Futebol
Saída? Excedentário do Sporting gera nova polémica com publicação nas redes sociais
13 Jan 2026 | 13:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Mai 2024 | 12:40 |
Antonio Adán deve ser a escolha de Rúben Amorim para a final da Taça de Portugal, que colocará frente a frente o Sporting e o Porto. Ao que tudo indica, a experiência do guardião espanhol será fator decisivo para que o mesmo assuma a defesa das redes verdes e brancos no Jamor.
“Bem diferente, por sua vez, será o escaldante duelo da Taça de Portugal. Um jogo que decide um título no qual a experiência de Adán poderá ser decisiva. O espanhol, de resto, olhando para a evolução dos últimos dias, deverá estar apto e essa partida com os dragões poderá mesmo ser o jogo de despedida do espanhol de 36 anos”, revela o jornal ‘A Bola’.
Antonio Adán realizou o último encontro com a Listada verde e branca a 25 de fevereiro, no empate, a três bolas, diante do Rio Ave. Desde então, fruto da lesão do espanhol, tem sido Franco Israel o titular. Todavia, o uruguaio também se lesionou, o que obrigará Rúben Amorim a optar entre Diogo Pinto e Francisco Silva para os últimos dois jogos do Campeonato Nacional, sendo que, na Taça de Portugal, Adán já estará apto.
Esta temporada, Antonio Adán – avaliado em 800 mil euros– leva 28 encontros pelo Sporting: 22 na Liga Portugal Betclic e seis na Liga Europa. Ao todo, nos 2.520 minutos em que esteve em campo, o guardião sofreu 29 golos (22 no campeonato e sete na prova europeia).
Antonio Adán chegou ao Sporting no verão de 2020, oriundo do Atlético de Madrid, a custo zero. Desde então, o espanhol realizou 156 encontros, fez duas assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).
Recorde aqui as melhores defesas de Antonio Adán de leão ao peito:
Regresso do extremo após a prova surge num momento estratégico para os leões, que já traçam um plano claro para os próximos meses
13 Jan 2026 | 15:27 |
20 milhões de euros euros: é este o preço que o Sporting definiu para libertar Geny Catamo no mercado de transferências de verão. De acordo com informações avançadas pelo jornal A Bola, a estrutura dos verdes e brancos está disponível para negociar o internacional por Moçambique por um valor bastante apetecível.
O Sporting volta a contar com Geny Catamo depois da participação na Taça das Nações Africanas, competição que retirou o extremo moçambicano dos últimos cinco jogos dos leões. Rui Borges encara o camisola 10 como um verdadeiro reforço de inverno, contando com o jogador até final da época, numa fase decisiva da luta pelo tricampeonato.
Antes de partir para o Campeonato Africano das Nações (CAN), Catamo estava pronto para renovar contrato, processo que chegou a estar bem encaminhado, mas que acabou por perder urgência. A SAD leonina entende que o dossiê pode ser fechado mais tarde, até porque o atual vínculo só termina em junho de 2028. Paralelamente, o mercado começa a olhar novamente para o internacional moçambicano.
Na última janela de transferências de verão, Fenerbahçe e Aston Villa demonstraram interesse no extremo, mas as abordagens não convenceram o Sporting. Ainda assim, os responsáveis de Alvalade admitem negociar , no início da época 2026/2027, o seu passe por 20 milhões de euros para abrir conversações.
Em cima da mesa está também uma renovação até 2030, com aumento salarial e subida da cláusula de rescisão dos atuais 60 para 80 milhões de euros. No entanto, a possibilidade de saída no verão é real, sobretudo após a valorização alcançada na CAN, onde Catamo marcou dois golos e fez uma assistência, contribuindo para a histórica qualificação de Moçambique para os quartos de final da prova.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 20 partidas. Nos 1.094 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com três golos e assistiu os companheiros de equipa em outras três ocasiões.
Confira o golo de Geny Catamo diante do Marselha visto das bancadas do Estádio José Alvalade:
Estreia do novo treinador dos gansos acontece com limitações no setor recuado, num jogo que marca o arranque da segunda volta da Liga
13 Jan 2026 | 15:13 |
O Casa Pia prepara a visita ao Sporting, da próxima sexta-feira, 16 de janeiro, com alterações obrigatórias na defesa, num encontro que marca a estreia oficial de Álvaro Pacheco no banco dos gansos, mas o técnico terá que fazer alterações.
O novo treinador não poderá contar com André Geraldes, antigo jogador dos leões, que cumpre suspensão após ter visto o quinto cartão amarelo na jornada anterior, frente ao Rio Ave. A ausência do futebolista, frequentemente utilizado como central num sistema de três defesas, abre uma vaga no setor recuado, obrigando a decisões imediatas por parte da nova equipa técnica.
Além de Geraldes, que esteve ligado ao Sporting entre 2014 e 2020, o Casa Pia apresenta outra baixa relevante. Kaique Rocha, central brasileiro, continua a recuperar de uma lesão muscular e não é opção desde finais de novembro. Estas limitações defensivas surgem precisamente no jogo de estreia de Álvaro Pacheco, aumentando o grau de exigência.
Face ao contexto, o técnico poderá aproveitar o momento para introduzir mudanças no modelo tático. Até agora, o Casa Pia vinha atuando maioritariamente num 3x4x3, sistema implementado por Gonçalo Brandão e anteriormente por João Pereira. No entanto, a possibilidade de uma linha defensiva a quatro ganha força, tendo em conta as ausências e as características do plantel disponível.
Os leões venceram os gansos na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, por 2-0, e agora querem repetir a dose no início da segunda volta da competição. O duelo está marcado para a próxima sexta-feira, dia 16 janeiro, às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Extremo senegalês será o segundo reforço da equipa de Rui Borges neste mercado de transferências, mas ainda não viajou para Lisboa
13 Jan 2026 | 14:54 |
O entendimento entre Sporting e Granada para a transferência de Souleymane Faye encontra-se numa fase muito adiantada, faltando apenas acertar alguns detalhes relacionados com o modelo de pagamentos, situação que tem adiado a deslocação do jogador, de 22 anos, para Lisboa. Um dos fatores que tem contribuído para este compasso de espera prende-se com a estrutura acionista do clube espanhol, cujo principal investidor é de origem chinesa.
As negociações estão a ser conduzidas a partir da China pelos responsáveis da Wuhan DDMC Football Club Management Co., Ltd, entidade que detém o controlo do Granada, e o desfasamento horário tem obrigado o Sporting a aguardar respostas com intervalos que podem ultrapassar as 12 horas, atrasando a conclusão formal do processo.
Apesar disso, o processo não está em causa e continua bem encaminhado, com o internacional senegalês a aguardar autorização para viajar para Portugal assim que os últimos pormenores fiquem definidos. Tudo indica que possa acontecer nas próximas horas.
Souleymane Faye deverá tornar-se o segundo reforço de inverno do Sporting, depois da chegada de Luís Guilherme, proveniente do West Ham, numa operação que envolveu 14 milhões de euros, acrescidos de três milhões por objetivos.
O extremo senegalês representa um investimento de 6,6 milhões de euros, assinará contrato válido por quatro épocas e meia, até junho de 2030, e ficará protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. O Granada assegura ainda o direito a 10% de uma futura mais-valia numa eventual transferência do jogador.
Saída? Excedentário do Sporting gera nova polémica com publicação nas redes sociais
13 Jan 2026 | 13:48