Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“AS DECISÕES SÃO INDIVIDUAIS, NÃO ENQUADRADAS”: LUÍS MATEUS ARRASA CRISTIANO RONALDO

Jornalista do jornal A Bola, condenou exibições de craque formado no Sporting, tecendo duras críticas ao mesmo

Luís Mateus, jornalista no jornal A Bola, critica performance de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional
Luís Mateus, jornalista no jornal A Bola, critica performance de Cristiano Ronaldo na Seleção Nacional

  |

Icon Comentário0

Na sua coluna de opinião no diário desportivo A Bola, Luís Mateus, comentou o percurso da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de 2024, que não tem sido nada fácil, destacando o contributo de Cristiano Ronaldo, capitão português de 39 anos formado no Sporting, que não tem sido muito positivo. 


“Portugal não está bem e não ficou melhor ao ganhar nos penáltis, precisamente porque foi incapaz de fazé-lo antes. A fé no processo está naturalmente abalada - até talvez no selecionador com as substituições desastradas e injustificáveis, a não ser com uma eventual gestão de egos - e se a falha é, sem dúvida, coletiva, pela tão evidente inexistência de dinâmicas, é ainda difícil não olhar para o apagão de Bruno Fernandes e Bernardo Silva”, começou por exemplificar Luís Mateus. 


Há um peso individual grande neste confrangedor tecido coletivo. É certo que há mais química à direita do que à esquerda. Ainda que Bernardo pareça demasiado amarrado à linha, a forma como libertou Cancelo para a sua melhor exibição no Euro, foi do melhor que se extraiu do embate com a Eslovénia. Já do lado contrário, Nuno Mendes e Rafael Leão foram quase apenas a própria expressão individual. Bruno Fernandes pareceu perdido pelo menos até Vitinha sair, o posicionamento de Palhinha na construção foi contraproducente e Ronaldo, infelizmente, provou que fisicamente não consegue ter as abordagens em movimento do passado”, acrescentou ainda. 


“O capitão não dá continuidade aos ataques porque todos os movimentos que faz são para se aproximar a si próprio da baliza e não a bola. As decisões são individuais e não enquadradas. Não há melhor atualmente? Tenho dúvidas. Sobretudo se a resposta puder ser coletiva. No entanto, tudo se tornou mais preocupante assim que Martínez arrasou com as possíveis soluções”, rematou Luís Mateus, questionando a capacidade de Cristiano Ronaldo em ser a peça-chave do conjunto das quinas. 


Neste Europeu, o ex-Sporting leva uma assistência na conta pessoal. Portugal vai agora recarregar baterias para o próximo embate na competição. Cristiano Ronaldo e companhia preparam-se para enfrentar a França nos quartos de final do torneio. O duelo está, assim, marcado para a próxima sexta-feira, dia 5 de julho, e tem pontapé de saída agendado para as 20h00, em Hamburgo.


Futebol

“AJUDAM-ME COM DETALHES”: ATLETA QUE TEM DADO QUE FALAR NO SPORTING ADMITE SEGUIR CONSELHOS DE...

Jogador do Clube de Alvalade vai estando na ‘boca do povo’ depois de exibição impressionante

Mateus Fernandes, jogador que regressou ao Sporting, revela seguir conselhos de Hidemasa Morita e Daniel Bragança
Mateus Fernandes, jogador que regressou ao Sporting, revela seguir conselhos de Hidemasa Morita e Daniel Bragança

  |

Icon Comentário0

Após uma época de evolução por empréstimo no Estoril, Mateus Fernandes regressou a Alvalade. A cumprir a terceira pré-época na equipa principal do Sporting, o jovem jogador explicou, em declarações ao jornal do Clube, como tem corrido o estágio em Lagos, revelando ainda que aproveita para aprender com os preciosos conselhos de dois jogadores experientes: Hidemasa Morita e Daniel Bragança.


“O ‘Dani’ e o Morita ajudam-me com alguns detalhes em campo e o próprio Dário [Essugo] também o faz, apesar de ser mais novo do que eu. A experiência no Estoril foi muito boa, orientaram-me e acolheram-me muito bem. Sou jovem e tenho muito a aprender. Preparei-me bem para atuar na Liga e já tenho noção de como é fazê-lo de forma consistente”, assumiu o médio de 20 anos.


O internacional sub-21 impressionou tudo e todos na última quarta-feira, dia 17 de julho, no confronto do Sporting com o Union St. Gilloise (2-2), acabando por ser considerado um dos melhores em campo. À passagem dos 54 minutos, deixou dois adversários para trás e desmarcou Pedro Gonçalves na esquerda, que, por sua vez, entrou na área e rematou rasteiro para o poste mais próximo, não dando qualquer hipótese de defesa ao guardião adversário.


Em 2023/24, ao serviço do clube da Linha, Mateus Fernandes – avaliado em 8 milhões de euros – somou 35 jogos disputados. Ao longo dos 2.758 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, o médio jogou ainda dois minutos numa vitória frente ao Casa Pia (2-1).

Na época anterior à que terminou, Mateus Fernandes estreou-se pela equipa principal do Sporting. Na receção dos leões ao Casa Pia, que terminou com triunfo por 3-1, o médio entrou aos 78 minutos para o lugar de Manuel Ugarte. Até ao final da temporada, o atleta de 19 anos haveria de contabilizar mais seis jogos pela turma de Rúben Amorim e fazer o gosto ao pé pela primeira vez diante do Farense.



