
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
O Jornal Sporting celebra, esta quinta-feira, dia 31 de março, o seu centenário. O Leonino preparou um dia especial, dedicado a este ‘marco’ da mais antiga publicação de clubes do mundo que nasceu Boletim, em 1922, sob a direção de José Serrano e Mendes Leal.
Café Martinho. Foi lá que tudo começou. José Serrano e Mendes Leal reuniam-se nesse local regularmente para dialogar sobre a atualidade do Sporting e foi ali que defenderam a necessidade de criar um jornal do Clube. Júlio de Araújo – antigo presidente do Sporting, em dois períodos diferentes: 1922 a 1923 e de 1924 a 1925 – achou que seria melhor criar um Boletim de circulação interna, com o objetivo de facilitar o trabalho diretivo, a desenvolver e a consolidar o espírito clubista e a defender os interesses do Clube.
E assim foi. O primeiro exemplar do Boletim do Sporting Clube de Portugal foi publicado no dia 31 de março de 1922, inicialmente com um quinzenário de oito páginas, a mesma data em que José Serrano se tornou no primeiro diretor.
José Serrano jogou no Sporting entre 1921 e 1925, na posição de avançado. Estreou-se, de leão ao peito, oficialmente, na última jornada do Campeonato de Lisboa, na época de 1925/1926, tendo marcado um golo.
Cerca de um ano mais tarde, a 23 de maio de 1923, Almiro Maia Loureiro tornou-se no novo diretor do Boletim do Sporting, mas em novembro desse ano o cargo passou a pertencer a Salazar Correia, que lá ficou até maio de 1940.
A publicação do Boletim sofreu muitas interrupções por variadas razões mas houve sempre uma continuidade. Das variadas pessoas que passaram por este projeto – Boletim/Jornal – destacam-se: José Serrano, Alberto de Sousa Lopes, Salazar Carreira, Júlio de Araújo, Carlos Correia, Alberto Henrique de Figueiredo e Henrique Aragão Pinto.
A partir de 1944, a publicação do Boletim do Sporting foi-se tornando bastante regular, assumindo um papel relevante e, oito anos mais tarde, viria mesmo a transformar-se em Jornal, a junho de 1952, pelas mãos de Artur da Cunha Rosa.
Após os dois anos de Artur da Cunha Rosa à frente do Jornal do Clube, em 1977, João Xara-Brasil (pai) assumiu o papel de diretor. Ficou no cago até 1986, tendo sido assim a segunda pessoa, a seguir a Salazar Correia, com mais anos à frente do Jornal verde e branco. Não só obteve esse feito, como também é o diretor com mais edições realizadas de sempre no Jornal Sporting até à data de hoje: 569.
Atualmente, o diretor do Jornal Sporting é André Bernardo. Assumiu o cargo a 30 de abril de 2020 e tem o privilégio de estar à frente de um jornal que assinala, esta quinta-feira, 100 anos de vida.
O Jornal Sporting é publicado semanalmente e é um meio de comunicação muito importante para os Sportinguistas visto que retrata os vários acontecimentos do Clube e toda atualidade no Universo leonino.
Veja AQUI as declarações de João Xara-Brasil (pai e filho) e AQUI as declarações de quatro antigos diretores do Jornal Sporting (Fernando Correia, Miguel Salema Garção, José Quintela e Pedro Figueiredo)
Durante esta terça-feira, dia 20 de maio, circularam imagens daquela que poderia ser o novo kit dos leões para a próxima época; Rumores chegam ao fim
|
O Sporting oficializou, na tarde desta terça-feira, dia 20 de maio, a nova camisola principal para 2025/26. Durante o dia circularam imagens daquela que poderia ser a camisola dos leões para a próxima época. Depois de algumas dúvidas, o Clube confirma assim o novo kit.
"Todos os anos, a História repete-se: rumores, teorias... leaks. Este ano, decidimos antecipar-nos - e fazê-lo contigo. Porque há coisas que merecem ser mostradas com orgulho. Porque esta camisola é mais do que um equipamento é o celebrar de um Bicampeonato e de um momento único na História do Clube", escreveram os leões no site oficial.
"A nova camisola principal do Sporting já está disponível na Loja Verde Online e em todos os pontos de venda físicos. Chega de rumores", pode ler-se. Este é assim um regresso às riscas verdes e brancas, depois da introdução das listas pretas na temporada que está a terminar.
