
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Em Alvalade há, neste momento, uma estrela que brilha mais intensamente do que todas as outras. O seu nome é Viktor Gyökeres, é sueco e, aos 25 anos, promete fazer muito barulho no mundo do futebol. O camisola 9 tem conquistado os corações dos adeptos leoninos, mas não ficou por aqui. Após mais uma exibição magnífica na noite da passada segunda-feira, 18 de dezembro, contra o Porto, onde se destacou com um golo e uma assistência, o avançado tornou-se ainda mais incontornável, fazendo com que o seu nome seja reconhecido por todos os portugueses, mesmo aqueles que não têm o Sporting no coração. No caso de Viktor Gyökeres, no lado esquerdo do peito, não está só o Sporting. O sueco tem ainda no coração Amanda Nildén, a sua cara-metade. O casal conheceu-se nas categorias de formação do clube sueco Brommapojkarna e compartilha a mesma paixão: Amanda também é futebolista e atualmente joga na Juventus, em Itália. O romance é acompanhado de perto por alguns jornais britânicos há vários anos. Na história de amor de Viktor e Amanda, existem dois detalhes curiosos. Além de ambos terem 25 anos, representam a seleção sueca nos respetivos escalões. No entanto, há uma grande diferença dentro de campo: enquanto o jogador do Sporting é avançado e marca dezenas de golos por temporada, Amanda é defesa central e impede que as adversárias marquem. Em junho passado, de acordo com a imprensa desportiva portuguesa, Amanda Nildén foi abordada pelo Sporting, que desejava reforçar a equipa feminina com a sua contratação. Contudo, o negócio não se concretizou, e a jogadora permaneceu na Vecchia Signora.
Especialista apontou falha no desempenho de jogador verde e branco, mas também deixou alguns reparos sobre futuro do atleta leonino
|
Maxi Araújo fez, no dérbi com o Benfica, um dos melhores jogos desde que chegou ao Sporting. Rui Dias aponta algumas falhas do jogador em momentos específicos, mas deixa muitos elogios ao jovem uruguaio, augurando um futuro brilhante ao canhoto.
"Definiu como palco todo o flanco esquerdo do terreno; atrás, no meio e à frente apresenta aptidões técnicas e atléticas para todas as contingências, baseado na versatilidade de argumentos e adaptabilidade a todas as exigências – também não se perde no corredor central. Começa por ser um jogador apetecível, um multifuncional sempre procurado pelos treinadores, mas é tão eficaz, fiável e até brilhante que constitui mais-valia em cada função específica. Ruben Amorim chegou a utilizá-lo como avançado, Rui Borges começou por pensar nele como defesa, mas acabou por consolidar-se como ala, função na qual se tem notabilizado", disse, ao jornal Record.
"A convicção sul-americana interfere, por vezes, no rendimento"
Para Rui Dias, Maxi - destacado pelo CIES - "assenta na presunção sul-americana de que as ganas, a picardia e o pequeno delito prestigiam o perfil futebolístico de qualquer profissional". No entanto, o 'camisola 20' dos leões "por vezes permite que essa convicção interfira no rendimento, na concentração, na discussão dos lances, na teatralização dos contactos, alimentando a perversa veia contestatária que o caracteriza".
"Principalmente como defensor, a atitude prejudica-lhe o discernimento, desfoca o objetivo, conduz a erros posicionais e de decisão cujas consequências são atenuadas pela rapidez com que retifica as falhas. Quando as comete avalia automaticamente o perigo, sinal de que por detrás da aparência dispersa, é orientado por noção tática superior", explicou o especialista.
"A tensão que põe no jogo não afeta a precisão dos gestos; a contundência nos duelos não interfere na refinada técnica individual; a dinâmica e intensidade nas intervenções nunca ficam órfãs da inteligência. No vaivém pelo flanco, que repete vezes sem conta em hora e meia, Maxi diversifica o reportório. Desarma, conduz e executa com clareza espantosa, principalmente junto à grande área, prova de que a aparente leveza dos gestos largos, mais indefinidos e nem sempre minuciosos, se transforma em ações seguras e executadas com sentido prático", afirmou Rui Dias, garantindo que "Maxi Araújo ainda não atingiu o máximo que tem para oferecer, ao Sporting, ao Uruguai e até ao futebol".
