
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A transferência de Diomande do Sporting para a Premier League está a tornar-se cada vez mais concreta, e o Chelsea está a posicionar-se à frente dos principais concorrentes: Arsenal, Newcastle e Juventus. Segundo o diário desportivo 'Record', a turma de Londres já assumiu a liderança da corrida pelo costa marfinense.
Os blues já iniciaram os primeiros contatos pelo jovem central de 20 anos e mostraram-se dispostos a chegar aos 60 milhões de euros, através de objetivos, apurou o Record, uma cifra próxima dos 80 milhões de euros pedidos pela SAD em janeiro, referentes à cláusula.
O clube londrino está a ter uma temporada aquém das expectativas, e o proprietário norte-americano, Todd Boehly, pretende fazer uma remodelação profunda no plantel, evitando os erros de um passado recente onde investiu muito, mas sem grande critério - assume-se internamente.
Neste processo específico, os ingleses têm estado a observar todos os jogos do defesa no Sporting e até enviaram um olheiro para a Costa do Marfim, durante a CAN, aposta que não produziu os efeitos desejados, uma vez que Ousmane só foi utilizado nas duas primeiras partidas da fase de grupos, contra a Guiné-Bissau (2-0) e Nigéria (0-1). Ainda assim, o jovem central regressou a Alvalade como campeão africano, o que valorizou o seu mercado.
As negociações já estão em curso e a boa relação entre os dois clubes poderá facilitar o acordo: na semana passada, o administrador da SAD dos leões, André Bernardo, esteve em Londres para participar no Football Summit organizado pelo 'Financial Times' e aproveitou para assistir ao Chelsea-Leeds, jogo dos oitavos de final da Taça de Inglaterra, que os blues venceram por 3-2.
Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos. Ao todo, o defesa-central conta com 43 encontros de verde e branco, três finalizações certeiras e um passe para golo, estando a encantar tudo e todos em Alvalade.
No primeiro ano após a sua morte, Clube verde e branco parabenizou o Leão de Sarilhos, no dia em que iria cumprir 74 anos de idade
|
O Sporting relembrou a memória de Manuel Fernandes - figura que foi perfilada pelo Leonino - nas suas redes sociais. Este foi o primeiro aniversário do antigo jogador e treinador do Clube de Alvalade, após a sua morte no dia 27 de junho de 2024.
Nesta quinta-feira, dia 5 de junho, o Sporting aproveitou o dia para recordar Manuel Fernandes na sua página oficial de Instagram. Caso estivesse vivo, o Leão de Sarilhos faria hoje 74 anos de idade, ocasião que o Clube não deixou passar em branco.
Na publicação dos leões na sua rede social, acompanhada de uma fotografia do matador, o Sporting deixou a seguinte mensagem: ”Com o número 9 das costas, foi um dos maiores goleadores do nosso Clube. Para sempre na nossa memória, Eterno Capitão”.
Infelizmente, Manuel Fernandes faleceu no dia 27 de junho do ano passado, em 2024, vítima de uma batalha contra o cancro. Nos seus últimos dias, o Sporting deu-lhe a felicidade de ver o seu Clube se sagrar campeão nacional mais uma vez, inclusivamente com Frederico Varandas e Viktor Gyokeres a levarem o troféu ao seu quarto de hospital.
O Leão de Sarilhos é o segundo maior goleador da história do Clube, sendo apenas superado por Fernando Peyroteo. O antigo camisola 9 realizou 447 jogos com a camisola Listada verde e branca e apontou 265 golos, números que contribuíram para a conquista de dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Confira, abaixo, a publicação do Sporting:
Jogador muito importante da equipa verde e branca alcançou registos históricos na temporada que agora termina e foi desempenhou um papel decisivo
|
Dispensado da seleção da Suécia, devido a problemas físicos, Viktor Gyokeres dá por terminada a temporada 2024/25. O goleador do Sporting esteve em grande plano e a sua produção ofensiva impressiona. No total, entre o Clube de Alvalade e a seleção sueca, o avançado teve participação direta – a marcar ou a assistir - em 80 golos.
