Futebol
Há pormenor que salta à vista na recuperação de Daniel Bragança no Sporting (vídeo)
08 Out 2025 | 07:01
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jan 2025 | 18:06 |
O Sporting tem a próxima partida da Liga dos Campeões agendada para o dia 22 de janeiro, frente ao Leipzig, em jogo a disputar-se na Alemanha. O conjunto germânico recebeu, recentemente, notícias que podem ter forte impacto nessa partida frente ao Clube verde e branco: falamos, em primeira instância, do regresso de Xavi Simons, uma das estrelas da equipa.
O jovem médio alemão tinha-se lesionado no final de outubro do ano passado, num encontro frente ao Liverpool, e tinha estado afastado dos relvados desde então. Volta agora à competição, a cerca de duas semanas do embate do RB Leipzig frente ao Sporting, que vale para a sétima jornada da prova milionária.
Mas esta não foi a única boa notícia para Marco Rose, treinador do conjunto alemão: é que David Raum, defesa esquerdo da equipa, também voltou aos trabalhos e treinou sem limitações. O técnico já sabe que vai poder contar, desde o início de 2025, com dois jogadores muito importantes para a sua equipa que estavam de fora até agora. Os dois devem estar disponíveis para defrontar o Sporting no fim de janeiro, a menos que exista algum imprevisto.
Relembrar que a equipa alemã está a fazer uma época abaixo das expetativas em 2025. Ocupam a posição 34 na Liga dos Campeões - antepenúltimos na fase Liga - e são quartos na Liga Alemã, já com nove pontos de desvantagem para o líder Bayern Munique ao fim de 15 jogos realizados esta época.
O Sporting procura recuperar a melhor forma na Champions: os verdes e brancos começaram bem a competição, com 10 pontos em 12 possíveis, mas duas derrotas consecutivas atiraram a Equipa para o décimo sétimo posto da competição ao fim de seis partidas. Com apenas dois jogos restantes, Rui Borges quererá voltar as resultados positivos naquela que será a sua estreia na competição continental.
Confira aqui um grande golo marcado por Xavi Simons na Liga dos Campeões:
Jogador está afastado por lesão grave no joelho direito desde 26 de outubro de 2024, o que o mantém fora das escolhas de Rui Borges
08 Out 2025 | 07:52 |
Nuno Santos está cada vez mais próximo de regressar às opções do Sporting. O canhoto sente-se preparado para voltar à competição e, neste momento, espera apenas 'luz verde' do médico dos leões para que possa integrar o restante grupo de trabalho.
Segundo informações do jornal A Bola - e tal como avançado, anteriormente, pelo Leonino -, este aval por parte do departamento de performance dos leões pode chegar nesta pausa FIFA. O 'camisola 11' tem-se mostrado confiante e preparado depois de um longo trabalho de recuperação.
Nuno Santos pode mesmo pisar os relvados após esta paragem para compromissos internacionais, a tempo de integrar a comitiva do Sporting que irá defrontar o Marselha no dia 22 de outubro, em partida a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões.
O ala lesionou-se a 26 de outubro de 2024, há praticamente 11 meses. Relembrar que esta é a terceira vez na carreira do jogador sofre uma lesão grave no joelho direito. O jogador já tinha sofrido uma rotura do tendão rotuliano nessa parte do corpo em 2015, quando alinhava no Benfica, e também em 2018, quando representava o Rio Ave.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 9 milhões de euros – somou apenas 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Central neerlandês acabou por ser relegado para a equipa B do Clube de Alvalade após os acontecimentos no último mercado de transferências
08 Out 2025 | 07:37 |
Jeremiah St. Juste não percebe porque não soma qualquer minuto ao serviço da equipa B do Sporting, depois de ter sido afastado do plantel principal dos verdes e brancos - fruto de ter rejeitado as transferências para o Osasuna e para o Hertha no último mercado de transferências.
Apesar de a Direção do Clube de Alvalade não ter dado qualquer indicação a João Gião para que não utilizasse o neerlandês, a verdade é que, em três encontros do conjunto secundário dos leões - Portimonense, Marítimo e Leixões -, o defesa central não entrou sequer na convocatória. Apesar de perceber que a equipa B serve para fazer crescer jogadores, St. Juste não entende o motivo para não entrar sequer nas contas, informa o jornal A Bola. Aliás, a principal preocupação do defesa acaba por ser a sua desvalorização no mercado de transferências.
O jogador continua à espera da chegada do mercado de transferências de janeiro para poder fazer contas à vida e, num cenário favorável a ambas as partes, tal implicaria a chegada de algum dinheiro ao Sporting. No entanto, esta opção acaba por ser cada vez mais difícil, uma vez que ainda não somou qualquer minuto - seja em que competição for - nesta temporada. Enquanto isso, St. Juste vai fazendo trabalho extra à margem dos treinos.
A principal preferência do jogador para o seu futuro passa por um regresso à Bundesliga, no entanto, são vários os pensamentos na sua mente. Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, caso não surja qualquer proposta no inverno, St. Juste está disposto a manter-se no Sporting sem jogar até ao final da época e não tem interesse na rescisão mútua de contrato.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Direção de Frederico Varandas não coloca extensão do vínculo do jogador fora das opções, mas decisões de Rui Borges podem levar a outro rumo
08 Out 2025 | 07:21 |
Matheus Reis pode vir a precipitar a saída do Sporting em janeiro, uma vez que termina contrato com o Clube de Alvalade no próximo verão e acaba por não entrar nas contas de Rui Borges para a presente temporada desportiva dos leões.
Apesar de a Direção de Frederico Varandas ainda ter em cima da mesa a possibilidade de renovar com o jogador, tal como informou o Leonino, em Exclusivo, as decisões do treinador dos leões quanto à utilização do brasileiro podem levar outro rumo, avança o jornal O Jogo. A verdade é que, em todas as épocas iniciadas em Alvalade, o canhoto nunca tinha somado tão pouca utilização.
Depois de ter estado afastado os primeiros quatro jogos da temporada - por castigo cumprido após a final da Taça de Portugal -, Matheus Reis pouco ou nada voltou a contar para Rui Borges. Nos sete encontros em que esteve disponível, o 'camisola 2' foi apenas utilizado por uma vez, jogando 25 minutos frente ao Kairat, para a Liga dos Campeões. De resto, ficou no banco por quatro vezes e outras duas nem entrou na lista de convocados do Sporting.
Agora, caso surja uma proposta que agrade o jogador e o Clube, a saída voltou a ser um cenário em cima da mesa. Matheus Reis perdeu influência na equipa do Sporting fruto da mudança de sistema tático de Rui Borges, que não olha para o jogador como opção para central numa defesa a quatro, apesar de ter jogado várias vezes como terceiro central à esquerda - onde conta com a concorrência de Maxi Araújo e Ricardo Mangas.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Há pormenor que salta à vista na recuperação de Daniel Bragança no Sporting (vídeo)
08 Out 2025 | 07:01
Rui Borges faz garantia a João Simões depois de o 'excluir' do Sporting
08 Out 2025 | 06:47
Sporting tem plano estipulado para Ousmane Diomande e minutos são tema de conversa
08 Out 2025 | 06:30