Futebol
Há quem não tenha dúvidas sobre eleições do Sporting: "Será uma goleada de Varandas"
06 Fev 2026 | 17:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Ago 2024 | 16:16 |
Rúben Amorim explicou os motivos pelos quais optou por retirar Eduardo Quaresma aos 69 minutos do jogo que os leões venceram frente ao Nacional por 6-1. Na conferência de imprensa, o técnico verde e branco referiu que a saída do 'camisola 82' se deveu devido a algum "desgaste" por parte do internacional sub-21 português.
"O Zeno Debast também entrou porque o Eduardo Quaresma já estava algo desgastado e, com o desenrolar do jogo, temos de testar várias coisas. Como temos tanto para melhorar, temos de ver, aqui e ali, algumas situações", começou por dizer o técnico, analisando os aspetos táticos do encontro.
"Os jogadores tiveram o mérito total de descomplicar o jogo e depois não pararam. Quanto mais marcávamos, mais queríamos [marcar], e isso mata uma equipa. Quando acertámos melhor a pressão e o Nacional não consegue sair, isso dá-nos muita força. E depois há muito talento, aí a diferença é enorme. Com todo o respeito pelo Nacional, não posso comparar o trabalho do Tiago [Margarido] com o meu".
Recorde-se que, ainda antes do final da temporada 2023/24 - em que o Sporting garantiu a conquista do 24.º título de campeão nacional -, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros.
Em 2023/24, Eduardo Quaresma – avaliado em 7 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo. Na atual temporada, o internacional sub-21 português soma três partidas.
Recorde a excelente exibição de Eduardo Quaresma na primeira partida da Liga Portugal Betclic:
Internacional colombiano tem sido um dos principais destaques dos verdes e brancos na presente temporada, mas situação leva a necessidade de gestão
07 Fev 2026 | 09:22 |
O AFS levou o Sporting a disputar mais 30 minutos para garantir a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, um cenário que acentuou uma tendência já existente: a elevada carga física de Luis Suárez, que jogou todo o encontro.
Sem poder contar com Fotis Ioannidis, ainda lesionado, o avançado colombiano, de 28 anos, cumpriu em Alvalade, na noite de quinta-feira, o 11.º jogo consecutivo sem ser substituído. A série teve início precisamente na Taça de Portugal, na deslocação ao terreno do Santa Clara, e desde 18 de dezembro que o jogador tem tido pouco tempo de descanso. No horizonte surge já o clássico frente ao Porto, marcado para segunda-feira, às 20h45. Após o encontro com a equipa orientada por João Henriques, Rui Borges admitiu que o avançado está “amassado”, situação agravada pelo lance com Antoine Baroan, no qual o jogador adversário acabou por sofrer uma fratura.
Perante este contexto, as opções são limitadas e passam essencialmente pela gestão física em ginásio. Entre o plantel do bicampeão nacional, Luis Suárez é o jogador com mais duelos disputados, num total de 34, e o segundo com mais minutos acumulados, 2.679, apenas atrás de Francisco Trincão, que soma 2.759.
Apesar do desgaste físico e do impacto emocional associado ao lance referido, o jornal Record revela que a mensagem transmitida pelo avançado ao treinador tem sido clara no sentido de se mostrar disponível para continuar a jogar, sabendo que a Unidade de Performance do Sporting tem acompanhado de perto a sua condição física, nomeadamente no que diz respeito a eventuais problemas musculares.
Motivado para marcar presença no Estádio do Dragão e ajudar a equipa na tentativa de encurtar distâncias para o Porto, o colombiano tem procurado gerir os tempos livres com períodos de descanso junto da família. O avançado soma 25 golos esta temporada pelo Sporting, registo que tem merecido reconhecimento interno e externo, assim como a atenção de vários clubes.
Jogador brasileiro termina contrato no final da temporada, mas não o irá cumprir até ao final, visto que conta com uma proposta do CSKA Moscovo
07 Fev 2026 | 09:12 |
Matheus Reis prepara-se para seguir para a Rússia, onde tem à sua espera um contrato com o CSKA Moscovo, que lhe oferece um salário de 3,5 milhões de euros líquidos por temporada. O jogador tem tudo alinhado para rescindir com o Sporting, mas antes disso ainda irá integrar as opções de Rui Borges para o clássico frente ao Porto, agendado para segunda-feira, às 20h45, no Estádio do Dragão. Será nesse palco que deverá disputar o último jogo ao serviço dos leões.
O defesa, de 30 anos, termina contrato com o Sporting no final da época e recebeu entretanto a proposta do clube moscovita, que é detido pelo banco estatal ‘VEB.RF’, entidade impedida de negociar com empresas ocidentais no contexto da guerra na Ucrânia. Por esse motivo, para poder assinar pelo CSKA, o jogador terá obrigatoriamente de rescindir previamente o vínculo com o Clube de Alvalade.
A situação foi apresentada por Matheus Reis à administração da SAD leonina, que optou por não criar obstáculos e mostrou abertura para permitir a saída a custo zero, atendendo aos valores envolvidos. A decisão tem também em conta as opções existentes no plantel até ao final da temporada, com alternativas para a posição, nomeadamente Maxi Araújo e Ricardo Mangas nas laterais esquerdas, e Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Zeno Debast e Gonçalo Inácio no centro da defesa.
A única solicitação feita pelos responsáveis do Sporting passou pela disponibilidade do jogador para disputar ainda o clássico com o Porto, condição prontamente aceite, tendo em conta que o mercado de inverno na Rússia permanece aberto para inscrições até ao dia 19 deste mês.
Ao todo, desde que chegou ao plantel do Sporting oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 222 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 11 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Erros cometidos recentemente e as performances menos consistentes na baliza do Clube têm levantado dúvidas sobre o seu futuro a longo prazo
07 Fev 2026 | 03:00 |
A forma exibicional de Rui Silva tem gerado alguma preocupação nos responsáveis do Sporting, sabe o Leonino. Apesar de continuar a ser considerado um dos pilares da equipa, as exibições irregulares do guarda-redes, que em determinados momentos não têm correspondido às expetativas, fez soar os alertas.
Os erros cometidos recentemente e as performances menos consistentes têm levantado dúvidas sobre o seu futuro a longo prazo. Embora o talento e a liderança do guardião não estejam em causa, há uma consciência crescente de que possa ser necessário preparar alternativas para não deixar o Clube vulnerável.
No entanto, a confiança no jogador mantém-se intacta. O 'camisola 1' continua a ser visto como uma peça-chave. Para a Direção, os momentos em que o guarda-redes se destacou em partidas decisivas reforçam a convicção de que é um ativo importante para a equipa de Rui Borges
O emblema leonino reconhece a importância do jogador e a sua capacidade de dar respostas em momentos críticos. A expectativa é a de que Rui Silva - que elogiou recentemente Rui Patrício - consiga recuperar a regularidade exibicional e volte a apresentar o seu nível habitual.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 27 partidas e é um titular indiscutível. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 2.430 minutos, nos quais encaixou 23 golos.
Há quem não tenha dúvidas sobre eleições do Sporting: "Será uma goleada de Varandas"
06 Fev 2026 | 17:39
Luís Guilherme ganha novo fôlego no Sporting e mostra pormenores promissores
06 Fev 2026 | 17:03
André Villas-Boas arma-se em vítima e ataca Sporting; Líder do Porto 'aquece' Clássico
06 Fev 2026 | 16:34