
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Set 2025 | 10:10 |
A vida continua a não correr bem a Ruben Amorim desde que deixou o Sporting. Após nova derrota do Manchester United, desta vez frente ao City, por 3-0, o antigo treinador do Clube de Alvalade deixou claro que não vai fazer qualquer alteração no seu processo nos red devils.
Ruben Amorim: "Não vou mudar"
"Não é registo que se deva ter no Manchester United. Há muitas coisas que não sabem que aconteceram nos últimos meses. Aceito isso. Mas não vou mudar. Quando quiser mudar a minha filosofia, eu mudo. Caso contrário, se calhar, têm de mudar o treinador. Vou jogar com o meu estilo até entender que devo mudar", realçou, no rescaldo do encontro, passando para as dificuldades defensivas da equipa.
Ruben Amorim: "Não podemos sofrer este tipo de golos"
"Se olharmos para os golos, são golos que conseguimos evitar. Essa foi a maior diferença. Sofremos golos em situações nas quais claramente podíamos ter feito melhor, sobretudo no segundo. Começámos bem a segunda parte, estávamos a pressionar para chegar ao golo que reabria o jogo e até tivemos uma oportunidade de fazer o 2-1, que o [Bryan] Mbeumo podia ter marcado. Esses momentos caíram sempre para o adversário. E depois o terceiro golo... é difícil de descrever. Sofremos golos que podíamos evitar. Quando é só mérito do adversário, aceita-se, mas não podemos sofrer este tipo de golos", atirou.
De seguida, Amorim foi questionado sobre se esta fragilidade se trata de um problema mental, algo que acabou por negar: "A maior diferença foi que nas nossas transições não conseguimos marcar. Especialmente na segunda parte, o jogo mudou e sofremos nós em transição. Eles foram melhores nesse momento e, se olharmos para os lances dos golos, vemos que podíamos claramente tê-los evitado. E isso fez a diferença num jogo destes".
Ruben Amorim: "É frustrante e há muito para trabalhar"
No que toca à finalização, o treinador português mostrou-se frustrado: "A frustração é sempre a mesma, porque com o número de oportunidades que criamos temos de marcar. Se não marcamos, não abrimos o jogo e não conseguimos controlá-lo de forma diferente. Quando estamos a perder 2-0, sente-se que o golo pode aparecer, mas se não voltamos a reabrir o jogo, é uma questão de tempo até sofrermos mais. Se subirmos mais jogadores, ficamos expostos em transição. É frustrante e há muito para trabalhar antes do próximo jogo".
Jogador teve passagem pelo Clube de Alvalade, mas nunca conseguiu afirmar o seu potencial jogando com a Listada verde e branca
15 Set 2025 | 09:59 |
O Flamengo bateu o Juventude por 2-0 no passado domingo, dia 14 de setembro, em jogo a contar para a 23ª jornada do Brasileirão. A formação rubro negra contou com a participação da antiga promessa do Sporting, Gonzalo Plata, que saiu do banco ao 65 minutos para dar o seu contributo à formação forasteira.
A equipa do Rio de Janeiro precisava de uma vitória para responder à goleada do Palmeiras no dia anterior e entrou em campo decidido a levar os três pontos para casa. Ainda na primeira parte, aos 32 minutos, os pupilos de Filipe Luís conseguiram colocar-se em vantagem no marcador através de um cruzamento de Saul Ñiguez e finalização de cabeça de De Arrascaeta.
Já no segundo tempo, o Juventude tentou dar a sua resposta, criando várias ocasiões de perigo. A formação gaúcha até chegou a marcar através de Taliari, mas a jogada foi invalidada por fora de jogo. Com indecisão até ao final do encontro, o golo da tranquilidade flamenguista chegou apenas aos 87 minutos por cabeceamento de Emerson Royal. O resultado ficava assim fechado em 2-0 para os forasteiros.
O antigo jogador do Sporting, Gonzalo Plata - avaliado em 8 milhões de euros -, teve uma participação no encontro de 25 minutos, onde foi importante nas ambições do Flamengo. O equatoriano de 24 anos registou três dribles bem sucedidos, nove passes certos e ganhou três duelos defensivos.
Com três pontos assegurados, o Flamengo saiu de Rio Grande do Sul no topo da tabela do Brasileirão, com 50 pontos, ficando à frente do Palmeiras com 46 e menos um jogo. Já o Juventude está na 18ª posição, com apenas 21 pontos e é uma das equipas na zona de despromoção, juntamente com Vitória, Fortaleza e Sport Recife.
