Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Competições

Sporting volta a vencer a Liga dos Campeões em época perfeita

Em jogo de grande sacrifício, com direito a reviravolta, o Clube de Alvalade mostrou novamente que é "tão grande como os maiores da Europa"

Com esta nova conquista europeia, o Sporting trouxe a segunda Champions League da modalidade para o museu de Alvalade
Com esta nova conquista europeia, o Sporting trouxe a segunda Champions League da modalidade para o museu de Alvalade

  |

Icon Comentário0

No dia 3 de maio de 2021, a equipa de futsal do Sporting defrontou em Zadar congénere do Barcelona, naquela que foi a final da UEFA Champions League da modalidade, da temporada 2020/21. O jogo terminou a favor dos leões, que venceram a por 4-3, com os golos verdes e brancos a serem marcados por Zicky Té (26’), Erick Mendonça (28’), João Matos (31’) e Pany Varela (37’).


Para defender o Sporting numa importante decisão europeia, a equipa técnica de Nuno Dias chamou a jogo Guitta, João Matos, Erick Mendonça, Alex Merlim, Pauleta, Gonçalo Portugal, Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Mamadú Ture, Taynan, Diego Cavinato, Pany Varela, Zicky Té e Rocha.


Fase final em novo formato


Graças às complicações causadas pela pandemia do Covid-19, a habitual final four, onde é feita a decisão da prova, foi transformada numa final eight, a que o Sporting não teve nenhuma dificuldade em chegar. Nos 16 avos de final, os leões 'atropelaram' os dinamarqueses do Futsal Genofte, por 12-1, e mais tarde nos 'oitavos' venceram a formação checa do Chrudim, por 5-1. Com estas duas vitórias, o Clube de Alvalade carimbou a sua presença em Zadar para a fase das decisões da competição.

Na cidade croata, estava presente a elite do futsal europeu, com equipas como o Partido Comunista, que era o então campeão russo e o próximo adversário do Sporting. Aí, o desafio foi mais difícil, mas os comandados de Nuno Dias acabaram por vencer o jogo (3-2). Nas meias-finais, os leões marcaram encontro contra os maiores vencedores da Futsal Champions League e, por duas vezes, carrascos do Clube de Alvalade na final da prova: o Inter Movistar. Previa-se um jogo difícil, mas a verdade é que os verdes e brancos tornaram o jogo fácil e venceram a formação espanhola por 5-2.


Começo difícil não impediu glória europeia

Na final, os leões enfrentaram a equipa do Barcelona e o jogo começou mesmo de feição para os catalães, que foram para o intervalo a vencer por 2-0.  Na segunda parte, o chip mudou e, na primeira ocasião para a equipa de Nuno Dias, Zicky faz abanar as redes blaugranas após passe de Tomás Paçó (26’). O segundo golo veio apenas dois minutos depois, por intermédio de Erick, de cabeça (2-2).

O Sporting ganhou confiança e tomou conta da partida. Aos 31 minutos, João Matos empurra a bola para o fundo da baliza, na recarga a um remate de Taynan, fazendo assim o 3-2. Forçado a correr atrás do prejuízo, o Barcelona arriscou com um guarda-redes avançado, mas, de forma inteligente, Erick rouba a bola à equipa catalã e com um belo drible acerta no poste da baliza contrária. Pany Varela não desperdiçou na recarga e fez o 4-2 aos 37 minutos. Antes do final do jogo ainda houve tempo para o 4-3, o que não impediu que o Clube de Alvalade se tornasse campeão europeu de futsal.

Uma das melhores equipas de sempre

Com este resultado, o Sporting venceu a sua segunda Liga dos Campeões de futsal, após ter vencido a primeira em 2018/19, e assim, tornou-se a equipa com mais títulos desta competição em Portugal. Mas os leões não ficaram por aí, visto que em território nacional venceu tudo o que havia para vencer, ao serem campeões da Liga Placard e vencedores da Taça da Liga 2020/21, o que se traduziu numa temporada perfeita.


