Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

CENTENÁRIO JORNAL SPORTING: DE PAI PARA FILHO

No dia em que a publicação mais antiga de clubes do mundo celebra 100 anos, o Leonino falou em exclusivo com dois antigos diretores: João Xara-Brasil, pai e filho

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Jornal Sporting celebra, esta quinta-feira, 31 de março, 100 anos. No centenário da mais antiga publicação de clubes do mundo, o Leonino falou com dois antigos diretores: João Xara-Brasil, pai e filho.


O pai é, até ao dia de hoje, o diretor do Jornal Sporting que mais edições ‘assinou’, sendo responsável por mais de 500 números. Segundo dados disponibilizados pela Wiki Sporting, João Xara-Brasil editou um total de 569 publicações, entre 14 de janeiro de 1976 e 3 de dezembro de 1986. Em declarações ao Leonino, Xara-Brasil (pai) recordou as vitórias de Carlos Lopes nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.


O filho sucedeu a Miguel Salema Garção, liderando os destinos do Jornal entre 1 de junho de 2010 e 15 de março de 2011, ‘assinando’ 42 edições (3261 a 3302). Ao Leonino, João Xara-Brasil (filho) lembrou “a dedicação, o compromisso e o amor ao Clube daquela equipa do jornal com quem trabalhei”.


Veja AQUI as declarações de quatro antigos diretores do Jornal Sporting (Fernando Correia, Miguel Salema Garção, José Quintela e Pedro Figueiredo) e conheça AQUI um pouco mais da história do Jornal do Clube de Alvalade.

Confira, na íntegra, a entrevista realizada pelo Leonino a João Xara-Brasil (pai e filho):


Leonino (L): Qual a melhor memória que tem do Jornal enquanto seu diretor?

  • João Xara-Brasil (pai): As memórias mais especiais que tenho são a vitória do Carlos Lopes nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, as suas brilhantes vitórias nos campeonatos europeus de estrada e de corta-mato e no mundial de corta-mato.
  • João Xara-Brasil (filho): Estive como diretor do nosso jornal durante um curto período, que culminou com a demissão do presidente José Eduardo Bettencourt. Foi um período muitíssimo conturbado da vida interna do Clube. Marcou-me a dedicação, o compromisso e o amor ao Clube daquela equipa do jornal com quem trabalhei.

L: No atual contexto mediático, qual deve ser o posicionamento editorial do jornal?

  • João Xara-Brasil (pai): Defesa dos reais interesses do Sporting e ser um veículo de comunicação do Clube com os seus Sócios, sobretudo os mais velhos, com a preocupação de incluir as informações que mais nenhum outro órgão de informação dá. Deixei de ser assinante quando o jornal saía às quintas-feiras e eu só o recebia às segundas. Seria importante que nós, que ainda gostamos de ler a versão em papel, recebêssemos em nossas casas em tempo útil.
  • João Xara-Brasil (filho): No atual contexto mediático, o jornal é uma das peças de comunicação, para além da Sporting TV, do site e das redes sociais, que tão bem trabalhadas estão nos dias de hoje. É claro que o Clube vive hoje num bom mood, e a comunicação vive muito do imediato. No entanto, temos que pensar nos Sócios mais idosos que não têm acesso a essas ferramentas no dia a dia. Claro que a Sporting TV tem ajudado muito estes Sócios e adeptos, mas há quem goste de aprofundar mais os temas através da leitura e da escrita, de olhar para as classificações das várias modalidades e escalões etários, acompanhar a evolução dos jovens e das equipas, de analisar estatísticas, conhecer detalhada e fundadamente as posições do clube acompanhando as suas atividades organizativas, solidárias, reconhecer o papel de funcionários e departamentos que não entram nos jogos mas que contribuem para que as condições estejam todas reunidas para ganharmos todas as competições em que entramos, etc. Aí o jornal é imprescindível e deve sempre defender os superiores interesses do clube, ser a sua voz.

L: Numa frase, o que significa o jornal Sporting para si?

  • João Xara-Brasil (pai): A história do jornal (da qual tive a honra de fazer parte durante 11 anos como diretor, depois de alguns 6 anos como colaborador) é uma memória viva de um clube com quase 116 anos, que não começou apenas com o Yazalde ou com o Damas. Nomes esquecidos como, por exemplo, o Mourão, o Soeiro, o Azevedo, o Pireza ou o João Cruz, fariam hoje as delícias da nossa massa associativa, com a classe mundial que espalharam em campo.
  • João Xara-Brasil (filho): O Jornal Sporting é um símbolo que tem transportado todo o nosso património histórico

L: Como é que olha para a atual situação do Sporting?

  • João Xara-Brasil (pai): O Sporting passa por um momento histórico de transição e de crescimento que seria imperdoável desperdiçar.
  • João Xara-Brasil (filho): O Sporting de hoje representa praticamente tudo aquilo que eu sempre considerei fazer parte do seu ADN: somos um Clube respeitado dentro e fora do país, somos um Clube vencedor, promovemos o fairplay desportivo, apostamos no ecletismo, investimos na formação e na competência, lutamos pela defesa da verdade desportiva, temos uma postura construtiva e educada, promovemos bons espetáculos porque lutamos para ganhar em qualquer recinto desportivo, somos solidários e, last but not the least, sinto que somos geridos de dentro para fora.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias
Clube

Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias

 

Icon Comentário0
Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting
Clube

Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting

 

Icon Comentário0
Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting
Clube

Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting

 

Icon Comentário0