
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Out 2025 | 07:34 |
Ousmane Diomande está apto para defrontar o Paços de Ferreira, depois de mais de um mês afastado da competição ao serviço do Sporting. O defesa-central costa-marfinense já poderá ser opção para Rui Borges no próximo jogo dos leões.
O Sporting disputa, já na próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, o jogo da terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal, com o Paços de Ferreira. Depois da pausa das seleções, Rui Borges tem mais elementos à sua disposição no plantel verde e branco, com destaque para Ousmane Diomande.
O defesa-central costa-marfinense tinha-se lesionado, ao serviço do Sporting, frente ao Casa Pia, em partida que decorreu a 8 de agosto, no arranque do campeonato nacional. Desde então, Ousmane Diomande não disputou qualquer minuto no onze verde e branco.
O jovem defesa do Sporting foi melhorando a sua condição física, e mereceu chamadas para os últimos dois jogos dos leões, com o Nápoles, para a Liga dos Campeões, e com o Braga, para a Liga Portugal Betclic. No entanto, ainda não deveria estar a 100%, uma vez que ficou no banco de suplentes na totalidade desses dois encontros.
Agora, a história parece ser diferente: em primeiro lugar, porque já jogou na partida amigável frente ao Oriental, que o Sporting ganhou por 5-1. Ousmane Diomande já ganhou algum ritmo, e somou alguns minutos, que permitem a Rui Borges ter mais confiança para lançar o defesa-central já na próxima partida, com o Paços de Ferreira.
Antiga lenda do futebol helénico concedeu uma entrevista onde falou de uma das mais recentes contratações do Clube de Alvalade para o ataque
14 Out 2025 | 07:23 |
Giannis Goumas não tem dúvidas de que Fotis Ioannidis vai obrigar os adeptos do Sporting a esquecerem Viktor Gyokeres. O antigo avançado do Panathinaikos, que representou o emblema helénico toda a carreira, conhece bem o ponta-de-lança verde e branco, com quem mantém contato, e concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde falou das características do jogador do Sporting.
"Quando o chamei pela primeira vez aos sub-19 ainda estava numa equipa mais pequena, o Levadiakos. Fiquei muito impressionado. Forte nos duelos, conseguia segurar a bola sob uma pressão sufocante, conseguia criar espaços para os colegas e o mais importante para um avançado... marcava com facilidade", começou por explicar o homem que também foi selecionador das camadas jovens da Seleção grega.
Goumas prosseguiu: "Tenho uma relação pessoal com o Fotis e falamos sempre que surge a oportunidade. Ele queria dar esse passo para o Sporting desde o ano passado, mas o Panathinaikos não o deixou sair. Porque era o capitão, melhor jogador e fazia a diferença. Tenho a certeza que está absolutamente feliz com esta escolha e num curto espaço de tempo tornar-se-á influente no Sporting".
"Era capitão, um dos favoritos das bancadas, a saída entristeceu os adeptos e trouxe insegurança sobre se o vazio seria preenchido. Todos sonham em que algum momento possa regressar (...) Dentro de campo era a sua perspicácia, as qualidades de liderança e o talento, fora dele destacava a sua personalidade e caráter", explicou, de seguida, sobre o jogador do Sporting - que está prestes a receber boas notícias em Alvalade.
A terminar, não se esqueceu do antigo ponta-de-lança verde e branco: "O que ele precisa de melhorar é que como avançado-centro, precisa de estar mais dentro da área adversária e estar pronto para rematar, não desperdiçar energia fora da área para que tenha a mente limpa para terminar a fase de forma ideal. Precisa de moderar isso (...) O sueco é dos melhores avançados do mundo da atualidade, mas penso que Fotis o irá substituir dignamente e tornar-se-á um slogan na boca dos adeptos do Sporting. Vai obrigar os adeptos a esquecerem Gyokeres rapidamente. Tenho a certeza".
Presidente verde e branco já tinha mencionado valores altíssimos recentemente, mas a imprensa nacional avança que os números deverão ser ainda mais elevados
14 Out 2025 | 07:08 |
O Sporting está prestes a receber um financiamento privado de 225 milhões de euros, para as obras que os leões estão a fazer no Estádio de Alvalade. A operação está a ser levada a cabo através do gigante banco norte-americano de investimento, JP Morgan.
Apesar de se prender com o reduto leonino, não está diretamente ligada à Sporting SAD - a operação está a ser feita totalmente através da Sporting Entertainment, nova empresa empresa do Clube de Alvalade, criada para a gestão de infraestruturas como o Estádio verde e branco.
Frederico Varandas já tinha falado, no Football Summit, de um investimento de 200 milhões de euros nas obras do Estádio, dos quais 50 milhões já tinham sido utilizados nos trabalhos que já estão concluídos. O valor do financiamento, sabe-se agora, é ligeiramente superior, na ordem dos 225 milhões.
A intenção do Sporting é, assim, recorrer à colocação privada de dívida através do JP Morgan. Esta vontade já tinha sido noticiada em julho, sendo que os leões confirmam agora esta situação. Este é, de resto, um modelo cada vez mais utilizado pelos clubes de futebol para obterem financiamento, sendo que o Porto o realizou recentemente, e o Bétis, por exemplo, se encontra num processo semelhante com o Goldman Sachs,.
De resto, segundo é avançado pelo jornal Record, o financiamento deve ser feito a 25 anos, garantir uma taxa fixa de 5,75%, o que irá significar um encargo anual na ordem dos 20 milhões de euros. A dívida é avaliada como ‘BBB’ (‘Good credit quality’) pela DBRS Morningstar, e como ‘BBB-‘, pela Fitch, o que significa que pode cair para ‘BB’ (‘Speculative’). Todo o processo encontra-se perto de estar concluído.
Defesa-central verde e branco estava em estágio com a Seleção nacional, mas foi dispensado, devido a um problema físico que o apoquentava
14 Out 2025 | 06:52 |
Gonçalo Inácio só vai ser chamado para o próximo jogo do Sporting caso não corra qualquer risco de lesão. Os leões disputam, na próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, o jogo da terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Paços de Ferreira, e Rui Borges já é obrigado a pensar na gestão do plantel.
Gonçalo Inácio foi titular no primeiro jogo da Seleção nesta pausa para o futebol internacional, com a Irlanda. O defesa-central acabou por ser substituído, durante o encontro. Essa alteração de Roberto Martínez também se deveu a um condicionamento físico - um traumatismo, devido a uma pancada no gémeo esquerdo.
Esta situação não só tirou Gonçalo Inácio da segunda parte do encontro contra a Irlanda, como o afastou da segunda partida da Seleção, com a Hungria. Roberto Martínez decidiu dispensar o defesa-central do Sporting, uma vez que conta com outras opções e tem noção do desgaste a que o jogador tem sido sujeito.
Sendo assim, Gonçalo Inácio já é esperado esta quarta-feira em Alcochete, onde vai ser reavaliado pela equipa médica do Sporting, para perceber qual a sua condição física. O jogador tem sido de extrema importância para Rui Borges esta época - é o único totalista - pelo que o treinador não vai arriscar a sua presença com o Paços de Ferreira caso sinta que existe algum risco de agravar o traumatismo que sofreu na Seleção.
O cenário ganha ainda mais força tendo em conta que o Sporting vai entrar num ciclo infernal depois da pausa das Seleções, com direito a sete jogos num espaço de 20 dias. Por isso, a prioridade no jogo da Taça de Portugal será ter o plantel recuperado, e pronto para os desafios complicados que se seguem, com jogos para quatro competições distintas.