Wiki Leonino

Pedro Fraga faz história lá fora e Sporting aplaude

Desportista de alta competição do conjunto verde e branco conquistou o segundo lugar numa primeira prova dificílima na sua carreira

Pedro Fraga, atleta que atua pelo Sporting, conseguiu a medalha de prata, perdendo apenas na prova para o atual campeão mundial na modalidade
Pedro Fraga, atleta que atua pelo Sporting, conseguiu a medalha de prata, perdendo apenas na prova para o atual campeão mundial na modalidade

  |

Icon Comentário0

No dia 2 de junho de 2013, Pedro Fraga, remador português do Sporting, conquistou a medalha de prata nas provas europeias de remo que, nesse ano, decorreram em Sevilha, Espanha. Foi um desempenho histórico do português, que não era apontado como um dos favoritos. O ano de 2013 ficou marcado, também, pelo facto de Bruno de Carvalho ter assumido a presidência do Clube.


A prova europeia disputada em Sevilha acabou por ser vencida pelo atleta dinamarquês Henrik Stephansen, que levou a medalha de ouro para casa. O remador de alta competição já tinha sido bicampeão do mundo e estava envolto, por isso, numa grande expectativa, que acabou por ser superada com sucesso.


A prata na estreia


Para Pedro Fraga, esta foi uma estreia quase perfeita em skiff (LM1x). Perder apenas para o atual bicampeão mundial na prova é, sem dúvida, um feito inesquecível. O remador português que representava as cores verde e brancas cortou a meta com o curtíssimo espaço de tempo comparado ao primeiro lugar.

O atleta dinamarquês atingiu a meta dos 1500 metros no percurso em 7.37,93 minutos. Cortou a meta final com uma diferença de 91 centésimos de segundo comparativamente a Pedro Fraga, que lutou até ao fim por este título que podia vir a ser inédito.


O português já tinha disputado outras provas na carreira, mas em LM2x. Em 2011, Pedro Fraga tinha conseguido a medalha de bronze em Plovdiv, na Bulgária, para além das medalhas de prata no ano de 2010, em Montemor-o-Velho em Portugal e em Varese, na Itália, em 2012.

O primeiro e único ouro

O ouro apareceu em 2014, um ano depois de se ter estreado em LM1x, em Sevilha. A primeira posição do pódio foi conquistada na prova que decorreu em Belgrado, na Sérvia, que apesar de muito intensa, terminou com um tempo impressionante de 6.51,720 minutos.


Wiki Leonino

Sporting torna-se campeão invicto e só deixa a desejar na Taça de Portugal

Conjunto verde e branco conquista o troféu do Campeonato Nacional depois de arrancar um empate difícil numa visita ao segundo classificado da tabela

Adeptos do Sporting festejam o título de campeão nacional pela sexta vez depois de um empate num confronto decisivo com o conjunto que ocupava o segundo lugar
Adeptos do Sporting festejam o título de campeão nacional pela sexta vez depois de um empate num confronto decisivo com o conjunto que ocupava o segundo lugar

  |

Icon Comentário0

No dia 3 de junho de 2001, o Sporting sagrou-se campeão nacional de futsal pela sexta vez, depois de empatar com o Miramar fora de casa num placar que acabou 1-1 e deu o título invicto aos verde e brancos. O golo que entregou o empate aos leões foi de Gonçalo Alves, que tanto podia jogar a fixo como a ala na formação leonina.


Esta época foi diferente, pois o campeonato foi disputado apenas numa única fase, com uma tabela constituída por 16 equipas que jogaram entre si, em casa e fora. O Sporting mostrou ter o domínio completo e sagrou-se campeão a duas jornadas do fim da competição, com uma vantagem de seis pontos sobre o segundo classificado.


As mexidas no plantel no início da época fizeram toda a diferença para a conquista do título. Bruno Almeida foi promovido da equipa júnior, Piranha foi contratado da AMSAC, Ricardo Caturra da Portela, Filipe Santos e Gonçalo Alves do Bons Dias, e Hugo Oliveira e Tico do Vila Verde.


O plantel da conquista

O Sporting ofereceu ao técnico Orlando Duarte - que levou o futsal dos leões à glória - uma equipa vencedora, que era constituída por: João Benedito, Piranha, Carlos Batista, Vitinha, Tico, Pedro Costa, Pedro Caetano, Eduardo Miguel, Filipe Santos, Alemão, Gonçalo Alves, Hugo Oliveira, João Marçal, Zézito e Ricardo Caturra.


O dia de erguer o troféu

O Sporting visitou o Miramar no dia 3 de junho de 2001 e empatou com o golo de Gonçalo Alves. Com este resultado, os leões sagraram-se campeões invictos, terminando com 25 vitórias e cinco empates em 30 jogos. Para além disso, o conjunto verde e branco bateu o seu recorde com 39 golos sofridos num campeonato, o melhor registo até então.

