao golo da vitória na segunda parte do duelo
11 Jan 2026 | 13:07 |
A equipa de futebol feminino do Sporting derrotou o Racing Power (3-2), este domingo, dia 11 de janeiro. Em partida relativa à nona jornada da Liga BPI, a turma verde e branca colocou fim a uma série de três jogos sem vencer, um dos quais no dérbi frente ao Benfica.
No Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, foram as leoas a inaugurar o marcador. Através de um pontapé de canto e alguma confusão na área, Érica Cancelinha (29') conseguiu fazer o 1-0. Aos 33', Ana Nogueira fez o empate ao cabecear para o fundo das redes de Anna Wellmann. Aos 36', novamente na sequência de um pontapé de canto, Beatriz Fonseca, na tentativa de afastar o esférico, cabeceou e coloca a bola para dentro da própria baliza, antes de Brittany Raphino fazer o 2-2 aos 45+9'.
Na segunda parte, Telma Encarnação colocou o Clube de Alvalade na frente do marcador, com um grande golo, aos 65 minutos. De primeira e de pé esquerdo, a jogadora leonina, que viria a ser expulsa aos 80', colocou o esférico no fundo das redes, depois de um cruzamento vindo da direita, por parte de Beatriz Fonseca. Também Pamela González (Racing Power) recebeu ordem de expulsão.
Com esta vitória - a nona em 19 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira ocupam o segundo lugar do Campeonato Nacional com 18 pontos. O Benfica, por outro lado, continua no primeiro lugar e tem mais cinco pontos do que o Clube de Alvalade (23).
O emblema verde e branco vira agora atenções para a terceira jornada do Grupo B da Taça da Liga. O próximo encontro do Sporting está marcado apenas para sexta-feira, dia 16 de janeiro, às 15h00, frente ao Damaiense, no Estádio do Algarve, em Loulé.
Clube londrino terá fixado montante em causa para evitar perder o jogador a custo zero no final da presente temporada desportiva
11 Jan 2026 | 12:26 |
O Crystal Palace definiu o preço para vender Marc Guéhi durante a janela de transferências de janeiro, à medida que o contrato do central inglês se aproxima do fim. O clube londrino terá fixado a fasquia em cerca de 45 milhões de euros para evitar perder o jogador a custo zero no final da temporada.
Com a saída do central em perspetiva, os 'eagles' já começaram a estudar alternativas para reforçar o centro da defesa. Entre os nomes apontados está o de Ousmane Diomande, defesa do Sporting que está há vários meses referenciado pelo atual detentor da Taça de Inglaterra.
Segundo o 'The Guardian', Marc Guéhi continua a ser cobiçado por vários clubes europeus de topo, incluindo Liverpool, Manchester City, Real Madrid e Bayern Munique, mas o Crystal Palace mantém uma posição firme: só avaliará a venda se receber uma proposta que vá ao encontro do valor estipulado.
Para já, o futuro de ambos os jogadores mantêm-se em aberto, sendo que os franceses do Paris Saint‑Germain também estão atentos ao futebolista do emblema verde e branco. A cláusula de rescisão do pupilo de Rui Borges está fixada em 80 milhões de euros.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Disputa pelo jogador envolve também Benfica e Porto, além de clubes estrangeiros como Olympiacos, Besiktas, Bayer Leverkusen, Marselha e Sevilha
11 Jan 2026 | 11:25 |
O Sporting está atento à situação de André Luiz, avançado brasileiro que representa o Rio Ave. O jogador está referenciado pelos responsáveis do emblema verde e branco, numa altura em que vários clubes seguem de perto a sua evolução no futebol português.
A disputa pelo jogador envolve também Benfica e Porto, além de clubes estrangeiros como Olympiacos, Besiktas, Bayer Leverkusen, Marselha e Sevilha, o que poderá fazer subir o preço do jogador. De acordo com Ekrem Konur, os encarnados estarão na linha da frente, embora o cenário permaneça em aberto.
"A corrida pela transferência de André Luiz está ao rubro. O Benfica está na frente, mas o Olympiacos pode entrar na disputa. Sporting, Porto, Beşiktaş, Bayern Leverkusen, Marselha e Sevilha demonstraram interesse. O Rio Ave pede cerca de 15 milhões de euros", pode ler-se.
A SAD leonina liderada por Frederico Varandas procura agora perceber se o investimento se enquadra na estratégia definida para o reforço do plantel de Rui Borges. O futebolista está referenciado há várias semanas, apesar de não ser visto como uma opção prioritária.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, André Luiz — avaliado em 4 milhões de euros — realizou 18 jogos oficiais: 17 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.390 minutos disputados, o extremo, que tem contrato válido até junho de 2029, apontou sete golos e somou cinco assistências.
Golo de André Luiz ao Gil Vicente:
Lucas Barbosa apontado a Sporting e Porto; Jogador pode custar até 20M
11 Jan 2026 | 11:03
Quase três meses depois, lesionado do Sporting deve voltar para jogo com o Casa Pia
11 Jan 2026 | 10:32
Flop no Sporting marca à Costa do Marfim e ajuda a eliminar Ousmane Diomande da CAN
11 Jan 2026 | 09:58