Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting tem a próxima partida da Liga dos Campeões agendada para o dia 22 de janeiro, frente ao Leipzig, em jogo a disputar-se na Alemanha. O conjunto germânico recebeu, recentemente, notícias que podem ter forte impacto nessa partida frente ao Clube verde e branco: falamos, em primeira instância, do regresso de Xavi Simons, uma das estrelas da equipa.
O jovem médio alemão tinha-se lesionado no final de outubro do ano passado, num encontro frente ao Liverpool, e tinha estado afastado dos relvados desde então. Volta agora à competição, a cerca de duas semanas do embate do RB Leipzig frente ao Sporting, que vale para a sétima jornada da prova milionária.
Mas esta não foi a única boa notícia para Marco Rose, treinador do conjunto alemão: é que David Raum, defesa esquerdo da equipa, também voltou aos trabalhos e treinou sem limitações. O técnico já sabe que vai poder contar, desde o início de 2025, com dois jogadores muito importantes para a sua equipa que estavam de fora até agora. Os dois devem estar disponíveis para defrontar o Sporting no fim de janeiro, a menos que exista algum imprevisto.
Relembrar que a equipa alemã está a fazer uma época abaixo das expetativas em 2025. Ocupam a posição 34 na Liga dos Campeões - antepenúltimos na fase Liga - e são quartos na Liga Alemã, já com nove pontos de desvantagem para o líder Bayern Munique ao fim de 15 jogos realizados esta época.
O Sporting procura recuperar a melhor forma na Champions: os verdes e brancos começaram bem a competição, com 10 pontos em 12 possíveis, mas duas derrotas consecutivas atiraram a Equipa para o décimo sétimo posto da competição ao fim de seis partidas. Com apenas dois jogos restantes, Rui Borges quererá voltar as resultados positivos naquela que será a sua estreia na competição continental.
Confira aqui um grande golo marcado por Xavi Simons na Liga dos Campeões:
Treinador português que passou pelos leões não tem tido vida fácil em Inglaterra e continua a ser visado pela imprensa britânica antes de jogo difícil
|
0Ruben Amorim trocou Alvalade por Old Trafford a 11 de novembro de 2024, quando reforçou o Manchester United. Não tem tido vida fácil desde que chegou, com resultados aquém das expetativas e algumas situações fora de campo a complicar a missão do português. As críticas não param de se fazer ouvir, e desta feita foi Alan Shearer, lenda da Premier League, a questionar o treinador português.
Em declarações ao podcast 'The Rest is Football', o antigo ponta de lança do Newcastle, hoje comentador desportivo em Inglaterra, começou por abordar as dificuldades da equipa, e a recusa do técnico de 39 anos de abdicar da sua ideia e do seu sistema:
"Durante quanto tempo é que ele vai continuar a insistir neste sistema? Porque, claramente, os jogadores que tem no plantel não conseguem jogar da maneira que ele quer que eles joguem", começou por dizer um dos melhores marcadores de sempre da Liga Inglesa.
Prosseguiu, chegando a considerar que a equipa está pior agora do que estava quando Erik Ten Hag estava no comando: "Quando vocês dizem que isso [mudar de formação tática] seria admitir a derrota, não querem dizer que ele pode pensar 'Tudo bem, tentei daquela maneira, os meus jogadores não conseguem jogar assim, por isso, terei de mudar, para benefício da equipa'?", explicou Shearer.
Terminou, com uma ilação sobre a situação atual de Ruben Amorim: "Aposto que ele está a pensar 'Em que raio é que eu me vim meter?'. Tanto dentro como fora do relvado", rematou o antigo internacional inglês. Relembrar que o Manchester United volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 5 de janeiro, para enfrentar o Liverpool que, neste momento, ocupa o primeiro lugar da Premier League, e se tem assumido como o grande candidato ao título inglês em 24/25.