A Taça não correu tão bem

Na Taça de Portugal de futsal, o caminho já não foi tão fácil. O Sporting não passou da 4.ª eliminatória, tendo sido derrotado pelo Instituto D. João V por 4-1. Este jogo foi alvo de imensos protestos dos adeptos Sportinguistas devido a um erro escandaloso da arbitragem.

Ainda em 2000/01, o Sporting conseguiu um registo muito interessante. Foi a primeira época na história em que o Clube verde e branco conseguiu ganhar, simultaneamente, o Campeonato Nacional no escalão de seniores e, também, os restantes campeonatos distritais em juniores e juvenis.


Wiki Leonino

Arrepiante! Sporting é campeão e acaba com jejum de 30 anos

Equipa verde e branco alcançou titulo que escapava há três décadas e fê-lo na própria casa, o que ajudou a aumentar a emoção dos adeptos

Equipa do Sporting alcançou conquista do título nacional, 30 anos após o último triunfo e em casa, diante dos próprios adeptos e Sócios
Equipa do Sporting alcançou conquista do título nacional, 30 anos após o último triunfo e em casa, diante dos próprios adeptos e Sócios

  |

Icon Comentário0

A temporada 2017/18 ficará gravada na memória dos Sportinguistas como uma das mais simbólicas da história do Clube no que toca às modalidades. O regresso do hóquei em patins a Alvalade, agora com casa própria no recém-inaugurado Pavilhão João Rocha, foi o ponto de partida para um feito carregado de emoção e simbolismo: a conquista do título nacional, 30 anos após o último triunfo.


Voltar a casa... e em grande


Depois de anos a jogar em pavilhões emprestados, a equipa de hóquei leonina reencontrou o seu espaço, o seu público e a sua identidade, usufruindo das condições de excelência do novo pavilhão que passou a albergar várias modalidades do Clube. Este regresso a casa coincidiu com uma época de renovação e afirmação.


Mudança no plantel e uma equipa reconstruída

A pré-temporada começou com mudanças profundas no plantel. Saíram nomes históricos e influentes como Poka, Sergi Miras e Tuco, enquanto André Centeno foi cedido por empréstimo ao Paço de Arcos. Para colmatar as saídas, o Sporting apostou forte na qualidade e experiência: chegaram Henrique Magalhães e Toni Pérez, ambos do Liceo da Corunha, Vítor Hugo, vindo do FC Porto, e Matías Platero, ex-Reus, reforçando a ambição do clube em todos os sectores da pista.


De outsider a campeão nacional

Apesar da profundidade do plantel, o Sporting não partia como o principal candidato ao título. A crítica especializada apontava o favoritismo para outras equipas mais estabilizadas, mas o conjunto leonino demonstrou ao longo da época um espírito combativo, uma consistência tática assinalável e uma coesão coletiva que se revelou decisiva.

A conquista do campeonato nacional foi selada a uma jornada do fim, com uma vitória por 4-3 frente ao Porto, num jogo emotivo disputado no Pavilhão João Rocha. Um dado curioso: 30 anos antes, também frente aos portistas e pelo mesmo resultado, o Sporting havia carimbado o seu último título. 

Pavilhão João Rocha: palco de conquistas

A temporada ficou ainda marcada pelo impacto do novo pavilhão nas modalidades do Clube. O hóquei em patins não foi caso único: também o andebol e o voleibol conquistaram os respetivos campeonatos nacionais em pleno João Rocha, tornando a casa das modalidades um símbolo imediato de sucesso desportivo.

Futuro assegurado: os juvenis também são campeões

A afirmação do hóquei leonino não se fez apenas nos seniores. A equipa de juvenis acompanhou o feito da formação principal e também se sagrou campeã nacional, deixando claro que o futuro da modalidade em Alvalade está em boas mãos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com novo treinador, Sporting bate Porto na final da Taça de Portugal
Wiki Leonino

Com novo treinador, Sporting bate Porto na final da Taça de Portugal

 

Icon Comentário0
Sporting conquista a 6.ª Taça de Portugal com direito exibição de luxo
Wiki Leonino

Sporting conquista a 6.ª Taça de Portugal com direito exibição de luxo

 

Icon Comentário0
Sporting conquista Campeonato Nacional e termina com jejum de 5 anos
Wiki Leonino

Sporting conquista Campeonato Nacional e termina com jejum de 5 anos

 

Icon Comentário0