Futebol
"SPORTING VAI TER DE MELHORAR A PROPOSTA" - JORNALISTA DEIXA SÉRIO AVISO POR REFORÇO DE AMORIM
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ricardo Sá Pinto, antigo jogador e treinador do Sporting, esteve em entrevista com a SIC, na última quinta-feira, dia 22 de agosto. Entre vários temas, o técnico luso deixou a garantia de que nunca aceitaria treinar... o Benfica, eterno rival dos leões e do próprio.
"O Benfica é o único clube que nunca irei treinar, com todo o respeito, é o meu eterno rival. Muito respeito, sem dúvida, é um grande clube. Não o irei fazer, tenha a oferta ou a oportunidade", atirou a glória dos verdes e brancos durante a entrevista, em conversa com Júlia Pinheiro.
Por esta altura, Sá Pinto está livre no mercado. O seu último desafio foi ao serviço do APOEL, do Chipre, na temporada 2023/24, por quem se sagrou campeão cipriota. No total, o técnico português dirigiu a equipa em 43 encontros, garantindo 27 vitórias.
Ao serviço do Clube de Alvalade, Ricardo Sá Pinto, enquanto jogador, realizou 228 jogos e marcou 49 golos. Conquistou um Campeonato Nacional (2001/02), duas Taças de Portugal (1994/95 e 2001/02) e três Supertaças Cândido de Oliveira (1995, 2000 e 2002).
No total, como treinador da equipa principal dos leões, Sá Pinto orientou os verdes e brancos em 30 jogos, somando 15 vitórias, sete empates e oito derrotas, isto entre 2011 e 2012. Quando saiu de Alvalade, o histórico dos verdes e brancos rumou ao Crvena Zvezda, da Sérvia.
Confira as palavras de Sá Pinto:
Clube de Alvalade vai deslocar-se ao Algarve em partida para a terceira jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Nuno Santos regressa passado exatamente um mês ao local onde se lesionou. Na passada quinta-feira, dia 22 de agosto, Rúben Amorim fez a habitual antevisão para o próximo jogo com os leões frente ao Farense, marcado para sexta-feira, com o apito inicial às 20h15. O treinador do Sporting revelou o retorno do 'camisola 11', após uma lesão no joelho esquerdo, precisamente no Estádio do Algarve.
Demonstrando sinais de rápida recuperação, o canhoto foi capaz de encurtar o prazo de paragem estipulado de seis semanas, o que o fez com que o técnico verde e branco o voltasse a encarar como opção para a partida. O esquerdino deverá começar o encontro no banco, mas poderá ser lançado no decorrer do jogo.
Com o Clássico frente ao Porto quase à porta, o ala esquerdo não é o único regresso ao plantel, também Rodrigo Ribeiro está de volta, após uma contusão no cóccix. Ainda sem o capitão, Morten Hjulmand, o Sporting deverá apresentar-se com um onze semelhante ao do Nacional (6-1): “Este é o jogo mais importante, não há gestão a meio da semana, todos querem jogar e este jogo é o mais importante”, rematou o técnico.
Em 2023/24, Nuno Santos – atualmente avaliado em 14 milhões de euros – fez 50 encontros com a Listada verde e branca tendo feito o gosto ao pé em seis ocasiões (Farense, Dumiense, Vitória de Guimarães, Braga, Boavista e Estrela da Amadora) e feito 16 assistências, sendo o jogador do Sporting com mais passes para golo.
Ao todo, desde que chegou aos leões, oriundo do Rio Ave a troco de uma verba muito perto dos 4 milhões de euros, Nuno Santos contabiliza 185 partidas, 33 finalizações certeiras, 41 passes para golo e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021) e duas Taças da Liga.
Subdiretor do jornal Record falou sobre as movimentações dos leões neste defeso até ao momento
|
0O Sporting não está de braços cruzados neste mercado de transferências e continua à procura de um avançado para juntar a Viktor Gyokeres no plantel de Rúben Amorim. Depois de o negócio por Vítor Roque ter caído e enquanto Fotis Ioannidis não vê avanços, Vítor Pinto, sub-diretor do jornal Record, garante que os leões estão a fazer todos os esforços.
“O Sporting está já a negociar outro ponta de lança. O Sporting não está parado, percebeu claramente que o facto de o Barcelona ter virado o bico ao prego neste processo de Vítor Roque complicou a solução que o Sporting tinha encontrado para dar a volta ao bloqueio do processo Ioannidis”, começou por dizer o responsável pelo diário desportivo.
“Era uma grande opção para o Sporting ficar com Vítor Roque, ainda por cima o passe ser detido pelo Sporting era dos melhores negócios que me lembro, nos últimos anos, no futebol português. Simplesmente não foi possível de concretizar. O Sporting já está a trabalhar outra opção de mercado para o eixo ofensivo”, terminou.
Apesar de o Sporting já estar a preparar esta alternativa, a verdade é que os leões ainda não desistiram de Fotis Ioannidis, por quem pretendem ter uma nova reunião no decorrer desta semana, mas preferem estar preparados para a eventualidade de o Panathinaikos continuar sem ceder.
Um dos principais motivos para o Clube de Alvalade começar a explorar novas opções passa mesmo pela contagem decrescente até ao fecho da janela de transferências que, em Portugal, está marcada para dia 2 de setembro, ou seja, daqui a menos de duas semanas.
Assista às declarações:
Verdes e brancos resolveram o dossiê do jogador ainda antes do início da temporada
|
0Rafael Pontelo já tem clube para 2024/25: o jogador do Sporting vai ser emprestado ao Pafos FC, do Chipre, onde será adversário de... Ricardo Sá Pinto, antigo futebolista e treinador do Clube de Alvalade, que se sagrou campeão pelo APOEL, mas se encontra de saída do país.
Recentemente foi noticiado que Pontelo poderia estar a caminho do Braga, por empréstimo, para saldar a 'dívida' do Sporting por Paulinho. No entanto, Frederico Varandas acordou com António Salvador que os minhotos receberiam 750 mil euros da transferência do avançado e os possíveis 250 mil de eventuais bónus (saiba mais AQUI) e tal acabou por cair por terra.
O jogador estreou-se pela equipa principal a 9 de janeiro de 2024, na receção dos leões ao Tondela, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e em que a turma de Alvalade venceu por 4-0, com golos de Pote (bis) e Gyokeres (bis). O jovem de 21 anos começou de início e foi substituído ao intervalo.
Desde então, na equipa principal, Rafael Pontelo jogou apenas um minuto, na deslocação da turma de Amorim a Vizela, tendo entrado já bem perto do final da partida. Em fevereiro, o brasileiro foi utilizado no conjunto secundário do Sporting, diante do Pêro Pinheiro, realizando 83 minutos.
Rafael Pontelo - avaliado em 700 mil euros - chegou ao Sporting em janeiro de 2024, oriundo do Leixões, num negócio que levou Frederico Varandas a investir cerca de 700 mil euros no jogador que era seguido de muito perto Benfica. O defesa-central assinou contrato até 2028 e tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.