
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Augusto Inácio acredita que Geny Catamo irá figurar nas escolhas inicias de Rui Borges para o Sporting - Benfica. O 'camisola 21' marcou três golos nos últimos dois dérbis do campeonato, decidindo ambos os encontros. No entanto, a utilização do moçambicano implica, muito provavelmente, que Geovany Quenda seja suplente.
"Se será titular indiscutível? Sim, mas na minha opinião a jogar do lado direito, atrás do Trincão. Realmente tem sido talismã em Alvalade, esperemos que também o seja na Luz", começou por dizer o antigo jogador, treinador e mais tarde dirigente dos verdes e brancos.
Para Inácio, Geny é "um jogador que é mais atacante do que defesa, que tem desempenhado bem as suas tarefas". Lançando uma dúvida "entre Catamo e Quenda". No entanto, "com o regresso do Pote, será o Quenda a ficar no banco", na opinião do técnico.
O facto de Geny ter decidido os últimos dois dérbis não é esquecido e Augusto Inácio admite: "Psicologicamente pode ter peso, no que diz respeito a ter mais confiança, mas não nos podemos esquecer que é o coletivo que conta, nada se consegue sozinho. O jogo com o Gil Vicente foi um aviso para o Sporting, tal como foi a segunda parte do Benfica no Estoril. Se o Sporting estiver ao nível da exibição que fez no Bessa, que foi a que durou mais tempo a nível de consistência, poderá vencer".
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 45 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.824 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou sete golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
Avançado verde e branco é a principal arma do plantel comandado por Rui Borges e soma vários interessados pela Europa fora
|
Viktor Gyokeres vai sair do Sporting, mas antes quer atingir os 100 golos pelo Clube de Alvalade. O sueco deixou o objetivo bem definido desde há algum tempo, visto ter como objetivo deixar Alvalade de forma triunfante, com o bicampeonato e grandes memórias para os adeptos.
O 'camisola 9' dos verdes e brancos terá mais três jogos pela frente: Benfica, Vitória de Guimarães e novo duelo frente aos encarnados, para a Taça de Portugal. No total, o matador leonino terá de fazer o gosto ao pé em mais cinco ocasiões, para atingir a tão esperada marca.
Caso alcance os 100 remates certeiros, Gyokeres irá ultrapassar o recorde que pertence a Cristiano Ronaldo e Erling Haaland. O português e o norueguês precisaram de 105 partidas para fazer 100 golos, algo que o ponta de lança do Sporting poderá alcançar em 102 encontros.
Como motivação, além de poder ultrapassar Cristiano Ronaldo, Gyokeres está na corrida pela Bota de Ouro com Mohamed Salah. O avançado do Liverpool tem vantagem no multiplicador da UEFA, visto que cada golo na Premier League vale 2.0 pontos, enquanto em Portugal apenas conta 1.5. Para já, o craque do Sporting soma 57 pontos, frente aos 56 de egípcio que tem, no entanto, um encontro a mais para disputar.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Antigo avançado da formação encarnada deixou rasgados elogios a craque dos leões, que poderá fazer a diferença no dérbi da Luz
|
Litos e Rui Águas fizeram a antevisão ao dérbi entre Sporting e Benfica. Os antigos internacionais portugueses, que se enfrentaram em diversas ocasiões, apontam Morten Hjulmand e Fredrik Aursnes como potenciais ameaças na partida decisiva para as contas do campeonato.
Litos: "Aursnes é fantástico"
“O Rui [Águas] sabe que sou um admirador de Aursnes. Tive até alguns problemas com amigos sportinguistas [risos]. Sempre disse que o via como um número seis ou um número oito, mas insistiam que ele [Aursnes] era bom a ala-esquerdo. Até que Lage aproveitou as suas características e é, de facto, um jogador fantástico, como é Morten Hjulmand”, disse o ex-jogador dos leões, ao jornal Record.
Rui Águas: "Também gosto de Hjulmand"
Em resposta, o ex avançado do Benfica admitiu "também gostar de Hjulmand", explicando que, tanto o capitão do Sporting como o médio da formação encarnada “jogam numa posição intermédia, são fundamentais para dominar ou ser dominado”.
No mesmo momento, Litos comentou ainda a vantagem de uma das equipas para o dérbi eterno, revelando as suas escolhas para o onze inicial. Na ótica do antigo jogador dos verdes e brancos, Rui Borges fará duas mexidas na equipa que irá apresentar na Luz.
Na presente temporada, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 45 partidas: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.677 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Antigo jogador dos verdes e brancos fala em duas surpresas nas escolhas inicias de Rui Borges para o embate diante dos encarnados
|
Sporting e Benfica medem forças numa jornada decisiva para as contas do campeonato. Litos, antigo jogador dos leões, dá vantagem aos encarnados devido ao 'fator casa' e ao bom momento de forma, pedindo fairplay aos adeptos e revelando quais seriam as suas escolhas para o onze inicial.
"A ansiedade do Benfica em marcar mais do que um pode ajudar o Sporting"
“Nesta altura, o Benfica está mais forte. Joga em casa e está a atravessar um bom momento, independentemente daquele resultado menos bom [2-2] frente ao Arouca”, disse, ao jornal Record. Litos não esconde que “adorava que fosse o Sporting a vencer", mas que irá "ser um jogo extremamente difícil" em que "um empate pode vir a ser suficiente" para os leões e "a ansiedade do Benfica em querer marcar mais do que um golo pode ajudar o Sporting".
No mesmo momento, o antigo médio do Clube de Alvalade, acompanhado por Rui Águias, fez um voto de fairplay para o dérbi eterno: "No nosso tempo convivia-se no estádio, nas barraquinhas, onde fosse. E lamento que aconteçam estas coisas que retiram o público dos estádios. Independentemente daquilo que possa acontecer dentro das quatro linhas, que haja fair play”.
Para terminar, Litos abordou o possível onze inicial dos verdes e brancos na Luz, mexendo na ala-esquerda e no meio-campo de Rui Borges. Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Matheus Reis; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.