
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Félix Correia foi a grande figura da temporada do Gil Vicente. O extremo que está na lista de reforços do Sporting, para o mercado de verão, realizou a melhor época da carreira. Com nove golos apontados na Liga Portugal Betclic, o jogador de 24 anos destacou-se por ter marcado aos três grandes do futebol português.
O atleta formado na Academia de Alcochete foi mesmo o melhor marcador do Gil Vicente no campeonato – somou ainda mais um golo na Taça de Portugal -, tendo alcançado o dobro dos remates certeiros da temporada passada. Félix Correia foi também o elemento mais utilizado do plantel, com 37 jogos realizados, num total de 3188 minutos de competição em todas as provas.
O internacional sub-19 português conseguiu marcar a Sporting, Benfica e Porto. Na 32ª jornada do campeonato, Félix Correia marcou o golo do Gil Vicente em Alvalade, num jogo que terminou com a vitória dos leões por 2-1. Antes, o extremo já tinha assinado um remate certeiro no duelo frente ao Benfica, no Estádio da Luz, em setembro, e na receção ao Porto, em janeiro.
De resto, os 10 golos marcados por Félix Correia representam o dobro dos remates certeiros de Pablo Felipe e Kanya Fujimoto (5), as outras principais figuras do ataque do Gil Vicente. O extremo destacou-se também no capítulo das assistências, com quatro passes para golo.
Vale lembrar que o Gil Vicente terminou o campeonato no 13º lugar da tabela classificativa, com 34 pontos. A equipa gilista garantiu a manutenção no principal escalão do futebol português, terminando com sete pontos de vantagem para o lugar de play-off. A formação de Barcelos gilista somou oito vitórias, 10 empates e 16 derrotas, tendo marcado 34 golos e sofrido 47.
Promoção da turma secundária dos verdes e brancos vai permitir que futebolistas do plantel principal joguem com maior regularidade na Segunda Liga
|
A subida da equipa B do Sporting à Segunda Liga vai permitir que vários jogadores da equipa A desçam à turma secundária do Clube de Alvalade mais frequentemente na próxima temporada desportiva de 2025/26, sabe o Leonino, uma vez que se trata de uma competição profissional, ao contrário da Liga 3.
A equipa B do Sporting conseguiu a subida à Liga 2, o segundo escalão do futebol nacional, após uma travessia de sete anos na Liga 3. Os jovens verdes e brancos consumaram uma ascensão muito ambicionada no Clube de Alvalade, que traz um maior nível competitivo.
O facto de uma prova profissional é a grande diferença em relação à Liga 3 e um fator que pode ter várias consequências no plantel da equipa principal. Ao contrário do que acontecia quando a equipa B estava na terceira divisão, vários jogadores do Clube podem agora ser forçados a dar um passo atrás e representar a formação secundária dos leões.
Muitos jogadores têm cláusulas nos seus contratos que os obrigam a jogar em ligas profissionais, caso isso seja requerido, o que significa que, na próxima temporada, existe a possibilidade de vermos alguns jogadores do Sporting dar um passo atrás e representarem a equipa B.
Esta medida não é inédita. Tanto no Sporting, como noutros emblemas, já aconteceu com jogadores afastados do grupo, ou a voltarem de lesão, serem relegados à equipa B de forma a ganhar ritmo competitivo - Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Shikabala, Jefferson, Fito Rinaudo ou Islam Slimani que, com uma idade já avançada, foram 'dar uma perninha' à turma secundária na altura em que a equipa estava na Segunda Liga. Esse cenário volta, agora, a ser uma realidade possível no Clube de Alvalade
Chefe de redação do jornal Record não tem dúvidas que o Clube de Alvalade é favorito à conquista do tricampeonato e o motivo é claro
|
A nova edição do Mundial de Clubes disputa-se nos próximos meses de junho e julho, nos Estados Unidos da América. Benfica e Porto vão participar na competição e, por isso, Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal Record, considera que o Sporting terá vantagem na preparação para a próxima época, dado o maior tempo de descanso em relação aos rivais.
