
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Chega ao Sporting no próximo verão, mas Giorgi Kochorashvili tem estado em destaque em Espanha. O georgiano de 25 anos, que atua ainda no Levante, participou numa ação levada a cabo pelo clube de Valência com em conjunto com o grupo de saúde Ribera - 'Sentir a Camisola'.
A ação prende-se com uma demonstração do impacto positivo do desporto na saúde. Giorgi Kochorashvili foi o escolhido para abordar o tema da saúde mental e o médio, que ainda atua pelo conjunto de Valência, contou tudo acerca do seu percurso e das dificuldades que sentiu.
"Trabalho com meu psicólogo desportivo desde 2020. Percebi que não me estava a divertir em campo como quando era criança. A meditação ajudou-me muito, principalmente quando me lesionei. Sentia a pressão de dececionar os meus pais e eles até me proibiram de falar sobre futebol com eles", começou por partilhar o médio georgiano.
Prosseguiu: "Conversar com o meu psicólogo permitiu-me aliviar esse peso. A tensão que eu acumulava durante os jogos causava-me dor depois de dez minutos, algo que não acontecia nos treinos. Agora sei como lidar com essa pressão e gosto mais do futebol". De seguida, falou de como as palavras negativas impactam os jogadores.
"As críticas afetam muito e aconselharam-me a deixar o Twitter, mesmo que eu queira saber o que estão a dizer. As pessoas só assistem aos 90 minutos, mas o mais importante é lembrar que o único que sofre ou aproveita cada dia sou eu. Acordo na segunda-feira às sete horas e já penso em como melhorar. Só se vê o relvado, mas às vezes a pressão não te deixa expressar tudo o que trabalhaste durante a semana", rematou Giorgi Kochorashvili, futuro reforço do Sporting, acerca do tema da saúde mental.
Médio ofensivo brasileiro pode muito bem tornar-se na próxima contratação de Frederico Varandas, e reforçar o plantel verde e branco para o ano
|
Depois de Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili, o Sporting pode estar perto de encontrar o seu terceiro reforço para a época 25/26. Falamos de Diego Guerra, jogador brasileiro que se encontra a treinar, à experiência, nas instalações dos leões, em Alcochete.
O jovem jogador, de apenas 17 anos, representa o Retrô FC, emblema da Serie C do Brasil, e está, então, a cumprir testes no Sporting. Tem aparecido nalgumas fotografias, e recentemente conseguiu tirar uma com um extremo da sua idade que vai encantando a Europa de verde e branco: Geovany Quenda.
Na sua conta pessoal da rede social Instagram, o jovem Diego Guerra, jogador brasileiro de 17 anos, publicou um story, visível para os seus seguidores, onde aparece ao lado de Geovany Quenda, extremo da mesma idade que já tem confirmada a saída de Alvalade rumo ao Chelsea, da Premier League.
Acerca de Diego Guerra, o jornal Record falou com Milton Mendes, antigo técnico do Marítimo, que é filho do dono do Retrô FC, onde o jovem jogador atua. O treinador disse o seguinte: "Vejo o Diego ao nível do Bragança, no que à qualidade técnica diz respeito. Quando ele conseguir o arreganho de marcar, pressionar forte o adversário e não apenas fazer sombra - aspetos que Bragança já desenvolveu na formação -, vai chegar ao topo", começou por explicar.
Prosseguiu na sua análise: "Qualidade técnica ele tem, vai para o golo, finaliza bem e não podemos esquecer-nos de que tem apenas 17 anos, pelo que tem uma margem de progressão muito grande (...) Não é um jogador pronto. No momento em que ele melhorar o pressing e conseguir uma marcação mais dura, vai dar um salto de patamar facilmente", rematou Milton Mendes acerca de Diego Guerra, que conseguiu recentemente uma fotografia com o extremo do Sporting, Geovany Quenda.
Antigo defesa central neerlandês confessou ter uma relação especial com o atual ponta de lança do Benfica, grande rival dos leões na luta pelo título
|
Khalid Boulahrouz é uma cara conhecida dos adeptos do Sporting, depois de ter passado por Alvalade na época 21/13. O antigo defesa central neerlandês continua a seguir o futebol português, e deu a sua opinião acerca da corrida pelo título, com especial atenção para um jogador do rival dos leões: Pavlidis, avançado do Benfica.
