
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A polémica está instalada em Alvalade. Rui Borges, técnico do Sporting, gerou controvérsia ao justificar a entrada tardia de Conrad Harder frente ao Braga com críticas duras ao jovem dinamarquês. O treinador leonino apontou falhas técnicas e de posicionamento, referindo que Conrad Harder é “trapalhão”, não segura bolas e tenta “entrar muitas vezes no 1x1” de forma ineficaz. As declarações, feitas ainda na sala de imprensa, acabaram por gerar reações intensas, dentro e fora do universo leonino.
Quem reagiu com particular firmeza foi o comentador da CNN Portugal, Nuno Farinha, que não poupou críticas à atitude do treinador dos leões. “Passou dos limites. Não é aceitável tratar um ativo que custou 20 milhões de euros ao clube e depreciá-lo desta forma”, afirmou. Farinha recorda ainda que não é a primeira vez que Rui Borges recorre a este tipo de abordagem: “Já criticou St. Juste. Agora volta a fazê-lo de forma muito mais dura, mais crua, mais cruel com o jogador”, explicou o comentador.
O comentador questiona: “Se ele pediu desculpa, é porque reconhece que esteve mal. Então por que motivo colocou o Harder apenas aos 90 minutos? A pergunta continua sem resposta”. Rui Borges terá pedido desculpa ao avançado de 20 anos, no treino desta terça-feira, assumindo que as palavras proferidas não refletiam a confiança que tem no jogador e que foram fruto da pressão após perder a liderança da Liga. É de recordar que também houve outros comentadores que criticaram a atitude do técnico Rui Borges.
Internamente, o técnico já procurou acalmar ânimos e reforçar a união do grupo, garantindo que confia plenamente em Harder e nos restantes elementos do plantel. Aliás, Rui Borges acredita que este episódio não deixará marcas duradouras e já pediu uma resposta forte dos seus jogadores no próximo desafio frente ao Santa Clara.
O jovem Harder, que celebrou 20 anos no dia do jogo com o Braga, tem somado apenas 33 minutos nos últimos seis jogos da Liga, mas poderá ter agora uma oportunidade para mostrar o seu valor. O Sporting perdeu a liderança no empate com a equipa bracarense, no Estádio José Alvalade, na segunda-feira. Rui Borges tem agora um papel fundamental de unir a equipa verde e branca, na corrida pelo bicampeonato.
Treinador português passou pelos leões e tem brilhado em terras de sua majestade. Há quem diga que se encontra preparado para voos maiores
|
Marco Silva tem sido um dos grandes destaques da presente edição da Premier League. O treinador português, que conta com passagem pelo Sporting, orienta o Fulham, equipa de Londres que se tem demonstrado, consistentemente, com bom nível de futebol - venceu, na última jornada, os líderes da Liga, o Liverpool.
Troy Deeney foi treinado por Marco Silva no Watford, em 17/18. O antigo avançado inglês não tem dúvidas em relação à sua opinião de que o antigo técnico principal do Sporting está pronto para voos maiores, e aponta até o nome de um dos grandes em Inglaterra que devia por os olhos no treinador português.
"Marco está mais que pronto para uma equipa grande. Acho que seria perfeito para o Spurs se o deixassem ir para lá e não estar envolvido com ninguém de cima", começou por apontar Troy Deeney, acerca dos próximos passos da carreira de Marco Silva.
Falou do positivo que o antigo treinador do Sporting poderia trazer ao Tottenham: "Acredito que ele iria mudar a cultura daquele sítio em três meses. Está pronto. O Fulham está numa boa trajetória, mas acho que não o irão conseguir manter por muito tempo", atirou o antigo avançado inglês, Troy Deeney.
Relembrar que Marco Silva está a assinar mais uma grande temporada ao serviço do Fulham. O treinador português tem os Cottagers na oitava posição da Premier League, e está, neste momento, na luta pelas posições que dão acesso às competições europeias na próxima temporada - encontram-se, inclusive, a apenas cinco pontos dos lugares de qualificação para a Liga dos Campeões 25/26.