Titular dos verdes e brancos voltou a fazer o gosto ao pé frente ao Famalicão e deu continuidade a um grande início de temporada 2025/26
15 Set 2025 | 09:30 |
Pedro Gonçalves voltou a marcar frente ao Famalicão, na vitória do Sporting do passado sábado, dia 13 de setembro. Desta forma, o ‘camisola 8’ dos leões somou mais um golo ao serviço dos leões e está já a aproximar-se de grandes goleadores da história recente do Clube de Alvalade, como Bas Dost ou Viktor Gyokeres.
O remate certeiro de Pote frente à sua ex-equipa marcou o 86º tento do natural de Vidago de leão ao peito, em 204 jogos, números que lhe valem a entrada no top-20 da lista dos maiores artilheiros leoninos. Desta forma, deixou para trás Marinho e os nomes que se seguem na lista são Bas Dost com 93 e Viktor Gyokeres com 97.
Pedro Gonçalves tem vindo a dar uma grande resposta depois de uma temporada complicada. O criativo teve uma lesão grave na deslocação a Braga na temporada passada, que o afastou das competições durante cinco meses. Já neste início de campeonato já deu várias provas de que não perdeu o jeito, ao ser o jogador com mais contribuições para golo na nova edição da Liga Portugal.
O bom momento de Pote não tem passado despercebido pelos adeptos, nem pela direção do Sporting. A SAD do Clube de Alvalade tem intenções de renovar com o seu ‘camisola 8’, num acerto contratual válido até 2030 e onde passará a auferir de um salário anual entre os 2M e os 3 milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já seis jogos: cinco para a Liga Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 513 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou quatro golos e três assistências.
Antigo jogador dos verdes e brancos fez a sua análise sobre uma das contratações para o plantel de Rui Borges para a temporada 2025/26
15 Set 2025 | 09:03 |
Fernando Mendes comparou Luis Suárez a... Viktor Gyokeres, questão incontornável, uma vez que o avançado colombiano chegou ao Sporting com o claro objetivo de se tornar o substituto do internacional sueco, que rumou ao Arsenal neste verão. O antigo jogador dos leões admite que o 'camisola 97' está a ser uma "agradável surpresa".
Suárez? Fernando Mendes: "Agradável surpresa"
"Admito que não conhecia o jogador, apesar dos 31 golos anotados na época passada pelo Almeria [2.ª divisão de Espanha]. Está a ser uma agradável surpresa e permite que o Sporting jogue de uma maneira mais coletiva no ataque", começa por dizer, em declarações ao Desporto ao Minuto.
Fernando Mendes: "Se Suárez conseguisse imitar Gyokeres..."
De seguida, o antigo jogador do Clube de Alvalade falou sobre as principais diferenças entre os dois avançados: "O Gyokeres foi um achado. Durante as duas temporadas em que esteve cá, ganhou jogos sozinho. Foram 50 ou mais golos por época. Se o Luís Suárez conseguisse imitar, era um sinal que o Sporting estava quase sempre perto das vitórias. Ninguém lhe coloca essa pressão. Tem características distintas. O Luis Suárez é similar no trabalho de pressão, mas perde a nível físico, não porque ele seja frágil, mas sim porque o Gyokeres era impressionante nesse aspeto".
Ioannidis? Fernando Mendes: "É forte fisicamente"
Acabado de se estrear pelo Sporting, também Fotis Ioannidis foi contratado para reforçar a frente de ataque dos leões nesta época, algo que Fernando Mendes acredita que pode vir a dar os seus frutos: "É forte fisicamente e poderá formar uma boa parceria com o Luís Suárez, assim que ambos entenderem melhor as ideias do técnico Rui Borges. A aposta em dois avançados não me causa estranheza, dado que será algo necessário ao longo da temporada, sobretudo nos jogos do campeonato realizados em Alvalade. Na sua grande maioria, as equipas apresentam blocos baixos e é preciso alternativas para 'furar' essas muralhas".
Por fim, o antigo jogador teceu elogios a Pote: "O Gyokeres era tão bom, que a equipa colocava de forma imediata a bola na frente, porque, lá está, ele resolvia os jogos sozinho. Este ano é diferente. O Pedro Gonçalves gosta muito de estar envolvido em zonas interiores, com várias tabelas de ligação. Toda a gente tem essa missão de fazer golos e estamos a ver uma versão do 'Pote' semelhante à aquela que vimos na época 2020/21, na qual sagrou-se melhor marcador [23 golos]. Acredito que poderá repetir esse feito, é um jogador excelente, com uma capacidade de finalização acima da média", rematou Fernando Mendes, com mais de uma centena de jogos pelo "clube do coração".
'Roubo' de titularidade no Sporting? Mário Jorge dá dica a Borges: "Tem condições para..."
15 Set 2025 | 08:34