
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Zeno Debast tem sido um dos jogadores em maior destaque na temporada do Sporting. Presente em 47 encontros da equipa verde e branca, é um dos atletas mais utilizados da equipa verde e branca. O internacional belga fez um primeiro balanço da época e abordou a possível saída de Gyokeres no próximo mercado de verão.
“[Gyokeres] É um jogador fantástico e um dos mais importantes jogadores da nossa equipa. Teremos de encontrar uma solução. Mas o Fabrizio Romano ainda não disse nada (risos). Por isso, por agora, aproveitamos os momentos com ele. Depois vemos mais tarde”, disse Debast, em declarações à CNN Portugal.
O internacional belga enalteceu ainda a sua evolução enquanto jogador no Sporting: “Aprendi muito. O nosso grupo é fantástico. Quando cheguei senti imediatamente a confiança da equipa e também do pessoal. Correu tudo de forma positiva para conquistarmos o título”. O jogador garante que os 15.5 milhões de euros investidos pelos leões na sua contratação, no início da época, não causaram qualquer pressão adicional: “Honestamente, não senti. Compraram-me por causa das qualidades que viram em mim. Recebi logo a confiança de todos”.
Questionado sobre os melhores momentos da época do Clube de Alvalade, o jovem central afirmou: “Obviamente o golo do Eduardo Quaresma, há duas semanas. Foi um momento de grande emoção, para mim e para o grupo. E ganhar o título em nossa casa e depois festejar no Marquês foi fantástico”. Quanto ao momento menos positivo da temporada, Debast destacou a derrota contra o Porto (3-4, após prolongamento), em agosto.
A terminar, o atleta de 21 anos perspetivou a final da Taça de Portugal – que será arbitrada por Luís Godinho -, rejeitando favoritismo do Sporting: “É 50 para nós e 50 para o Benfica. Ganhámos o título, mas a Taça é outra história”. Debast assegura ainda que os jogadores leoninos vão entrar em campo, no Jamor, “concentrados e preparados”.
Guarda-redes leonino abriu o coração e elogiou o colega de baliza, destacando a emoção que viveu com a transferência para Alvalade
|
Rui Silva falou ao jornal Record sobre o momento especial que viveu no início de 2025, quando se tornou pai pela segunda vez e, em simultâneo, foi apresentado como reforço do Sporting. O guarda-redes leonino não escondeu a emoção ao recordar essa fase, sublinhando que foi uma das semanas mais marcantes da sua vida. “Sim, foi uma semana incrível, das melhores da minha vida – mudou-a!”, começou por afirmar, explicando que o nascimento do filho pesou na decisão de regressar a Portugal.
Na mesma entrevista, o guarda-redes, explicou como foi o seu processo de integração na equipa, que culminou com a estreia apenas quatro dias depois da apresentação oficial. “Foi uma semana de muitas emoções: ser pai, conseguir assinar no Sporting, estrear-me de leão ao peito. Foi incrível!”
Questionado sobre a relação com Franco Israel, Rui Silva não poupou elogios ao colega de baliza, reforçando a admiração pelo seu profissionalismo e atitude. “O Franco é dos melhores - senão o melhor – colega de posição que tive na carreira. É um profissional exemplar, uma pessoa cinco estrelas e temos uma relação muito boa”.
Rui Silva lembrou também o espírito de companheirismo que se vive entre os postes leoninos, exemplificando com o momento em que ambos se abraçaram em pleno Marquês de Pombal. “Nunca teve uma má cara e isso só mostra a educação, princípios que tem e a boa pessoa que é”. Para o guarda-redes, este tipo de ambiente positivo no balneário é essencial para o sucesso coletivo.
Ao longo da entrevista, o internacional português voltou a agradecer a forma como foi recebido por Franco Israel e mostrou-se confiante quanto ao futuro. “Estou muito agradecido ao Franco pela forma como me tratou e como me tem tratado. É um grande exemplo para todos”. Reveja aqui, as propostas que Rui Silva teve, no passado mercado de verão.