Comentador desportivo lança duras críticas ao técnico dos leões, na sequência de declarações polémicas sobre craque do plantel verde e branco
|
As críticas de Rui Borges a Conrad Harder, depois do jogo com o Braga, continuam a causar polémica. Mesmo depois do treinador do Sporting ter pedido desculpa ao jovam avançado, o técnico continua a ser criticado pela sua intervenção. Bruno Fernandes, editor do jornal Record, diz que Rui Borges “errou” ao repreender publicamente o atacante.
Num comentário feito no canal televisivo Now, o jornalista começa por afirmar que Rui Borges cometeu um “erro de comunicação em toda a linha”, na conferência de imprensa que se seguiu ao empate frente aos minhotos. E, portanto, fez bem em “pedir desculpas” em privado ao avançado dinamarquês, no treino de ontem da equipa verde e branca.
Bruno Fernandes considera ainda que Rui Borges levou a cabo um “arraso completo a um ativo do Sporting”, que já deu “muito jeito”, por exemplo, “quando Gyokeres esteve em período de gestão” física. O jornalista destaca também que Harder é o segundo melhor marcador do Sporting esta época, com nove golos em todas as competições, apenas atrás de Viktor Gyokeres (44).
Prosseguindo a sua ideia, o editor do jornal Record realça que Harder foi um jogador “muito caro” para o Sporting – custou 19 milhões de euros, no início da temporada - e que “sempre quis ajudar o clube” e “sempre manifestou uma atitude proativa”, não tendo registado qualquer tipo de problemas até à data.
A terminar, Bruno Fernandes reitera a crítica à postura de Rui Borges: “Um treinador de equipa grande nunca pode ir para uma conferência de imprensa de cabeça quente”. Rui Borges não pode ir para a sala de imprensa do Estádio José Alvalade com aquela postura”. O jornalista deixa ainda um conselho ao treinador do Sporting: “Acho que, no mínimo, na próxima conferencia de imprensa, deve retratar-se, não só sobre as críticas a Harder, mas também sobre o reconhecimento da necessidade de dar explicações aos jornalistas".
Médio georgiano vai reforçar o Clube de Alvalade na próxima temporada, e contou tudo em entrevista recente, acerca da carreira e percurso até aos leões
|
Giorgi Kochorashvili é o mais recente reforço do Sporting! Os leões contrataram o médio, natural da Geórgia, para se juntar à equipa a partir da próxima temporada. Em entrevista recente, o futuro jogador verde e branco abriu o livro, e falou acerca do importante tema da saúde mental. Tudo se prendeu com uma campanha que o Levante realiza com o grupo de saúde Ribera - 'Sentir a Camisola'.
A ação prende-se com uma demonstração do impacto positivo do desporto na saúde. Giorgi Kochorashvili foi o escolhido para abordar o tema da saúde mental e o médio, que ainda atua pelo conjunto de Valência, contou tudo acerca do seu percurso e das dificuldades que sentiu.
"Trabalho com meu psicólogo desportivo desde 2020. Percebi que não me estava a divertir em campo como quando era criança. A meditação ajudou-me muito, principalmente quando me lesionei. Sentia a pressão de dececionar os meus pais e eles até me proibiram de falar sobre futebol com eles", começou por partilhar o médio georgiano.
Prosseguiu: "Conversar com o meu psicólogo permitiu-me aliviar esse peso. A tensão que eu acumulava durante os jogos causava-me dor depois de dez minutos, algo que não acontecia nos treinos. Agora sei como lidar com essa pressão e gosto mais do futebol". De seguida, falou de como as palavras negativas impactam os jogadores.
"As críticas afetam muito e aconselharam-me a deixar o Twitter, mesmo que eu queira saber o que estão a dizer. As pessoas só assistem aos 90 minutos, mas o mais importante é lembrar que o único que sofre ou aproveita cada dia sou eu. Acordo na segunda-feira às sete horas e já penso em como melhorar. Só se vê o relvado, mas às vezes a pressão não te deixa expressar tudo o que trabalhaste durante a semana", rematou Giorgi Kochorashvili, futuro reforço do Sporting, acerca do tema da saúde mental.