Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

CENTENÁRIO JORNAL SPORTING: DE BOLETIM AO JORNAL DE CLUBES MAIS ANTIGO DO MUNDO

Histórica publicação do Clube de Alvalade está de parabéns, celebrando 100 anos. Do Café Martinho até aos dias de hoje. Fique a conhecer um pouco mais da história do Jornal Sporting

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Jornal Sporting celebra, esta quinta-feira, dia 31 de março, o seu centenário. O Leonino preparou um dia especial, dedicado a este ‘marco’ da mais antiga publicação de clubes do mundo que nasceu Boletim, em 1922, sob a direção de José Serrano e Mendes Leal.


Café Martinho. Foi lá que tudo começou. José Serrano e Mendes Leal reuniam-se nesse local regularmente para dialogar sobre a atualidade do Sporting e foi ali que defenderam a necessidade de criar um jornal do Clube. Júlio de Araújo – antigo presidente do Sporting, em dois períodos diferentes: 1922 a 1923 e de 1924 a 1925 – achou que seria melhor criar um Boletim de circulação interna, com o objetivo de facilitar o trabalho diretivo, a desenvolver e a consolidar o espírito clubista e a defender os interesses do Clube.


E assim foi. O primeiro exemplar do Boletim do Sporting Clube de Portugal foi publicado no dia 31 de março de 1922, inicialmente com um quinzenário de oito páginas, a mesma data em que José Serrano se tornou no primeiro diretor.


José Serrano jogou no Sporting entre 1921 e 1925, na posição de avançado. Estreou-se, de leão ao peito, oficialmente, na última jornada do Campeonato de Lisboa, na época de 1925/1926, tendo marcado um golo.

Cerca de um ano mais tarde, a 23 de maio de 1923, Almiro Maia Loureiro tornou-se no novo diretor do Boletim do Sporting, mas em novembro desse ano o cargo passou a pertencer a Salazar Correia, que lá ficou até maio de 1940.


A publicação do Boletim sofreu muitas interrupções por variadas razões mas houve sempre uma continuidade. Das variadas pessoas que passaram por este projeto – Boletim/Jornal – destacam-se: José Serrano, Alberto de Sousa Lopes, Salazar CarreiraJúlio de AraújoCarlos Correia, Alberto Henrique de Figueiredo e Henrique Aragão Pinto.

A partir de 1944, a publicação do Boletim do Sporting foi-se tornando bastante regular, assumindo um papel relevante e, oito anos mais tarde, viria mesmo a transformar-se em Jornal, a junho de 1952, pelas mãos de Artur da Cunha Rosa.

Após os dois anos de Artur da Cunha Rosa à frente do Jornal do Clube, em 1977, João Xara-Brasil (pai) assumiu o papel de diretor. Ficou no cago até 1986, tendo sido assim a segunda pessoa, a seguir a Salazar Correia, com mais anos à frente do Jornal verde e branco. Não só obteve esse feito, como também é o diretor com mais edições realizadas de sempre no Jornal Sporting até à data de hoje: 569.

Atualmente, o diretor do Jornal Sporting é André Bernardo. Assumiu o cargo a 30 de abril de 2020 e tem o privilégio de estar à frente de um jornal que assinala, esta quinta-feira, 100 anos de vida.

O Jornal Sporting é publicado semanalmente e é um meio de comunicação muito importante para os Sportinguistas visto que retrata os vários acontecimentos do Clube e toda atualidade no Universo leonino.

Veja AQUI as declarações de João Xara-Brasil (pai e filho) e AQUI as declarações de quatro antigos diretores do Jornal Sporting (Fernando Correia, Miguel Salema Garção, José Quintela e Pedro Figueiredo)


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias
Clube

Sporting faz alterações no empréstimo obrigacionista: Zenha muda de ideias

 

Icon Comentário0
Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting
Clube

Salgado Zenha visto como possível sucessor de Varandas no Sporting

 

Icon Comentário0
Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting
Clube

Além de Varandas, Nuno Raposo sugere outro possível candidato à Presidência do Sporting

 

Icon Comentário0