![Surpresa de Rui Borges para o Sporting - Borussia Dortmund atira: "Hjulmand faz muita falta, mas..."](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting_20250130044450.webp)
Futebol
Surpresa de Rui Borges para o Sporting - Borussia Dortmund atira: "Hjulmand faz muita falta, mas..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Leonardo Jardim foi treinador principal do Sporting há mais de 10 temporadas, em 2013/2014, na altura com resultados positivos. O treinador madeirense orienta no estrangeiro desde a passagem pelos leões, e anunciou nova aventura para o resto da época: o Cruzeiro, do Brasil, onde foi muito bem recebido pelos adeptos.
Ainda no aeroporto o técnico referiu: "Estou muito feliz por chegar ao Brasil, por chegar ao Cruzeiro. É um clube com grande tradição. Era um dos meus objetivos de carreira treinar no Brasil", disse Leonardo Jardim aos jornalistas que o esperavam no aeroporto internacional de Belo-Horizonte.
Demonstrado a sua satisfação, Jardim não escondeu: "Estou muito satisfeito. Segunda-feira estaremos todos juntos", fazendo alusão ao primeiro treino na nova equipa marcada para esta segunda feira, dia 10 de fevereiro, Começa assim uma nova etapa, após ter saído do campeão da Liga dos Campeões Asiática, o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.
Relembrar que Leonardo Jardim chegou ao Sporting depois de orientar o Camacha, o Chaves, o Beira Mar, o Braga e o Olympiakos. Saiu da equipa leonina rumo ao monegascos como em cima referido - equipa que orientou mais de cinco anos. Depois disso, seguiram-se aventuras no médio oriente, com o Al Hilal, Al Ahli, Al Rayyan e Al Ain, o último clube que representou antes de assinar pelo Cruzeiro.
Ao serviço do Sporting, ficou no segundo lugar, garantindo o acesso á Liga dos Campeões após longos anos de ausência, num ano que foi de retoma, após a pior classificação de sempre dos verdes e brancos. Porém durante a sua carreira alcançou quatro campeonatos nacionais (Grécia, França, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), uma Taça interna (Grécia), uma Supertaça (Arábia Saudita), e uma competição continental, a Liga dos Campeões Asiática, com o Al Hilal.
Antigo elemento do conselho de administração dos verdes e brancos aproveitou o espaço de opinião, no jornal ‘O Jogo’, para analisar os gastos do Clube
|
Nuno Correia da Silva - que recentemente deixou rasgados elogios a Hugo Viana - antigo membro do conselho de administração do Sporting, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal ‘O Jogo’, recentemente, para fazer uma análise profunda aos gastos do Sporting, bem como dos restantes três grandes em Portugal.
O antigo dirigente leonino faz uma análise rigorosa aos números gastos pelos três clubes tendo o Benfica sido o clube mais gastador com 110 milhões, seguindo do campeão nacional Sporting com 90 milhões e a fechar o pódio surge o Porto, embora muito perto, com 89 milhões gastos.
Em relação ao rácio do dinheiro gasto por jornada, o Benfica continua a ser o mais gastador, com 70 milhões, em comparação com os 56 dos leões e 55 do Porto. Já na divisão do número de pontos , o Sporting aparece como Clube menos gastador, visto que é quem tem mais pontos conquistados até ao momento
O administrador faz referência ao Braga, que com os mesmos pontos do Porto até à 21ª jornada, tendo um rácio muito mais animador, visto que gastou muito menos que os dragões, gastando pouco mais de meio milhão de euros, cerca de metade que é gasto pelos azuis e brancos,
De recordar que ao fim de 21 jornadas, os comandados de Rui Borges lideram com 51 pontos o campeonato, mais quatro que o segundo classificado Benfica, que tem 47 e mais oito que os terceiros classificados, Porto e Braga, que têm ambos 43 pontos conquistados até ao momentos. A turma de Rui Borges defende a liderança frente ao Arouca, já no próximo sábado dia 15 de fevereiro no Estádio José de Alvalade.
Jogador espanhol do Sporting, que ocupa a posição de lateral direito, teve os dias contados em Alvalade, mas conseguiu encontrar a melhor forma
|
Depois de ter estado na porta de saída de Alvalade, Iván Fresneda, jogador do Sporting que atua como defesa lateral direito, conseguiu encontrar a melhor forma com Rui Borges no comando do Clube, e pode estar perto de dar um salto em frente na carreira, e representar a seleção sub-21 espanhola.
Com as boas prestações recentes, o jovem de 20 anos poderá entrar nas contas do selecionador da categoria de sub-21 Santi Denia. Esta atenção é resultado de ter pegado de estaca na equipa do Sporting, onde tem somado muitos minutos, com dois golos marcados em dois jogos consecutivos.
Iván Fresneda chegou a estar na porta de saída do Clube de Alvalade, dado o grande interesse dos italianos do Como e, até, dos espanhóis do Valência. No entanto, a formação leonina definiu que o camisola 22 não iria sair do Clube devido aos falhanços nas contratações de Alberto Costa e Andrés Garcia.
A confirmar-se a chamada à seleção espanhola de esperanças, esse passo significará uma subida de estatuto do lateral de 20 anos no seu país natal e poderá ajudar a aumentar o seu valor de mercado. Rui Borges, por outro lado, deverá dar seguimento à forte aposta em Fresneda no lado direito da formação do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Iván Fresneda – avaliado em 7 milhões de euros – leva 18 encontros disputados: nove na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, dois na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 898 minutos que disputou, o ala espanhol marcou dois golos.
Antigo técnico das camadas jovens do Clube de Alvalade concedeu uma entrevista onde falou, com especial atenção, de um dos craques dos leões
|
Geovany Quenda tem sido um dos grandes destaques da equipa do Sporting nesta temporada. Ganhou o lugar logo no início da época, depois de ter sido lançado no 11 por Ruben Amorim na Supertaça, logo no primeiro jogo do ano. Não voltou a perder o lugar e tem sido opção para os três treinadores que passaram pelo comando técnico dos verdes e brancos desde o verão de 2024.
Bernardo Bruschy, antigo treinador do extremo português nas camadas jovens dos leões, concedeu uma entrevista ao jornal 'A Bola', onde abordou o tempo em que orientou Geovany Quenda, o salto do jogador e as perspetivas de futuro.
"Às vezes esquecemo-nos de que o Quenda tem apenas 17 anos. Lá está, a maturidade que ele apresenta, a qualidade que ele apresenta, o rendimento que ele já consegue dar à equipa, mesmo sendo tão jovem, é algo fora do comum", começou por explicar o antigo treinador dos quadros dos leões.
Para o treinador português, "ter acontecido tão cedo é sempre surpresa, mas era esperado que chegasse a estes níveis". Falou, depois, do futuro do extremo, que pode passar pela saída de Alvalade daqui a pouco tempo.
"Ver o nome dele ser associado a clubes de dimensão dos maiores da Europa surpreende-me só por ser tão cedo, não me surpreendo por ele lá chegar", atirou Bernardo Bruschy. Relembrar que Geovany Quenda tem sido muito associado ao Manchester United, clube orientado por Ruben Amorim, treinador português que lançou o jovem extremo na equipa do Sporting.