Equipa dos leões vem caindo de forma desde a saída do técnico português para Manchester, e a tendência é comprovada por várias estatísticas
|
0Ruben Amorim começou a época aos comandos do Sporting, mas trocou Alvalade por Old Trafford a 11 de novembro, quando se efetivou a mudança para o Manchester United. Desde então, os leões - que já vão no segundo treinador - mostram uma tendência negativa, que vários dados estatísticos confirmam.
Em primeiro lugar, vale a pena olhar para os resultados: com Amorim, os verde e brancos venceram as 11 partidas que disputaram para a Liga Portugal Betclic e igualaram o melhor arranque da história do Clube de Alvalade. A partir daí, aumentaram as dificuldades - no período com João Pereira, venceram um jogo, empataram outro e perderam dois. Com Rui Borges somam um empate e uma vitória nos dois jogos do antigo treinador do Vitória de Guimarães no comando da Equipa.
Esta quebra nos resultados é complementada por diferenças na estatística: olhando, primeiro, para a posse de bola, o Sporting tinha uma média de 65,7% por jogo com Amorim, que desceu para 61,9% com João Pereira e Rui Borges. O mesmo aconteceu nos passes por jogo - descida de 587 passes (eficácia de 89,1%), para 542 (eficácia de 87%).
Mas há mais: os leões estão a cometer mais faltas (13 por jogo contra as 10 que faziam com Amorim), a permitir mais remates (8,6 por jogo, frente aos 6,2 que a Equipa permitia antes da mudança), e a sofrer mais golos, uma vez que nos primeiros 11 jogos concedeu por cinco vezes, e nos seis seguintes já sofreu por nove vezes.
Números que explicam o momento negativo do Clube de Alvalade, e que pintam as dificuldades que a Equipa sentiu na reação á saída do agora treinador do Manchester United. Cabe a Rui Borges, que fez apenas dois jogos como técnico principal, inverter a tendência e colocar o Sporting no caminho das vitórias.
Técnico da Equipa verde e branca já falou em conferência de imprensa de antevisão da próxima partida, e deixou a receita para voltar às vitórias
|
0A Equipa feminina de futebol do Sporting defronta, no próximo domingo, dia 5 de janeiro, o Marítimo, em jogo a contar para a 11ª jornada da Liga BPI. Micael Sequeira, treinador das leoas, já falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao desafio da Liga Portuguesa.
"Preparámos muito bem esta partida, as jogadoras sentem-se bem, sentem-se fortes e estão motivadas para amanhã voltarem às vitórias e começarmos o ano da melhor maneira, mas, para isso, temos de entrar bem, com muita concentração e com muita intensidade", começou por dizer o técnico português.
Prosseguiu: "Foi o que nos faltou em Braga nos primeiros dez minutos, o que fez com que, a partir daí, tivéssemos de ir à procura do prejuízo e não tivéssemos o controlo absoluto na primeira parte. Portanto, temos de corrigir isso e de preferência marcar cedo", explicou Micael Sequeira.
Falou, ainda, da equipa adversária: "O Marítimo é uma equipa forte, que joga muito bem, marca muitos golos e defende bem. Portanto, estamos à espera de um adversário difícil que vai requerer máxima concentração e empenho da nossa parte para podermos vencer (...) As jogadoras têm de ser proativas, ir à procura do resultado desde o início e não serem passivas em momento algum porque se o forem as coisas podem complicar-se. Têm de ser muito agressivas na forma de abordar o jogo e no último terço têm de decidir melhor e concretizar as oportunidades que criarem", rematou.
Relembrar que a Equipa do Sporting segue na terceira posição do campeonato português, depois de dez jogos disputados. As verdes e brancas já sabem que para este encontro não podem contar com sete jogadoras, afastadas da competição neste momento: Alícia Correia, Brittany Raphino, Maísa Correia, Ana Capeta, Ria Bose, Mariana Rosa e Gabriela Vinhas.