Com a camisola do Sporting, Gyokeres assinou 54 remates certeiros e 13 passes para golo, em todas as competições. Já pela Suécia, o atacante - que foi muito elogiado por Bruno Prata - anotou nove golos e quatro assistências. Vale sublinhar que o atleta de 27 anos poderia aumentar ainda mais estes registos, nos jogos amigáveis da Suécia frente a Hungria e Argélia. No entanto, uma lesão levou-o a ser dispensado dos trabalhos da seleção nórdica.
Em conferência de imprensa, Jon Dahl Tomasson, selecionador sueco, esclareceu a decisão: “Ele sentiu uma pequena lesão, sendo que a nossa equipa médica já estava atenta e decidimos, em conjunto, dispensá-lo […]. Ele não treinou muito nas últimas semanas e estava a sentir um incómodo por causa de uma pequena lesão. Fiquei feliz em vê-lo e tê-lo connosco nesta concentração, isso diz muito sobre o Viktor Gyokeres, o quanto ele quer envolver-se”.
Jon Dahl Tomasson: "Gyokeres sentiu uma pequena lesão"
De resto, Gyokeres celebrou, esta quarta-feira, o 27º aniversário e, nas redes sociais, o Sporting fez questão de assinalar a data: “O estádio vai abaixo quando fazes o golo, Sporting Allez, Sporting Allez. O nosso número 9, Gyokeres, celebra hoje o seu aniversário. Parabéns, Leão!”. Nos comentários, vários adeptos leoninos pediram a continuidade do goleador sueco em 2025/26: “Renovação até 2030 era uma prenda do caraças”, “Parabéns, máquina! Fica mais um ano”, “Contrato vitalício”.
Contratado ao Coventry City, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros, aos quais acresceram bónus, Gyokeres soma 102 jogos, 97 golos e 27 assistências, em duas temporadas ao serviço do Sporting. Em Avalade, o internacional sueco conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal. O contrato do avançado com os leões é válido até junho de 2028 e prevê uma cláusula de rescisão de 100M.
Dupla de jogadores do Clube de Alvalade fizeram parte das escolhas iniciais de Roberto Martínez no último jogo da Liga das Nações
|
Na última quarta-feira, dia 4 de junho, Portugal levou de vencida a seleção da Alemanha, por 2-1, em partida a contar para a Liga das Nações. Apesar dos autores dos golos lusitanos terem sido Francisco Conceição e Cristiano Ronaldo - veja aqui o tento de CR7 - Gonçalo Inácio e Francisco Trincão foram destaque, visto que dois jogadores do Sporting já não eram titulares no mesmo jogo da Seleção Nacional há mais de três anos.
A última vez que o Clube de Alvalade teve duas opções iniciais na equipa das quinas foi numa partida contra a República da Irlanda, a contar para o apuramento do Mundial 2022, disputada no dia 11 de novembro de 2021, quando Fernando Santos lançou no 11 João Palhinha e Matheus Nunes.
O jogo em questão valeu apenas pela titularidade de dois atletas dos quadros dos leões a dominar o meio campo da Seleção portuguesa, visto que o resultado do encontro foi um aborrecido empate a zero. Vale a pena destacar que João Palhinha jogou a totalidade dos 90 minutos, já Matheus Nunes saiu aos 57’ para dar a vez a outro nome formado no Sporting, João Moutinho.
Já com Roberto Martínez a comandar a armada lusitana, o jogo foi completamente diferente daquele de há três anos atrás. Com Gonçalo Inácio e Francisco Trincão a titular, Portugal bateu a seleção alemã por 2-1, com o defesa-central dos leões a fazer a totalidade do encontro. Já o extremo do Clube de Alvalade saiu aos 58 minutos para dar lugar a Francisco Conceição.
Com este resultado, a Seleção Nacional fica à espera de adversário para a final da Liga das Nações, que será disputada no próximo domingo, dia 8 de junho. As possibilidades passam por Espanha e França, que irão decidir a vaga para a final no dia de hoje, às 20h00.