Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Nov 2025 | 16:37 |
João Vieira Pinto disse, esta terça-feira, dia 25 de novembro, no julgamento da Operação Lex, ter sentido uma "revolta brutal" quando soube que um processo em que acabou condenado não terá sido regularmente distribuído no Tribunal da Relação de Lisboa.
João Vieira Pinto: "Estou neste processo há 25 anos"
Em causa está um processo por fraude fiscal qualificada relacionado com o prémio de assinatura, no valor de 4,2 milhões de euros e pago numa conta no estrangeiro, relativo à transferência para o Sporting, no ano 2000 (Recorde AQUI a mudança): "O que é que um cidadão pode fazer? Sente-se uma revolta brutal. Estou neste processo há 25 anos. Só peço que me tirem esta espada da cabeça", afirmou o ex-leão.
José Veiga (arguido), o ex-presidente Luís Duque e o ex-administrador da SAD do Sporting Rui Meireles haviam sido condenados, em 2012, em primeira instância, mas, no ano seguinte, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o ex-jogador de futebol era o único culpado, punindo-o com pena suspensa e o pagamento de uma indemnização de mais de meio milhão de euros por fraude fiscal qualificada.
João Vieira Pinto: "Qualquer cidadão tem direito a ter o seu processo a ser decidido por um juiz isento e que respeite a lei"
Admitindo que não sabe se o juiz desembargador em causa foi de alguma forma influenciado, João Vieira Pinto insistiu que o magistrado devia ter pedido escusa quando recebeu o processo pela segunda vez: "Qualquer cidadão tem direito a ter o seu processo a ser decidido por um juiz isento e que respeite a lei, e eu não tive essa oportunidade de me defender", frisou.
A acusação do Ministério Público foi conhecida em setembro de 2020 e o inquérito/investigação centrou-se na atividade desenvolvida pelos ex-desembargadores Rui Rangel, Fátima Galante e Luís Vaz das Neves, que, segundo a acusação, utilizaram as suas funções no Tribunal da Relação de Lisboa para obterem vantagens indevidas, para si ou para terceiros.
Alvo dos leões abordou negociações com rival da Segunda Circular, explicando motivo insólito e financeiro que impediu mudança para a Luz
26 Dez 2025 | 14:18 |
O Sporting continua muito ativo no mercado e identificou um novo alvo para reforçar o ataque. Toni Fruk, que agrada bastante a Rui Borges, está na lista de compras dos leões, mas o internacional croata surpreendeu tudo e todos ao revelar que esteve a um passo muito curto de reforçar o… Benfica.
"Dependia da competição em que eles acabariam"
Numa entrevista recente, o extremo confidenciou que viveu um cenário peculiar durante a última janela de transferências de verão: “Foi uma situação um pouco estranha, pelo menos foi o que o meu agente me disse. Disseram que dependia da competição em que eles acabariam”.
O craque detalhou a condição imposta pelas águias, estritamente relacionada com o orçamento disponível: “Eles tinham de perder contra o Fenerbahçe nas eliminatórias da Liga dos Campeões para que eu pudesse entrar”. Lembrar que o Benfica acabou por conseguir a qualificação direta para a Liga dos Campeões.
O atleta encarou o desfecho com humor junto de um compatriota que atua na Luz: “Mais tarde, até brinquei sobre isso com o Franjo [Ivanovic] na seleção nacional. Disse-lhe 'vocês tinham mesmo de passar, podiam ter perdido para que pudéssemos conviver um pouco'”.
Esta temporada, com a camisola do Rijeka, Toni Fruk - avaliado em 9 milhões de euros – realizou 29 jogos: 17 na Liga Croata, seis na Conference League, três na Liga Europa, dois na Liga dos Campeões e um na Taça. Nos 2.395 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou 11 golos e fez duas assistências.
Presidente do Clube de Alvalade pretende atacar mercado de inverno com duas contratações de peso, dando armas a Rui Borges na luta pelo título
26 Dez 2025 | 14:05 |
A contratação de Luís Guilherme é a prioridade máxima, mas o Sporting não quer ficar por aqui. Frederico Varandas pretende garantir mais um reforço de inverno para as alas. O objetivo passa por dar mais armas a Rui Borges, aumentando a competitividade interna num setor crucial para atacar todas as frentes competitivas.
Segundo o jornal A Bola, o perfil do segundo elemento está definido. O Sporting procura um extremo destro que atue preferencialmente na esquerda. Esta característica visa oferecer variações táticas diferentes e preparar o futuro. Yeremay seria o sonho, mas o preço elevado obriga a estrutura a procurar outras alternativas viáveis financeiramente.
Esta movimentação de mercado tem um propósito claro a longo prazo: preparar a saída de Geovany Quenda. O jovem prodígio tem vindo a ser associado ao Chelsea e tudo indica que rumará a Londres no verão. A chegada de Luís Guilherme e de outro extremo visa precaver essa baixa de peso atempadamente.
Recorde-se que, nos últimos dias do mercado de transferências de verão, o Sporting esteve perto de assegurar a contratação de Jota Silva. Porém, o extremo, que já foi orientado por Rui Borges, acabou por rumar ao Besiktas. Os leões estavam na disposição de pagar uma verba entre os 15 e os 20 milhões de euros.
Nesta época, os verdes e brancos já utilizaram vários atletas no apoio ao avançado. Além de Geny Catamo, Francisco Trincão Trincão, Chris Grombahi e Salvador Blopa, também Fotis Ioannidis, Luis Suárez, Alisson Santos, Flávio Gonçalves, Geovany Quenda e Pedro Gonçalves somaram minutos. Estas opções mostram a polivalência do plantel do Sporting, que agora procura novas soluções.
Transmontano de 44 anos foi apresentado oficialmente como técnico dos verdes e brancos a 26 de dezembro de 2024, sucedendo a João Pereira
26 Dez 2025 | 13:15 |
No dia 26 de dezembro de 2024, Rui Borges – que deve renovar contrato em breve com o Sporting – foi anunciado como técnico dos leões. O jornal A Bola elegeu, num artigo publicado nesta sexta-feira, cinco das frases mais marcantes da liderança do treinador no Clube de Alvalade.