
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica repete-o vezes sem conta. Diz o próprio clube da Luz, embora não seja verdade, que mais de metade da população portuguesa é sua adepta, o que inclui juízes, procuradores e responsáveis das autoridades policiais, que são presença regular no camarote presidencial do Estádio da Luz. Quem o noticia, com espanto, não é nenhum canal de televisão ou jornal desportivo português, mas sim a referência mundialmente conhecida The New York Times.
“Um juiz foi tão leal, de facto, que foi distinguido o ano passado com um pin Águia de Ouro, símbolo de uma filiação com 50 anos”, lê-se no artigo publicado esta quarta-feira. Assim, quando foi revelado que um juiz, não o da águia na lapela, mas outro também adepto do clube, iria julgar o caso de Rui Pinto, que “divulgou alguns dos (seus) segredos negros” – as palavras duras, nuas e claras não são do Leonino, são do The New York Times – o caso elevou-se a escândalo.
“Claro que gostaríamos que o juiz fosse alguém que não estivesse comprometido com o Benfica”, disse Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto.
Para que os leitores norte-americanos e não só percebessem a forma como funciona o clube da Luz, a descrição do The New York Times é objetiva: “Uma equipa em que as vitórias são celebradas, as derrotas lamentadas e em que os fãs têm posições de poder em todos os meios, desde os media à banca e ao governo. Esse poder, dizem os críticos do Benfica, faz com que o clube e o seu presidente tenham influência muito além do futebol, o que explica ser chamado de Polvo”.
O Benfica não respondeu inicialmente ao contacto do jornal norte-americano, tendo reagido já depois da notícia ter sido publicada. Nessa altura, acossado pelo artigo, o clube da Luz escreveu mais do costume, negando algumas das acusações e fazendo spinning: tudo teorias da conspiração.
Além das questões já mencionadas, o jornal americano fala ainda sobre a ‘guerra’ de Ana Gomes neste processo, antes mesmo de referir “a ansiedade de (Rui) Pinto. Porque o seu futuro estará (estava), potencialmente, nas mãos do juiz Paulo Registo, que já assumiu a sua posição considerando-o culpado”, escrevem, antes de relembrarem que, depois de Paulo Registo ter sido escolhido para este processo, “rapidamente apagou as publicações nas suas redes sociais que o ligavam ao Benfica. Entre eles, um ‘gosto’ numa publicação na qual Rui Pinto é chamado de ‘pirata’”.
Além do mais, o The New York Times não deixa de lado o facto de não ser o primeiro caso de Paulo Registo relacionado com o Benfica, realçando o processo de Paulo Gonçalves, onde o clube da Luz não foi pronunciado.
É importante ressalvar que o advogado de Rui Pinto já tinha pensado em emitir um pedido de recusa, tendo em conta as informações previamente adquiridas sobre Paulo Registo. No entanto, o próprio juiz, após as notícias vindas a público, no passado dia 20 de abril, pediu para ser afastado do caso.
Médio internacional pela Geórgia foi contratado ao Levante por 5,5 milhões de euros e apresenta-se na Academia Cristiano Ronaldo a 1 de julho
|
Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O médio georgiano não esconde que sentirá saudades do Levante, mas está focado na nova aventura em Alvalade, apontando já mira à possível conquista do Campeonato Nacional.
Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente de Alvalade"
"O Levante significa família. Agora é a minha vez de sair da minha família para alcançar os meus objetivos, mas sinto o mesmo que senti quando saí da Geórgia. Saio de casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande Clube, com adeptos incríveis. Assisti aos últimos jogos daquela que será a minha nova equipa e gostei. Agora quero sentir o ambiente de Alvalade", disse, em entrevista ao 'Superdeporte'.
Kochorashvili admitiu acompanhar os verdes e brancos, deixando bem claro que "o Sporting é uma equipa de Champions, muito grande e muito conhecida. Acabaram de ser bicampeões. Eu já penso em continuar a ganhar. Vou dia a dia mas sei para o que vou. Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que têm feito. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é contribuir com o meu grão de areia. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas. Mas a disciplina, o trabalho e a paixão não podem faltar".
Kochorashvili: "A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante"
"A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante. Como tudo aconteceu no inverno, tinha de acontecer de uma determinada forma para que o clube fosse o primeiro beneficiado. Sempre tive claro que, se saísse do Levante, o clube tinha que ser favorecido. Aconteça o que acontecer, queria continuar a ajudar a equipa e levar o Levante à La Liga. E depois seguir o meu caminho e estabelecer novos objetivos", acrescentou Kochorashvili.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Futebolista que venceu título com o Clube de Alvalade vai ser adversário dos leões de Rui Borges na Liga Portugal Betclic de 2025/26
|
É oficial! Diogo Pinto já não é jogador do Sporting. O guarda-redes de 21 anos utilizou as suas redes sociais para despedir-se dos adeptos verdes e brancos, numa altura em que irá ser apresentado como reforço do Estrela da Amadora, deixando Alvalade a custo zero.
Diogo Pinto: "Dei sempre tudo pelo Sporting"
"Foram oito anos de leão ao peito. Cheguei muito novo, cheio de sonhos, e saio com o coração cheio. Cresci aqui como jogador e como pessoa. Aprendi muito, vivi momentos únicos e fiz amigos para a vida. Dei sempre tudo pelo Clube, com orgulho em cada minuto que estive em campo", começou por dizer o guardião.
Diogo Pinto destaca "a conquista do campeonato no ano passado" como "um dos momentos mais especiais" da carreira. "Nunca vou esquecer as emoções que vivemos. Quero agradecer aos treinadores, colegas, staff, direção e a todos os adeptos que me acompanharam em cada etapa. O vosso apoio fez a diferença", acrescentou o formado no Sporting.
Diogo Pinto: " Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal"
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", terminou o antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic.
Apesar de reforçar o Estrela da Amadora sem qualquer compensação monetária para o Sporting, o guarda-redes internacional sub-21 por Portugal ainda poderá render aos verdes e brancos. Frederico Varandas assegurou 50% de uma futura venda do jogador.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.