
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Federação dos Camarões divulgou neste domingo, dia 19 de novembro, a decisão de dispensar o guarda-redes André Onana, que representa o Manchester United na Premiere League, onde atua o ex-Sporting Bruno Fernandes, em virtude de uma lesão.
Segundo as informações transmitidas pela própria entidade, o guardião dos red devils acabou a ser dispensado da por motivos, aparentemente relacionados com uma lesão, o que o impedirá de participar no jogo marcado para a próxima terça-feira contra a Líbia, correspondente à fase de qualificação para o Mundial de 2026.
De acordo com informações prestadas pela federação, o guarda-redes de 27 anos viu-se obrigado a regressar ao clube de Inglaterra devido a um "problema púbico" que o impossibilitaria de ingressar nas próximas disputas internacionais.
A lesão sofrida por André Onana constitui um revés significativo para a seleção camaronesa, uma vez que o guarda-redes tem desempenhado um papel crucial na defesa da equipa. A ausência do atleta no próximo jogo contra a Líbia poderá ter implicações no desempenho global da seleção durante a fase de qualificação para o prestigioso Mundial de 2026.
De relembrar que a visita do antigo ‘número 1’ dos red devils a Manchester deixou vários adeptos a esperarem um retorno do jogador ao clube que representou durante 12 anos e a equacionarem numa possível saída de André Onana, algo que, até então não se confirmou.
'Camisola 11' dos verdes e brancos teve conversa séria com o treinador leonino no final da temporada e não quer fugir às suas palavras
|
Nuno Santos está a esforçar-se ao máximo para estar presente na Supertaça, tal como prometeu a Rui Borges no fim da temporada. O ala do Sporting nunca entrou nas opções do técnico, devido a lesão, mas quer estar disponível para o duelo diante do Benfica.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, apesar de estar de férias nas Maldivas, Nuno Santos está a seguir à regra o plano criado pela Unidade de Performance do Sporting. Além do mais, o 'camisola 11' irá regressar à Academia Cristiano Ronaldo mais cedo do que os restantes companheiros.
O plantel irá apresentar-se ao serviço nos primeiros dias de julho, mas o canhoto chegará atempadamente, de forma a ser avaliado pelo departamento médico do Sporting e finalizar a recuperação para poder juntar-se a todos os companheiros de equipa.
O experiente ala é muito importante para a Direção do Sporting e, fruto do grande contributo dentro e fora das quatro linhas, tem à sua espera uma renovação contratual, tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, detalhando a tomada de decisão da SAD.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 9 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Médio do Manchester United está a ser disputado este mercado de transferências e Clube de Alvalade assiste a tudo com grande expectativa
|
O Al Hilal quer Bruno Fernandes e está disposto a pagar 117 milhões de euros pelo médio do Manchester United. Caso a transferência se confirme, especialmente pelos valores mencionados, o Sporting tem a receber uma quantia significativa pela transferência do jogador.
Aquando da saída de Bruno Fernandes para o Manchester United, em 2019/20, o Sporting reservou direito a 10% de uma futura mais-valia. Frederico Varandas vendeu o internacional português por 55 milhões de euros e espera agora um encaixe nos cofres verdes e brancos.
Contas feitas, se Bruno Fernandes sair por 117 milhões de euros, a mais-valia será 62M, pelo que a Direção do Sporting irá receber algo na ordem dos 6,2M, valor que entra no próximo exercício de contas, juntamente com as transferências de Marcus Edwards, Geovany Quenda e Dário Essugo.
Vale mencionar que a saída do ex-capitão dos leões poderá, todavia, ser prejudicial ao Clube de Alvalade. Isto porque os red devils já fizeram saber que, se Bruno Fernandes rumar à Arábia Saudita, irão atacar um titular do Sporting... e não é Viktor Gyokeres.
Esta época, Bruno Fernandes - avaliado em 50 milhões de euros - disputou 57 jogos, nos quais marcou 19 golos e fez 18 assistências, ao longo de 4.933 minutos. Pelos leões, o médio apontou 63 golos em 137 partidas disputadas, sendo ainda hoje recordado com muito carinho pelos adeptos verdes e brancos.
Internacional português falhou grande parte da temporada devido a uma lesão contraída em Braga e ainda não regressou à melhor forma
|
Pote é desejo de Ruben Amorim no Manchester United. O ex-treinador do Sporting é muito apreciador do 'camisola 8' dos leões, além de ambos terem uma relação muito especial e de o técnico ter admitido em diversas ocasiões que, saindo de Alvalade, o internacional português seria das suas primeiras contratações.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a possível saída de Bruno Fernandes para o Al Hilal irá ditar o futuro de Pote. Caso o ex-capitão do Sporting deixe Old Trafford, os red devils ganham algum fôlego financeiro e também desportivo, pois os dois jogadores pisam terrenos semelhantes.
Bruno Fernandes tem jogado a '8' no Manchester United, mas também já ocupou o corredor do ataque em diversas ocasiões, à semelhança do que Pote faz no Sporting. Médio desde a formação, o génio leonino começou a ser utilizado em zonas de ataque por Ruben Amorim.
A mesma fonte garante ainda que se Bruno Fernandes não sair, a possibilidade de os red devils apresentarem uma proposta a Frederico Varandas mantém-se aberta, mas a decisão da SAD leonina é clara: 80 milhões de euros ou não há negócio, numa altura em que Pote tem vários interessados.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.