Promessa do meio-campo brilhou no campeonato nacional e despertou a cobiça dos leões. Situação ainda não é clara antes da abertura do mercado
|
O Sporting está atento a Demir Tiknaz, jovem médio turco que brilhou ao serviço do Rio Ave esta temporada. O jogador de 20 anos chegou por empréstimo do Besiktas e rapidamente se tornou uma das figuras da equipa. Com 33 jogos realizados, quatro golos e duas assistências, Tiknaz foi destaque constante e está agora no centro das atenções do mercado nacional.
A administração da SAD rioavista, liderada por investidores ligados ao milionário grego Evangelos Marinakis, vai exercer a cláusula de compra do médio por 5 milhões de euros. O objetivo inicial passaria por manter o jogador em Vila do Conde na próxima época, mas o assédio crescente de clubes de topo pode alterar esse plano.
O Sporting, que já observava o médio com atenção durante a temporada, surge como um dos emblemas mais interessados na contratação. Os leões veem em Tiknaz um jogador com grande margem de progressão e perfil físico e técnico ideal para a rotação do meio-campo. Ainda sem proposta oficial, o clube de Alvalade continua a monitorizar a situação.
Além do Sporting, também Benfica e Porto já demonstraram interesse, mas a concorrência pode vir também do estrangeiro, com o Lille, de França, a seguir de perto a evolução do turco. A expectativa do Rio Ave é recuperar o investimento com lucro e, por isso, não aceitará vender por menos de 10 milhões de euros.
Tiknaz promete ser um dos nomes mais disputados do próximo mercado, e o Sporting, sempre atento a talentos emergentes da Liga, poderá mexer-se em breve para garantir o médio que tanto se destacou com a camisola dos vila-condenses. A equipa técnica de Rui Borges, tem ainda outro alvo na mira, também jovem craque da Primeira Liga Portuguesa.
Treinador verde e branco concedeu, recentemente, uma entrevista aos canais oficiais do Clube de Alvalade, onde abordou vários aspetos da temporada
|
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, e tornou-se, no final da época, campeão nacional pelos leões. Concedeu, recentemente, uma entrevista ao jornal do Clube de Alvalade, onde abordou vários aspetos da temporada dos leões. Com a certeza de que "família é palavra mais certa para definir o Sporting", o técnico já fala no "sonho" para o próximo ano: o tricampeonato.
Falou da chegada ao Sporting, no final de dezembro de 2024, quando a equipa atravessava um momento complicado: "Não consegui desfrutar do Natal pelo melhor motivo do mundo. O grupo é fantástico, não tem egos, ninguém se acha melhor ou pior".
Depois, abordou a relação com Frederico Varandas: "No primeiro abraço que lhe dei depois do jogo agradeci pela confiança e por acreditar numa equipa técnica que não tinha um passado tão glorioso quanto isso. Era mais trabalho do que outra coisa, porque não tínhamos troféus nenhuns. (...) Desde o primeiro segundo que senti que gostou muito de mim enquanto pessoa e só posso agradecer. Jamais vou esquecer a oportunidade que me deu e a coragem de apostar em nós".
Revelou, também, os jogos que mais o marcaram esta época: "O primeiro jogo, com o Benfica, foi importante. Estávamos em segundo e voltámos a passar para o primeiro lugar. O jogo em Guimarães também, um ambiente muito difícil. (...) O jogo que me marcou mais acabou por ser com o Gil Vicente. No meu discurso antes do jogo disse que o jogo do título não ia ser com o Benfica, mas sim naquele dia. Disse que era aquele jogo que nos ia dar o título. (...) Quando o Quaresma fez golo, corri como um 'tontinho' (risos). Ninguém precisa de fazer eletrocardiogramas nos próximos meses!".
Por último, Rui Borges falou da prova rainha, na qual o Sporting disputa o jogo decisivo em breve: "O maior sonho era ser campeão nacional e felizmente concretizei-o, mas como venho de escalões inferiores o primeiro sonho era disputar a final da Taça por toda a beleza, envolvimento, cultura. (...) Acredito que seja uma linda festa, mas quero ganhar. Vou fazer tudo para conquistar a Taça de Portugal".
Diomande continua a ser dor de cabeça no Sporting! Rui Borges pensa em jovens para render o central