Futebol

OFICIAL: DESTINO DE TITULAR DO SPORTING FICA TRAÇADO POR 70 MILHÕES DE EUROS

Jogador de Rúben Amorim tem sido um dos mais desejados neste verão

Gonçalo Inácio ainda está de férias, juntando-se em breve aos restantes companheiros para a pré-época do Sporting
Gonçalo Inácio ainda está de férias, juntando-se em breve aos restantes companheiros para a pré-época do Sporting

  |

Icon Comentário0

Oficial: Leny Yoro é jogador do Manchester United e afasta, possivelmente de uma vez, os red devils de Gonçalo Inácio, craque do Sporting que também esteve na mira do emblema inglês para reforçar o setor mais recuado da equipa de Erik ten Hag na temporada de 2024/25.


No caso, o central deixou o Lille para assinar um contrato válido por cinco épocas, com mais uma de opção. No total, o clube da Premier League pode vir a pagar aos franceses 70 milhões de euros: à cabeça, o negócio foi feito por 62M, com os restantes 8M a serem pagos por objetivos.


Apesar de Leny Yoro ter dado preferência ao Real Madrid, que já se mostrou interessado no jovem futebolista, os merengues não chegaram a fazer qualquer abordagem para tentarem garantir a contratação do jogador. Assim, o jogador irá mesmo ser colega de equipa de Bruno Fernandes e disputar a Premier League.


Gonçalo Inácio – atualmente avaliado em 45 milhões de eurosrealizou 49 encontros realizados ao serviço do Sporting em 2023/24: 32 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 3.733 minutos que disputou, o central marcou quatro golos (dois ao Sturm Graz, um ao Vitória de Guimarães e outro ao Young Boys).

Com a Listada verde e branca, Gonçalo Inácio contabiliza 171 partidas, 15 finalizações certeiras, oito assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.


Confira a publicação:


Futebol

“O FIO CONDUTOR...”: JORNALISTA DESTACA BRUNO FERNANDES NO REGRESSO AO ESTÁDIO DO SPORTING

Comentador abordou as dinâmicas da ‘nova’ Seleção Nacional sem deixar de salientar o aproveitamento de antigo atleta do Clube de Alvalade

  |

Icon Comentário0

No dia 4 de junho Portugal começou a caminhada rumo ao Campeonato Europeu 2024 de uma grande maneira, com uma vitória, por 4-2, frente à Finlândia. Luís Mateus, jornalista do diário desportivo Record, deixou clara a sua opinião relativamente ao jogo, destacando a boa apresentação do antigo capitão do Sporting, Bruno Fernandes.



“A Finlândia saiu melhor do que a encomenda, com dois golos que irão certamente obrigar Roberto Martínez a rever com os jogadores o momento da pressão sobre o portador e o posicionamento de uma linha defensiva em que a expetativa é que englobe poucas unidades e mantenha o distanciamento correto entre todas estas para que não se torne permeável”, começou por declarar o jornalista.


“Numa partida sem grandes ideias ou fio condutor para lá do que Bruno Fernandes trouxe após o intervalo, não deixa de parecer crescer a responsabilidade de cada vez que se contam as opções para cada posição. Basta olhar para as laterais (...) onde antes havia lacunas. Nélson Semedo pode ser um defesa direito mais conservador ou uma adaptação à esquerda, Dalot e Cancelo medem-se pela profundidade que oferecem em cada uma das faixas – o do Man. United equilibrado entre abordagens defensiva e ofensiva, e o do Barcelona com capacidade de pisar terrenos mais próximos da baliza”, acrescentou ainda, salientado a performance do antigo jogador do Sporting.


“O primeiro mais para uma ideia de construção, o segundo para superioridades numéricas e finalização – e Nuno Mendes, além da tendência natural para alargar a frente de ataque pela esquerda, também se mostrou preocupado em apanhar desprevenidos os rivais na grande área em momentos sem bola e em atrair por dentro, com Leão aberto para o 1x1. Opções válidas e até divergentes que dão dinâmicas específicas a quem não tem muito tempo para trabalhá-las em contexto Seleção. E estamos só a falar de uma função específica”, completou.

Vale lembrar que com dois golos apontados, o internacional português que marcou pelo terceiro jogo consecutivo, entrou no ranking do top 10 dos melhores marcadores de sempre de Portugal, igualando Simão Sabrosa e Nené, com 22 remates certeiros. Na lista é ainda possível encontrar mais três antigos leões: Nani (24), Figo (32) e, na primeira posição, Cristiano Ronaldo (128).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


JÁ FALTOU MAIS! REFORÇO DE AMORIM A POUCAS HORAS DE SE APRESENTAR NO ESTÁGIO DO SPORTING
Futebol

JÁ FALTOU MAIS! REFORÇO DE AMORIM A POUCAS HORAS DE SE APRESENTAR NO ESTÁGIO DO SPORTING

 

Icon Comentário0
FABRIZIO ROMANO DÁ LUZ VERDE A TRANSFERÊNCIA DE UGARTE PARA O MAN UNITED: EX SPORTING FAZ CEDÊNCIAS
Futebol

FABRIZIO ROMANO DÁ LUZ VERDE A TRANSFERÊNCIA DE UGARTE PARA O MAN UNITED: EX SPORTING FAZ CEDÊNCIAS

 

Icon Comentário0
HÁ QUEM DIGA QUE SPORTING PODE VIR A "ESTENDER PROPOSTA" POR AVANÇADO... E NÃO É IOANNIDIS
Futebol

HÁ QUEM DIGA QUE SPORTING PODE VIR A "ESTENDER PROPOSTA" POR AVANÇADO... E NÃO É IOANNIDIS

 

Icon Comentário0