
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges - que está a ser apontado à saída - chegou ao Sporting em dezembro. Oriundo do Vitória de Guimarães, o treinador trouxe consigo a sua equipa técnica, que também deu frutos em Alvalade. Fernando Morato, adjunto, recordou a caminhada até ao topo e como estava o plantel no pós Ruben Amorim.
Fernando Morato: "Tenho a sensação de que a ascensão até à Primeira Liga não demorou assim tanto"
"Tenho a sensação de que a ascensão até à Primeira Liga não demorou assim tanto tempo, mas, uma vez lá, tudo acontece muito depressa. Depois de uma época extraordinária em Moreira de Cónegos, onde batemos o recorde de pontos e classificação do Moreirense, iniciámos a época seguinte no Vitória e terminámos como campeões no Sporting", começou por dize, em declarações ao Mensageiro de Bragança.
Fernando Morato não esquece o percurso que foi feito até à conquista do campeonato: "Antes da Primeira Liga, foram seis anos de construção, em que conhecemos vários contextos, equipas, jogadores e administrações – e esse caminho ajudou-nos a chegar até aqui. As pessoas que fomos conhecendo e com quem aprendemos, sobretudo os jogadores, moldaram a nossa forma de estar, os nossos princípios, ideias de jogo e até hábitos diários".
Fernando Morato: "Estavam habituados a uma figura marcante como o Ruben Amorim"
O treinador adjunto do Sporting não esquece a mudança para Alvalade, numa altura crítica: "Estavam habituados a uma figura marcante como o Ruben Amorim. Foi um desafio conquistar a confiança dos jogadores. O nosso mérito foi mostrar que havia outro caminho para vencer".
Fernando Morato admitiu que toda a equipa técnica do Sporting percebeu "que o grupo gostava de liderança mais fechada", apontando a final da Taça da Liga, perdida nas grandes penalidades para o Benfica, como o grande ponto de viragem para a época de sucesso dos leões.
'Camisola 19' de Rui Borges tem informações que influenciam o seu futuro e espera atingir sucesso desportivo na próxima temporada
|
O Sporting está a detalhes de confirmar a venda de Viktor Gyokeres ao Arsenal. Apesar de ser uma grande perda, a situação agrada a Conrad Harder. O jovem dinamarquês viveu toda a época passada na sombra do sueco e tem agora oportunidade de brilhar.
Apesar de o Sporting estar no mercado em busca de uma alternativa ao 'camisola 9', Harder deverá, ao que tudo indica, ter mais chances de somar minutos regulares ao longo da temporada, sendo também titular do plantel de Rui Borges em várias ocasiões.
O internacional pela Dinamarca nunca escondeu o desejo de ser imprescindível em Alvalade, ansiando por uma utilização bem mais regular que a da temporada transata, na qual saiu maioritariamente do banco de suplentes nos minutos finais de alguns encontros.
"Não joguei assim tanto nos últimos quatro ou cinco meses, por isso ter minutos de jogo nas pernas é incrível. Acho que já provei a muita gente que estou pronto para jogar, mas quero provar ainda um pouco mais que estou pronto para jogar", disse Conrad Harder, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 24 milhões de euros -, fez 47 jogos: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.626 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez 11 golos e sete assistências.
Míster está agora a preparar a primeira época completa ao serviço dos leões, mas há quem acredite que Alvalade pode deixar de ser a casa do técnico
|
Rui Borges completa esta segunda-feira, dia 7 de julho, o 44.º aniversário. Carlos Correia, presidente do Mirandela, clube da terra do técnico, acredita que a saída do Sporting poderá ocorrer num futuro próximo, com uma mudança para uma liga de maior reconhecimento.
Carlos Correia: "Rui Borges tem talento para chegar a um clube estrangeiro, a um grande da Europa"
“Tem talento para chegar a um clube estrangeiro, a um grande da Europa, não tenho dúvidas do que estou a dizer. Dentro de um ou dois anos, imagino que estará no estrangeiro...”, começou por dizer o dirigente transmontano, em declarações ao jornal O Jogo.
Carlos Correia garantiu ainda que o objetivo de Rui Borges é lutar pelo tricampeonato e vencer novamente a Taça de Portugal pelo Sporting: “Para mim, não há qualquer surpresa em relação ao seu trajeto. Sempre disse que ele tinha potencial para chegar à primeira liga. Conseguiu atingir essa meta com muito mérito seu e da sua equipa técnica, curiosamente todos da nossa região”.
Carlos Correia: "Rui Borges é um motivo de orgulho para nós"
“Trata-se de um homem fantástico que nunca se esquece das suas origens. É humilde, sempre que vem a casa, visita-nos. É um motivo de orgulho para nós”, terminou Carlos Correia, deixando grandes elogios ao técnico, que avança para a primeira época completa no Sporting.
Rui Borges está já a trabalhar na Academia Cristiano Ronaldo desde o passado dia 1 de julho, mas apenas esta segunda-feira, dia 7, irá receber os vários internacionais que ainda não se apresentaram aos treinos. Geovany Quenda e Conrad Harder têm dispensa até dia 11.
Negociações entre o Clube de Alvalade e o Panathinaikos estavam em standby enquanto SAD leonina tratava de outros assuntos no mercado
|
O Sporting vai voltar a atacar a contratação de Georgios Vagiannidis. O lateral grego esteve em standby nos últimos dias, com a prioridade dos verdes e brancos a ser fechar a venda de Viktor Gyokeres para o Arsenal. Agora que o sueco está próximo do Emirates, os leões reúnem novamente com o Panathinaikos.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os responsáveis do Sporting vão reacender o negócio com o emblema e Atenas durante o decorrer desta semana, de modo a tentar garantir a contratação do defesa-direito, que agrada bastante à estrutura.
Para já, o Panathinaikos deseja receber 15 milhões de euros pela venda de Vagiannidis e o Sporting apenas apresentou oferta de 10M mais 2M por objetivos. O Clube de Alvalade tenta ao máximo baixar as exigências helénicas e tem um trunfo em mãos.
O Panathinaikos disputa as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões no final deste mês e, caso não consiga acesso à prova milionária, terá de abrir mão de alguns jogadores a preço reduzido, como é o caso de Vagiannidis, que ficará mais em conta à SAD do Sporting.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.