Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Mai 2024 | 11:14 |
O polémico ataque à Academia do Sporting aconteceu a 15 de maio de 2018. Volvidos seis anos do episódio à data tão discutido, muitas alterações se notam no Clube de Alvalade. Hugo do Carmo debruçou-se, num artigo para a edição desta quinta-feira, 16 de maio, no jornal A Bola, sobre os acontecimentos passados, a situação atual do emblema verde e branco, e um elemento que se mantém inalterado – o capitão dos leões, Sebastián Coates. “Seis anos. Muito ou pouco? Depende da perspectiva. Para o Sporting foi há muito tempo. Inacreditavelmente há muito tempo!”, assim começou Hugo do Carmo o artigo de opinião para o diário desportivo. “A 15 de maio de 2018 cerca de 40 adeptos leoninos invadiram, encapuzados, a Academia de Alcochete e agrediram vários jogadores e o então treinador, Jorge Jesus. Todos sabemos o que se seguiu e, mais importante, tudo o que se disse. Um cenário catastrófico foi traçado. A começar, claro, pelo desportivo”, relembrou o jornalista. Hugo do Carmo prosseguiu, comentando as consequências que advieram para o Sporting do marcante incidente. “Rui Patrício, William Carvalho, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Podence, Bas Dost, Battaglia, Rúben Ribeiro e Rafael Leão rescindiram unilateralmente os contratos. O clube perdia muitas das mais-valias, várias formadas no clube. Bruno de Carvalho foi destituído e, depois de uma curta fase de transição, Frederico Varandas substituiu-o na presidência. Tudo mudou. Num ápice”, considerou o colunista. “O Sporting é hoje outro clube. Bem diferente. E, imagine-se, ganhador”, teceu Hugo do Carmo, introduzindo de seguida o tema da permanência no Sporting do capitão leonino, que leva já o leão ao peito pela nona época consecutiva: “Mas nem tudo mudou em Alvalade. Há um resistente: Sebastián Coates. O central uruguaio tinha então apenas dois anos de clube e bem podia ter seguido o caminho daqueles antigos companheiros”, admitiu. Contudo, como diz Hugo do Carmo, Coates acreditou: “Ficou, deu a cara. Seis anos volvidos, é, claro, o capitão de equipa já um símbolo do Sporting e… campeão por duas ocasiões. Feliz de quem tem jogadores deste calibre. Ou homens. São eles que fazem os clubes grandes. Talvez seja por isto que o Sporting agora ganha mais vezes do que nos últimos anos”, terminou.
Treinador que passou pelas camadas jovens do Benfica trabalhou com o ponta de lança internacional português no Toluca, do México
06 Fev 2026 | 16:12 |
Paulinho trocou o Sporting pelo Toluca em julho de 2024, num negócio que colocou um ponto final na trajetória do avançado português nos leões, Clube pelo qual conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Allianz Cup e uma Supertaça ao cabo de três épocas e meia. Na altura, a mudança deu-se pela mão do treinador Renato Paiva, que revelou que o internacional português saiu do Sporting devido a... Viktor Gyokeres.
"É uma história muito curiosa. Estou um dia em casa e o representante do Paulinho liga-me a perguntar se eu precisava de um 9. Disse-lhe: "Temos aqui um jogador quase fechado, mas diz-me quem é, por curiosidade". Ele disse-me que era o Paulinho. E eu: "Paulinho?". "Sim, Paulinho do Sporting", disse. E eu: "Ups... Paulinho do Sporting?". E ele: "Sim, Paulinho do Sporting. Ele quer sair porque o Gyokeres é titular indiscutível, está a marcar muitos golos e o Paulinho não está a jogar tanto", revelou, em entrevista ao diário "AS" mexicano.
O técnico de 55 anos disse como convenceu a estrutura do clube a contratar o ponta de lança. "Na última reunião o Santiago San Román (vice-presidente do Toluca) disse-me: Por nós ok, a decisão é tua, estás 100% seguro que é o homem que precisamos?". E eu respondi: "Não estou 100, estou 200% seguro", pode ler-se.
A transferência pelo jogador entre leões e Toluca acabou por ser consumada. No fim de contas, o internacional português de 33 anos custou 7,75 milhões de euros aos cofres do emblema mexicano, num negócio com outros 250 mil euros mediante objetivos.
Ao serviço da equipa do Toluca, Paulinho - avaliado em 6 milhões de euros - já leva 48 golos e 10 assistências em 71 jogos disputados, isto além de ter conquistado uma Liga mexicana clausura, outra Liga mexicana apertura e uma taça dos campeões do México.
Jogador está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa
06 Fev 2026 | 15:59 |
Salvador Blopa está perto de recuperar a 100% da lesão que o afastou dos relvados, mas o regresso à competição está a ser feito de forma cautelosa. O jovem ala, de 18 anos, que tem um problema muscular num gémeo, vai ser reintegrado na equipa B do Sporting, sob as ordens de João Gião.
O jogador - que renovou recentemente - sofreu o problema físico na véspera do encontro frente ao Gil Vicente, da 17.ª jornada da Liga, disputado a 2 de janeiro, em Barcelos, que terminou empatado a uma bola. Desde então, o ala ficou de fora de vários jogos, nomeadamente Taça da Liga, Liga Portugal Betclic, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.
Depois de semanas marcadas por ausências forçadas, o cenário começa a inverter-se em Alvalade e, após a tempestade, a bonança começa a instalar-se no plantel de Rui Borges. Para já, só Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis encontram-se entregues ao departamento médico.
O próximo compromisso da equipa B do Sporting está agendado para terça-feira, dia 8 de fevereiro, no Estádio Capital do Móvel, frente ao Paços de Ferreira, a contar para a 21.ª jornada da Liga 2, jogo que poderá servir de preparação para o regresso pleno do jovem.
Esta temporada desportiva, Salvador Blopa leva 20 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e seis no plantel principal. No total, o ala disputou 1.266 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.
Jogadores mais utilizados frente ao AFS SAD fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente
06 Fev 2026 | 15:36 |
O Sporting regressou, esta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, ao trabalho já com o foco no duelo com o Porto, no Estádio do Dragão, o grande jogo da 21.ª jornada da Liga. Zeno Debast, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis estão entregues ao departamento médico.
O avançado grego e o central belga encontram-se ao cuidado da Unidade de Performance, recuperando respetivamente de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo e de outra lesão no joelho esquerdo. Por sua vez, o ala de 18 anos recupera em Londres de uma fratura do quinto metatarso do pé direito.
Depois da vitória sobre o AFS SAD (3-2), num jogo dos quartos de final da Taça de Portugal que só ficou resolvido no prolongamento, os jogadores mais utilizados fizeram essencialmente trabalho de recuperação, enquanto os restantes atletas trabalharam normalmente, às ordens de Rui Borges.
Os leões voltam ao trabalho este sábado, dia 7 de fevereiro, com mais uma sessão de trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, marcada para o período da manhã. O Sporting chega a esta jornada a quatro pontos do líder Porto, mas com a possibilidade de reduzir a diferença para apenas um na luta pelo primeiro lugar.
Esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, Frederico Varandas voltou a ser absolvido, agora pelo Tribunal da Relação de Lisboa, por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa, antigo presidente do Porto, a 5 de março de 2022, dia das últimas eleições do Sporting (Saiba mais AQUI).