VIRGÍLIO LOPES: "NUNO MENDES TINHA CONTRATO DE FORMAÇÃO EM 2018"
Em declarações exclusivas ao Leonino, diretor da formação do Sporting entre 2013 e 2018 desmente Miguel Braga e revela que, na altura, os leões não comunicavam a assinatura de contratos de formação
Redação Leonino
Texto
30 de Março 2021, 14:10

Em declarações exclusivas ao Leonino, Virgílio Lopes garante que, em 2018, Nuno Mendes já tinha assinado contrato de formação com o Sporting, desmentindo assim Miguel Braga (LER MAIS AQUI). O diretor da formação dos leões entre 2013 e 2018 revela que, ao contrário do que acontece agora, o Clube não comunicava a assinatura de contratos de formação.

“80% dos jovens jogadores tinham contratos de formação assinados”

“Não é verdade que, em 2018, o Nuno Mendes não tivesse um contrato de formação assinado com o Sporting. Aliás, não só tinha contrato de formação como já havia um princípio de acordo para assinar um contrato profissional, como, de resto, acontecia com todos os jovens com quem assinávamos contratos de formação”, disse Virgílio Lopes ao nosso jornal.

O campeão nacional pelo Sporting em 1981/82 explica que “ao contrário do que sucede agora”, o Sporting “não comunicava a assinatura de contratos de formação porque essa prática traz mais desvantagens do que benefícios”. Virgílio Lopes diz ainda que, durante o seu período em Alvalade, cerca de 80% dos jovens jogadores assinaram contrato de formação.

“No início, não havia grandes expectativas no Nuno Mendes”

O diretor da formação leonina lembra que no início da carreira de Nuno Mendes “não havia grandes expectativas no jogador”. Só mais tarde, tal como acontece com outros jogadores, é que “o Nuno começou a despontar, sendo até chamado às seleções jovens”.

Nuno Mendes assinou o seu primeiro contrato profissional com o Sporting em junho de 2020 (LER MAIS AQUI), tendo, em dezembro de 2020, renovado o vínculo com os leões (LER MAIS AQUI). O internacional português com apenas 18 anos (LER MAIS AQUI) tem contrato com o Sporting até 2025 e uma cláusula de rescisão fixada nos 70 milhões de euros.

Esta época, Nuno Mendes tem sido peça-chave para Rúben Amorim, tendo já realizado 26 jogos (2.113 minutos) e marcado um golo. Recentemente, têm sido inúmeros os gigantes europeus a demonstrar o seu interesse em Nuno Mendes (LER MAIS AQUI, AQUI e AQUI).

Fotografia de Sporting

  Comentários