
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting voltou aos treinos, esta terça feira, dia 25 de fevereiro, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. A nova sessão de trabalhos, com foco no embate da Taça de Portugal frente ao Gil Vicente, não trouxe boas notícias para Rui Borges, uma vez que nenhum dos indisponíveis recuperou.
Geny Catamo, Nuno Santos, Hidemasa Morita, Jeremiah St. Juste, Pedro Gonçalves, Eduardo Quaresma e Morten Hjulmand foram ausências, não estando aptos para regressar aos relvados. João Simões e Daniel Bragança estão fora até ao final da temporada e há novidades sobre as operações.
Para colmatar as ausências, o treinador do Sporting chamou vários jovens da formação leonina. Alexandre Brito, Afonso Moreira, Lucas Anjos, Manuel Mendonça, Eduardo Felícissimo, Rodrigo Dias, José Silva, Kauã Oliveira e Rodrigo Marquês foram chamados aos trabalhos.
O plantel do Sporting voltará a treinar, na próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro, com vista a preparar o empate diante dos Minhotos. A sessão está marcada para a parte da manhã, em Alcochete, sendo, como habitual, à porta fechada. Rui Borges fará a antevisão ao encontro pelas 12h30.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça de Portugal. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro, frente ao Gil Vicente, em jogo dos quartos-de-final da prova rainha. O encontro diante da turma liderada, neste momento, por José Pedro Pinto, jogar-se-á às 20h45, em Barcelos.
Elemento que chegou a pertencer aos quadros do Clube de Alvalade não tem tido vida fácil na sua atual aventura, e vai ter de se explicar
|
José Mourinho, que chegou a pertencer aos quadros do Sporting como treinador adjunto, vive dias de muita polémica na Turquia. Tudo se prende com comentários feitos no final da partida que opôs a equipa do português, o Fenerbahce, ao Galatasaray, primeiro classificado do campeonato turco.
O treinador português deixou várias críticas ao futebol turco no final da partida. O jogo foi apitado por um árbitro estrangeiro, algo que agradou a Mourinho, que não deixou de apontar no fim do encontro que tudo teria correr melhor por o árbitro não ser de nacionalidade turca. Chamou, ainda "circo" ao campeonato da Turquia.
Ora, quem não achou piada ás declarações de José Mourinho foi... o Galatasaray. O clube turco, rival do Fenerbahce do português - e que até ocupa a primeira posição do campeonato - emitiu um comunicado onde critica veementemente José Mourinho, e avança que vai prosseguiu com queixas para as instituições legais.
"Desde que começou a trabalhar na Turquia, o treinador do Fenerbahçe, José Mourinho, tem proferido regularmente palavras depreciativas sobre o povo turco, e hoje acrescentou declarações desumanas às suas expressões imorais", explicando depois que vai avançar com "uma queixa-crime ao Ministério Público contra José Mourinho pelas suas declarações racistas".
Por fim, adicionaram que pretendem seguir com o processo até ás últimas instâncias: "Também apresentaremos queixa junto da UEFA e da FIFA. Além de todas estas iniciativas, estaremos atentos à atitude que o nosso rival irá demonstrar em relação a estas declarações do seu treinador", concluiu o Galatasaray.
Técnico que passou pelos quadros dos verdes e brancos não se escondeu, e questionou o planeamento da equipa dos leões esta época
|
Luís Martins passou pelas camadas jovens do Sporting, como treinador da formação. O ex leão concedeu uma entrevista ao jornal ‘A Bola’, onde abordou as dificuldades que se têm sentido nos últimos meses em Alvalade, e deixou recados a Frederico Varandas, uma vez que acredita que as dificuldades dos verdes e brancos poderiam ter sido melhor planeadas.
"Somos pessoas e as pessoas quando enfrentam situações mais adversas têm mais condições para errar e ter performances mais pobres. Há aqui muitos fatores que, uns controláveis, outros menos controláveis, mas que, na minha opinião, têm solução", começou por explicar.
Prosseguiu: "Fala-se naquilo que não se consegue controlar, que é o calendário competitivo, mas pode-se controlar, sabendo a priori, que não é uma surpresa o calendário, apesar deste ano ter uma situação nova, mas desde setembro que se sabia da quantidade de jogos em novembro, dezembro, janeiro e até fevereiro, para quem passar à outra fase nas provas internacionais", atirou Luís Martins
Para o antigo técnico dos leões, nem tudo se desculpa com recurso ao argumento do alto ritmo competitivo que se tem pedido à equipa do Sporting, uma vez que mesmo com muitos jogos, a situação poderia ter sido prevista. Luís Martins continuou com esta ideia:
"Pode-se abordar essa situação da densidade competitiva tendo mais capacidade no plantel em termos de profundidade, fazer repartir mais volume de jogo para os jogadores, depois é ter muito cuidado naquilo que é a metodologia do treino, que prevê que haja forte incidência, quando há estes casos, na recuperação e regeneração dos jogadores, é só aplicar aquilo que a ciência já nos permite", rematou o antigo técnico das camadas jovens do Sporting.
Se os leões chegarem à final da prova rainha e conseguirem conquistar o troféu, o clube do norte do país vai receber novidades positivas
|
Tendo em conta a atual classificação da Liga Portugal Betclic, e o emparelhamento da Taça de Portugal, cria-se um cenário insólito no futebol português, onde a vitória do Sporting (ou do Benfica) na final da prova rainha poderá significar ótimas notícias... para o Porto.
Tudo se prende com o acesso às competições europeias da próxima época. Atualmente no terceiro lugar, o Porto não só não tem acesso à Liga dos Campeões, como também não entra diretamente na fase liga da Liga Europa. No estado atual, seriam obrigados a entrar em competição na segunda pré eliminatória da prova, o que significaria iniciar a época desportiva em julho.
Ora, esta situação pode alterar-se caso um dos rivais de Lisboa vençam a Taça de Portugal. Isto porque a prova rainha concede uma entrada direta na fase liga da Liga Europa. Se Sporting, ou Benfica, vencerem a competição, e terminarem a ocupar os dois primeiros lugares da Liga Portuguesa, já terão confirmada a participação na Liga dos Campeões do próximo ano, e o acesso direto à Liga Europa passará para o terceiro classificado da Liga Portugal Betclic.
É com este cenário em mente que os responsáveis do Porto deverão estar a torcer para uma vitória lisboeta na final da prova rainha. Tendo em conta a participação no Mundial de Clubes, que se estreia esta época, o clube do norte do país poderia, virtualmente, ficar sem férias, caso fosse obrigado a entrar em cena na 2ª. pré eliminatória da Liga Europa.
Estas contas podem, também, vir a afetar o quarto classificado da Liga Portuguesa, e a sua qualificação para as competições europeias. Relembrar que o Braga também está, ainda, na corrida pela Taça de Portugal - a vitória dos bracarenses também daria jeito aos portistas, mas apenas no cenário dos guerreiros do Minho terminarem numa das duas primeiras posições da liga. Caso contrário, a vitória do Braga seriam más notícias para os adeptos do Porto.