
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Tottenham, de Pedro Porro, foi, na passada quinta-feira, 7 de dezembro, derrotado, por 2-1, na receção ao West Ham, em jogo relativo à 15.ª jornada da Premier League. O ex-Sporting esteve em destaque, ao assistir Cristián Romero para o único tento dos spurs.
Todavia, o encontro, que parecia ir culminar numa vitória fácil para o Tottenham, acabou por virar pesadelo. No segundo tempo, Jarrod Bowen, aos 52 minutos, igualou a contenda. Já perto do final, aos 74’, Ward-Prowse, num lance bastante caricato, fez o tento que daria o triunfo ao West Ham.
Com esta derrota – a quarta em 16 encontros na presente temporada –, o Tottenham segue no quinto lugar, com 27 pontos em 15 jogos na Premier League (oito triunfos, três empates e quatro desaires).
Note-se que, nos últimos cinco compromissos, o emblema londrino somou quatro desaires – Chelsea, Wolverhampton, Aston Villa e West Ham – e um empate (Manchester City), colocando fim a um arranque de época verdadeiramente fantástico.
Recorde-se que Pedro Porro rumou ao Tottenham no passado mês de janeiro, a troco de 45 milhões de euros. Com a Listada verde e branca, o craque – avaliado em 40 milhões de euros – marcou 12 golos e fez 20 assistências, em 98 partidas, conquistando uma Liga Portuguesa (2020/21) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Confira a assistência de Pedro Porro:
Elemento próximo da equipa da segunda divisão espanhola observou de perto do desenvolvimento do jogador que pode substituir Gyokeres em Alvalade
|
O Sporting encontra-se a trabalhar na contratação de Luis Suárez e os indicadores parecem ser os melhores. O jornal O Jogo falou com Paco Gregorio, jornalista espanhol que ocupa o cargo de editor de desporto do Diário de Almería, e que por isso acompanhou de perto o percurso do avançado colombiano em Espanha. Muitos pontos fortes a destacar e um ponto fraco, curiosamente bastante parecido com Viktor Gyokeres. Um ex leão também já comentou o avançado.
Chamar a atenção, em primeira instância, para as palavras do CEO do Almería, El Assy Mohamed, sobre o possível negócio, ao Diário de Almería: "Depende do momento, do estado do jogador e quantos clubes o querem. Se é para o mercado inglês, árabe ou italiano... para estabelecer esse preço. Oxalá possamos fazer mais dinheiro do que o que foi pago pelo Darwin [Benfica desembolsou 24 milhões de euros]. O Almería tem o recorde do Mundo de vendas de um clube da segunda divisão. É algo histórico".
O Jogo perguntou a Paco Gregorio se, de facto, a comparação com Darwin Nuñez era viável: "Sem dúvida. Trata-se de um jogador muito competitivo, agressivo na abordagem dos lances, com muito carácter e fisicamente robusto. Remata bem com os dois pés dentro e fora da área e é associativo".
"É um jogador que também sabe fabricar golos. Ataca o espaço e move-se muito bem no ataque, colaborando muito com os colegas", explicou de seguida Paco Gregorio, antes de explicar que Luis Suárez pode alinhar "a nove ou como segundo ponta-de-lança", e que o jogo de cabeça "não é o seu forte", tal como acontecia com Viktor Gyokeres.
"Efetivamente, não sendo mau, não marca muitos golos de cabeça. Discute os lances de cabeça, mas não marca muitos golos (...) Cuida-se muito a nível físico, tem muito cuidado com a alimentação e tem uma enorme fome de vencer", rematou Paco Gregorio acerca do jogador que o Sporting se prepara para contratar quando vir confirmada a saída de Viktor Gyokeres.
Treinador com passagem no Clube verde e branco já terá recebido a confirmação de que conseguiu garantir um dos alvos do mercado de verão
|
Jhon Durán vai mesmo deixar o Al Nassr para reforçar o Fenerbahce, de José Mourinho. O jogador colombiano estava a protagonizar uma das novelas do mercado de verão, depois de já ter dado indicações de que não queria continuar na liga saudita a jogar ao lado de Cristiano Ronaldo.
A informação foi avançada pelo jornalista italiano Santi Aouna. Através da sua página pessoal da rede social X, partilhou uma publicação onde confirma a operação, e explica alguns detalhes do negócio que vai levar Jhon Durán para a Turquia, apenas um ano depois de ter trocado a Premier League pelo Al Nassr de Cristiano Ronaldo.
Santi Aouna, especialista em transferências, escreveu o seguinte sobre a transferência que parece, agora, estar totalmente confirmada: "Al-Nassr e Fenerbahçe chegaram a acordo para o empréstimo de Jhon Duran. Atacante colombiano quer ir para o Fenerbahçe".
"O Fenerbahçe ofereceu-lhe um salário extremamente alto ( > 10M € líquido). Devin Özek está atualmente na Colômbia com Duran e seu agente para finalizar os detalhes", rematou o jornalista italiano, detalhando como o internacional colombiano vai fazer o percurso igual a Anderson Talisca, e reforçar a equipa do ex Sporting, José Mourinho - que recentemente esteve envolvido numa grande polémica na Turquia.
Em 2024/25, com a camisola do Al Nassr, Jhon Durán – avaliado em 35 milhões de euros – fez 18 jogos: 13 no campeonato saudita e cinco na Liga dos Campeões Asiática. Nos 1.541 minutos em que foi opção de Stefano Pioli, o internacional colombiano de 21 anos marcou 12 golos.
Confira, em baixo, a publicação de Santi Aouna:
Jogador com passagem pelos quadros verdes e brancos aproveitou para comentar o grande tema do futebol global por esta altura do ano
|
Raphinha saiu em defesa das equipas europeias que estão a disputar o Mundial de Clubes. O extremo que conta com passagem pelo Sporting assinou uma época tremenda pelo Barcelona, que não participa na competição global. Recentemente, prestou declarações onde deixou algumas críticas à prova da FIFA, onde participaram alguns antigos atletas verdes e brancos.
Raphinha: "Ter de abrir mão das férias para jogar algo que você é obrigado, é muito mau"
Começou, no entanto, por elogiar os emblemas da sua terra natal, que, relembre-se, estão a ter bastante sucesso neste Mundial de Clubes, ao contrário do que eram as expetativas antes do início da prova: "As equipas brasileiras têm muito potencial e muita qualidade. O mérito é deles por estarem a avançar na competição".
"Se eles estão a chegar tão longe e a ganhar jogos difíceis, ou até mesmo empatar, é por conta de um trabalho bom que está a ser feito", explicou, depois, Raphinha, à margem de um evento onde o extremo marcou presença, na cidade brasileira de São Paulo.
Depois dessa ressalva, Raphinha saiu em defesa dos emblemas europeus: "Como alguém que joga Europa, temos de dizer que eles estariam de férias agora de férias, não é? Por exemplo, o Marquinhos e o Lucas Beraldo do PSG jogaram a final da Champions, depois apresentaram- se na seleção brasileira e agora estão a disputar o Mundial de Clubes".
"Eles não pararam. Muitos dizem que é uma desculpa, mas abrir mão de férias por obrigação é muito complicado. É um direito dos jogadores. Ter de abrir mão das férias para jogar algo que você é obrigado, é muito mau", rematou, Raphinha, com aparentes críticas à FIFA devido à organização do Mundial de Clubes.