Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

COLUNISTA RECORDA ATAQUE À ACADEMIA SPORTING E APONTA: “NEM TUDO MUDOU EM ALVALADE”

Polémico episódio em Alcochete aconteceu a 15 de maio de 2018 e jornalista comentou as alterações nos últimos seis anos

Hugo do Carmo recorda invasão à Academia Sporting
Hugo do Carmo recorda invasão à Academia Sporting

  |

Icon Comentário0

O polémico ataque à Academia do Sporting aconteceu a 15 de maio de 2018. Volvidos seis anos do episódio à data tão discutido, muitas alterações se notam no Clube de Alvalade. Hugo do Carmo debruçou-se, num artigo para a edição desta quinta-feira, 16 de maio, no jornal A Bola, sobre os acontecimentos passados, a situação atual do emblema verde e branco, e um elemento que se mantém inalterado – o capitão dos leões, Sebastián Coates. “Seis anos. Muito ou pouco? Depende da perspectiva. Para o Sporting foi há muito tempo. Inacreditavelmente há muito tempo!”, assim começou Hugo do Carmo o artigo de opinião para o diário desportivo. “A 15 de maio de 2018 cerca de 40 adeptos leoninos invadiram, encapuzados, a Academia de Alcochete e agrediram vários jogadores e o então treinador, Jorge Jesus. Todos sabemos o que se seguiu e, mais importante, tudo o que se disse. Um cenário catastrófico foi traçado. A começar, claro, pelo desportivo”, relembrou o jornalista. Hugo do Carmo prosseguiu, comentando as consequências que advieram para o Sporting do marcante incidente. “Rui Patrício, William Carvalho, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Podence, Bas Dost, Battaglia, Rúben Ribeiro e Rafael Leão rescindiram unilateralmente os contratos. O clube perdia muitas das mais-valias, várias formadas no clube. Bruno de Carvalho foi destituído e, depois de uma curta fase de transição, Frederico Varandas substituiu-o na presidência. Tudo mudou. Num ápice”, considerou o colunista. “O Sporting é hoje outro clube. Bem diferente. E, imagine-se, ganhador”, teceu Hugo do Carmo, introduzindo de seguida o tema da permanência no Sporting do capitão leonino, que leva já o leão ao peito pela nona época consecutiva: “Mas nem tudo mudou em Alvalade. Há um resistente: Sebastián Coates. O central uruguaio tinha então apenas dois anos de clube e bem podia ter seguido o caminho daqueles antigos companheiros”, admitiu. Contudo, como diz Hugo do Carmo, Coates acreditou: “Ficou, deu a cara. Seis anos volvidos, é, claro, o capitão de equipa já um símbolo do Sporting e… campeão por duas ocasiões. Feliz de quem tem jogadores deste calibre. Ou homens. São eles que fazem os clubes grandes. Talvez seja por isto que o Sporting agora ganha mais vezes do que nos últimos anos”, terminou.



Futebol

Tubarão mundial pode voltar à carga por Gyokeres; Varandas espera milhões por craque do Sporting

Goleador sueco tem estado em evidência neste início de temporada; Assédio internacional intensifica-se pelo jogador do Clube de Alvalade

Barcelona não larga Gyokeres, avançado do Sporting; Varandas pode receber propostas
Barcelona não larga Gyokeres, avançado do Sporting; Varandas pode receber propostas

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres continua em destaque neste início de temporada. As exibições do goleador sueco, nomeadamente na Liga dos Campeões, aguçam o apetite dos grandes tubarões europeus. Os rumores de um possível interesse por parte do Barcelona têm vindo a adensar-se, mas Robert Lewandowski pesa na decisão dos catalães.


Quem avança a informação é o jornal espanhol ‘Sport’, que descreve o Barcelona como um dos maiores interessados nos serviços de Viktor Gyokeres. O clube catalão estará muito atento à situação do sueco, mas precisa ainda de decidir internamente se quer avançar pelo jogador ou não.


Por isto, o jornal espanhol apelida o artigo sobre o Viking de Alvalade de “a grande decisão de Deco”: é que no Barcelona joga Robert Lewandowski, um dos melhores pontas de lança do mundo, que apesar dos seus 36 anos, está a ter um ótimo rendimento pelos blaugrana na presente temporada.


O diretor desportivo do Barcelona, Deco, terá então de decidir se pretende avançar já por Gyokeres, e gastar uma soma avultada de dinheiro quando tem um dos melhores avançados do mundo no plantel, ou manter a aposta no goleador polaco e correr o risco de deixar escapar o Viking para outro tubarão na Europa. Como afirma o ‘Sport’, para os espanhóis, Gyokeres “parece mais do que pronto para dar o salto para uma das grandes ligas e o próximo verão é a altura certa”.

Depois da aposta falhada em Vítor Roque, que até ao momento não se conseguiu afirmar na Catalunha, o ‘Sport’ avança que Viktor Gyokeres é o nome mais forte dentro da estrutura do Barcelona para ser o avançado de presente e de futuro do clube. Uma opção que agrada a todos os envolvidos do lado espanhol, mas que está presa, de momento, pelo rendimento que Lewandowski for mostrando durante o decorrer da temporada. 