"Maxi pode ser o que ele quiser"
Contratado pelo Sporting ao Toluca, o canhoto "já mostrou qualidades, consolidou estilo, perspetivou o desenvolvimento e confirmou um destino para o resto da carreira. Mas ainda não bateu no topo da escala, mesmo partindo do princípio de que o essencial para chegar tão alto já lá está". "Aos 25 anos, demorou a adaptar o conceito futebolístico e a sua própria natureza pessoal aos padrões estéticos e competitivos do futebol europeu. Internacional uruguaio, uma das paixões de Marcelo Bielsa na seleção celeste, beneficiou dos conselhos e ensinamentos que os seus treinadores lhe transmitiram em Alvalade – Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges. O enquadramento foi dimensionado pela abertura para continuar a aprender e fortalecer-se como futebolista, cumprindo o objetivo de apetrechar-se com armas para voar cada vez mais alto. O talento, a disponibilidade e o sucesso coletivo alimentam o gene competitivo que o caracteriza. O futuro será o que ele quiser", terminou,
Rui Borges está encantado com exibições do guardião e SAD verde e branca prepara-se para abrir cordões à bolsa e fechar transferência
|
Rui Silva tem encantado os responsáveis do Sporting. O guardião chegou a Alvalade no mercado de janeiro, por empréstimo do Bétis, mas a SAD verde e branca irá desembolsar 4,75 milhões de euros para o segurar em definitivo no plantel comandado por Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o passe do internacional português ficará em posse do Sporting no final da época. No inverno, os leões pagaram 500 mil euros aos sevilhanos, mas ficou acordada a transferência pelo valor acima mencionado, numa “opção de compra que se pode tornar obrigatória mediante determinada condição”.
Com a possível conquista do título de campeão, o Sporting terá de contratar Rui Silva em definitivo, sendo que, ao montante acordado, acresce ainda 1 milhão de euros derivados de bónus. No entanto, a vontade da SAD é manter o guardião, que revolucionou a equipa desde a sua chegada.
Com contrato até 2028, Rui Silva pretende conquistar o campeonato nacional, a Taça de Portugal e voltar a ser presença assídua na seleção. Roberto Martínez fará, na próxima terça-feira, a convocatória para a Liga das Nações e o 'camisola 24' do Sporting espera estar entre os escolhidos.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 6 milhões de euros - já disputou 21 encontros, tendo sido utilizado ao longo de 1.890 minutos. No total, o guardião sofreu 17 golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos.
Saída de Alvalade vem sendo muito falada e há mais pormenores sobre os últimos tempos do ponta de lança internacional pela Suécia
|
Viktor Gyokeres vai sair do Sporting e, com o final da temporada, aproximam-se novas informações sobre os valores e destino pelos quais o sueco pode trocar Alvalade. Depois de ter sido noticiado que o avançado tem tudo acordado com o Arsenal, parece não haver entendimento.
Segundo informação divulgada pelo jornal Record, a SAD do Sporting não recebeu qualquer proposta, pelo que é impossível as partes envolvidas terem chegado a acordo. A mesma fonte adianta ainda que, fruto da importância dos próximos jogos, a Direção leonina só irá negociar no fim da temporada.
Para já, os métodos de Frederico Varandas são claros: o Sporting terá de receber 70 milhões de euros e, de preferência, anunciados só depois do próximo dia 1 de julho, de forma a ajudarem as contas do Clube de Alvalade e entrarem apenas no exercício 2025/26.
Certo é que o sueco - que já tem substituto apontado - deverá cumprir, diante do Vitória de Guimarães, a última partida no Estádio José Alvalade, que estará em ebulição para empurrar os leões à conquista do título. A partida tem pontapé de saída marcado para as 18h00 de sábado, dia 17 de maio.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.