Em declarações ao jornal Record, Boulahrouz recorda o ano que passou no Sporting, durante o qual realizou 19 jogos, elogiando o treinador Ricardo Sá Pinto: “Perdemos alguma conexão, mas gostava muito do Sá Pinto”. Em Alvalade, o ex-internacional holandês foi companheiro de equipa de Bruma. O agora jogador do Benfica também merece elogios antigo jogador: “Era um driblador fantástico. Nos treinos, tirava 3 ou 4 jogadores do caminho”.
Um dos jogadores da liga portuguesa que Boulahrouz melhor conhece é o avançado do Benfica, Vangelis Pavlidis. Depois de ter terminado a carreira de jogador em 2015, o ex-central dos leões foi treinador-adjunto de Pascal Jansen no AZ Alkmaar, entre 2021 e 2023. Nesses dois anos, Pavlidis marcou um total de 47 golos pela equipa holandesa. “Ele é excelente. Não é arrogante e adora trabalhar. Tínhamos uma excelente relação”, começa por afirmar Boulahrouz sobre o atacante que marcou três golos no recente Porto-Benfica.
O ex-central do Sporting recorda ainda as dificuldades de adaptação que Pavlidis sentiu, quando chegou ao AZ Alkmaar: “Quando ele veio do Willem II, ele também estava a ter algumas dificuldades. Precisou de adaptar-se ao estilo de jogo e à alta intensidade nos treinos. Era algo novo para ele. Mas as qualidades dele eram visíveis”. Em relação aos ensinamentos que deu a Pavlidis, o holandês recorda: “Eu explicava-lhe o que fazem os defesas e aquilo que os jogadores da minha posição não gostavam. Houve um período em que ele não estava a conseguir marcar. Eu dizia-lhe para atacar o primeiro poste, porque é difícil defendê-lo”.
Boulahrouz comentou ainda a disputa pela conquista do campeonato, antevendo que o Benfica terá mais dificuldades no derby frente ao Sporting – marcado para as 18h do próximo dia 10 de maio -, em comparação com o jogo frente ao Porto: "O Sporting está melhor do que o FC Porto nesta altura. É uma equipa mais organizada”. Relativamente a quem deseja ver erguer o troféu de campeão nacional, o ex-central é claro: "Desejo a todos o melhor. Mas, a alguém ganhar, que seja o Sporting”.
Conjunto de Alvalade tem interesse especial na luta pela promoção no escalão secundário, no país vizinho, uma vez que pode ter muito a ganhar
|
O Sporting está, neste momento, muito atento à luta do Levante pela promoção direto na segunda divisão espanhola. O conjunto de Valência luta pela subida, e caso o consiga de forma direta, dá boas notícias aos leões, que ficariam com Giorgi Kochorashvili disponível mais cedo.
Com 62 pontos, o Levante está apenas um atrás do líder Elche e três à frente do Racing Santander. Caso termine no top-2, o médio georgiano ficará livre no início de junho, a tempo de umas curtas férias antes de se apresentar em Alcochete. Mas se os valencianos caírem para os lugares de play-off, Giorgi terá de disputar mais quatro jogos decisivos entre os dias 8 e 22 de junho.
Este cenário pode apertar o calendário do jogador, sobretudo porque o Sporting costuma iniciar a pré-temporada entre o final de junho e os primeiros dias de julho. A juntar a isso, Kochorashvili poderá ainda ser convocado pela seleção da Geórgia para um particular frente às Ilhas Faroé, marcado para dia 4 de junho.
Apesar disso, o médio, que já soma 2.788 minutos esta época entre clube e seleção, tem mantido um bom ritmo competitivo e mostra-se em forma para encarar qualquer cenário. Confirmado como reforço leonino até 2030, por 5,5 milhões de euros mais 2 em variáveis, já iniciou a procura de casa em Lisboa para quando aterrar já estar acomodado e pronto para os treinos na Academia Cristiano Ronaldo.
Até ao final da época, Kochorashvili mantém o foco total no Levante e recusa abordar o futuro em Alvalade. O desejo de respeitar os azulgranas é claro, mas o clube verde e branco espera por uma subida direta que poupe o novo reforço a semanas extra de esforço. É de recordar que, o internacional georgiano tem feito revelações inéditas da sua vida pessoal e profissional.