
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A apresentação de Maxi Araújo como reforço do Sporting deverá estar por horas e, com isso em mente, Renato Paiva, treinador do Toluca, traçou o perfil do internacional uruguaio. O ex-técnico do Benfica deixou claro que Rúben Amorim terá algum trabalho em adaptar o jogador ao seu método de jogo.
"A nível ofensivo é muito rápido, incisivo, vertical, joga melhor por fora do que por dentro, até porque Biesla na seleção [do Uruguai] utiliza-o por fora num 4x3x3 como extremo aberto. No Toluca começou a ser utilizado por dentro porque os nossos laterais são os que dão largura ao jogo, para também aproveitarmos outra característica muito boa dele: a finalização. Defensivamente precisa de alguns conceitos posicionais, utilizámo-lo primeiro como lateral, num sistema de três centrais, igual ao de Amorim. Esta época com a chegada do Jesús Gallardo, que é lateral, já pensávamos pôr o Maxi a extremo. É um jogador agressivo defensivamente no um contra um, em relação à perda é intenso, mas posicionalmente necessita de melhorar alguns conceitos", começou por referir, em declarações ao jornal A Bola.
"Em termos gerais está preparado, em termos de detalhe tático não. Primeiro vai mudar de treinador, cada um tem os seus conceitos. O Maxi pode chegar ao Sporting e começar a jogar, mas os conceitos que precisa de dominar com as ideias do Amorim... acho que se começar a jogar já vai ter de os entender gradualmente, enquanto treina e joga. O jogador sul-americano quando chega à Europa não está preparado, porque aqui as questões táticas não são tão valorizadas, vive-se muito do talento individual do jogador e se é um jogador mais ofensivo, que não tem muitas tarefas defensivas, tudo OK, mas se vai ser utilizado como defesa-esquerdo numa linha de três centrais vai ter de perceber as coisas de linha defensiva, a inserção, o fechar por dentro. Apesar de termos trabalhado isso aqui, acredito que o Rúben terá ideia diferente e acho que vai ter um bocadinho de trabalho a ensinar o Maxi, é um miúdo resiliente, gosta de aprender, de ouvir e acredito que essa adaptação até acabe por ser rápida", atirou ainda, antes de concluir.
"Se o utilizar como defesa-esquerdo numa linha de três, pode explorar a velocidade. Na seleção está habituado a jogar aberto junto à linha e os laterais do Amorim são jogadores de linha, que também dão largura ao jogo, e pode aproveitar essas características ofensivas que o Maxi tem na seleção: é aparecer no processo ofensivo vindo de trás, não é já estar mais adiantado à espera da bola, como um extremo, tem de participar na fase de construção, mas aproveitando as questões de largura. É um jogador que vai ter mais espaço para o um contra um ofensivo, para o cruzamento, até para alguma entrada na área para questões de finalização. O Rúben se o contratou é porque lhe vê muitíssima qualidade e características que encaixam no seu jogo", rematou o técnico português.
O futuro jogador dos verdes e brancos poderá ser opção em várias posições preferencialmente pelo lado canhoto (extremo, ala ou médio) e deverá ter um custo na ordem dos 14 milhões de euros, valor um pouco inferior às exigências iniciais do Toluca, que começou por pedir cerca de 18,25 milhões e, sendo assim, os leões conseguem baixar o preço em quase 25%.
Maximiliano Araújo – avaliado em 7,5 milhões de euros - leva dois golos em cinco jogos esta época pelo emblema mexicano. Na temporada passada marcou dois golos e fez cinco assistências em 39 partidas. O internacional uruguaio destacou-se na Copa América, juntamente com Manuel Ugarte e Franco Israel, sendo um dos melhores jogadores da seleção celeste.
Futebolista vai regressar aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, mas não vai ficar no plantel de Rui Borges na próxima temporada
|
Sotiris Alexandropoulos interessa aos alemães do Fortuna Dusseldorf. O médio vai regressar aos trabalhos no Sporting, mas não vai ficar no plantel de Rui Borges na próxima temporada. O Clube de Alvalade já procura colocação para o futebolista de 23 anos, que tarda em afirmar-se.
