APÓS CRÍTICAS, CRAQUE DE AMORIM ‘ENDIREITA-SE’ E É DOS RESPONSÁVEIS PELA VANTAGEM DO SPORTING NA LIGA
Jogador tem vindo a mostrar bastante versatilidade na turma verde e branca e é, por isso, um dos 'indiscutíveis' do técnico
Redação Leonino
Texto
18 de Abril 2024, 14:20
Morten Hjulmand, Ousmane Diomande, Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Koba Koindredi, Nuno Santos, Pote, Francisco Trincão, Daniel Bragança, Sporting, Newcastle, Liverpool, Arsenal

Pedro Gonçalves começou a jogar futebol em 2006/07, nos juniores do Vidago, onde recebeu a alcunha ‘Potinho’, “porque era baixinho e gordinho”, como revelou já a mãe do atleta do Sporting. Quando chegou a Chaves, em 2008/09, largou o diminutivo e passou a Pote. Só no Braga é que Agostinho Oliveira lhe disse: “Nem Potinho, nem Pote, passas a ser o Pedro Gonçalves”.

Contudo, mesmo após a experiência internacional no Valência e Wolverhampton, a alcunha nunca o abandonou; mas se havia quem duvidasse do seu potencial, agora dificilmente alguém questiona o talento do ‘Potão’ que surgiu no Sporting de Rúben Amorim. Na primeira época de leão ao peito, Pedro Gonçalves marcou 23 golos, o que fez dele o melhor marcador do Sporting e da Liga. O contributo do jovem jogador ajudou à conquista do título e valeu-lhe um Prémio Stromp para futebolista do ano.

Depois da temporada de estreia no Clube de Alvalade, Pote registou um número inferior de golos para a Liga – oito em 2021/22, e 15 na temporada seguinte –, mas aumentou largamente a quantidade de assistências. Na primeira temporada, tinha feito apenas três passes; passou depois para oito; e a época passada para onze, número que na corrente época já igualou, ainda a cinco jornadas do final do campeonato, com cinco encontros por disputar. O talento do jogador não passou despercebido em Alvalade, onde todos os anos esteve sempre mais de 2.000 minutos dentro das quatro linhas, isto apenas para a Liga.

No decorrer das quatro temporadas realizadas a serviço do Sporting, e contabilizando os encontros jogados para todas as provas, Pedro Gonçalves leva já 75 remates certeiros, o que o torna o 22.º melhor marcador de sempre do Clube de Alvalade. A mais recente finalização de Pote concedeu aos verdes e brancos a vitória sobre o Famalicão na passada terça-feira (0-1), e foi indiscutivelmente importante para as contas do campeonato nacional, onde os leões levam agora uma distância bastante confortável.

Com a vitória em Famalicão – a 36.ª em 48 encontros na presente temporada –, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 77 pontos em 29 encontros (25 triunfos, dois empates e duas derrotas). O Benfica soma 70 pontos e é segundo. Já o Porto segue no terceiro posto com 59, em igualdade pontual com o Braga – equipas que ficaram, a partir do triunfo leonino, matematicamente afastadas da possível conquista do troféu.

  Comentários