Luís Pedro Sousa: "Participar no Mundial de Clubes é melhor do que ficar fora dele"
“Participar no Mundial de Clubes é melhor do que ficar fora dele. Jacques de La Palice não diria melhor. Além das avultadas verbas envolvidas, e dos investimentos que vão garantir, o fator prestígio é de extrema importância. Não são muitos os que podem orgulhar-se de terem lugar numa prova de dimensão planetária”, começa por afirmar Luís Pedro Sousa, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
O jornalista destaca ainda a estreia do novo formato da competição da FIFA: “Tal como acontecera, por exemplo, com o último Mundial de seleções, disputado no inverno, e na nova Liga dos Campeões, com uma configuração diferente desde a época prestes a terminar, a inexistência de um histórico mantém-nos na incerteza”.
Luís Pedro Sousa: "O tema da erosão das equipas volta a estar em cima da mesa"
Luís Pedro Sousa desenvolve a ideia, falando numa nova experiência para todos os intervenientes: “Na primeira prova colocava-se a questão da gestão física dos jogadores tendo em conta o resto da temporada, na segunda, os pontos necessários para o apuramento e, agora, o tema da erosão das equipas volta a estar em cima da mesa, precisamente porque volta a tratar-se de uma primeira experiência para treinadores, atletas e até adeptos”.
A terminar, o jornalista destaca a vantagem que os leões - que apenas aceitam a venda de Hjulmand por 80 milhões de euros - podem retirar de não participarem na competição: “Do ponto de vista teórico, de qualquer forma, o Sporting parece entrar em clara vantagem em 2025/26. O plantel leonino vai descansar normalmente. Já Benfica e Porto não terão tal regalia”.
Peça chave no Clube de Alvalade vibrou com conquista do bicampeonato e defende técnico do emblema verde e branco que pode conquistar dobradinha
|
Salvador Salvador capitão da equipa de andebol do Sporting, celebrou o bicampeonato da modalidade e até apelou à festa conjunta com a equipa de futebol, também vencedora dos dois últimos campeonatos, recordando a já célebre "taberna" de Rui Borges.
“Espero que tenham guardado uma mesinha na tasca do míster Rui Borges, que o andebol também é bicampeão. Vai mais uma para o Museu”, disse o lateral, num vídeo partilhado nas suas redes sociais, lembrando as palavras de Sofia Oliveira. O técnico dos bicampeões nacionais de futebol reagiu, nos stories do Instagram, e saudou a conquista do andebol do Clube de Alvalade: “Bicampeão. Juntos”.
Vale lembrar que, nas celebrações do bicampeonato de futebol, no Marquês de Pombal, Rui Borges ‘respondeu’ à comentadora Sofia Oliveira – que o tinha acusado de ser um “animal de taberna” – e atirou: “Agora vamos todos para a taberna festejar”. Também Pedro Gonçalves brincou com a situação e disse que o técnico era “o campeão da tasca”.
Este sábado, a equipa de andebol do Sporting confirmou o favoritismo e triunfou no reduto do Marítimo, por 32-23, sendo que ao intervalo os leões já venciam por 18-14. Orri Thorkelsson e Martim Costa foram os melhores marcadores do lado verde e branco, com seis golos marcados, enquanto Salvador Salvador marcou quatro tentos. O Clube de Alvalade soma 47 pontos, na liderança do grupo A da fase final do campeonato.
Até final da temporada, o Sporting vai defrontar o Porto, em duas ocasiões. No próximo sábado, dia 31 de maio, os leões recebem os azuis e brancos, num jogo referente à última jornada do campeonato e que servirá apenas para cumprir calendário. Uma semana depois, disputar-se-á novo clássico, em Santo Tirso, a contar para a final da Taça de Portugal.