Futebol

José Pereira fala sobre castigo a João Pereira, treinador do Sporting

Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol comentou um pouco sobre a polémica envolvendo novo timoneiro dos leões

osé Pereira fala sobre castigo a João Pereira, treinador do Sporting
osé Pereira fala sobre castigo a João Pereira, treinador do Sporting

  |

Icon Comentário0

A recente queixa apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) contra João Pereira, devido à alegada falta de habilitações para treinar o Sporting, levantou um debate significativo sobre a formação e regulamentação da profissão de treinador em Portugal. José Pereira, presidente da ANTF, destacou, num artigo de opinião publicado no Record, a importância de credibilizar esta profissão para assegurar o desenvolvimento e a justiça no futebol nacional.


"Não nos escusamos de discutir a lei vigente, quais as suas vicissitudes e pontos a melhorar, pois estamos certos de que se trata de um processo em contínuo desenvolvimento. Porém, a aplicação da lei quer-se universal, sem discriminação de classes ou contextos", afirmou José Pereira.


“Vem isto a propósito do assunto que ultimamente tem sido amplamente discutido, porquanto alguma opinião pública questiona a necessidade de os treinadores terem ou não formação adequada ao nível competitivo onde vão exercer a sua atividade”, escreveu o presidente da ANTF, destacando a relevância do sistema de certificação nacional e internacional, bem como a sua articulação com os regulamentos da UEFA.


“No deve e haver deste tema, importa ter uma perspetiva mais global, impessoal e desapaixonada de correntes clubísticas, compreendendo que acima de tudo se trata de uma profissão legalmente enquadrada. Todos os que fazem parte da classe deverão ter os mesmos critérios de acessibilidade e as mesmas oportunidades de consecução da carreira e objetivos”, defendeu José Pereira, apelando à equidade no acesso à profissão.

"Naturalmente que não se poderá extrapolar que a competência profissional advirá somente do plano formativo, porventura, tal como em tantas outras profissões, será algo intrínseco, modelado com as vivências e formações realizadas ao longo da vida. Porém, impõe-se credibilizar a profissão de treinador, para bem do futebol português", concluiu.



Futebol

Conheça todos os premiados na gala "Rugidos de Leão", organizada pelo Sporting

Nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, alguns atletas leoninos serão galardoados por Frederico Varandas num evento que vai ocorrer em Leiria

Atletas do Sporting vão ser premiados na gala "Rugidos de Leão"
Atletas do Sporting vão ser premiados na gala "Rugidos de Leão"

  |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para mais uma edição dos "Rugidos de Leão", evento emblemático que celebra o sportinguismo e homenageia os seus maiores destaques. Esta sexta-feira, na Quinta do Paúl, em Ortigosa, Leiria, realiza-se a 42.ª edição desta Noite Verde, com lotação esgotada e cerca de 1.500 sócios e adeptos presentes.


Entre os momentos marcantes da gala estão as palavras do presidente Frederico Varandas, a entrega de prémios a atletas, equipas e colaboradores destacados, e uma homenagem especial ao falecido Manuel Fernandes, ícone do clube. Frederico Varandas, presidente do Sporting, irá dirigir-se aos presentes com uma mensagem de esperança e união. Além disso, irá participar na entrega dos galardões ao lado do organizador Bernardes Dinis, responsável pelo Museu do Sporting de Leiria.


Entre os 15 premiados, destacam-se Viktor Gyokeres, figura central na conquista do título da época passada, e a antiga equipa técnica liderada por Ruben Amorim, que receberão o prestigiado prémio Rugidos de Leão. Apesar de não poderem estar presentes, espera-se que ambos enviem mensagens de agradecimento em vídeo.


A Noite Verde abrange também outras áreas do universo leonino, com distinções que vão do futebol feminino ao desporto adaptado. Diana Silva (futebol feminino), Alex Merlim (futsal), Liliana Cá (atletismo), e Martim Costa (andebol) estão entre os atletas premiados. A gala reconhece ainda figuras como Vítor Costa, da Academia, e António Magalhães, nomeado Sócio do Ano.

Outro momento alto da noite será a homenagem a Manuel Fernandes, uma figura histórica do Sporting, que deixou um legado inesquecível no clube. Esta iniciativa demonstra o compromisso do Sporting em honrar o seu passado e valorizar aqueles que contribuíram para a sua grandeza. Os "Rugidos de Leão" consolidam-se como um dos momentos mais importantes do calendário sportinguista, onde se celebra não só o presente e o futuro, mas também a rica história do clube. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Alerta para João Pereira! Estrela do Sporting pode ser obrigado a jogar em autêntico ‘batatal’
Futebol

Alerta para João Pereira! Estrela do Sporting pode ser obrigado a jogar em autêntico ‘batatal’

 

Icon Comentário0
Em Espanha dizem que pérola do Sporting é "a grande decisão de Deco"
Futebol

Em Espanha dizem que pérola do Sporting é "a grande decisão de Deco"

 

Icon Comentário0
Bah elogia jogador do Sporting: “Estou feliz em ver que ele está 'onfire'”
Futebol

Bah elogia jogador do Sporting: “Estou feliz em ver que ele está 'onfire'”

 

Icon Comentário0