O Clube de Alvalade fez esta terça-feira uma publicação onde desvendou um pouco do que será o equipamento para a próxima temporada com uma mensagem enigmática. "O equipamento está na rua. Encontrem-no". O Sporting passou a publicar diversas fotografias, tiradas em diferentes regiões, de pessoas a utilizar a nova camisola.
Ao final da tarde, os verdes e brancos confirmaram que o 'leak' - divulgação sem autorização - não passou de uma estratégia de marketing para promover o produto, que já se encontra à venda na Loja Verde (85,5€ para sócios e 95 para o restante público).
Veja a publicação do Sporting:
Com triunfo confortável em partida na qual não eram favoritos, irmãos que assinaram com o Clube de Alvalade avançam para os oitavos-de-final da prova
|
Nuno Deus e Miguel Deus estão nos oitavos-de-final do Qatar Major Premier Padel. A dupla, oficializada no Sporting em dezembro, bateu os argentinos Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso por 2-0 (7-6 e 6-4) e apurou-se para a próxima fase do torneio que que teve início no passado dia 11 de abril, terminando a 19 do mesmo mês.
No primeiro set, Nuno Deus e Miguel Deus levaram a melhor no tiebreak. Com seis jogos para cada lado, a dupla do Sporting acabou por conquistar 13 pontos na fase decisiva para passar para a frente do marcador, numa partida para a qual não era favorita.
No último set, apesar de reinar novamente o equilíbrio, os irmãos Deus conseguiram fazer o break aos argentinos para consumar o 5-4. Ao serviço para fechar a partida, a dupla do Sporting não vacilou e conquistou um triunfo magistral no Premier Padel, um dos melhores torneios do Mundo da modalidade.
Com presença garantida nos oitavos-de-final da prova - que se disputam na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, ainda não tendo hora oficial - os irmãos Deus vão defrontar a equipa composta pelo argentino Leo Augsburger e o espanhol Pablo Cardona. Vale recordar que Leonel Aguirre e Gonzalo Alfonso tinham batido os atletas do Sporting na final do IP Gold Portugal Master, em Paredes, no passado mês de fevereiro.
Nuno Deus e Miguel Deus até começaram melhor na grande final, vendendo os adversários com um 6-3 no primeiro set. No entanto, os sul-americanos acabariam por fazer a reviravolta, com parciais de 6-2 e 6-3, conquistando a vitória no encontro decisivo do torneio.
Verdes e brancos atingiram feito impressionante e fizeram questão de congratular adeptos por ajudarem a alcançar marca redonda no Clube de Alvalade
|
O Sporting atingiu a marca impressionante de um milhão de seguidores no X (antigo Twitter), consolidando o seu crescimento digital e o impacto junto dos adeptos. Este registo histórico confirma a ascensão do Clube verde e branco nos últimos anos, não só nas modalidades, mas também na forma como se aproxima da sua massa adepta através das redes sociais.
Além do crescimento no X, o Sporting soma já quase três milhões de seguidores no Instagram, onde partilha momentos únicos entre jogadores, bastidores especiais, homenagens, imagens da "Onda Verde" espalhada pelo mundo e histórias que unem ainda mais o Clube aos seus adeptos. O Campeão Nacional continua a reforçar esta ligação próxima com os Sportinguistas, celebrando cada conquista dentro e fora das quatro linhas.
O apoio incansável da massa adepta é visível não só nos estádios e pavilhões, mas também nos milhares de ‘likes’, comentários e partilhas diárias, que transformam cada publicação num verdadeiro mural de apoio e paixão leonina.
Em campo, o Sporting segue firme na luta pelo título. Após a vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, com um golo de Geny Catamo aos 50 minutos, a equipa de Rui Borges mantém-se no topo da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos que o rival Benfica, mas vantagem no confronto direto e maior diferença de golos. O foco está agora em garantir o bicampeonato e levantar a Taça de Portugal, com o apoio dos adeptos como combustível essencial para a reta final da época.
Os leões celebraram a marca nas redes sociais, neste que é um ano de grandes decisões. O Clube não só soma vitórias dentro de campo como continua a conquistar no universo digital, onde já se assume como uma das maiores potências nacionais.