Neste momento, o emblema verde e branco prioriza uma venda definitiva do passe do médio grego, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado dia 28 de maio, procurando recuperar parte do investimento feito de cerca de 4,5 milhões de euros.
O emblema germânico está a construir um plantel que lhe permita lutar pelo acesso à Bundesliga em 2025/26 e vê no internacional grego o perfil certo para entrar no seu projeto. Em cima da mesa está uma proposta de empréstimo por uma época com uma cláusula de opção que poderá ser exercida no final da época, segundo o jornal Record.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, o Sporting quer convencer o Fortuna Dusseldorf a avançar para a compra do jogadr no próximo defeso, cenário que ainda se mantém em aberto. O jogador chegou a Alvalade rotulado de grande promessa do futebol helénico, mas nunca convenceu em pleno no Sporting.
Na Bélgica, o médio contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.
John Textor, empresário norte-americano, reagiu à cobiça por parte de clubes na mira no craque neste mercado de transferências de verão
|
Thiago Almada voltou a ser assunto entre clubes europeus, após o seu nome ter vindo a ser apontado ao Benfica. O jogador, que também já esteve na lista de potenciais alvos do Sporting, não vai sair do Lyon, emblema liderado pelo empresário John Textor.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a direção de Rui Costa está cada vez mais longe do argentino de 24 anos, graças ao valor imposto pelo detentor do emblema da Ligue 1, que ultrapassa as possibilidades económicas do clube encarnado.
Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.
Lembrar que quando ainda era jogador do Vélez Sarsfield, em 2021, o nome de Thiago Almada foi, por diversas vezes, colocado no caminho do Sporting. Porém, o Clube liderado por Frederico Varandas não chegou a acordo com o emblema sul-americano, que acabaria por vender Almada ao Atlanta United por cerca de 15 milhões de euros.
John Textor prestou declarações ao jornal 'A Bola' para confirmar o interesse encarnado e garantir que não está disposto a vender Thiago Almada. "Falei com o Benfica, mas até foi mais por respeito, pela boa relação que tenho com o Benfica. Como sabe, estivemos em negociações recentemente, por causa do Arthur Cabral. A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada".
Próxima aquisição do Clube de Alvalade estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial para a competição
|
A seleção nacional de futebol feminino já tem o lote definitivo de jogadoras para o Campeonato da Europa de futebol feminino de 2025, que decorrerá na Suíça entre os dias 2 e 27 de Julho. A grande novidade da lista é a ausência de Samara Lino, jogadora que vai reforçar as leoas. Do plantel do Sporting, Beatriz Fonseca, Ana Capeta e Telma Encarnação foram chamadas.
A atleta estreou-se recentemente na equipa principal frente à Nigéria, mas não consta da lista oficial. A convocatória reflete um misto de juventude, experiência e aposta na continuidade. O objetivo é claro: ultrapassar, pela primeira vez, a fase de grupos de um Europeu, depois de duas eliminações precoces em 2017 e 2022.
Portugal vai estrear-se no Grupo B frente à poderosa Espanha, atual campeã do mundo, a 3 de julho, em Berna. Seguem-se os duelos com a Itália, em Genebra (7 de julho), e com a Bélgica, em Sion (11 de Julho). Apenas os dois primeiros classificados seguem para os quartos de final.
Nota ainda para a inclusão de Ana Borges, Diana Silva e Fátima Pinto na lista de Francisco Neto. As atletas terminaram recentemente contrato com o emblema verde e branco e não vão continuar de Leão ao peito na próxima temporada desportiva de 2025/26.
Já Samara Lino chegou a Portugal na época 2021/22 para jogar no Clube Albergaria e, nas últimas duas épocas, tornou-se peça fundamental no Torreense. Esta temporada, além de levantar o troféu da Taça de Portugal, disputou 31 jogos, marcando um golo e fazendo uma assistência.